1754 - O exército de Gomes Freire de Andrade, do qual participava o Regimento Dragões do Rio Grande de São Pedro, sai de Rio Pardo para sufocar insurreição nos Sete Povos das Missões.
1839 - Geenfell, comandante da Esquadrilha Imperial em Operações no Rio Grande do Sul, desembarca no Camaquã e apodera-se de três lanchões de dissidentes rio-grandenses, no lugar denominado Lagoa Formosa. Eram o Rio Pardo, o Independência e o Setembrina, que Garibaldi, ao partir para Santa Catarina, deixara sob o comando de Zeferino Dutra.
1848 - O rio-grandense Joaquim Marques Lisboa, oficial da Marinha Nacional, comandante do navio Dom Afonso, salva 160 passageiros do navio inglês Ocean Monarch, onde irrompera violento incêndio.
1863 - Falecimento, no Rio de Janeiro, do ator João Caetano dos Santos, conhecido como João Caetano. O artista nasceu no Rio em 27/1/1808.
1899 - Nasce, em Buenos Aires, o pensador, escritor e poeta Jorge Luís Borges. O autor, lido no mundo inteiro, morreu em Genebra em 14/6/1986.
1954- Sob forte pressão política e instado a renunciar, dois dias antes, pelos brigadeiros do Clube da Aeronáutica, o presidente Getúlio Vargas se suicida com tiro no coração, no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro.
1961- Carlos Lacerda, novamente protagonista no episódio da queda de um presidente, rompe com Jânio Quadros.
Fonte: Jornal Correio do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário