sábado, 30 de outubro de 2010
Vem ai a 8ª Festa Internacional do Churrasco
Quinta tem show com Júlio Froz e Cristiano Quevedo
Sexta é a vez da Deise Veiga, Festival de música e Gaúcho da Fronteira
Sábado tem Ênio Medeiros, Festival e Cancioneiro.
E no domingo tem Galão Crioulo, trovas, mateada e o Sonido del alma Gaucha. Na organização está meu grande amigo Liquinho (Jorge Abott), ex-coordenador da 18ªRT que me disse que o Matadouro São Martins será o responsável por um grande churrasco de 100 costelões. Agora sim, vale a pena conferir.
CTG Ronda Charrua convida pra almoço
Portal MTG/OI - O Gaúcho se encontra aqui
A OI se torna a maior parceira da História do tradicionslismo organizado ao se preocupar com uma coisa que nem os tradicionalistas não se davam conta: Que precisamos estar próximos e unidos. Coisas que sabemos e quase nunca fazemos. Dará enfase aos grandes eventos que acontecem no estado, dando destaque à cultura gaúcha. Englobará os sites onde os eventos aparecerão e terão um enderço, como um "guia" para localizr os Rodeios, festas, palestras, enfim, paraos gauchos se encontrarem e matearem juntos (será um "h" tradicionalista).
Acompanhe a transmissão no OI acontece RS: www.oiacontece.com.br
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Quinta feira dificil... Amigos são fundamentais
Por isso meus amigos, digo sempre aos parentes e amigos... façam festa e se reúnam no aniversário, no natal, no batizado, nas farinhadas. A vida é curta e sempre dizemos que não temos tempo. Mas temos tempo para nos encontrar na despedida final. Então, aproveite cada instante. Diga que ama. Perdoe.
Quero deixar um abraço aos amigos pelas diversas manifestações de pêsames e força.E também aos da União Gaucha que colocaram em seu "Flogão" (www.flogao.com.br/uniaogaucha) a parábola da mármore e a estátua. Gurizada sou fã de vocês e torço muito pelo União Gaúcha que tem uma história mui linda que quero contar este ano na transmissão.
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
A lição da mármore
Pessoas do mundo inteiro vinham admirá-la. Os mais entendidos se detinham a observar a perfeição dos seus traços. Os românticos falavam da suavidade das linhas, mas todos, sem exceção, elogiavam a sua beleza.
Certa noite, os pisos de mármore começaram a falar e reclamar com a estátua:
A estátua continuou a explicar:
Então, você ainda se lembra do dia em que o artista tentou trabalhar em você, mas você resistiu bravamente às ferramentas?
Sim, claro que me lembro. Odiei aquele sujeito! Como pôde ele usar aquelas ferramentas em mim? Doeu demais!
Quando ele desistiu de você, veio para mim. Eu era um bloco de mármore sem forma.
Em vez de resistir como você, imediatamente soube que ele me tornaria algo diferente. Não resisti. Agüentei todas as ferramentas dolorosas que ele usou em mim.
O piso resmungou alguma coisa e a estátua concluiu:
Meu amigo, há um preço para tudo na vida. Nem sempre é fácil. Às vezes é muito difícil e doloroso. Mas temos que aprender e suportar os sofrimentos, procurando crescer e aprender para nos transformar em algo mais belo.
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Tem Baile sábado no Raízes do Sul dia 30
Assim como o Gerciliano Alves de Oliveira, que emprestou seu nome para um grupo, que hoje brilha no cenário do ENART, apesar de novo, o Raízes também trás em seu nome o que temos de mais puro na nossa cultura, que são nossas "raízes".
Assis Brasil será o novo secretário de Cultura/RS
Escritor, advogado, professor, músico e administrador, Assis Brasil Nasceu na capital do estado mas foi criado no interior gaúcho, em Estrela. A advocacia foi a primeira de suas artes, tendo se formado na (PUCRS). A magistratura foi a segunda. Desde 1985, ministra a principal oficina literária do RS, no programa de pós-graduação da Faculdade de Letras da PUCRS.
Como administrador cultural, Assis Brasil também já ocupou diversos cargos. Foi chefe da secção de Atividades Artísticas da prefeitura municipal de Porto Alegre, diretor do Centro Municipal de Cultura também aqui da capital, e diretor do Instituto Estadual do Livro. Atualmente, é Coordenador-Geral do Espaço de Documentação e Memória Cultural da PUCRS, Membro da Associação Internacional de Lusitanistas e Membro Fundador da Associação Cultural Acervo Literário de Erico Veríssimo.
Foi músico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) por quinze anos, é na literatura, porém, que o nome de Assis Brasil se agiganta. Premiadíssimo, é dificil ontar os prêmios de grande importância que já foram entregues a ele. Já seu primeiro livro, Um quarto de légua em quadro, foi agraciado com o Prêmio Ilha de Laytano. Assis Brasil já recebeu também o Prêmio Literário Érico Veríssimo e o Prêmio Açoriano de Literatura. Foi também patrono da Feira do Livro de Porto Alegre em 1997.
Agora só resta saber quem será o Presidente do IGTF...
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Resultado do sorteio da final do enart 2010
Transmissão ao vivo as 17h do sorteio
Leandro Barbosa e Daniel Serafim estão na parte tecnica fazendo milagres em torno da tecnologia. Fiquem ligados no ENART.org e mande suas sugestões no Chat do forum Galpao Gaucho.
Estamos trabalhando para que você consiga ter todo o conforto dai do seu trabalho e da sua casa.
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Sorteio ao vivo nesta terça-feira as 17h
Mande sms, e-mail, entre no Twitter do site enart.org e mande e-mail: enarttv@enart.org
domingo, 24 de outubro de 2010
Leia com atenção - Jarbas Lima e a Lei
A lei é obra da vida. A lei existe para que os homens vivam em paz. O homem tem direitos naturais outorgados por Deus e reconhecidos e declarados pelo homem.
A lei organiza a vida natural do homem. É consequência desta convivência. Torná-la possível para todos. Proclama os direitos naturais de cada indivíduo. Faz da própria vida e liberdade individual valores sociais sagrados. Daí o reconhecimento necessário do Estado, do poder do direito, da lei, como consequências naturais do dom da vida, supremo valor da humanidade, obra-prima do Supremo Criador. Depois de Deus, o homem. Sua imagem e semelhança. Homem que pelo processo civilizatório descobre-se, reconhece, declara e afirma seus valores. Afirma-se por dignidade, liberdade, igualdade, segurança, propriedade. Pela vida, enfim.
A lei como fonte primária da disciplina jurídica, aquela que garante os direitos naturais, perverte-se pela ambição e pela ausência da solidariedade. Se a lei e a moral não coexistem, nenhum valor se sustenta, prevalece a força, impera a iniquidade, instala-se a violência, o arbítrio e a prepotência. Esta, é a negação do Estado de direito. Onde não há legalidade, impera a injustiça. Onde a moral é ausente, impera o direito da força. No Estado sem os limites da justiça a lei é instrumento do arbítrio. Lembrem-se disso! Não é só o eleitor que paga pelo voto irresponsável, inconsciente, cego, egoísta. Afeta a comunidade, as crianças, os pobres, os analfabetos, os desempregados, os doentes, os velhos, as mulheres. Todos pagam! A vida e a lei perdem o sentido. A democracia e a representação política transformam-se em farsa. Pagam os que mais necessitam. E isto é injustiça!
Tradição e Tecnologia - uma visão de futuro
O Movimento Tradicionalista Gaúcho definiu o temário para o 58º Congresso Tradicionalista, que acontecerá em Nova Petropólis 7 a 9 de janeiro de 2011: “Tradicionalismo e Modernidade: O papel dos CTGs na orientação da juventude diante dos avanços tecnológicos” foi proposto pelo conselheiro Flávio Belmonte, em reunião do Conselho Diretor, realizada durante os festejos de aniversário.
sábado, 23 de outubro de 2010
O Sábio e o canoeiro - Parábolas da vida
Nova geração do Glaucus Saraiva
Sempre foi uma característica muito forte pelos lugares onde passei fazer surgir ou descobrir talentos. Assim foram declamadores, cantores, musicos, líderes que tiveram suas primeiras oportunidades durante nosso trabalho no CTG. O caso do Cássio é daqueles que não precisa descobrir. Surge do meio, muitas vezes, entusiasmados pelos pais ou com exemplos de parentes. Mas são talentos naturais. Quem olha as fotos(acima) pode ver esse talento todo. Mas não imagina que além de ator é um exímio cantador do Rio Grande, premiadíssimo.
Mas esse é o papel do professor. Não ser somente professor de dança, mas sim um facilitador para o despertar de uma consciência artistica, muitas vezes, abafada por falta de oportunidades. O CTG Glaucus Saraiva hoje projeta gaiteiros, violeiros, cantores, declamadores e muito mais talentos estaremos revelando até o final do ano. Basta esperar. E apostar!
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Atitude é tudo
Mas vejo atitude nos gestos desses jovens que discutem virtualmente e a maioria se identifica. Para mudar qualquer coisa nesse mundo é preciso ter ATITUDE. Se você trilhar o mesmo caminho, chegará apenas, e tão somente, aos mesmos lugares. Reflita sobre suas atitudes e corra o risco de não apenas ter idéias criativas e inovadoras, mas também de livrar-se das antigas. Dizia o jovem identificado por seu e-mail: maurodc3@hotmail.com
"Rogério, gostaria que entrasse nesse tópico que criei lá no site Galpão Gaúcho. Te conheci a uns 4 anos atrás quando fui a POA fazer o Cfor e Curso de Dança Tradicional e sempre gostei do que falava... e agora lendo o que andou escrevendo quero que você nos ajude nessa causa, de montar um DCE - Diretório Central do ENART, ou seja, o tal do Grêmio "dançarinil"... pelo menos nas escolas quando havia problemas o Grêmio se não resolvesse ajudava a direção resolver, então porque não criar isso também nas danças? "
Bem, foi lançada a pedra fundamental da gurizada. Estão marcando encontros e deve se definir no enart. Lembrem-se gurizada...embasamento teorico sempre. Busquem na ideologia de Barbosa Lessa o caminho de alguém que criou tudo e que previu o que estaria acontecendo neste momento. (ler ao lado a visão de futuro de Barbosa Lessa).
Lançado o novo mapa territorial do MTG
Bom senso, onde você está?
Falar em Instrutor, as mensagens também informam que Rinaldo Souto, Emerson Ribeiro e Ronaldo ficaram fora da cerca para assistir seus grupos. Tá certo, esses "caras", são gente que ninguém conhece e que com certeza não colocaram seus nomes nas listas de inscrição por que não queriam entrar com seus grupos. Ora...Ora... Jesus? Abana...Assopra... O Oziel tocou de manha no SAT para uma menina declamar. Todos que lá estavam viram. E os guris são treinadores precisam estar na beira do "campo" orientando seus comandados. Acho que as entidades quando inscrevem tem que ter um cuidado minuncioso para cuidar disso. Conferir é fundamental.
Para que são criadas as associações e federações? Lutar por seu associado até a Morte. É por este motivo que homens abrem mão de sua individualidade em pról do coletivo, viver em associação ... em coletividade. Auto-ajuda, proteção de iguais. BOM SENSO. Onde anda nosso bom senso gente? Não deveriamos nos ajudar a colocar os competidores em igualdade de condições?
Vamos ouvir as vozes dos jovens que fazem o tradicionalismo se movimentar no Rio Grande e no Brasil. Temos de ouvir a voz da juventude. São eles, os jovens, das invernadas em especial, que são a força do Movimento. São eles que seguram a peteca e nao deixam cair quando tudo parece perdido. Gurizada que trabalha, estuda e ensaia nas madrugadas enquantos outros, insensiveis ao que acontece, dormem.
São esses jovens, muitos em idade da "aborrecencia" que lutam contra seus demonios internos, lutam contra uma infancia que ta se indo, mas que ainda não foi e uma fase adulta que não chega. Jovens que no auge de seus hormônios trabalham e estudam ensaiando quando sobra o tempo... Nas madrugadas. Lamento muito quando acontece coisas que prejudicam esses jovens. Me dói muito. Pois o bom senso resolveria grande parte dos problemas.
Bom senso...uma pequena historia
Bom senso...onde você estava Bom Senso? Resumindo... chamei ela num canto depois dela ser "desenganda" e lhe disse que me procurasse ao final do evento. Deixei com o pessoal da sonorização que entregou pra ela. A jovem ficou feliz. A mãe super feliz. As pessoas que criaram "n", "x" barreiras nem souberam, na época, o que aconteceu com o fundo de palco. O que chamamos isso? Falta de bom senso. Falta de bom senso!!!! Se homem tivesse mais amor ao próximo metade dos problemas estariam resolvidos.
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
DESTAQUES DO ACAMPAMENTO 2010
ORIGINALIDADE:
Piquete Laços de Sangue - Patrão: Odorico Luiz Peres de Oliveira
TRABALHO COMUNITÁRIO:
Piquete Marca Gaúcha - Patrão: Ademir Morais
CAMPEIRO:
Piquete Marca do 38 - Patrão: Servolo de Lima Abreu
HOMENAGEM ESPECIAL:
Aporreados do 38 -
PREMIAÇÃO DESTAQUES DO ACAMPAMENTO:
PRIMEIRO LUGAR Projetos culturais:
DTG 12 de Outubro / Adesban - Patrão: Celso Guimarães
SEGUNDO LUGAR Projetos Culturais:
Piquete Republica Rio Grandense - Patrão: Luiz Antonio Barroso
TERCEIRO LUGAR Projetos Culturais:
Piquete Grito do Quero Quero - Patrão: Lídio Carvalho
QUARTO LUGAR Projetos Culturais:
Piquete 30 de abril - Patrão: Regis Andrigo Lima
QUINTO LUGAR Projetos Culturais:
Piquete Mena Quevedo - Patrão: Wagner Duarte Franco
Desfile tradicional
1º LUGAR - MELHOR PIQUETE Piquete Cavalo Tostado Abraão Cardoso Borges
2º LUGAR - MELHOR PIQUETE Piquete Bate Casco Ricardo Assenato
3º LUGAR - MELHOR PIQUETE Piquete Querencia Gaucha Vilson Paulo Alves de Alves
4º LUGAR - MELHOR PIQUETE Piquete Chama Nativa do Grupo Hospitalar Conceição Candido Adalberto de Bastos Brasil
5º LUGAR - MELHOR PIQUETE Piquete 38 Heitor
MELHOR VISITANTE Piquete Rancho Manotaço Sérgio Poeta
Primeiro lugar: Invernada 03 Religiosadade :
CTG Laço da Querencia
CTG Estancia da Figueira
Cordenador: Célio da Rosa
Segundo lugar: Invernada 05 Jogos :
CTG Lanceiros da Zona Sul
Cordenador: Vagner Escobar
Terceiro lugar: Invernada 02 Lida Campeira :
CTG Rancho da Saudade
CTG Vaqueanos da Tradição
Cordenador:Ermerson Ribeiro
Quarto Lugar: Invernada 04 Festas / Sarau :
CTG Chaleira Preta
CTG Campo dos Bugres
Cordenador: Willian Paiva Gomes
Glaucus Saraiva sempre entre os laureados pelo excelente trabalho e pela união do grupo
35 CTG
CTG Glaucus Saraiva
DTG 12 de Outubro
DTG Tropeiros da Solidariedade - Santa Casa
Cordenador: Lara Lindemeier
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Hoje festa dos campeões dos Festejos Farroupilhas
DESTAQUE ORIGINALIDADE
DESTAQUE TRABALHO COMUNITÁRIO
DESTAQUE CAMPEIRO
HOMENAGEM ESPECIAL
MELHORES PROJETOS CULTURAIS
MELHORES DO DESFILE TRADICIONAL
MELHORES DO DESFILE TEMÁTICO
Até a meia noite o resultado estará aqui no BLOG
não perca !!!
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Fenatche busca recorde mundial
A patrociandora da erva vem de Venancio Aires. Segundo o organizador do evento, Raul Canal, a ideia é reunir o melhor da gastronomia, cultura e produtos gaúchos numa grande festa no centro do País. Estão confirmados mais de 20 shows, como os do Gaúcho da Fronteira, João de Almeida Neto, Buenas e M'espalho e Os Fagundes.
Pagando um unico ingresso o visitante poderá experimentar carnes de vários tipos e com a qualidade tradicional do RS.
Laçador Bageense faz sucesso em Rondonia
Foto de Ariquemes e materia de Oscar Collares direto de Rondonia
O laçador do ctg prenda minha, OSCAR COLLARES, laçando em dupla com Edson Soares (ROSCA), laçador emérito do estado de rondonia, integrante da selação que virá em Janeiro disputar o campeonato nacional de laço em Triunfo, RS, na cidade de Buritis, RO, dias 16 e 17 de outubro, laçando em gado mocho, pelas orelhas, obtiveram entre 189 duplas o terceiro lugar, com 19 armadas confirmadas, recebendo uma premiação de R$1.000,00.
O 24 de outubro na história mundial
1917 - Começa a Revolução Russa.
1929 - Queda da Bolsa de Valores de Nova York. Começa a grande depressão econômica nos EUA e se espalha pelo mundo quebrando grandes economias.
1930 - Presidente brasileiro Washington Luís é deposto, como conseqüência da Revolução de 30.
1932 - Nasce, em Caratinga (MG), o cartunista Ziraldo Alves Pinto, criador do personagem Menino Maluquinho.
1945 - Organização das Nações Unidas (ONU) é fundada.
1945 - Alexander Fleming ganha o Prêmio Nobel de Medicina por ter descoberto a penicilina.
1970 - Congresso chileno confirma Salvador Allende como presidente do país
Tertulia nativista de sucesso no Glaucus
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Classificados para Santa Cruz com transmissão
CTG ESTÂNCIA GAÚCHA
CTG JOÃO SOBRINHO
CTG GILDO DE FREITAS
GAN IVI MARAÉ
CTG POTREIRO GRANDE
CTG M´BORORÉ
CTG ESTÂNCIA DA SERRA
DTG LENÇO COLORADO
CPF PIÁ DO SUL
CTG TRÍPLICE ALIANÇA
DT QUERÊNCIA DAS DORES
CTG BENTO GONÇALVES
CTG FARROUPILHAS
CTG LAÇADORES ESTEIO DE JAPEJÚ
CTG COXILHA DE RONDA
CTG RODEIO DA QUERÊNCIA
CTG LALAU MIRANDA
CTG CLUBE FARROUPILHA
CTG CAMPO DOS BUGRES
CTG RONDA CHARRUA
GTCN VELHA CARRETA
CTG HERÓIS FARROUPILHAS
DT CONTINENTE DE SÃO PEDRO
CTG HERDEIROS DA TRADIÇÃO
DTG A. A. SOUZA CRUZ
UNIÃO GAÚCHA J. SIMÕES LOPES NETO
CTG NEGRINHO DO PASTOREIO
CTG OS TEATINOS
CTG CARRETEIROS DO SUL
CTG RINCÃO DA ALEGRIA
DTG CANDEEIRO CRIOULO
CTG OS FARRAPOS
"Força B"
CTG AMARANTO PEREIRA
CTG BENTO GONÇALVES DA SILVA
CTG LAÇO DA QUERÊNCIA
CTG RODA DE CARRETA
CTG PORTEIRA DA TRADIÇÃO
CTG ESTÂNCIA DO COTIPORÃ
CTG CAMINHOS DO PAMPA
CTG TIARACY
CTG 20 DE SETEMBRO
PTG JOÃO MANOEL
CAAMI FOLCLORE E ARTE NATIVA
DTG NOEL GUARANY
35 CTG
CTG GALPÃO DE ESTÂNCIA
CTF OS NATIVOS
DTCE ALMA GAÚCHA
CTG GASPAR SILVEIRA MARTINS
GAN VAQUEANOS DA CULTURA
CTG RODEIO DA SAUDADE
CTG LAUREANO MEDEIROS
CTG GAUDÉRIO SERRANO
CTG POUSADA DOS TROPEIROS
GF CHÃO BATIDO
CTG LAÇO DA AMIZADE
CTG PORTEIRA DOS PAMPAS
DTG POLIVALENTE
PIQUETE OS LANCEIROS DE MAUÁ
DTG TANGARÁ
CPF TERRA DE UM POVO
CTG POUSADA DOS TROPEIROS
CTG TROPEIROS DA AMIZADE
CTG GAL. ANTONIO DE SOUZA NETTO
domingo, 17 de outubro de 2010
Elisa,Diogo e Renan carimbam passaporte
Humildes, por demais, nunca se preocuparam com o "ganhar", mas sim, como "fazer" um bom trabalho. Mesmo com todas as dificuldades impostas e contra-tempos, Diogo e Renan carimbaram seus passaportes para o Jubileu de Prata do maior festival artístico cultural amador da America latina.
Parabéns Renan(gaita) e Diogo (violão). Agora temos muitos talentos lá dentro do CTG. Guilherme, Matheus Calmon, o Cássio, o Jean, Diogo, Renan, na arte declamatória o Gabriel, Junior, luqueixon, Mateus Menezes, Nicole e muito mais surgindo.
E em terceiro lugar na inter, o Grande campeão de 2008, CTG Gildo de Freitas ,da nossa instrutora Elisa Motta, carimbou também seu passaporte para a grande final de 18 a 21 de novembro em Santa Cruz do Sul. Vamos preparar as malas...
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Excluida enquete da corrida Presidencial
Constatei, pela segunda vez, que o numero de visitas ao BLOG era menor que o numero de votos do dia (hoje por exemplo tinham 100 visitas e 123 votos). Esperei pra constatar duas vezes. Então o que estava indo tão bem, lamentavelmente teve de ser retirado. Agradecemos aos que contribuiram votando uma vez com a sua opinião e lamentamos aos que fizeram ser retirada a enquete.
Homenagem aos Professores
Eu preparava o centro de eventos do Parque da Harmonia para os festejos e para o Seminário de professores que antecedia o evento para instrumentalizar os educadores com o tema do ano. Ao reservar o local no Parque da Harmonia recebi uma ligação de uma empresa de eventos que reservou, posteriormente, para um evento do dia do advogado. O produtor me dizia que era importante o evento deles pois envolvia desembargadores, juizes, advogados e muita gente importante. Concordei com ele da importancia do seu evento. Mas frizei que o seminário é anual, nesta mesma data sempre e que não tinha como desmarcar, pois as secretarias de educação do estado e do municipio já haviam marcado com seus professores.
Depois de muita discussão (40min ao telefone, já esbravejando) o produtor do evento foi irônico comigo. Disse ele:
"- Meu amigo não queria ir por esse lado, mas vejo que você está sendo inflexivel e não entendeu a importancia do nosso evento. Nós teremos a presença de Advogados renomados, Juizes, Desembargadores e quem sabe a presença até mesmo do governador. Não acha que este evento é mais importante que um seminário de professor?"
Indignado, mas com toda tranquilidade, disse a ele:
"-Meu amigo (irônico também), acho que tu não entendeste a importância do nosso evento. Pra nós, o seminário de Professores, é mais importante por que se não houvessem professores não existiria Advogados, Juizes e nem desembargadores. Governantes nem sempre exigem tanto. Seria bom vocês reverem seus conceitos."
Depois de um longo silencio, pra não perder a discussão, chegamos a um acordo de divisão de espaço e de horários. Acredito sempre, que a negocição, é o melhor caminho. Sem vaidades e nem egoísmo. Aprendi isso com meus mestres formais e informais. E de tudo isso o mais imporante foi a concordância do produtor que riu ao final da conversa e disse: "você venceu". “Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo grau de consciência que o gerou.”
“A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação envolve o mundo.” (Albert Einstein)
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Tecnologia da Tradição
No mundo empresarial e das grandes organizações a importância da Tecnologia da Informação ficou evidente com o Bug do milênio. A preocupação gerada nas organizações, na sociedade e o volume de recursos gastos nos projetos do século XXI, demonstraram, de forma clara e indiscutível, a presença da Tecnologia e da Internet no dia-a-dia da sociedade e das instituições.
As instituições têm buscado um uso cada vez mais intenso da Tecnologia à serviço da informação, utilizando-a como uma poderosa ferramenta, que altera as bases de
competitividade, estratégicas, operacionais, do motivo de existir destas instituições.
Nas Entidades que cultuam a tradição o papel da Tecnologia da Informação é algo
estratégico. Os "Patrões" passaram a ser gestores culturais, pois há uma migração estratégica e invisivel no funcionamento e no processo todo. O mundo está mudando e os CTGs tem que acompanhar as mudanças.
Sites (sítios), Blogs, redes de relacionamento como o Orkut, Faceboock, twitter, Portais, e-mails, msn e todas as formas que fazem a informação ser automática, instantânea. Fazem com que a Tecnologia da informação esteja presente na vida dos Centros de Tradições.
Hoje é impossível negar a importancia da TI na vida do tradicionalista (até por que o tradicionalismo é para o Futuro) - mas tem gente que ainda nega esta importancia - tanto que temos instrutores, profissionais de grupos, que tem um programa de computador que diz exatamente onde o seu grupo errou no pezinho e o que o avaliador "x" pensa sobre a interpretação do seu Maçanico. Uma planilha que diz o que pensa o avaliador sobre cada dança que ele montou após vários rodeios e muitas planilhas de anotações. Bem vindo ao século XXI.
Barbosa Lessa escreveu na década de 80, do seculo XX, que em 2010 surgiria uma espécie de telurismo antinuclear ou cibernético, resultante da inquietação de analistas de sistemas em conluio com artistas plásticos, incluindo cartunistas e comunicadores visuais. O Profeta do tradicionalismo acertava mais uma vez.
ENART com transmissão ao vivo pela internet em tempo real vai mostrar o festival para o mundo através do site: www.enart.org e do OI Acontece usando a melhor tecnologia disponivel para tal. 2009 foram 286.000 acessos.
Ainda no ENART será o lançamento do Portal MTG/OI, uma parceria par a criação da maior plataforma tecnológica voltada ao tradicionalismo gaúcho e que levará de forma instantânea as informações para o mundo tornando os maiores eventos, antes não reconhecidos, par ao mundo todo com a credibilidade de uma Mega empresa de Telefonia e do maior Movimento organizado de tradições do mundo.
Site do ENART já está no ar com muitas informações e um canal onde será transmitido os palcos
Ta chegando o ENART 2010
O que é o ENART? O Encontro de artes e tradição gaucha acontece em Santa Cruz do Sul desde 1997 e reune os melhores represetnantes de cada modalidade artistica do RS e é organizado pelo MTG. EM uma época muito antiga o IGTF foi grande parceiro..mas isso vamos ver agora.
O festival se desenvolve em tres fases: A Regional (30) , as interregionais (4) e a Final. Transmistida pela internet comoaconteceu em 2009 e foi o sucesso total do evento.
O ano era 1983. Na época existia um alto índice de analfabetismo no RS e no Brasil tam´bém. A preocupação dos alfabetizadores era a evasão. As pessoas não frequentavam as aulas, pois não tinham um estímulo. Nem merenda era oferecido aos alunos. Assim foram convidados gaiteiros e trovadores qeu faziam apresentações em rádios para fazerem o mesmo nas salas de aula. Os tradicionalistas aceitaram o desafio e começaram a frequentar o ambiente escolar semanlmente sem dizer o dia. As aulas voltaram a encher.
O resultado foi tão significativo que varias regiões do estado começaram a adotar a iniciativa. Daí nesse clima surgiu a idéia de fazer uma grande competição entre os CTGs. Com o apoio da 5ª Região Tradicionalista, MTG e IGTF o concurso passa pelos municípios e ganha o estado. Era o Festival Estadual de Arte Popular e Folclore, o MOBRAL. Na época Praxedes Machado e Onésimo Carneiro Duarte estavam a frente do Movimento Tradicionalista. No ano de completar seu jubileu de prata do evento, Onésimo faleceu.
O evento foi apresentado ao prefeito de Farroupilha, que asumiu o evento em 1985 e foi denominado FEGART. Festival Gaúcho de Arte e Tradição. Farroupilha sediou o evento por 11 anos. Foi ai que Santa Cruz do Sul entrou na história para fazer história. Na 12ª Edição, em 1997, o então prefeito de Santa Cruz, hoje deputado Sérgio Moraes, apoiou a iniciativa do Movimento Tradicoinalista e abriu as portas para o Rio Grande. Em 1999 o FEGART, por uma ação jurídica da prefeitura de Farroupilha, passou a se denominar ENART, Encontro de Artes e Tradição Gaúcha. Este ano vai para sua 14ª Edição em Santa Cruz. É o Jubileu de prata do velho MOBRAL.
Integrado, o tradicionalismo é inquebrável
Mas o problema é quando a oposição é interna. Do próprio movimento. Ao invés de enfrentar a oposição de uma facção da sociedade enfrenta seus próprios membros. Juntos...seriam imbatíveis.
Conta a história que um homem tinha muitos filhos e que estes viviam brigando. Não existia harmonia dentro da família por conta das oposições criadas pelos próprios filhos. Um dia o pai deu um feixe de gravetos à eles e pediu que cada filho, ate o final da reunião, quebrasse com o joelho. Todos tentaram e não conseguiram. Então ele desfez o feixe e distribuiu um graveto para cada filho. Cada um quebrou com facilidade o graveto que lhe coube.
O pai falou , então: - Viram só? Vocês unidos não haverá ninguém que possa vencê-los, já separados...são frágeis.
O que mais vejo no tradicionalismo e nas empresas também, é a falta de união entre os diversos setores. Na maioria dos casos, cada um visa seus próprios interesses e vaidades, transformando-se em verdadeiros "mundos à parte" dentro do ambiente e, com isso, se tornando frágil e vulnerável.
Aos líderes, fica a necessidade de promover a união e o trabalho em equipe, motivar, que é uma tarefa difícil pois envolve pessoas e sentimentos. Mas essa é a principal missão do Líder, fazer com que haja integração entre as pessoas.
Não reclame do CTG. Você cria o ambiente
Certa vez, um jovem chegou a beira de um oásis e, aproximando-se de um ancião, perguntou:
- Que tipo de gente vive neste lugar?
O Ancião respondeu com outra pergunta:
- Do lugar onde você vem, que tipo de gente vive lá?
Respondendo rápido o rapaz disse:
- Ah! Lá vive gente egosita, fofoqueira e malvada. Fiquei feliz em sair de lá!
Então o sábio ancião replicou:
- A mesma coisa você irá encontrar aqui!!!
Outro dia, novamente um jovem se aproximou do lugar e perguntou ao ancião:
- Que tipo de gente vive aqui?
O sábio ancião fez a mesma pergunta ao jovem:
- Que tipo de pessoas vive no lugar de onde você vem?
O jovem não hesitou em dizer - Gente maravilhosa, amiga, honesta e hospitaleira. Fiquei muito triste de ter saido de lá.
- Pois você encontrará o mesmo aqui.
Uma pessoa que havia escutado toda conversa perguntou ao velho:
- Como é possivel dar a mesma pergunta duas respostas totalmente diferentes?
Entãoo sábio ancião respondeu:
- Aquele que nada de bom encontrou nos lugares onde passou nada de bom encontrará aqui. Aquele que, diferente deste, encontrou amigos, gente boa e honesta também encontrará aqui. Ou seja, cada um encontra na vida exatamente aquilo que trás dentro de si mesmo.
O mesmo é no ambiente que frequentamos diariamente: Somos nós que o criamos. Ele só depende da gente e do nosso modo de viver. Se plantamos a discórdia, a fofoca, vamos colher bem maior ali na frente. Não importa para onde se for.
Agora se pregamos a amizade, a cooperação, a honestidade. É o que iremos colher. Fazendo um ambiente ótimo para se viver.
O que deixa o homem cego para o mundo?
Os moradores começaram a abandonar suas casas e chamavam o indivíduo para o seu lado, mas ele pensava, que estava acima dos demais, pois Deus iria salvá-lo. As águas continuavam subindo e um grupo de pessoas tentaram buscá-lo mas foi em vão.
As águas subiam cada vez mais...veio então um helicóptero salvá-lo, mas mais uma vez ele se negou. Não passou muito tempo e ele morreu afogado.
Ao chegar ao céu indignado (parece que to vendo a cena) com alguns parentes ao redor (pra aumentar o tumulto) foi tirar satisfação com Deus. Reclamou então: - Por que o Senhor me deixou morrer, se havia me prometido me salvar?
Deus olhou pra ele e disse:
- Mas bem que tentei salva-lo, por diversas vezes seguidas. Mas você recusou todos auxílios.
Passando para a vida real essa história podemos refletir que muitas vezes não percebemos as ajudas que nos são oferecidas e terminamos nos afogando solitariamente em nosso problemas.
Musica Gaúcha na novela Araguaia
Lendo o BLOG do Joca Martins, pois estivemos juntos neste fim de semana no 3º Tradião e Coragem, encontrei a postagem que muito chamou a atenção:
"Caros mateadores aqui do blog, está lançada no twitter a campanha #musicagauchanaaraguaia !!! O pessoal tá twittando com todo força!!!
É só entrar no www.twitter.com e "atracá" #musicagauchanaaraguaia, dizer que apoia e tá feito"
Vamos twittar e tentar conseguir dar esse grande passo para musicalidade regional do RS chegar ao Brasil com força. o Repórter Giovani Grizotti mandou e-mail para o diretor da novela... pode ter sido o fator praticametne determinante para a musica ter seu espaço.
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Resultado do 3º Tradição e Coragem
MELHOR INSTRUMENTISTA - Éverson Maré
MELHOR INTÉRPRETE - Juliano Moreno
MELHOR ARRANJO - Quem vai entender as luas
Letra: Otávio Severo
Música: Lios Fernando Bender
Intérprete: Raineri Sphor
MÚSICA MAIS POPULAR - Tropilheiro
Letra: Hélvio Casalinho e Márcio Nunes Corrêa
Música: Joca Martins
Intérprete: Joca Martins, Juliana Spanevello e Marcelo Oliveira
MELHOR TEMA SOBRE GINETEADA - Entre rodaja y sotera
Letra: Leonardo Borges
Música: Daniel Cavalheiro
Intérprete: Daniel Cavalheiro
3º lugar - Tropilheiro
Letra: Hélvio Casalinho e Márcio Nunes Corrêa
Música: Joca Martins
Intérprete: Joca Martins, Juliana Spanevello e Marcelo Oliveira
2º lugar - Entre rodaja y sotera
Letra: Leonardo Borges
Música: Daniel Cavalheiro
Intérprete: Daniel Cavalheiro
1º lugar - Lá de fora
Letra: Xirú Antunes
Música: Juliano Moreno
Intérprete: Juliano Moreno
Além das músicas, o festival ainda terá os shows de: Alma de Campo, Lisandro Amaral, Sandro Rochembach e Rogério Villagran, Joca Martins, Rodrigo Jaques e Duo Salamanca, Luiz Marenco
Fonte: Blog da grande Radio Terra Gaucha - esta mesmo que você está escutando em meu BLOG e do Blog da Juliana Spanevello
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Extra! Extra! Coisas acontecendo no feriado
Na corrida presidencial, a disputa virtual está forte entre os internautas que preferem Fabio Mattos e Flavio Berlmonte. A pergunta é... votos pelas propostas? Fica a indagação.
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
Noticias do final de semana
Corrida presidencial 2011 e o voto de protesto
Quando me vem uma pergunta dessas me vem uma série de respostas à cabeça. Entre elas o "caso Tiririca", recente em São Paulo, onde o Palhaço declarado, conseguiu a marca dos 1.300.000 votos para deputado.
Como seria o voto de protesto das invernadas? Alguns analisam que não foi voto de protesto a questão envolvendo o Tiririca, e nem de esculacho, mas sim, um voto de alguém que os eleitores conheciam da TV, e que, diferente dos outros, preferiram ele.
Haveria o voto de protesto no tradicionalismo? Acho que precisa ser resgatado as marcas da grandeza do geúcho tradicionalista, do tradicionalista organizado, gente brava que faz o dia-a-dia do RS e faz a tradição se movimentar pelo estado. A grandeza de um gaúcho da nossa hisótoria, constituido de uma herança de valores e principios de um homem autentico que não esqueceu as suas raízes.
Vamos imaginar aquele ginásio Poliesportivo de Santa Cruz com 6 mil pessoas, votando. No semblante de cada um telusrismo à querencia, um amor incondicional ao seu aprendizado que vai muito além de aprender danças e declamação e a cantar e tocar. O ensinamento de liderança, de convivio social. De saber que meus direitos terminam quando começa o do próximo. Cidadania. E votar é exercer este direito de ser cidadão e tradicionalista.
Mas o que você acha de todo tradicionalista que tem o cartão votar?
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
3º Tradição e Coragem em Pelotas
O Tradição e Coragem, que teve sua primeira edição em 2003, e tem como realizador este ano a Associação Rural de Pelotas, que durante os três dias do evento abrirá mão da renda da bilheteria da Expofeira, no parque Ildefonso Simões Lopes. Todos da equipe organizadora do festival trabalham voluntariamente.
O Festival inicia às 16h, sempre com as gineteadas, seguindo após com os show de abertura e dos artistas concorrentes do Festival. A Apresentação do Festival este ano conta com a participação de Rogério Bastos. O encerramento de cada uma das noites, terá o show de Joca Martins, Lisandro Amaral e Luiz Marenco.
Nem sempre velhos métodos dão certo.
Ao final do dia o grupo encontrou um leão faminto. A flauta soou, mas o leão nem ligou, ao contrário, devorou os dois convidados do caçador-flautista. O tocador desesperadamente fazia soar a flauta sem nenhum resultado. Até que foi devorado.
Isto aconteceu porque ele não percebeu que o Leão era surdo e, portanto, não escutava o som mágico da flauta.Não devemos confiar cegamente nos métodos que sempre deram certo, pois um dia podem não dar. Tenha sempre um plano de contingência, prepare alternativas para situações imprevistas. O chamado Plano “B”. Previna-se. Planeje. Esteja atento às mudanças e não espere as dificuldades para agir.
Cuidado com o Leão Surdo!
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Corrida Presidencial 2011 - Mudança na enquete
Nenhuma das chapas oficializadas dizem ser de situação, ou seja, da continuidade desta ideia de gestão. Entao, vamos saber a opinião dos internautas.
Baile de Aniversario do CTG Glaucus Saraiva
O Baile tem animação do Tranco Monarca, grupo que toca no autentico compasso gaúcho. Quem quiser ir só pro baile, a partir das 23h paga só R$10,00.
sábado, 2 de outubro de 2010
Bertolini vem ai...Para Presidencia do MTG
"MTG sempre"
Natural de Espumoso/RS, prestou 29 anos de serviços ao exercito Brasileiro. Casado, tem tres filhos e uma neta. Cavaleiro de maior grau de condecoração pela Ordem dos Cavaleiros do RS, é um amante do campeirismo gaucho, pelo qual muito se identifica. Coordenador Regional da 13ª por 12 Gestões (1992/1997 e 2003/2010) lança oficialmente sua candidatura à Presidencia do MTG.
O Porque da Candidatura de Bertolini:
Preocupado com a instabilidade que ronda grandes instituições, e o MTG não fica fora, Erival Bertolini surge com uma proposta de construção de um futuro seguro para o Movimento Tradicionalista Gaúcho. Na reserva do Exercito há 14 anos, com os filhos encaminhados, formados, e com uma companheira de fé ao lado, embuido de amor a terra e às tradições gauchas, quer dedicar o tempo disponível para administrar o MTG.
Não é nem Situação e nem Oposição ao atual colegiado, mas tem uma proposta que se diferencia de radicalismos e que busca a aproximação com a base do tradicionalismo que é o CTG. A proposta é manter o que está certo, não inventar, somente ajustar o que não está sendo bem feito.
Dois são os pontos a serem seguidos:
1 - Manter o que está correto e é aceito pela maioria, sem criar novos eventos ou novas obrigações para as entidades e para os tradicionalista buscando a excelencia e a qualificação;
2 - Alterar tudo aquilo que não está funcionando bem, ouvidas as lideranças do Movimento, simplificando procedimentos e tornando mais simples possivel a participação dos tradicionalistas nas atividades, especialmente nos quatro eventos competitivos que são: Ciranda de Prendas, Entrevero de Peões, ENART e FECARS.
Muito mais sobre a candidatura de Erival Bertolini você encontra no BLOG: http://bertolinipresidente.blogspot.com
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
A Tradição no Plano da Cultura Gaúcha
Para se entender o sentido e o alcance do tradicionalismo é necessário examinar o seu substrato, o conteúdo da tradição, sua origem e consistência. Impõe-se preliminarmente considerar a categoria antropológica cultura, parte integrante e indispensável de qualquer sociedade. É preciso também atentar para a autonomia do Rio Grande como sociedade diversa da brasileira, ainda que a ela fortemente integrada e federada por laços conscientes de opção histórica.
Impõe-se fazer aqui uma digressão teórica. Entre os seres humanos, a principal unidade na luta pela vida não é o indivíduo, mas o grupo, a sociedade. Esta realidade, que varia e assume diferentes estruturas no tempo e no espaço, possui alguns elementos constantes, cujo exame permite a compreensão de seu funcionamento.
Sendo assim, para se compreender uma sociedade, é necessário decompô-la em seus elementos, em suas partes analiticamente discerníeis e nela integradas logicamente. Identificar esses elementos é como identificar os sub-sistemas de um sistema geral. Encontram-se então, no mínimo, três contextos que se interinfluenciam simultaneamente, se interpenetram e estabelecem relações de interdependência e complementaridade. São eles:
1º - O plano da personalidade ou psíquico, que corresponde à maneira de ser dos indivíduos que compõem a sociedade (suas idéias, suas preferências, suas reações emocionais condicionadas, seus papéis, suas ações);
2º - O plano social propriamente dito, que corresponde às instituições existentes na sociedade (familiares, econômicas, morais, políticas, etc.);
3º - O plano cultural, que diz respeito aos valores determinantes dos hábitos, dos costumes, à mentalidade, à “soma de forças espirituais, de saber e de poder humano, de atividades mentais, que se superpõem (e por vezes se opõem) ao jogo dos instintos e das forças naturais” (Birket-Smith).
Os três planos mencionados não estão em pé de igualdade, mas interagem numa interdependência hierarquizada, em função do nível de informação e de energia de cada um deles. Tanto mais importante é o contexto quanto mais rico for em informação, e tanto mais baixo quanto mais rico for em energia. O posto de maior hierarquia cabe ao plano cultural integrado exclusivamente de elementos simbólicos (idéias, crenças, valores) que controlam e conduzem o comportamento dos indivíduos que compõem a sociedade. O de menor hierarquia está no plano da personalidade que inclui a cultura assimilada (internalizada) por cada indivíduo e constitui a motivação, o impulso fundamental do comportamento das pessoas.
Aí está a estrutura da sociedade. Os componentes estruturais se revelam nos três planos: o dos valores (cultura), o das normas praticadas (instituições) e o dos papéis (a personalidade, que abrange a adaptação dos indivíduos ao grupo). Qualquer transformação na estrutura depende previamente de mudanças nos valores da sociedade.
Penso que é neste patamar que deve ser situado o conteúdo da tradição gaúcha. Ela é uma criação coletiva. Não foi inventada por ninguém, no sentido de ter sido criada por alguém, como iniciativa individual. A menos que dermos ao verbo inventar o sentido etimológico, do latim invenire, que quer dizer encontrar, achar, identificar. Quando no século passado foram fundadas as primeiras entidades tradicionalistas, os fundadores nada inventaram, mas apenas identificaram os valores da tradição e procuraram organizá-la como um movimento. O tradicionalismo é, pois, um movimento que se caracteriza por identificar os valores da tradição inseridos no plano da cultura da sociedade Rio-grandense, com o intuito de preservá-los, difundi-los, organizá-los. Sua força extraordinária e a pronta resposta que obtiveram seus incentivadores decorrem da própria hierarquia do plano cultural em que se encontra, rico que é em informação e em valores, aptos a despertar ampla adesão no plano institucional e entusiástica energia no plano do comportamento individual.
Quando em 1857 se fundou no Rio de Janeiro a Sociedade Sul-Rio-grandense, obteve dos gaúchos aquerenciados na Corte pronta adesão, que ainda hoje tem continuidade, no especial brilhantismo no CTG “Desgarrados dos Pago”. Semelhante resposta obteve o Major Cezimbra Jacques, quando em 1898 fundou em Porto Alegre o “Grêmio Gaúcho”, igualmente a “União Gaúcha”, fundada em Pelotas em 1899, com a participação de João Simões Lopes Neto, bem como o “Grêmio Gaúcho” de Santa Maria, surgido também da iniciativa de Cezimbra em 1901.
Seguiu-se um período de pausa, que pode ser interpretado como um compasso de espera diante das grandes transformações por que passou a sociedade na primeira metade do século XX. Valores permanentes, contudo, como os da cultura gaúcha, não podiam continuar por mais tempo em estado social de latência. A inteligente agitação cultural provocada em 1947, desde o Colégio Estadual Júlio de Castilhos, pelos jovens João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes, Luiz Carlos Barbosa Lessa e pelo poeta Glaucus Saraiva, funcionou como um sopro impetuoso que acendeu o braseiro dos antigos valores. Em 1948 é fundado o “35” Centro de Tradições Gaúchas, modelo de muitos outros que a seguir surgiriam. Cresce então o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que muito antes de ser instituído por lei, já estava institucionalizado na sociedade Rio-grandense. Isto por que os valores são realidades impregnadas de tropismo, possuem atrativos irresistíveis e impulsionadores da ação. Há neles um sentido teleológico, finalístico, ou, como diria o saudoso professor Armando Câmara, eles são o próprio “ser visionado em ordem a sua finalidade”.
Em 1954, foi aprovada a tese de Barbosa Lessa “O Sentido e o Valor do Tradicionalismo Gaúcho”. Em 1955 Carlos Galvão Krebs apresenta a sua tese “A Função Aculturadora dos Centros de Tradições Gaúchas”. Em 1961 Glaucus Saraiva contribui com a “Carta de Princípios do Movimento Tradicionalista do Rio Grande do Sul”. Em 1961 Antônio Augusto Fagundes acrescenta “A Função Social do MTG”. São todos documentos de grandes respeitabilidade, que dão consistência e unidade ao MTG, apontando-lhe os aspectos simbólicos, materiais e imateriais, que justificam a ideologia do movimento.
Se os valores da tradição situam-se no plano da cultura, convém lembrar que é a cultura que distingue e identifica os povos. Ao contrário das sociedades, as culturas são únicas, são singulares. O comportamento social é sempre culturalmente determinado. A sociedade gaúcha tem se distinguido freqüentemente da sociedade nacional, exatamente por suas características culturais. Embora distinta em relação às demais regiões do Brasil, ela se vincula e integra à comunhão nacional porque o patriotismo consciente tem sido um de seus valores máximos. A presença dinâmica de gaúchos em todos os Estados da Federação, a forma como se entrosam às comunidades regionais e a maneira como são acolhidos, constituem a prova de que as diferenças existentes entre o Rio Grande e o Brasil, longe de desunir é motivo de enriquecimento e união.
Fugindo ao etnocentrismo, deve-se destacar que não estamos dizendo que somos os melhores, mas somos indubitavelmente diferentes. A seguir destaco alguns valores básicos da tradição gaúcha, que embora não sejam exclusividade nossa, têm a sociedade Rio-grandense até devido a nossas idiossincrasias históricas, intensidade e características próprias. Eles fazem parte da maneira gaúcha de ser brasileiro.
- o espírito associativo (práticas de cooperação de solidariedade e apreço pela comunidade que têm suas origens na necessidade de união para a defesa nas guerras de fronteira e na necessidade de sobrevivência dos imigrantes);
- o nativismo (o amor ao solo natal, que não foi dado gratuitamente: diferente de outros brasileiros, sabe o gaúcho que não foi um donatário, mas um conquistador - “esta terra tem dono...”);
- o respeito à palavra dada (como se observou no primeiro capítulo, só a palavra de honra do Duque de Caxias conseguiu fazer os farrapos deporem as armas);
- a defesa da honra (apenas como exemplo, lembre-se que o maior desastre moral dentre as hostes farroupilhas decorreu de ofensas à honra e culminou com o lamentável duelo entre Bento Gonçalves e Onofre Pires);
- a coragem (o próprio Rio Grande não teria surgido se não fosse a coragem dos pioneiros, o desassombro dos imigrantes);
- o cavalheirismo (o gaúcho sempre se distinguiu pela nobreza das ações, pela prática de altos feitos na consideração dos seus semelhantes);
- a conduta ética (basta que se observem os grandes escândalos da vida política nacional e se constate que eles não costumam medrar no Rio Grande);
- o amor à liberdade (as idéias liberais nem eram conhecidas no Brasil, quando aqui se fez uma revolução em nome da liberdade, igualdade e humanidade);
- o sentimento de igualdade ( a história da escravatura no Rio Grande foi diferente, a participação dos negros nas tropas farroupilhas foi emblemática, não se observa no Rio Grande a acentuada hierarquização da sociedade comum na maior parte dos outros Estados federados);
- a politização (desde o berço obrigou-se o gaúcho às lides políticas, o estandieiro era chefe político e militar, o peão soldado e cidadão);
- o senso de modernidade (mais pioneiro do que bandeirante, o gaúcho madrugou em relação ao Brasil no liberalismo, na criação de um partido político moderno, no exercício da ditadura positivista, etc.).
Uma maneira de ser, uma forma de convivência indubitavelmente distinta. O gaúcho tem uma personalidade básica determinada por uma formação histórica diferente, por uma sociedade que teve uma formação diversa da sociedade nacional, por uma cultura singular e com características próprias.