No final a invernada Xirú vencedora foi do CPF Piá do Sul de Santa Maria. Na categoria adulta a disputa foi à nível de ENART pois grandes grupos disputaram ponto a ponto o título. Na força "B" o CTG Amaranto Pereira, de Alvorada, que conta com a liderança do Patrão Osimar Charão, o Lula, venceu.
domingo, 28 de novembro de 2010
Chega ao fim o rodeio do Mercosul
No final a invernada Xirú vencedora foi do CPF Piá do Sul de Santa Maria. Na categoria adulta a disputa foi à nível de ENART pois grandes grupos disputaram ponto a ponto o título. Na força "B" o CTG Amaranto Pereira, de Alvorada, que conta com a liderança do Patrão Osimar Charão, o Lula, venceu.
sábado, 27 de novembro de 2010
O sabado no Rodeio do Mercosul
Um verdadeiro Festirim e juvenart no rodeio do Aldeia dos Anjos, Muitos grupos vindos de muitos lugares do estado do RS.
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Vem ai o Premio Vitor Matheus Teixeira
Premiados:
Cantor: Marco Araújo
Cantora: Shana Muller
Declamador: Dorval Dias
Declamadora: Adriana Braun
Trovadora: Chiquinha
Compositor: Paulinho Pires
Instrumentista: Chico Brasil dos Monarcas
Arranjador: Raul Quiroga
Payador: Paulo de Freitas Mendonça
Produtor: Nelcy Vargas
Capa de disco: Navegador de esperança de Paulinho Pires
Veiculo de divulgação de Artista Gaúcho: Jornal do Nativismo
Grupo de show: Grupo CTG Aldeia dos Anjos
Grupo de Baile: Os Monarcas
Grupo de Dança: Aldeia dos Anjos
Bandinha tipica Alemã: Banda Chopão
Conjunto interprete de musica teuto Rio-grandense: Os Montanari
Conjunto interprete de musica Italo Rio-grandense : Canzoni D'Arte
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Uma justa homenagem à Armando Gewehr
A OI ofereceu uma homenagem aos 25 anos do ENART. Para poder representar o evento, nada melhor que seu eterno presidente. Armando Clóvis Gewehr, 11 vezes Presidente do ENART das 14 edições qeu lá ocorreram.
Tenho certeza que a juventude que foi este ano no ENART deve ter pensado...que saudades do seu Armando...
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Mensagem de Clarissa Moura - Cacá -
A estrada de nossas vidas é longa. No decorrer desse caminhar passamos pelas situação mais diversas. Os caminhos nem sempre são os melhores, as vezes a caminhada é árdua e inconstante. Nos deparamos com situações das mais adversas, pedras aparecem para nos derrubar ou simplesmente atrasar nossa caminhada. Mas ao longo dessa estrada também encontramos anjos, que Deus coloca em nosso caminho para nos ajudar a caminhar. Nos dão oportunidade e força para seguirmos por outras estradas nos acompanham por caminhos nunca imaginamos cruzar.
Eu fui abençoada, ao receber de uma só vez, três destes anjos em meu caminho.
O primeiro foi o Rogério, que mesmo sem saber, me deu a mão e me levou para um caminho que imaginei atravessar apenas em sonho.
Sempre brinquei dizendo que "um dia vou substituir a Patrícia Poeta". Todos riem e levam na brincadeira, pois assim como eu pensam que isso não passa de uma utopias um desejo meu, mas algo muito distante. NUNCA imaginei ter que um dia teria a oportunidade de falar para uma câmera e ser ouvida por milhares de pessoas no mundo todo. Como e porque ele me encontrou, nunca saberei responder. Mas imagino que por ser uma pessoa tão iluminada tenha ouvido as vozes dos anjos dizendo que ele poderia concetrizar este meu sonho. Tive uma vida de inteira dedicação ao Movimento Tradicionalistas, mas nunca em momento algum, imaginei que um dia pudesse estar entrevistando pessoas que até então eram meus ídolos, minha inspiração!
E ao cruzar por este novo caminho, tive a benção de cruzar por mais dois anjos a Nine e o "tio" Elomir...hehehehe
A Nine pessoal fantástica, colega de profissão com diversos aspectos em comum comigo. Grande prenda, magnifíca pessoa. Que sinto como se já conhecesse a desde sempre. Após ter passado três dias ao lado dessa grande pessoa a tenho como uma amiga, uma irmã de coração que me demostrou muito carinho e sinceridade.
O tio Elomir, não tenho nem palavras. Ao me dar tchau me fez até chorar ao dizer "que uma das coisas que mais valeu a pena naquele final de semana, foi ter me conhecido", imagina quando que alguem que vai ganhar alguma coisa em me conhecer...heheehe. Meu ouviu conversar, conversar, conversar e conversar, sempre me dando atenção e rindo das minhas bobagens. Me ensinou muito coisas a partir da sua vasta experiência, mesmo que inconscientemente.
Vocês me deram força nos momento em que fiquei insegura, e quando pensei que minha transmissão não daria certo. Vocês fizeram parte de um momento ímpar na minha vida, que lembrarei eternamente e que serei sempre grata por ter os conhecido
Só tenho agradecer a Deus por ter colocado estes três anjos de uma só vez em meu caminho! Muito obrigada por tudo mesmo, pela paciência com essa chata bobalhona aqui, muito obrigada pelas oportunidades profissionais que me proporcionaram. Muito obrigada mesmo por terem sido meus amigos e principalmente por terem sido meus IRMÃOS neste final de semana!
Em meu coração sempre terá um lugarzinho especial para vocês!! Jamais esquecerei e tudo que aconteceu. Me senti como uma criança ao conhecer a Disney (não sei como é conhecer a Disney, mas imagino ahahhaha) Me senti tão feliz quanto ao até mais do que se estivesse na substituição da Patrícia Poeta, porque lá no Fantástico eu não teria vocês aoi meu lado!!
PODEM CONTAR COMIGO SEMPRE QUE PRECISAREM!
Resposta pra ti Cacá: Coisas do Destino... talvés como diz o Ronda Charrua: "de uma tropa de fantasmas". Conheci o Matias, por conseuencia sua familia (chê). E a "maninha" tava inclusa. Te vi na TV UNISC com pinta de Patricia Poeta e pensei, sem grana pra contratar a original, quem sabe fico com a cópia...(rsrsrs), pode que saia mais barato. Me enganei, da proxima vez vou contratar a dinheiro, pois por Milk Schake nao vale a pena, sai caro, o Matias que diga.
Elomir, Cacá e Nine...valew pwela força que nos deram. Sem vocês...a Enarttv não seria a mesma. Vocês são verdadeiros amigos e profissionais da comunicação
domingo, 21 de novembro de 2010
Classificados força A
- CTG CAMPO DOS BUGRES - CAXIAS DO SUL 25ªRT
- CTG ESTÂNCIA GAÚCHA - CANOAS 12ªRT
- CTG HERÓIS FARROUPILHAS - CAXIAS DO SUL 25ªRT
- CTG LANCEIROS DE SANTA CRUZ - SANTA CRUZ DO SUL 5ªRT
- GAN IVI MARAÉ - SÃO LEOPOLDO 12ªRT
- DTG A. A. SOUZA CRUZ - SANTA CRUZ DO SUL 5ªRT
- CTG CARRETEIROS DO SUL - PELOTAS 26ªRT
- DTG CLUBE JUVENTUDE - ALEGRETE 4ªRT
- CPF PIÁ DO SUL - SANTA MARIA 13ªRT
- CTG GILDO DE FREITAS - PORTO ALEGRE 1ªRT
- CTG JOÃO SOBRINHO - CAPÃO DA CANOA 23ªRT
- UNIÃO GAÚCHA J. SIMÕES LOPES NETO - PELOTAS 26ªRT
- CTG ALDEIA DOS ANJOS - GRAVATAÍ 1ªRT
- GTCN VELHA CARRETA - CAXIAS DO SUL 25ªRT
- CTG M´BORORÉ - CAMPO BOM 30ªRT
- CTG RANCHO DA SAUDADE - CACHOEIRINHA 1ªRT
- CTG RONDA CHARRUA - FARROUPILHA 25ªRT
- DT CONTINENTE DE SÃO PEDRO - CRUZ ALTA 9ªRT
- CTG LALAU MIRANDA - PASSO FUNDO 7ªRT
- CTG CEL THOMAZ LUIZ OSÓRIO - PELOTAS 26ªRT
Todos classificados você encontra no portal MTG www.portalmtg.com.br
sábado, 20 de novembro de 2010
Resultados dos Classificados no Portal MTG
Na foto ao lado do Diretor da OI, Everton Sommer, lançamos o Portal do MTG para ser uma mega plataforma tecnológica que permitirá o encontro dos tradicionalistas no ambiente virtual.
Se tu não acessastes ainda o Portal, não perca tempo e clique aqui: www.portalmtg.com.br e seja mais um irmão e parceiro do mate com a gente. É aqui que os gaúchos se encontram.
Reestabelecida a internet vamo que vamo
Imagens em tempo diferente do audio. Já está sendo averiguado pelo Daniel Serafim. Sempre que tiverem dificuldades avisem amigos.
Internet tranca e transmissão sai do ar
Os técnicos da OI e do Enarttv estão trabalhando para que a tarde, no bloco 3, já esteja tudo funcionando plenamente.
Você já acessou o Portal MTG? Então acesse: www.portalmtg.com.br o lugar onde os gaúchos se encontram.
Abertura do enart sensacional
Hoje dançaram o Bento de Santa Maria, o Potreiro grande de tramandaí, Campo dos Bugres de caxias, Estancia gaucha de Canoas, Herois farroupilhas de Caxias, lenço Colorado e Tiarayu de Port Alegre os teatinos de Rio Grande e lanceiros de Santa cruz de santa Cruz do Sul. Iniciaremos a transmissão no sabado as 9h. Fiquem ligados com a gente e acesse nosso Portal..onde os gauchos se encontram.
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Malas prontas: Rumo a Santa Cruz
Editoriais, Artigos de convidados, muita materia para estudo de prendas e peões par concursos, e o principal, as páginas dos CTGs. Cada CTG filiado ao MTG que tem ou não tem site ou Blog, poderá ter a sua página com a interação moderada de pessoas ligadas ou não a entidade.
vamos twittar: @Rogeriopbastos www.twitter.com/Rogeriopbastos
sms... e-mail... do jeito que você vier...estamos te esperando pra matearmos juntos no ENART.
Responsabilidade do twitter/e-mail - Liliane Pappen
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Pré estreias dão idéia do que será o ENART
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Portal MTG informa Clima e tempo pro ENART
Quinta feira dia 18/11 - Show de abertura "Jubileu de Prata"
Shana Muller, Marcelo Caminha, Cesar Oliveira e Rogério Melo e Gaúcho Pachola
Sol com algumas nuvens - Não chove
Minima: 15º
Máxima: 29º
Sexta Feira dia 19/11 - Abertura as 18h no Poliesportivo e primeiro BLOCO das danças Sol com algumas nuvens - Não chove
Minima: 17º
Máxima: 31º
Sábado dia 20/11 - ENART a mil em todos os palcos mais a mostra folclorica
Sol com algumas nuvens - Não chove
Minima: 16º
Máxima: 31º
Domingo
Sol e aumento das nuvens de manhã - Pancadas de chuva a tarde e a noite
Máxima: 3oº
Glaucus Saraiva premiado na Alvorada
No sábado Jean Carlo, Diogo e Renan Zíngano Lima foram para o 18º Festival Artistico Cultural Guri do CTG Amanhecer na Querência, em Alvorada, representando o CTG Glaucus Saraiva na modalidade interprete solista vocal peão mais e menos de 15 anos. Pois a gurizada foi premiada: Diogo primeiro colocado peão acima de 15 anos e o Renan, seu irmão, nosso gaiteiro, primeiro lugar peão menos de 15 anos. E o Jean Carlos superou seus demais concorrentes e trouxe seu primeiro troféu, um segundo lugar par ao CTG Glaucus Saraiva. Parabéns gurizada medonha.
domingo, 14 de novembro de 2010
Curiosidades do ENART
Voce sabia que...
- ...a primeira entidade tradicionalista a consagrar-se campeã do FEGART, em 1986, foi o grupo Nativista Ibirapuitã, do Alegrete?
Nico Fagundes em Coma induzido no HMV
No Hospital de Caridade, exames apontaram uma septicemia, uma infecção geral no organismo causada por bactéria. Nico foi transferido de ambulância para Porto Alegre. Para enfrentar o tratamento, foi colocado em coma induzido.
— Optamos por removê-lo pois todo o acompanhamento médico dele é feito pelo Moinhos de Vento — disse a mulher do apresentador, Ana Piagetti Fagundes.
Segundo ela, Nico seria transferido de forma aérea para a Capital. Mas, por causa do estado de saúde, precisou ser levado em uma ambulância
A mulher de Nico conta que ele teria apresentado sinais de febre na viagem de ônibus entre Porto Alegre e Santa Maria. No hotel, onde os dois chegaram por volta das 18h30min, ele teve dificuldades de se movimentar até o quarto.
No domingo à tarde, o Hospital Moinhos de Vento informou que o estado de saúde era grave e que ele estava utilizando equipamentos para respirar.
Em 2000, o apresentador teve um acidente vascular cerebral (AVC), mas se recuperou.
— A febre não subiu mais, mas o estado dele é muito delicado. Ele está vivo porque quer muito viver. Peço orações às pessoas que gostam do Nico. Ele vai sair dessa — disse Ana, no domingo à tarde.
Segundo ela, a viagem de Nico a Santa Maria foi autorizada pelo médico. Da cidade, ele e a mulher iriam de avião, na segunda-feira, para Rio Grande, onde faria gravações do Galpão Crioulo.
— Ele estava muito feliz de ir à Tertúlia. Achava a volta do festival tão importante que, para poder participar, dedicou três dias da agenda na véspera de uma gravação do Galpão Crioulo. Ele falou também que a Tertúlia, na cidade, agora estaria mais perto do povo — contou Ana.
A dor num dia que era para ser de festa
sábado, 13 de novembro de 2010
Sonho decidido em tres dias de festival
Todos os grupos finalistas, tanto na Força"A" quanto na "B", tiveram bem mais que 25 horas de ensaio, bem mais que 25 dias de ensaio, mas terão no máximo 25 minutos para mostrar no palco do encontro de artes e tradição gaúcha (ENART) toda a sua arte.
Um ano de preparação. A ansiedade do sorteio das danças. Os minutos que representam toda a dedicação, sacrifício e amor à arte e à tradição.
Todos os instrutores de dança já devem estar com o planejamento pronto, o desempenho do seu grupo durante o ano analisado, superando e aperfeiçoando os pontos fracos de sua equipe e estimulando os pontos fortes ainda mais. Aqueles instrutores que trabalham com o planejamento visando o ENART sabem vários fatores influenciam a performance de sua equipe neste momento de competição, um deles é o fator psicológico.
Muitos são os grupos que se sentem a vontade no palco do ENART, mas se sabe que existe um trabalho por trás desse comportamento. A segurança e a motivação do dançarino, muitas vezes, resultam de um grande trabalho em equipe, de uma preparação técnica aliada à experiência e a vontade de melhorar.
Seguem algumas dicas que podem ajudar a minimizar os fatores psicológicos da competição:
1. Divisão de tarefas - É a hora em que cada um deve ser responsável por um tipo de função. Coordenadoras, Patrões, carregadores. Nada de sobrecarregar o instrutor.
2. Preparação antecipada - Se a sua equipe estiver pronta, no mínimo, uma hora antes da apresentação, com certeza estará preparada para eventuais problemas de última hora. Não deixe que os pequenos atrasos, ou eventuais esquecimentos aumentem a ansiedade do grupo. Cuidado como calor. Algumas indumentárias são muito quentes, por isso, cuidados com a hidratação e com os efeitos fisiológicos que o aumento da temperatura corporal pode gerar.
3. Aquecimento adequado - Todos sabem que o aquecimento é importante, não só por razões fisiológicas, mas também por motivos psicológicos. O aquecimento ajuda a controlar a ansiedade, melhora a adequação do nível de vigilância, ajuda a manter o dançarino focado, cria uma elevação de nível de ativação emocional.
Nesse aquecimento brincadeiras ajudam. Rezar sempre é bom, mas cuidado com o excesso de emoção tipo reza prolongada. Não leve para o plano espiritual o que é comportamental.
Após o sorteio use o pequeno tempo para uma concentração no que será feito no momento da apresentação, estimulando a concentração e eliminando a insegurança. Relembre as principais cobranças de ensaio e possíveis erros para que não se repitam, mas cuidado como foco, não fique apenas no problema, estimule os pontos fortes.
Mantenha sua equipe sempre motivada. "Superação é ter humildade de aprender como passado, não se conformar com o presente e desafiar o futuro." (Hugo Bethlem) Boa Sorte!!!
Noite Festiva no Glaucus Saraiva
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Noticias do ENART
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Portal MTG - Os tradicionalistas se encontram aqui
Os CTGs, DTGs, GANs, etc... São células regionais que criam conteúdo independente, sem se comunicar efetivamente com o resto do Movimento. Seu principal conteúdo são agenda e cobertura de eventos. Esse conteúdo é pulverizado em canais com baixa audiência, pouca organização e nenhuma possibilidade de interação.
Pensando nisso a Oi, como patrocinadora oficial do MTG-RS, pensou em fornecer algo que some sua expertise em comunicação com a força do Movimento. Proporcionando um ambiente que favoreça a unidade e integração online dos CTGs. Dessa forma, se aproximando da cultura gaúcha de maneira apropriada e relevante.
Uma Rede social chamada PORTAL MTG
Sabemos que nem todos os participantes dos CTGs têm uma vida online muito ativa.
Para estimular esse hábito, precisamos criar um ambiente que além de tudo seja útil para o público. Criar um bom motivo para que as pessoas participem e interajam. Que ofereça características de rede social. Seja um Agregador de Conteúdo. E conteúdo que seja útil e relevante para o público. Dai nasceu a idéia de uma plataforma tecnologica capaz de atender estes anseios. O PORTAL MTG.
O Portal MTG vai GERAR conteúdo interessante e AGREGAR o que os CTGs já produzem por conta própria. Tudo dentro de um ambiente que estimula o RELACIONAMENTO entre os CTGs e os tradicionalistas na internet.
Cada CTG vai possuir uma comunidade própria, aberta para interações e adição de conteúdo. É a atividade de cada comunidade que alimenta o Portal . O site atual do MTG-RS permanece cumprindo a função institucional. O que o Portal vai fazer é agregar os CTGs no ambiente online, com uma agenda integrada, cobertura de eventos gerais e específicos e a possibilidade de interação. Haverá uma agenda integrada onde os eventos criados por cada CTG fazem parte de uma mesma agenda,unindo os calendários de todos os centros. O Portal ainda terá espaço reservado para eventos destaque.
Uma busca vai permitir ao usuário encontrar qualquer tipo de conteúdo que estiver dentro da plataforma.CTGs, membros,premiações, eventos,fotos e vídeos. Os resultados estarão dispostos no mapa de acordo com sua posição geográfica.
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Quem gosta de shows...venha para uma Pré-estréia
Não fique de fora desta grande festa no EG... dia 15/11 as 20h e a música que amo de paixão desde piá..."Os homens de Preto"... (só o galeto com saldas... Não que eu não goste de galeto...)
O Departamento de tradições do Bi campeão da América (e bem possível bi campeão do mundo) vai ter galeto com massas dia 15/11 (vai ser a guerra dos galetos,mas as massas...hummm vai ser o diferencial). 20h. Acredito que o ingresso já tenha sua valia pelo simples fato de pisar em solo sagrado..mas tudo bem.
Aqui que me refiro... Strogonoff, mazáááá (pra quem falou naquela história de gelatina de xuxu...nada a ver. Não vão fazer Galeto.)... dia 13/11 as 21h com o tema: Já fomos bolicheiros, gabrielas, 7 mulheres... e agora.,..de onde vim.. Tá ficando boa essa coisa de pré estréia. Vou antecipar ocm o fotografo do PORTAL MTG OI e vamos fazer uma série de visitas aos CTG em pré estréia....
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Nos tempos de dançar no Chão Batido
O Gaúcho e o Imaginário Social - Mito de Origem -
Então vemos nesta instantaneidade o conhecimento cientifico e também o estado nacional moderno passando por crises e transformações. O processo é tão rápido que a crise que abarcou o sistema imobiliário Norte americano chegou ao mundo em instantes...
Vamos tentar entender essa questão de identidade nacional e regional a partir do RS como espaço de fronteira no século XIX (parece distante não é? Mas meu avô nasceu no século que falo). Para a formação de um estado nacional moderno é preciso que seja consolidada a identidade nacional e esta acontece quando conflitam identidades regionais, sobressaindo uma, que torna-se heterogênica, sendo mentor de um "imaginário vencedor".
Até a primeira metade do século XIX o espaço compreendido como a Pampa caracterizou-0se pela unidade social cotidiana do homem à cavalo, da pecuária, movida por interesses econômicos e políticos, bem como as divergências existentes promovidas pelas coroas dos colonizadores.
As contingencias da época levaram o governo a aumentar os proprietários de terras, fortalecendo a defesa territorial, ocupando espaços,mas também estabelecendo relações caudilhistas, dos chefes locais que também lutavam por seus interesses. “Diferente das “capitanias hereditárias” que dividiram o Brasil, o RS era na base das “sesmarias". As relações sociais e políticas ocorreram em torno da estância de criação, das charqueadas... da vida rural.
Visto como um misto de homem rude americano mescla do índio, do negro, do português, do espanhol... um mestiço que inicialmente manifestou-se como um Rebelde social. Esse indivíduo passou a trocar suas habilidades por sustento nas estâncias. Recrutados para serem os soldados e trabalharem para os caudilhos, desenvolveram muitas características, entre elas, resistência física, habilidades com armas e cavalos, com os recursos naturais e de sobrevivência, uma coragem imensa em relação a vida que levavam. Edison Acri classificou esse elemento como changador, Gauderio e depois como gaúcho.
O mito da origem
Então nós podemos definir a identidade pertencente ao povo riograndense como de ideais de uma elite caudilhista de controle de fronteira no século XIX, com características da vida campeira mesclada por etnias e coma ideologia positivista da república velha riograndense no século XX. Elementos que fundamentaram o perfil político-cultural do Gaúcho. Por exemplo, devemos atentar que o poder local também era garantido pela manipulação do imaginário social, no qual a república castilhista e borgista, soube muito bem reformular.
A identidade regional do RS pode ter sido resultante também de um a produção intelectual comprometida com a unificação do que hoje nós conhecemos por cultura Riograndense. Dessa forma buscou-se no Gaúcho,elemento pertencente à cultura popular de um estado que sente-se em seu imaginário social, uma Nação.
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Nossa Japa-guria arrasa em Zero Hora
Texto de Zero Hora,
Sotaques de além-mar
Bah, tchê! Tri legal. A expressão que serve como identificador típico do gaúcho está na boca e no dia a dia de uma galera de fora do Rio Grande do Sul. Kana Okamoto, 20 anos, de Tóquio (Japão), Leonardo Sem Ni, 22, de Pequim (China), Jean-Baptiste Houriez, 22, de Paris (França), e Iabna Iniaga, 21, de Bissau, e Ussumane Djaló, 21, de Bafatá, ambos de Guiné-Bissau. Mesmo longe de casa, eles estão felizes em fazer parte do Rio Grande do Sul. Não estranhe se você topar com um deles entoando o nosso mais famoso grito: Ah, eu sou gaúcho!
De Tóquio para o CTG
Para tudo! Já imaginou uma japonesa dançando em CTG? Kana Okamoto é superidentificada com o tradicionalismo gaúcho. A guria já conhecia muito da cultura dos pampas. No Japão, ela estudava língua portuguesa, e seu professor apresentou a cultura de diferentes Estados do Brasil. Ela se interessou muito pela do Rio Grande do Sul, pois nasceu no sul do seu país.
– Ir ao CTG Glaucus Saraiva me fez aprender mais sobre a dança e as músicas típicas. Gosto muito do Parabéns a Você do gaúcho. Adoro estar aqui – diz, sorrindo, a estudante de Jornalismo.
As parcerias foram peça importante na adaptação de Kana. A sua melhor amiga é Tuanny Baretta, 19 anos. A amizade que começou como uma maneira de auxiliar a japonesa hoje ganha planos. Em junho de 2011, Tuanny embarca para uma temporada de dois meses no Japão.
– Somos muito amigas, e a Kana confia muito em mim. Quando ela for embora, vou morrer de saudades – afirma a estudante de Publicidade e Propaganda.
A história de Kana com o Brasil não termina em dezembro, quando ela volta para a terra do sol nascente. Mesmo após ter sofrido um assalto, há dois meses, ela pretende se formar em seu país e voltar a morar em Porto Alegre.
– Eu amo o Rio Grande do Sul. Aqui as pessoas são mais acolhedoras, tem o churrasco, chimarrão e meus amigos – diverte-se.
Texto do Jornal Zero Hora - Caderno DONNA
Edição do dia 07.11.2010
sábado, 6 de novembro de 2010
Eis o ENART... 25 anos de história
O ano era 1983. Na época existia um alto índice de analfabetismo no RS e no Brasil também. Foi criado o sistema MOBRAL na decada de 70 no Brasil. A preocupação dos alfabetizadores era a evasão escolar.. As pessoas não frequentavam as aulas, pois não tinham um estímulo. Nem merenda era oferecido aos alunos. Assim foram convidados gaiteiros e trovadores qeu faziam apresentações em rádios para fazerem o mesmo nas salas de aula. Os tradicionalistas aceitaram o desafio e começaram a frequentar o ambiente escolar semanlmente sem dizer o dia. As aulas voltaram a encher.
O resultado foi tão significativo que varias regiões do estado começaram a adotar a iniciativa. Daí nesse clima surgiu a idéia de fazer uma grande competição entre os CTGs. Com o apoio da 5ª Região Tradicionalista, MTG e IGTF o concurso passa pelos municípios e ganha o estado. Era o Festival Estadual de Arte Popular e Folclore, o MOBRAL. Na época Praxedes Machado e Onésimo Carneiro Duarte estavam a frente do Movimento Tradicionalista. No ano de completar seu jubileu de prata do evento, Onésimo veio a falecer.
O evento foi apresentado ao prefeito de Farroupilha, que asumiu o evento em 1985 e foi denominado FEGART. Festival Gaúcho de Arte e Tradição. Farroupilha sediou o evento por 11 anos. Foi ai que Santa Cruz do Sul entrou na história para fazer história. Na 12ª Edição, em 1997, o então prefeito de Santa Cruz, hoje deputado federal, Sérgio Moraes, apoiou a iniciativa do Movimento Tradicoinalista e abriu as portas para o Rio Grande. Em 1999 o FEGART, por uma ação jurídica da prefeitura de Farroupilha, houve uma troca de nomenclatura, e o antigo Festival do MOBRAL e FEGART passou a se denominar ENART, Encontro de Artes e Tradição Gaúcha. Este ano vai para sua 14ª Edição em Santa Cruz. Desde sua origem, no festival do MOBRAL são 34 edições.
Queria que outros BLOGs copiassem isso...
Lembro-me que em 1999 o acendimento da Chama Crioula foi realizado em Pelotas numa homenagem ao centenário da União Gaúcha Simões Lopes Neto. Em 2000 o acendimento ocorreu em Alegrete, na “Capela Queimada”. Os dois eventos foram prestigiados pela direção do MTG mas tiveram muita pouca participação das coordenadorias regionais. Foram eventos locais, sem grandes repercussões.
Lembro-me que em 2000, numa reunião do Conselho Diretor do MTG, o assunto predominante dizia respeito à Semana Farroupilha. A maior queixa era a falta de apoio da grande mídia e a dificuldade de envolvimento dos poderes públicos, estadual e municipais.
Lembro-me que em 1998 o Acampamento Farroupilha realizado em Porto Alegre sofria muitas criticas, mercê da falta de estrutura e da precariedade da segurança. Na época eram pouco mais de cem barracas (de todas as cores) e a participação do MTG praticamente não existia. A 1ª RT realizava um trabalho interessante na área cultural, mas a divulgação era praticamente inexistente.
Lembro-me que em 2002 o desfile de Porto Alegre não tinha um único metro de arquibancadas e o palanque oficial era montado com caminhões cedidos pelo Exército
Lembro-me que no interior do Estado eram raros os acampamentos na Semana Farroupilha e pouco mais de meia dúzia de cidades realizava desfiles temáticos. Nenhuma cidade do interior recebia recursos através da Comissão Estadual. Aliás, a Comissão Estadual, mesmo que prevista em lei desde 1964, não se reunia e não cumpria qualquer função.
Lembro-me que em 1998 não havia um tema anual para a Semana Farroupilha e o MTG não tinha qualquer influência na escolha da imagem da campanha publicitária (cartazes e folderes) que eram patrocinados pelo Governo do Estado através do IGTF.
Porque estou relembrando destas coisas? Posso afirmar que não se trata de saudosismo ou de um procedimento nostálgico. Estou relembrando disso para valorizar o que temos hoje.
O que temos hoje?
O temário para a Semana Farroupilha que teve sua primeira edição em 1999 (naquele ano o tema foi: “Os lanceiros negros”). Desde 2003 o temário passou a ser uma ação efetiva da Comissão Estadual.
O Acampamento Farroupilha de Porto Alegre é o principal evento de Porto Alegre (neste ano foram 375 galpões construídos). Três redes de comunicação com galpões no Parque (Record, RBS e Pampa).
O espaço de mídia (jornal, rádio e televisão) rivaliza com o espaço ocupado pela Expointer. Não somente em Porto Alegre, mas em todo o Estado.
Os acampamentos farroupilhas crescem a cada ano, seja em número, seja em qualidade. São mais de 50 cidades que realizam este tipo de atividade.
Os desfiles temáticos se transformaram em atração na maioria dos municípios. Em Porto Alegre transformou-se em espetáculo noturno com 15.000 pessoas assistindo outras 1.200 desfilando em. Os carros temáticos são uma atração especial, pela beleza, pela criatividade e principalmente porque contam a nossa história.
O acendimento da chama crioula se transformou num grande evento (o primeiro no formato atual foi realizado em 2001 em Guaíba) com participação das 30 RTs. As cavalgadas de condução das centelhas da Chama Crioula cortam o Estado de ponta a ponta.
Neste ano de 2010, foram 25 os municípios a receber incentivo financeiro através de ação da Comissão Estadual, buscando recursos junto ao Governo do Estado. Além de que na maioria dos municípios do Estado há apoio público para a realização dos Festejos Farroupilhas.
Hoje não há mais do que reclamar em termos de mídia e de destaque do Movimento Tradicionalista (inclusive recebendo muitas “pedradas”. Mas como “só se joga pedra em árvore que dá fruto”, não devemos nos preocupar demasiadamente com isso).
Cada município, cada CTG, cada tradicionalista poderia fazer uma retrospectiva destes últimos 12 anos e registrar os avanços, as vitórias, os ganhos em qualidade. Esse exercício de relembrança eleva a nossa auto-estema, nos faz perceber que vale a pena o trabalho. Vale à pena, inclusive, enfrentar alguns dissabores e críticas, nem sempre justas.
Porém, de tudo isso, precisamos perceber que nada foi por acaso. Nada “caiu do céu”. Nada nos foi dado de graça. Tudo o que foi conquistado deveu-se a muito trabalho, a um bom planejamento estratégico, à obstinação e perseverança de muitas pessoas, à criatividade e à coragem de alguns que resolveram enfrentar os problemas e encontrar soluções para que hoje não seja mais necessário realizar reuniões com o fim de expressar nossa decepção e nosso descontentamento com o “silêncio” da grande mídia, como fizemos em 1999.
Ótimo texto Savaris
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Informativo Valdemar Engroff - Alvorada
Bueno! O casal patrão Giovani e Ivete do CTG Amaranto Pereira boleiam a perna e te convidam para participar no dia 6 de novembro, do grande baile do ano: baile do 17º aniversário de fundação; baile do 13º ano de inauguração do galpão de eventos; baile de troca de patronagem, onde nesta data, assumirá as rédeas da entidade o casal Osimar e Marlise (Lula e Véia). A animação do evento, que terá jantar campeiro opcional será por conta do Grupo Marca de Campo. Informações com o patrão Giovani pelo fone 9149.4977. O CTG fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve.
CHARLA DA SUBCOORDENADORIA
O Subcoordenador Giovani Lemman boleia a perna e convoca as entidades tradicionalistas para participar no dia 8 de novembro, no galpão do pioneiro da capital da solidariedade – CTG Campeiros do Sul, da última charla administrativa da Subcoordenadoria local, pois a última (de dezembro) será festiva, com chimarrão e churrasco bem gaúchos. Informações com o Subcoordenador pelo fone 9149.4977.
CTG CHILENA DE PRATA
A patronagem do CTG Chilena de Prata programou, junto com a invernada adulta, no dia 13 de novembro, grande jantar-baile que será animado por Antônio Candini e Grupo. Será a pré estreia da nova pilcha do grupo, que vai com todo gás pra final do Enart (força A) em Santa Cruz do Sul no final de semana seguinte. Informações pelo fone de arreio 9136.9020. O CTG fica na Rua José do Patrocínio, 235, no Jardim Porto Alegre.
CTG AMANHECER NA QUERÊNCIA - Rodeio
O CTG Amanhecer na Querência boleia a perna e convida as entidades tradicionalistas locais, da 1ª RT e de todo o RS para participar nos dias 12, 13 e 14 de novembro, do 18º Festival Artístico e Cultural Guri, com a seguinte programação:
- Dia 12 – sexta-feira:
8h – hasteamento das bandeiras e início do acampamento;
18h – arriamento das bandeiras;
20h – missa crioula;
21h – abertura oficial do festival;
21h30min – penha artística.
- Dia 13 – sábado:
8h – hasteamento das bandeiras;
9h – declamação peão e prenda e torneio de bocha feminino;
9h30min – gaita ponto até e mais de 15 anos;
10h – chula e gaita piano até e mais de 15 anos;
11h – gaiteiro de invernada;
12h – almoço;
14h – intérprete solista vocal peão e prenda, até e mais de 15 anos;
14h – causo, solo e truco de amostra;
16h – trova mi maior de gavetão e estilo Gildo de Freitas;
17h – danças tradicionais de par até e mais de 15 anos;
18h – arriamento das bandeiras;
19h – danças gaúchas de salão até a mais de 15 anos;
21h – danças tradicionais chirú.
- Dia 14 – domingo:
8h – hasteamento das bandeiras;
8h30min – danças tradicionais mirim;
9h – torneio de bocha masculino, truco, tava, tetarfe e escova;
12h – almoço;
13h30min – danças tradicionais juvenil e adulto;
13h30min – bocha campeira;
18h – arriamento das bandeiras;
21h – horário provável do encerramento do evento e entrega dos troféus.
No domingo, boi no rolete. Reserva desde já o teu pedaço (pra não ficar com água na boca...). Informações com o patrão Nereu pelo fone 051.9241.1390; com o Hipólito / Lúcia pelos fones 051.9275.1709 e 3442.5029; com o Diogo pelo fone 051.9921.8627; com o André pelo fone 051.9272.8519; no esporte com Paulo Pereira pelo fone 051.9947.0282 ou com o Juca pelo fone 051.9971.5561. O CTG fica na Rua Tramandaí, 76, no Jardim Alvorada.
Chasque de Valdemar Engroff - retirado do blog: mundogaucho.blogspot.com
Atenção Força A do ENART - Video -
- Façam um vídeo de 2 minutos (mais ou menos o tempo de um clip) contando peculiaridades sobre o grupo e o ctg, quanto tempo participam, etc...
- Filmem num ensaio...num almoço, jantar, um pequeno depoimento...falando da importancia do festival.
- Podem me mandar pro meu e-mail... ou entregar na sexta o cd ou dvd no ginásio mas cedo máximo até as 14h, devidametne identificado.
Este ano vamos experimentar na força A ano que vem...quem estiver na transmissão vai ter a experiencia deste ano epoderá colocar até a força B.
Abraços moçada e fiquem ligados: http://rogeriobastos.blogspot.com e sigam no twitter: www.twitter.com/Rogeriopbastos
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Estão se aproximando as eleições no MTG
Mas o tópico fala que ai vem o pleito eleitoral do MTG. Ali está a grande chance de mudarmos o panorama. Na política, mesmo que interna do MTG, existe a prática do "achismo", quando determinados indivíduos, achando-se dotados do conhecimento das necessidades dos tradicionalistas vem com uma postura impositiva de suas idéias, segundo sua visão, seus pontos de vista.
É fundamental o esforço planejado para cultivarmos a atenção e atendermos as necessidades daqueles que confiam em nosso trabalho. Por isso a pesquisa é fundamental. Buscar a informação sobre as necessidades dos tradicionalistas, formular ideias centrais da sua campanha, logicamtne que, adequadas ás necessidades.
Em 2006 foi feito um planejamento estratégico, levando em conta centenas de opiniões nos rodeios, artisticos e culturais, no ENART, na FECARS, no Concurso de prendas e peões. Foi feito um levantamento de necessidades, um apanhado de sugestões. Foi elaborado um Planejamento para os próximos 10 anos... desconsiderado em sua plenitude. Um mega trabalho de pesquisa...de necessidades. Abandonado. E ai, vem as adivinhações, tentando mostrar para os "eleitores" opiniões próprias que não aquelas que o tradicionalista, lá da base, necessita.
Observe alguns ítens levantados pelo planejamento estratégico, há 4 anos, e se não está correto. Basta os candidatos se debruçarem sobre estes ítens, que já terão uma pesquisa na mão.
- Cada vez menos gente interessada em administrar CTGs;
- Entidades sem liderança perdem o FOCO;
- Excesso de eventos soberbam os calendários;
- Despreparo de dirigentes de entidades;
- Pouca divulgação dos eventos dos CTGs;
- Falta de conhecimento dos departamentos culturais;
- falta incentivo e apoio as áreas culturais dos CTGs;
- MTG visto como ditador de regras;
- Falta de aproveitamento de pessoas que deixam seus cargos e adquiriram muita experiência;
- Pouco reconhecimento das entidades que se destacaram no ano...
- Distanciamento dos grupos de danças do departamento Cultural;
Viram? Pois é...bem assim. Como mudar? Nova Petropois em janeiro é a grande chance.
Ta chegando o Rodeio do Mercosul de 24 a 28 nov
Atrações
Este ano está programado show com o cantor nativista Pedro Ernesto Denardin e apresentações do CTG Aldeia dos Anjos, com suas invernadas Mirim, Juvenil, Adulta e Xiru. Um dos atrativos do evento é a distribuição de mais de R$ 50 mil em prêmios.
Área do Rodeio
O local terá praça de alimentação, acesso facilitado, amplo estacionamento e vasta área para acampamento, em uma área de 43 mil metros quadrados, com espessa vegetação e figueiras centenárias, com acesso à luz, água potável, lenha e telefones públicos. A capacidade total é de 300 barracas. O ingresso para o visitante será 1kg de alimento não perecível.
Inscrições
Os interessados em participar das provas campeiras e atividades artísticas do Rodeio podem realizar suas inscrições pelo telefone: (51) 3488-3095 e 3488-4000, pelo e-mail secretaria@ctgaldeiadosanjos.com.br, ou diretamente na secretaria artística do CTG Aldeia dos Anjos, localizada no Parque de Eventos.
Como chegar
O acesso ao local pode ser realizado de carro pela RS 118 ou por linhas de ônibus das empresas Sogil, Transcal e Vicasa, que passarão em frente ao Parque de Eventos.
Apresentação dos Palcos de danças: Rogério Bastos e Elomir Malta
Itinerários e horários podem ser informados através dos telefones:
* Sogil – 0800.510.7080 e (51) 3484.8000
* Metroplan – 0800.510.4774
* Vicasa – (51) 3469.6060
Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Gravataí.
Redação: (51) 4001 3271 - 4001 3272 - 4001 3267
Seminário de prendas e peões em São Lourenço
10h Palestra, “A municipalização do Meio Ambiente”, ministrada pela Sra. Sabine de Souza Coelho.
11h Abertura das Oficinas.
Palco A: Oficina “Reciclando brinquedos e brincadeiras”, sob responsabilidade das prendas mirins do CTG Província de São Pedro e do CTG Galpão da Peonada.
Coordenação: Eduarda Leite Porepp
2ª Prenda Mirim da 16ª RT.
Palco B: Oficina de Campeira. Tosar, trançar, laçar, assar churrasco, charquear, cevar o mate e emalar capa ou poncho. Com os peões :
Felipe Louzada
Guri Farroupilha do Rio Grande do Sul
Juliano Rosales
Diretor do Dpto. Jovem Central do MTG
José Carlos Tassinari Júnior
Guri Destaque Campeiro do RS 2009/10
Coordenação: Pablo Jeske
Peão Farroupilha da 16ª RT
12h30min Pausa para Almoço
14h Palestra, “A importância da conscientização ambiental nas escolas”, Ministrada pela Prof. Maria Enildes.
-Reinício das atividades da oficina campeira.
-15h - Atividade de integração com as prendas
ORGANIZAÇÃO
Vitória Ortiz Lopes
- 1ª Prenda Juvenil da 16ª RT
Eduarda Leite Porepp
- 2ª Prenda Mirim da 16ª RT
Pablo Jeske
- Peão Farroupilha da 16ª RT
Mariane Mauss dos Santos
- 1ª Prenda do CTG Sepé Tiaraju
06 de novembro de 2010
São Lourenço do Sul
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Vamos Twittar no ENART
terça-feira, 2 de novembro de 2010
Cidadania tradicionalista e o direito à informação cultural
O tema Cultura Gaúcha é de grande relevância para o público tradicionalista leitor, mas ainda não é tratado como deveria pela imprensa escrita sul-rio-grandense. Para Ercy Pereira Torma, presidente da ARI - Associação Riograndense de Imprensa, conforme depoimento prestado esta semana (setembro 2007) na cidade de Santa Cruz do Sul-RS, o trabalho da imprensa no Rio Grande do Sul deve focar mais suas ações para o social, vencendo os limites da pauta e do horário de trabalho.