Alexandre, o Grande, conduzia seu exército de volta para casa depois da grande vitória contra Porus, na índia. A região que cruzavam no momento era árida e deserta, e os soldados sofriam terrivelmente de calor, fome e, mais que tudo, de sede. Os lábios rachavam e as gargantas ardiam por falta de água. Muitos estavam prestes a se deixar cair no chão e desistir.
Um dia, por volta de meio-dia, o exército encontrou um destacamento de viajantes gregos. Vinham montados em mulas, e carregavam alguns recipientes com água. Um deles, vendo o rei quase sufocar de sede, encheu um elmo com água e ofereceu-lhe.
Alexandre pegou o elmo nas mãos e olhou em torno de si. Viu os rostos sofridos dos soldados, que ansiavam, tanto quanto ele, por algo refrescante.
Pode levar, disse ele , pois se eu beber sozinho o resto ficará desolado, e não há o suficiente para todos.
E devolveu a água sem tomar uma gota. Os soldados, aclamando seu rei, puseram-se de pé e pediram que o líder continuasse a conduzi-los adiante.
Muito se ouve em inspirar os jovens à vestirem a camiseta. Como conseguir? Precisamos inspirar a ter coragem. Coragem de vestir a camiseta. O líder precisa ter coragem para inspirar confiança
Nenhum comentário:
Postar um comentário