Werner Schunemann, Elton Saldanha e outros artistas deram um brilho especial ao evento
Informe do MTG:
No próximo dia 14, a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas promove o acendimento da Chama Crioula, em Itaqui, marcando o início dos festejos em todo o Rio Grande do Sul. Até o momento, cerca de 600 cavaleiros, de 80 municípios gaúchos, já confirmaram presença no evento. A cerimônia acontecerá no Cais do Porto, no sábado de manhã (14), às 10h, reunindo, além de tradicionalistas gaúchos, participantes do Uruguai e da Argentina. Entre as participações já confirmadas, está a presença do grupamento de granaderos de La Cruz, da localidade de Alvaer, província de Corrientes.
Chama crioula em 2009 foi acessa na fazenda da irmã de bento No próximo dia 14, a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas promove o acendimento da Chama Crioula, em Itaqui, marcando o início dos festejos em todo o Rio Grande do Sul. Até o momento, cerca de 600 cavaleiros, de 80 municípios gaúchos, já confirmaram presença no evento. A cerimônia acontecerá no Cais do Porto, no sábado de manhã (14), às 10h, reunindo, além de tradicionalistas gaúchos, participantes do Uruguai e da Argentina. Entre as participações já confirmadas, está a presença do grupamento de granaderos de La Cruz, da localidade de Alvaer, província de Corrientes.
A concentração das delegações campeiras acontecerá, às 8h30, em frente ao Sindicato Rural. Durante a tarde, está previsto a realização de um seminário cultural sobre a história da Chama, no Theatro Prezewodowski e à noite, show com Cesar Oliveira e Rogério Mello. A programação, entretanto, já inicia na sexta-feira, dia 13, com oficina de brinquedos, missa crioula e shows com os cantores Elton Saldanha e grupo e Gaúcho Pachola. De Itaqui, as diversas delegações irão conduzir centelhas do fogo histórico por todo o Estado.
Em Porto Alegre, como acontece tradicionalmente, a Chama Crioula será acesa dia 7 de setembro, no Acampamento Farroupilha, abrindo oficialmente a programação do local. O tema da Semana Farroupilha 2010, “Farroupilhas: ideais, cidadania, revolução” busca trabalhar a revolução sob estes três aspectos: seus ideais, explorando os motivos que levaram os farroupilhas a se posicionarem contrariamente ao Império; a cidadania, apresentando a vida dos farroupilhas enquanto cidadãos, com famílias, propriedades, direitos e deveres civis, entre outros pontos; e a revolução, mostrando a movimentação das tropas no território gaúcho, destacando a vida nas três capitais farroupilhas.
O desfile temático está previsto para a noite de 19 de setembro e os desfiles cívico-militar e tradicional, para a manhã de 20 de setembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário