Tenho insistido pelo interior do estado e aqui mesmo na capital, para s CTGs começarem a ter criatividade para vender seu produto. Na palestra "Falar bem em público" procuro ajudar o pessoal a desenvolver a capacidade de se comunicar bem diante do seu público.
Já o trabalho voltado para o marketing, de vender o "produto" chamado tradição gaúcha, não é fácil. O fato de trabalharmos com tradição não quer dizer que não possamos usar as ferramentas existentes para vender o que produzimos. Tem CTGs que conseguiram entender esse processo e cresceram. Vendem sua dança, sua música, seus bailes, jantares, bem vendidos. As pessoa se perguntam, quando terão a oportunidade de ir novamente à um evento naquela entidade.
No marketing, costumamos ouvir palavras como: "brainstorming" (tempestade de idéias) que nada mais é que gerar uma grande lista de "idéias loucas e ousadas", sendo algumas de surpreendente ajuda. Sentar e despejar idéias, por mais loucas que possam parecer, faz as pessoas pensarem fora de sua rotina. Falo sempre para reunir pessoas de fora do CTG para que listem 5 fatores positivos, 5 negativos e 5 sugestões de melhoras para a entidade. Por que a opinião de fora é fundamental (ler o livro: O cavaleiro preso na armadura).
Umas regrinhas básicas:
Gere idéias em quantidade, não pense em qualidade. Isso será discutido pelo grande grupo.
Não critique as sugestões do outro, por mais loucas que possam parecer.
Sem exclusividade de idéias...uns podem interferir e aprimorar a ideia do outro.
Comece pensando: " eu gostaria que...", "eu desejaria que..." e você entrará no espirito do associado e do simpatizante. Sempre cito o exemplo do Galeto do CTG. É normal a entidade promover o tradicional galeto com uma boa "metade de frango, repolho e polenta". A invernada entra e faz uma apresnetação de rodeio. Qunado não, todas entram e fazem isso. Ninguém pensa em um espetáculo diferenciado.
A chamada para o evento
Falei sobre comunicação... que é tornar comum. Informar a tua idéia. Ando por esse Rio Grande véio de Deus e vejo de tudo. Placas pretas escritas a Giz "Grande galeto", "Grande jantar baile", "Grande domingueira". è palavra desgastada como "Grande Liquidação" e "Grande oferta". As pessoas não acreditam mais. Cadê a criatividade para vender o produto?
Como anunciar um produto e chamar a atenção do "cliente"? Qual o objetivo da chamada? Atrair pessoas para participar do evento. Apoio: O que o evento vai oferecer par ao cliente? Que tom dar paraessa voz de chamamento? Mostrar que o CTG tem um diferencial em relação à eventos do mesmo tipo.
Vamos citar por exemplo as entidades que estão indo dançar festivais de folclore no exterior, que é o caso dos CTGs Aldeia dos Anjos, Porteira Velha, Rancho da Saudade e Amaranto Pereira. Eles exploram seus espetáculos internacionais e apresentam nos jantares e eventos que promovem. Criam uma marca registrada forte, ou seja, quem vai lá sabe que sempre terá uma surpresa. Costumo falar isso em nossas viagens e palestras pelo Rio grande do Sul quando vemos dificuldades nas regiões. Mas é fundametnal, que os homens estejam dispostos a mudar. Caso contrário tudo continuará nas mesmas.
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