domingo, 29 de abril de 2012

"Mãe, sai do face!" - Por Tânia Goulart


Crônica que Tânia Goulart fez em homenagem à dona Zê e suas peripécias pela internet, e que foi publicada nesse sábado, no Jornal NH.


"Chego para tomar um mate na casa da mãe e lá está ela plantada em frente ao computador. Vou à cozinha, volto com o chimarrão pronto e lá continua ela, proseando com as amigas que reencontrou pelo Facebook, após uns 30, 40 anos. E compartilha fotos, curte e comenta com a maior desenvoltura. Pois a dona Zelinda, aos 72 anos, não se intimidou com essa poderosa ferramenta de comunicação que é a Internet. 


Demorou a se render, mas um dia decidiu que queria saber “como se mexia nisso”. Providenciou um computador e começou o aprendizado, sem medo de errar. “Ah, mas se não der certo é só fechar tudo e começar de novo.” E foi testando, errando e começando de novo que hoje se esbalda nas viagens pela rede.


Interessante ver ela e a neta usando o computador. Anita, de 10 anos, nasceu praticamente junto com a febre pela Internet, enquanto a avó, quando criança, nem sonhava que um dia ligaria uma máquina e nela falaria com pessoas a quilômetros de distância. Criada nas Lagoas, interior de São Chico de Paula, conta saudosista que “só se via um jornal quando ia pra cidade, daí tinha a Folha da Serra”, relembra a mãe, que agora tem o mundo diante dos óculos.


E que usar a Internet só para bater papo ou fazer pesquisas, que nada – a danada usa para trabalhar como costureira. Na profissão há mais de 50 anos, faz belos vestidos de prenda para CTGs de todo o Estado. Em uma dessas teria que ir a Alegrete tirar as medidas de uma menina, para um novo vestido. Não se apertou: “Tu tens webcam no teu MSN?”, perguntou para a cliente e, na resposta positiva, ordenou “então pega a fita métrica que eu te digo onde medir e tu vai me passando as medidas”. E assim fez o vestido, que depois enviou pelo correio! Está aí uma forma de não envelhecer. De não temer o novo e tirar proveito dele. Mas entre uma descoberta e outra, claro, é preciso resgatá-la para o próximo mate com um: “Mãe, sai do Face!”.

Rui e Andrea: Espírito Santanense

Estivemos neste sábado no Encontro Jovem promovido pelo CTG Presilha do Pago da Vigia, em Santana do Livramento, terra que visitamos muitas vezes e que temos um carinho especial, recepcionados pelo Rui Rodrigues e Andréa Cavalheiro. Os anfitriões do evento, patrões da entidade, estão sempre envolvidos em diversas atividades na cidade. Rui representa a Comissão Gaúcha de Folclore na região da campanha.


O Seminário teve excelentes palestrantes, abordando assuntos diversos, mas que, em especial vou comentar alguns: Luciano Salerno (Bento Gonçalves) abordou a arte declamatória, e mexeu com a gurizada presente. E pasmem, não eram somente tradicionalistas. O Presilha trouxe crianças de um assentamento, que assistiram  as palestras e, ainda, almoçaram por conta do CTG. Milena Abott, Diretora Cultural da 18ª falou sobre prendas e seu comportamento, ela, que é uma especialista, pois sempre esteve dedicada ao movimento em Bagé.
O Dr. Gildo deu uma palestra fantástica, e, como ele mesmo falou, fica difícil assistir palestra de um juiz sábado pela manhã. Mas ele prendeu a atenção de todos. Tornou divertido o momento e descontraído. Toni Pereira como sempre, falando sobre danças trouxe o público para participar junto.


O evento contou com  a participação das prendas regionais da 18ª que estão se preparando para o estadual no final do mês de maio, a presença do representante da região, Gilberto Silveira, e que teve o apoio do Banrisul, Unimed e  Ouro e Prata. Paralelo ao encontro teve um torneio de Bocha, pois a área do CTG é muito grande, incluindo, um campo de futebol e cancha de bocha. Em julho teremos uma Interiorização do MTG na 18ª e voltaremos à Santana do Livramento.

Encontro regional da Juventude Gaucha da 13ªRT


A 13ª Região promove no dia 6 de maio o 1º Encontro regional da Juventude Gaucha na sua sede, a casa do gaúcho, cujos palestrantes serão ex-prendas e peões reginais e estaduais como: Tainá Valenzuela (História), Lucas Pettine (Geografia), Mariana Mallmann (Tradição e Folclore).


Para avaliar a gincana promovida no evento, Janine Appel e Bruno Fernandes (9ªRT). As informações também serão dadas por uma prenda do RS, oriunda da 13ªRT, Ticiana Leal, diretora do Departamento Jovem Regional (55) 96416159 ou na secretaria da região pelo e-mail: 13rt@13rt.com.br

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Nota de Falecimento

É com muito pesar que comunicamos o falecimento da Sra. Cecilia Zimmer Canal, mãe do  Dr. Raul Canal, apresentador do programa Vozes Rurais e Pampa e Cerrado. O Velório será dia 28/04 as 7h na capela 07 campo esperança. O sepultamento será as 11h.


A produção do Programa Volmir Martins e vozes rurais presta sua solidariedade e respeito ao amigo Raul Canal nesta hora difícil e de sofrimento.


Rogério Bastos - Caico
Paulo Lindner - Rafael Lopes
Espicho - Garavello - Luciano

Tá chegando a hora...Segura coração

A história do Concurso de Prendas estará no Eco da Tradição deste mês... Não perca o NOVO Eco da Tradição. Totalmente colorido! 
Programação e informações sobre a Ciranda, agenda de Rodeios, Festas, Noticias e muito mais.
De 24 a 26 de Maio de 2012 em Passo Fundo - 7ª RT - CTG Lalau Miranda

Rodeio do Lanceiros da Zona Sul

Em uma parceria do CTG Lanceiros da Zona Sul e o Orçamento Participativo de Porto Alegre, acontecerá dias 11,12 e 13 de maio no CTG Lanceiros da Zona Sul o Rodeio do Extremo Sul. Informações no site: www.ctglanceirosdazonasul.com.br 

Agenda de eventos


08/05 - 3º Encontro Regional de Patrões da 1ªRT no CTG Amanhecer na querencia em Alvorada
08/05 - Interiorização do MTG em Lajeado - CTG Tropilha Farrapa e encontro Regional da 24ªRT
10 a 13/05 - 45º Rodeio Crioulo CTG Erva Mate - Venancio Aires - 24ªRT - Durante a FENACHIM - 51-9914-9657 André
03 a 13/05 - Festa Nacional do Chimarrão em Venancio Aires
23 a 27/05 - 32º Rodeio Internacional de Osório - 51-3663-3802 ou artisticaosorio@hotmail.com
24 a 27/05 - 3º Rodeio do CTG Entrevero Charrua - 24ªRT Lajeado
18 a 20/05 - 3º Rodeio Interestadual de Laço - Cacique Doble - CTG Rincão dos Coroados  (54) 9909-4133
18 a 20/05 - 11º Rodeio Crioulo de Morrinhos - São Jerônimo 2ªRT - 51-99737796 Angela
17 a 20/05 - 25º Rodeio Crioulo CTG Porteira Gaúcha - Vila São João em Torres 23ªRT - ld.lopes@brturbo.com.br
07 a 10/06 - Rodeio Interestadual de Terra de Areia - CTG Porteira do Litoral - 23ªRT
16 e 17/06 - FESTINIL  - Festival Juvenil promovido pela 1ª Região Tradicionalista


Apoio e fonte: 
Portal de Rodeio
Zé da Foia

Atenção prendas concorrentes do RS

A TV Tradição está solicitando que as prendas concorrentes na 42ª Ciranda Cultural de Prendas que acontece em Passo Fundo, no final do mês de maio, enviem uma foto sua em boa resolução para o e-mail: tvtradicao@tvtradicao.com.br 

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Encontro Jovem em Livramento


Frase do Dia


FRASE DE 1920 ...

Frase da filósofa russo-americana Ayn Rand (judia, fugitiva da revolução russa, que chegou aos Estados Unidos na metade da década de 1920), mostrando uma visão com conhecimento de causa:


"Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada".
 

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Um ano sem Rui Biriva

Hoje faz um ano que nosso querido músico e cantador, Rui Biriva, partiu. Aos 53 anos, Rui sofria de um tumor no intestino, que lhe fez perecer. Agora, a Câmara de Vereadores de Horizontina aprovou a alteração de nome de uma das ruas da cidade. A avenida Laguna passou a se chamar Rui Biriva.


A avenida liga o centro da cidade à Esquina Eldorado, onde nasceu Biriva e atualmente mora a mãe do cantor Malvina Leonhardt.  Digna homenagem. Rui, sentindo que não conseguiria vencer a doença, pediu para ser enterrado em Horizontina. A data de hoje marca um ano que não ouvimos mais o |"Tchê Loco".

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia das coisas da Tradição Gaúcha

Instituído pela lei 11.929, de 20 de junho de 2003, o dia 24 de abril, em homenagem a fundação do 35 CTG, de Porto Alegre, é o Dia do Churrasco e do Chimarrão. 

A data de 24 de abril foi escolhida por sugestão do próprio MTG, porque, nesta data, em 1948, nascia o pioneiro 35 Centro de Tradições Gaúchas, o primeiro dos centros de tradições, um fenômeno antropológico e social sem precedentes, onde grupos de pessoas das mais diferentes partes do mundo comungam dos mesmos ideais, cultivam os mesmos ritos e festejam as mesmas efemérides que nós, aqui no pago, que tanto amamos e de cujas façanhas tantos nos orgulhamos.

 
A culinária é uma das características das culturas em qualquer tempo e em qualquer parte do mundo. Ao pensarmos em determinado povo, país, ou época, logo nos vem à mente também um tipo de alimento, uma forma especial de preparo, um tempero, quando não uma “cozinha” inteira, como é o caso da sempre citada França e suas disputadas iguarias, ou, para citar outro exemplo, a Itália e suas massas. 

O Rio Grande do Sul, de cultura própria, tão variada quanto sedimentada pelo mundo todo através dos Centros de Tradições Gaúchas, agora tem um prato típico e uma bebida símbolo. De autoria do deputado Giovani Cherini, a Assembléia aprovou o projeto que instituiu o Churrasco como “Prato Típico” e o Chimarrão como “Bebida Símbolo” do Estado do Rio Grande do Sul. E sabemos todos: falar em Rio Grande pelo Brasil afora, é falar em churrasco e em chimarrão. Por isso comemoramos dia 24 o dia da Tradição Gaúcha e o dia do Churrasco e do Chimarrão.

Semana Cezimbra Jaques

Quando: 25 de abril de 2012
O que? Entrevero de Cozinhas
Evento: Semana Cezimbra Jaques
Quanto? R$20,00

Um exemplo para o Rio Grande

Coisas que acontecem nos bastidores dos concursos de Peões e quase ninguém sabe. A irmandade do Entrevero. Coisa que nos demais concursos é impensável, no Entrevero de Peões acontece: Um peão estava quase desistindo de concorrer quando dois peões emprestaram o cavalo pra ele montar e terminar suas provas. Um Peão iria montar pra fazer sua prova sem esporas, e o outro peão foi lá tirou suas esporas e emprestou pro concorrente.  Um não tinha gamela para fazer seu churrasco. Outro peão foi lá e emprestou a sua gamela para o concorrente. Outro esqueceu de cantar em sua prova artística. Teve gente na volta que comemorou o erro do Peão, ao invés de avisar. Faltou "espírito" para essas pessoas.
Conseguem imaginar isso acontecendo no Concurso de Prendas? Não... Tu não consegue! Mas todos gostariam que fosse assim. Não podemos "tapar o Sol com a peneira." O exemplo dos Peões está ai pra ser seguido.


A despedida do Ernani Nunes e da Jaqueline par ao filho Lorenço. Que coisa Maravilhosa. Os versos do Ernani, ex Peão do Estado, resumiram o  que é o Entrevero. E o Lorenço mostrou que tem berço. Nossa gurizada da 1ª Região fez a sua parte. Os dois representaram bem o CTG Glaucus Saraiva e a 1ªRT. O Renan e o Diogo Zíngano da Cunha Lima deram seu recado. Agora é só esperar o final do mês de junho para os concursos que elegerão os seus substitutos.


A convivência das Regiões nos acampamento foi muito linda. O Claudio Vargas, da 3ª RT (deveria ter sido Peão do RS, pois tem o "espírito") animou com seu pessoal o acampamento da sua região. Do outro lado a turma do Glaucus também, torcendo, sofrendo, chorando.. tudo isso que faz parte do concurso.


A parte mais linda do Entrevero: A convivência pacífica, a solidariedade entre os concorrentes e a tranquilidade de um concurso que trás muitos aprendizados para a peonada. Tá ai um bom exemplo para o Rio Grande seguir.

Curso de Guasqueiro em Pantano Grande

Estão Abertas as Inscrições para o Curso de Guasqueiro.


Em parceiria com o SENAR/RS, o CTG Carreteiros da Saudade oferece a 1ª Etapa do Curso de Guasqueiro. Uma profissão das mais características do Rio Grande do Sul, os guasqueiros estão se extinguindo dos centros urbanos e rurais. 


As vagas são limitadas, e os pré requisitos são idade mínima de 18 anos.Todos os participantes ganharão certificado emitido pelo SENAR/RS. Aqueles que nao forem de Pantano Grande, com prévia solicitação, oferecemos alojamento.


Curso de Guasqueiro: De 14 a 16 de junho de 2012
Inscrições: mateus.agro@yahoo.com.br ou 51- 98830233 
(Mateus Rocha- Patrão CTG Carreteiros da Saudade - Pantano Grande/5ª RT) 


Mateus Soares da Rocha
Secretário Municipal do Meio Ambiente
Pantano Grande/RS

domingo, 22 de abril de 2012

Resultado do Entrevero de Peões do RS

Murilo  Oliveira, de Panabi, que já foi Guri Destaque Campeiro do estado, assume o posto de Peão Farroupilha do RS.  9ª Região mantém a escrita de grandes prendas e peões.

1º Peão Farroupilha – 9ª RT –  CTG Tropeiro Velho – Panambi -  Murilo Oliveira de Andrade
2º Peão – 3ª RT – CFTG Farroupilhas – São Borja – Lucélio Fortes da Silva
3º Peão  – 11 ª RT – CTG Sentinela da Serra – Garibaldi – Mauricio José Flores


1º Guri  farroupilha –  11ª RT – CTG Gaudério Serrano  - Bento Gonçalves – Matheus Caprara Pelegrini
2º Guri  –  3ª RT – DN Carlos Bastos do Prado – São Luiz Gonzaga – Gustavo Taynã Leal de Melo
3º Guri  –  5ª RT -  CTG Estância do Chimarrão – Cachoeira do Sul –  Taylor Bulsing  de Oliveira


O destaque mesmo, fica por conta da 3ª e da 11ª Regiões, que colocaram os dois representantes no Estado.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Começou o 24º Entrevero de Peões

Pois foi dada a largada em busca do títutlo de Peão e Guri Farroupilha do Rio Grande do Sul. Na quinta feira teve uma palestra com uma historiadora, e depois, um brinde com Espumante oferecido pela Chandon.  


Na sexta foi a prova escrita e achei ela bastante fácil. Os favoritos (na opinião das pessoas que conversei) estão confirmando sua força em cada apresentação. Em termos de comissão estão bem servidos. Ex Peões do RS como Rodrigo Moura, Juliano Rosales, Bruno, Lairton,  ente outros.


Diogo e Renan, representantes da primeira região tradicionalista fizeram belíssimas apresentações. A torcida fez a maior festa depois das apresentações. A presença da professora Elisa Motta deu confiança e serenidade para os guris.


A manhã e tarde deste sábado, dia 21, foi de muita prova campeira. Assar Churrasco, preparar o mate, emala o poncho, trançar, charquear, prova de rédeas, pealo,  e tiro de laço forma as provas que desfilaram pelo parque da FENACHAMP. Agora é só esperar o resultado no fandango na noite  festiva em Garibaldi.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

À caminho do Entrevero

Nesta quinta feira estaremos partindo para Garibaldi para cobrir mais um entrevero de Peões do Rio Grande do Sul. Acompanho os concursos de peões desde sua 5ª edição, quando passei a estudar para um dia, quem sabe, chegar ao título. Estudei muito, por que sempre fui muito obstinado, dedicado, mas acima de tudo disciplinado. 

Em 1994 eu ganhava tudo quanto era rodeio que tinha concurso de peão. Acumulei muitos "crachás" de rodeios, além do título da minha entidade, o destaque na região, mas nunca cheguei ao estado. Uma época muito pegada. O concurso de Peões tinha em media o numero de concorrentes pros cr4achás regionais, mas eram feras. O Concurso de prendas na 1ª região chegava à mais de 20 concorrentes na categoria adulta. O Rodeio do CTG Tiarayú, na época, era base para a região. Diziam os "especialistas", preparadores de prendas, que quem ganhasse o rodeio do Tiarayú, ganhava a região.  Em 1995 foram mais de 20 concorrentes no Rodeio. Era muito disputado, muito estudado.


O concurso era tão forte que, no ano de 1993,  Adriana Braun venceu o concurso da 1ª RT, não pode ir pro Estadual, e foi a segunda,  Rossane Lemos, da Barra do Ribeiro. A 2ª Prenda da 1ª RT ganhou o concurso de Prenda do RS 93/94. Mesmo ano que a Shana Muller foi prenda juvenil do RS. Áureos tempos. Disputas pra ver quem detinha mais conhecimento. Vanessa Pilla, Elisângela Mello Reghelin, Luis Eduardo Moehlecke, Agnaldo Reis, Ernani Nunes... e tantos outros, que, tenho certeza utilizaram os conhecimentos adquiridos em suas vivências para aplicar na vida.


Apesar disso tem aqueles que colocam, desesperadamente, o título na "ponta da chuteira" e, fazem da sua vida, uma obsessão por ele.  Aos nossos internautas que nos acompanham aqui, temos que acreditar na máxima que o importante é a bagagem intelectual que levamos da preparação deste concurso que nos prepara para o mundo. Não é um simples discurso. Somente é, para aqueles que vão para ele, com o objetivo único e simples de ganhar. Mas aqueles que aproveitarem tudo que irão aprender, no decorrer da jornada, estes sim, terão sucesso em suas vidas, pois estarão um passo a frente nessa tão exigente sociedade.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Frase do Dia

35 CTG comemora 64 anos

AGENDA da SEMANA DE ANIVERSÁRIO DE 64 ANOS "35 CTG.


Dia 22/04- (DOMINGO)
9.00h Passeio das Pilchas(saída Av. João Pessoa com a R. José Bonifácio;
20.30h Tradicional Domingueira;


Dia 23/04-(SEGUNDA-FEIRA)
20.00h Painel e Mostra sobre as mulheres que fizeram história no 35 CTG;


Dia 24/04- (TERÇA-FEIRA), DIA DOS 64 ANOS DE "35 CTG"
07.00h Café Campeiro;
08.00h Hasteamento de Bandeiras
08.30h MISSA CRIOULA com Padre Canela
10.00h Palestra Cultural sobre a história do 35 CTG, com Sr. Ivo Benfatto;
12.00 Almoço com Churrasco e Acompanhamentos;
22.30h Baile Animação com o Grupo OS MONARCAS;


25/04-(QUARTA FEIRA)
20.00h Cerimônia de Aniversário e Jantar Festivo


26/04- (QUINTA FEIRA)
Noite de Poesias; organização de José Luis, Liliana Cardoso e Léia Fialho Assenato;


27/04-(SEXTA-FEIRA)
20.00h- Penha de Aniversário(Beneficente com arrecadação de material de higiene e alimentos não perecíveis para (Família Carone).


28/04-(SÁBADO)
13.00h Torneio de Truco
15.00h Baile Melhor Idade


29/04(DOMINGO)
07.00h- Café Campeiro
09.00h- Saída da Cavalgada do 35 CTG
12.00h-Almoço no Sítio da Santa Casa, Branquinha/Viamão
20.30h- TRADICIONAL DOMINGUEIRA do 35 CTG, animação com VOLMIR MARTINS


Gustavo Garcia Brock 9361.2924 
Posteiro Cultural do "35" CTG
gustavo.brock@terra.com.br

terça-feira, 17 de abril de 2012

Programa Volmir Martins no Glaucus Saraiva

Nesta segunda feira gravamos no CTG Glaucus Saraiva, no clube Geraldo Santana, o programa Vozes Rurais e Volmir Martins para o Terra Viva e BAND RS, com Flavio Mattes, Velho Milongueiro, Sidney Almeida e Berenice Azambuja. Programas que irão ao ar nos dias 6 e 13 de maio.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Rodeio Nacional de Novo Hamburgo

Promoção da ATNH e Prefeitura de Novo Hamburgo. De 20 a 22 de abril.

Semana será puxada

Começamos a semana com gravação no CTG Glaucus Saraiva, dos programas de TV, Vozes Rurais e Volmir Martins. Velho Milongueiro, Flávio Mattes, Berenice Azambuja, Sidney Almeida, Shana Muller, O Cancioneiro, Tio Nanato e Grupo Viola Gaucha. Vale a pena conferir estas gravações. Dias 16 e 17/04 a partir das 17h.


Quinta feira embarcamos para Garibaldi para fazer a cobertura do Entrevero Cultural de Peões do estado. Muitas histórias de vida cruzarão por ali. O Concurso nasceu em 1989, juntamente com a FECARS. No 33º Congresso Tradicionalista Gaúcho, que aconteceu em Veranópolis, em 1988 forma apresentadas duas propostas para criar o concurso de peões. Uma da Rosângela Antoniazzi (já falecida) e de César Vieira e a segunda proposta de Sergei Renan Lopes e Vicente Leomar Mileski. Uma comissão ficou de estudar e apresentar na 27ª Convenção do MTG, em Caxias do Sul.


O Concurso começou junto com o de prendas e Agnaldo Reis foi o primeiro Peão Farroupilha da história do RS. Já em 1991, por determinação da 32ª Convenção do MTG, em Pedro Osório, o Concurso passou a ser realizado com a FECARS. Mas ai, veio a 35ª Convenção em 1992, por proposta do Peão Farroupilha Mauricio Sessembach Abreu, o evento passou a ser realizado em data isolada, na cidade do Peão Farroupilha do estado. Em 1995 foi criada a categoria Peão Juvenil, com a nomenclatura de Guri Farroupilha.  Eem 2002, por iniciativa da diretoria do MTG, o concurso passou a ser denominado Entrevero Cultural de Peões.


De 1989 pra cá foram 23 edições, estamos indo para a 24ª, e as maiores conquistas, com o maior número de títulos de Peão Farroupilha foram:
- Com 3 Títulos: 3ªRT, 11ªRT, 16ªRT e 23ªRT
- Com 2 Títulos: 9ªRT, 15ªRT e 30ªRt
- Com um Título: 1ªRT, 4ªRT, 12ªRT, 13ªRT e 21ªRT

domingo, 15 de abril de 2012

Eco da Tradição de cara nova

O Jornal Eco da Tradição... criado há 10 anos atrás, quando foi extinto o Jornal Tradição, editado pelo saudoso Edson Otto, que deixou de circular em fevereiro de 2001, começou com muita valentia e baixa qualidade. Era um jornal com fontes grandes, espaços não bem definidos, mas com um grande esforço em ocupar um espaço deixado pelo informativo que tinha a marca de mais de vinte anos de história.



Pois o Eco já tem 10 anos. Passou por grandes administrações, diagramadores, jornalistas, profissionais, amadores, esforçados, que sempre lhe deram uma identidade. Mas hoje, o ECO tem uma identidade montada. Entraram colunas, saíram outras.  


A partir do mês de maio o ECO receberá uma roupagem nova. Com um layout diferente, buscando se aproximar de modelos de grandes tabloides gaúchos, bem como modernizado, buscando a aproximação com o leitor. Depois de ver os livros entregues pelo Gerson Ludwig, da Artega, para o MTG, que encadernou 10 anos do ECO, foi possível entender a importância histórica que este jornal tem. Os registros que ali ficam servirão de pesquisa para a sociedade gaúcha. Por esse motivo algumas colunas estarão de volta neste Mês.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Belissima palestra no Lanceiros da Zona Sul

Na noite de quinta feira estivemos no CTG Lanceiros da Zona Sul para uma palestra sobre o chimarrão. Mas não foi uma palestrinha comum não. Foi uma aula sobre os beneficios do chimarrão, dada por quem realmente entende quando se fala no nosso "amargo".


Liliane Pappen, vice Presidente da Escola do Chimarrão palestrou e preparou o mate de diversas forma além de tirar dúvidas sobre a bebida símbolo dos gaúchos. Estiveram presentes os Peões da 1ª região e do CTG Glaucus Saraiva. Agora a próxima palestra no Lanceiros será dia 10 de maio, antecedendo o Rodeio, sobre Falar em Público.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Curso para Instrutores Iniciantes danças tradicionais

Ainda não abriram as inscrições, mas já vá agendando. Renovação do cartão de instrutor e curso para iniciantes.

Na era da Informação imediata

By Facebook

Não tem nem comparação

Podem comparar e dizer que não tem comparação... Mas a verdade está nos números. E as estatísticas não mentem.
Fonte: Facebook

Tem Chimarrão no Lanceiros da Zona Sul

A Vice Presidente do Instituto Escola do Chimarrão de Venâncio Aires, Liliane Pappen,  estará presente no CTG Lanceiros da Zona Sul dia 12 de abril palestrando sobre o Chimarrão. Uma palestra já assistida por milhares de pessoas pelo Brasil, agora na Zona Sul de Porto Alegre. Vá ali no Lanceiros e participe.


Liliane foi prenda da 24ª Região Tradicionalista, e em seu prendado, desenvolveu técnicas e se especializou naquilo que representa a sua cidade: O Chimarrão. Não é a toa que Venâncio Aires é a Capital Nacional do Chimarrão e tem a FENACHIM como sua maior festa no mês de maio.

Interiorização com transmissão foi sucesso

Mais um empreendimento que deu certo. Participamos da interiorização do MTG no CTG Terra Nativa, em Novo Hamburgo, onde fizemos assessoria de Imprensa. Além da entrevista que o Presidente deu para a Radio Abc900 AM, de NH, fizemos a transmissão via internet. 
As entrevistas dos diretores de departamento e dos vice Presidentes, satisfez os questionamentos dos internautas que interrogavam pelo Twitter e pelo facebook, em um chat do ENART. O CTG Terra Nativa fez uma recepção digna de uma entidade organizada, que teve, no inicio do seculo XXI, o Selo de qualidade e autenticidade da Fundação Cultural Gaucha e do MTG, o Iso Tchê, e que tem Internet Wi-Fi na entidade. Um café colonial bem no estilo alemão para recepcionar os visitantes.
As 20h, sem atraso, iniciou o encontro regional de patrões. O Coordenador Carlos Moser fez a abertura e depois passou os trabalhos para a diretoria do MTG resolver questões para os Patrões. Você que está em casa, com dúvidas, entre em contato com o MTG através da Assessoria de imprensa, ou dos departamentos da entidade.
Em termos de assessoria de imprensa, foi transmitido todo o evento, até as 21h30min, gravadas as entrevistas, que irão ao ar no Blog do MTG, pois tem informações importantes. O Macanudo Gaúcho acompanhou o evento e com certeza estará presente em seu material o evento. A convite do Chico, estaremos publicando artigos no Jornal  mais bem recebido no meio campeiro do Rio Grande do Sul.
Fonte: Blog do MTG

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Começa hoje a Interiorização do MTG

Começa hoje o Projeto de Interiorização do MTG. Com este trabalho o movimento vai procurar se aproximar mais das entidades e da base. Levar o conhecimento que muitas vezes não chega aos patrões de CTGs que não conseguem responder aos questionamentos aos quais muitas vezes são submetidos.


Entrevistas ao vivo via internet, através da Assessoria de imprensa do MTG no blog:
- http://rogeriobastos.blogspot.com

Frase do Dia - Matadora!

"As pessoas que ousam tecer críticas das realizações dos outros, são aquelas que nunca erram. As pessoas que nunca erram, são aquelas que não fazem nada"

Não é o Bruno do
 Flamengo, mas é matadora

Opinião - Colegio Paraiso Infantil

O título mais visitado do meu blog (203 acessos até hoje) é o dos "pensadores iluministas". E não é que, hoje, recebo este comentário:


"O site é muito bom pois e um dos únicos hoje em dia que mesmo resumindo consegue explicar coimo nem um outro consegue. aqui fica o parabéns de todos os professores de historia e dos alunos do colegio paraíso infantil."

Obrigado amigos

terça-feira, 10 de abril de 2012

UERGS tem licenciatura para acordeonistas

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul(UERGS) é a pioneira no Brasil em colocar o acordeon como instrumento de formação no ensino superior. A Universidade dos gaúchos, que tem varias unidades pelo estado, possui na Unidade de Montenegro, os cursos voltados para a área das artes (musica, dança, teatro e artes visuais). 

Os cursos são licenciaturas, que tem por objetivo a formação de artistas-professores. É desafiador, mas é um formato diferente de outras Universidades. Inclusive quando fui para Santa Maria para estudar musica, eu sonhava com um curso desses e acabei me formando noutra especialização, pois não havia nada relacionado com a gaita. Pois agora temos na UERGS. 

Além das disciplinas normais de um curso de licenciatura, o aluno terá durante todo o curso, a cadeira de prática instrumental (acordeon). Os cursos em todas as áreas, tem uma duração de 8(oito) semestres. 

Tai então pra toda gaiterada, a oportunidade de uma formação superior. Era isso meu amigo, estou a disposição na Uergs para um mate. Nós estamos juntos a FUNDARTE. Um grande abraço.

Recado do
 Julio Cesar Pires Pereira
Pelo Facebook

Curso de danças na Alvorada


Meu amigo de longas datas, Marcelo Otto, me manda um recado pelo facebook:

"Boa noite Rogério, seria possivel divulgar nosso curso de Danças Gaúcha Bento Gonçalves a Silva Alvorada/RS.  Nesta sexta dia 13 de Abril as 21:00. Instrutores Marcelo e Claudia. 20 anos de danças. Fone: 51 3442 3260 ou 9853 6770 vivo"

Opinião: Marcelo foi meu aluno de invernada, na década de 90, no CTG Estancia Farroupilha, e é um grande amigo. Deu continuidade ao seu trabalho ao lado da Claudia e já formou tanta gente, introduziu tanta gente ao tradicionalismo de forma bem orientada, tem princípios e valores que devem ser destacados. Esperamos que muita gente vá fazer este curso com os dois. Vale a pena.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Morre o Artista plástico Berega

Faleceu hoje o grande artista plástico Luiz Alberto Pont Beheregaray - o Berega -  em Uruguaiana. O sepultamento será nesta terça-feira, dia 10, às 15h. Berega nasceu em 26 de maio de 1934, em Uruguaiana.


Berega desenvolveu seu gosto e talento pelo desenho ainda na infância mas somente passou a trabalhar profissionalmente como artista plástico no início da década de 70. Sua temática foi recorrente às impressões da cultura de sua terra, sua região e suas impressões de sua infância em meio ao pampa gaúcho: sua gente, sua cultura e suas coisas e o inseparável cavalo. Neste quesito, rompeu fronteiras e o retratou em inúmeras raças, nos infinitos movimentos, usos, culturas e esportes.


Apaixonado pela cultura regional gauchesca, é um estudioso meticuloso de todos os aspectos relacionados, de sua história aos seus costumes. De suas matizes às suas texturas. De seus movimentos à sua impressão estática de sua forma. De sua força à complascência na fragilidade de linhas tênues e delicadas perpetuadas em seu trabalho.


Tem sido sempre lembrado pelos nativistas, tradicionalistas, estudiosos e artistas por ter marcado referência em vários aspectos, recebendo ainda homenagens e citações em outras obras como poesias e letras de músicas.
Mostrando desenvoltura do desenho à pintura, do humor ao retrato realista, nunca deixou de estudar à fundo os detalhes, os porquês, a origem. Reflete assim um artista que sempre buscou o completo e o fiel embasado em sua pesquisa, características de seriedade com seu trabalho e disposição na busca da melhoria contínua.
Fonte: BAHstidores

Paulo Souza homenageado em Pelotas

União Gaúcha João Simões Lopes Neto homenageia o Vice Presidente de Administração do MTG, Paulo Souza, cria da casa, que hoje ocupa cargo de extrema importância para o Movimento e é um excelente administrador e gestor. Abaixo, cópia dos jornais, Diário Popular e Diário da Manhã de Pelotas com a entrevista de Paulo, na coluna de Romualdo Lopes da Cunha Júnior.
Paulo Souza faz um trabalho magnifico frente a modernização da gestão do MTG. Um trabalho quieto, mas que no final, seu resultado trará benefícios consideráveis para as entidades filiadas e para as futuras gestões do Movimento.

Promoção da EPC - Antologias Poéticas


A Estância da Poesia Crioula, está com uma extraordinária promoção:


04 Antologias, com a participação de grandes nomes da poesia regionalista, ao valor de R$ 50,00.


Estes trabalhos, individualmente, são vendidos a R$ 20,00.
Para adquirir, favor informar depósito:


Banrisul:  Agência: 0051  Conta: 06.857347.03 
Banco do Brasil:  Agência: 2375-2  Conta: 9904-X


PROMOÇÃO POR TEMPO LIMITADO, ESTOQUE DE 30 PACOTES.
As remessas serão feitas via Correios.
Atenciosamente,
Cândido Brasil

Encontro Jovem no Presilha do Pago

Mais uma vez, está ai, o Rui  Rodrigues e a Andrea Cavalheiro, incansáveis batalhadores pela cultura na Fronteira da Paz. O Presilha do Pago da Vigia, CTG que o Rui é Patrão, está promovendo um Encontro Jovem dia 28 de abril. E nós estaremos lá para trabalhar com os representantes da Comissão Gaúcha de Folclore de Livramento e região.

ENCONTRO DE JOVENS
CTG PRESILHA DO PAGO
DATA: 28/04/2012

PROGRAMAÇÃO:
08:30 – Recepção com café da manhã.

09:00 – Conversa Sobre:
- COMPORTAMENTO: SER PRENDA OU ESTAR PRENDA
Convidada: MILENA ABOTT - Diretora Cultural da 18ª RT

10:00 – Conversando sobre:
- NOSSOS DIREITOS E OBRIGAÇÕES!
Convidada: Dr .ª. CARMEN LUCIA DA FONTOURA

11:00 – Conversando sobre:
- O JOVEM E O TRADICIONALISMO!
Convidado: ROGÉRIO BASTOS

12:00 – Almoço e Momento Artístico Cultural

14:00 – Conversando sobre:
-  DANÇA!
Convidado: TONI SIDI PEREIRA

15:30 – Conversando sobre:
A ARTE DECLAMATÓRIA – VERSO E REVERSO DE UM POEMA
Convidado: LUCIANO SALERNO

Dicas para os concursos de prendas e peões

Assistindo a diversos concursos por este Rio Grande Véio de Deus, anotei uma série de detalhes para fazer observações posteriores que, talvez, venham a ajudar futuros candidatos e candidatas. Tenho um filho que concorre em uma categoria ainda não oficializada (Piá) e que passou por momentos difíceis em um concurso de peões, por isso, acredito que as dicas sejam importantes.

O candidato precisa estar, acima de tudo, focado em seus objetivos. O foco exige alguns sacrifícios, como abrir mão de certos divertimentos e liberdades, mas que serão recompensados. Ler o conteúdo programático, acompanhar o jornal informativo do MTG (Eco da Tradição), que tem trazido textos importantes para o concurso, como história do Brasil e sua ligação com a história do RS. Ler bem o regulamento. Parece óbvio o pré requisito de ler a regra do jogo, mas isso é que nem manual de produto eletrônico novo, ninguém lê e, quando para de funcionar, lembra do manual. Já vi gente em concurso estadual executando coisas que não eram permitidas pelo regulamento, como uma dança, por exemplo, que não era permitida na época.

Percentual de pontuação. Muita atenção nesse item. Se o candidato não fizer 50% de aproveitamento numa das provas está desclassificado. Como diz Arnaldo César Coelho : “- A regra é clara!”, É muito comum problemas com as pastas onde estão os certificados e comprovações de eventos e projetos. Ali estão descritas as ações dos projetos: “MTG vai a escola” e “MTG núcleo de fortalecimento”. As vezes nem tão claramente. A atual diretoria do MTG conseguiu reverter questões difíceis para quem concorria que era ter de levar a diretora cultural na escola pra bater foto com a prenda concorrente. Pelo amor de Deus. As pessoas trabalham. Em 2004 a FECARS e o ENART chegaram a ser vinculada a participação no entrevero e na ciranda. Ainda bem que em 2005 a primeira atitude foi reverter esse quadro.

A boa preparação do candidato não ocorre quando ele pensa em concorrer, mas no momento em que surge o interesse em aprender mais sobre a cultura do estado. Depois da data marcada para o concurso o tempo fica curto demais para uma boa preparação, até porque, outros concorrentes estão se preparando também e há mais tempo.

O candidato deve investir naquelas matérias ou conteúdos que menos domina. Como material didático é importante, além de livros e apostilas bem elaboradas, cartazes pela casa, lembretes, recados na geladeira. Tudo ajuda. Mas cada pessoa desenvolve o seu caminho e a sua técnica para estudar. Mas uma coisa que não se pode fugir é de ter um lugar especial para estudar e um tempo reservado para isso. Mas lembre-se: Não exagere no tempo de estudo para evitar esgotamento.

Uma observação importante dos concursos: Cuidem os exageros. Exageros, muitas vezes, demandam tempo demais. As prendas devem cronometrar os seus ensaios, pois na apresentação seu tempo total será limitado. Já os peões, por não terem limite de tempo, exageram em entradas deslumbrantes e, quando iniciam, verdadeiramente a prova oral, decaem, e essa queda é nitidamente notada pela comissão avaliadora. Para a prova oral a atenção deve estar na interpretação do tema sorteado e não na conceitualização ou definição do que sua mão trouxe no sorteio. Evite juntar uma multidão em volta para opinar sobre o tema sorteado. Uma pessoa que tenha discernimento para contribuir com o seu raciocínio é mais que suficiente. Use somente tópicos.

Esperamos que com essas dicas os peões e as prendas estejam atentos para a fase estadual  e para a fase regional em junho.