terça-feira, 31 de julho de 2012

Confira aqui as alterações da Convenção


PROPOSIÇÃO Nº 01 – LISTA DESTAQUES TRADICIONALISTA 
AUTOR: Natalia Caliari de Bona, presidente do Grupo de Artes e Tradições Dragões do Rio Grande (Porto Alegre).
RESUMO: Que entidades que estejam cumprindo período de filiação provisória possam participar e concorrer à lista Destaques Tradicionalistas.
JUSTIFICATIVA DO AUTOR: que as entidades filiadas provisoriamente, promovem desenvolvimento social e cultural, tendo como base as tradições gaúchas; que assim, não trazem nenhum prejuízo às demais entidades; que após o período de filiação provisória de 12 meses, as entidades que adquirem a pontuação da lista Destaques Tradicionalistas só poderão participar de eventos oficiais do MTG no ano subsequente se estiverem com toda a documentação de filiação em dia.
VOTAÇÃO: Aprovada a proposta.



PROPOSIÇÃO Nº 06 – PRÉ-REQUISITOS EXIGIDOS PARA CANDIDATOS A CARGOS ELETIVOS NO ÂMBITO DO MTG
AUTOR: Pedro Vilmar Coelho da Silva, Assessor Jurídico/Chefe do MTG.
RESUMO: Sugere a inclusão de artigo no Título IV – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS, com o seguinte texto: Art. 23 – Os candidatos aos cargos eletivos de Presidente do MTG, Conselheiros, Coordenadores e Patrões de entidades tradicionalistas, deverão apresentar no ato da inscrição da chapa eletiva, além da documentação legal, uma certidão negativa expedida pela assessoria jurídica certificando que não está litigando e não litigou nenhum processo contra o MTG em que tenha sido julgado Culpado.
JUSTIFICATIVA DO AUTOR: Pugnar por exemplo de lealdade e preservar a essência da formação gaúcha, primando pela filosofia do movimento tradicionalista, decorrente da Carta de Princípios. E assim, com o propósito de evitar demandas judiciais desnecessárias que vem causando sérios prejuízos econômicos ao MTG
VOTAÇÃO: Aprovado o parecer do Relator por unanimidade, aprovada a proposta.



PROPOSIÇÃO Nº 31 – REQUISITOS PARA PARTICIPAR COMO CONCORRENTE 
AUTORA: Gilda Galeazzi, Coordenadora da 7ª Região.
RESUMO: Sugere condições para concorrer, alterando o texto do artigo 14, ficando assim a nova redação: Art. 14 - Somente poderão participar de eventos, como concorrentes, com domicilio na sede da Entidade a qual representará, aqueles que apresentarem o Cartão Tradicionalista expedido pela CBTG.
VOTAÇÃO: Rejeitada a proposta.

PROPOSIÇÃO Nº 40 – REINSCRIÇÃO EM UMA MESMA PROVA 
AUTORES: Elias Leal, Diretor Campeiro Adjunto do MTG e Ildo Wagner, Vice-coordenador da 13ª Região.
RESUMO: Não permitir que nos rodeios campeiros sejam realizadas reinscrições de participantes em uma mesma prova, ou seja, o mesmo participante não poderá ser inscrito, no mesmo evento, em mais de uma equipe, duplas, trios ou quartetos.
JUSTIFICATIVA DOS AUTORES: A reinscrição está sendo usada em diversos eventos em razão de não estar referendada no Regulamento Campeiro. Essa prática oportuniza a alguns participantes competir mais vezes em uma mesma prova, em um mesmo evento, causando descontentamento aos demais, que participam por amor a tradição gaúcha, e não pelo valor em espécie do prêmio. Sugerem ainda a adoção de um sistema classificatório na realização das modalidades “não oficiais”, tais como: “raspadinha”, “vaca-gorda”, ou similares, podendo, nestes casos, os participantes não classificados na primeira fase, trocarem de companheiro(s) na fase seguinte, sem prejuízo na disputa do prêmio final. Os classificados de cada etapa aguardarão para a final, não podendo inscrever-se nas demais classificatórias, no mesmo evento.
VOTAÇÃO: Aprovada a proposta

REGULAMENTO DA FECARS:

PROPOSIÇÃO Nº 26 – PROVA DE RÉDEAS 
AUTOR: Everaldo Dutra, Coordenador da 27ª Região.
RESUMO: Definir se o concorrente pode ou não usar as duas mãos na prova de rédeas.
JUSTIFICATIVA DO AUTOR: Determinar uma das alternativas, por não estar escrito e que em alguns lugares permitem e outros desclassificam.
VOTAÇÃO: Aprovada a  proposta.

PROPOSIÇÃO Nº 27 – EVENTOS REALIZADOS NA DATA DA FECARS 
AUTOR: Everaldo Dutra, Coordenador da 27ª Região.
RESUMO: Sugere que seja vedada a realização somente por entidades da Região que estiver sediando a Festa Campeira, alterando portanto o artigo 86 do Regulamento.
JUSTIFICATIVA DO AUTOR: As delegações das Regiões que irão participar é pequeno. Tem eventos tradicionais nesta data que são realizados há anos, inclusive entidades que fazem seu aniversário nesta data. Ainda, Regiões onde as atividades campeiras são realizadas de novembro a março em virtude do gado utilizado.
VOTAÇÃO: Rejeitada a proposta.  

PROPOSIÇÃO Nº 28 – PREMIAR OS CAMPEÕES INDIVIDUAIS 
AUTOR: Elias Leal, Diretor Campeiro Adjunto, do MTG.
RESUMO: Definir premiação aos campeões individuais de cada categoria. Em conseqüência acrescentando um parágrafo único ao artigo 25 do regulamento, com a seguinte redação: Parágrafo único: Os campeões individuais de cada categoria receberão premiação até o terceiro lugar.
JUSTIFICATIVA DO AUTOR: Visa valorizar a habilidade campeira de  um maior número de participantes.
VOTAÇÃO: Aprovada a proposta.

PROPOSIÇÃO Nº 29 – PROVA DE RÉDEAS 
AUTOR: Everaldo Dutra, Coordenador da 27ª Região.
RESUMO: Definir se o cavalo pode usar focinheira ou fechador de boca na prova de rédeas.
JUSTIFICATIVA DO AUTOR: Determinar uma das alternativas, por não estar escrito e que em alguns lugares  permitem e outros desclassificam.
VOTAÇÃO: Aprovada a proposta. 

PROPOSIÇÃO Nº 30 – PROVA DE RÉDEAS 
AUTOR: Everaldo Dutra, Coordenador da 27ª Região.
RESUMO: Definir se o cavalo pode estar ou não de cola presa na prova de rédeas.
JUSTIFICATIVA DO AUTOR: Determinar uma das alternativas, por não estar escrito e que em alguns lugares  permitem e outros desclassificam.
VOTAÇÃO: Aprovada a proposta.

REGULAMENTO DA CIRANDA CULTURAL DE PRENDAS. 

PROPOSIÇÃO Nº 07 – CATEGORIA VETERANA ESTADUAL
AUTOR: Cireneu Pierezan, Patrão do Grupo Candeeiro FAN, de São Leopoldo.
RESUMO: Reconhecer, a nível estadual, a categoria veterana, nas modalidades prenda e peão (Chinoca e Xiru), e incluí-la em todas as atividades, dando-lhe condição de participação, como por exemplo na Ciranda Cultural de Prendas e Entrevero Cultural de Peões.
JUSTIFICATIVA DO AUTOR: Os veteranos reconhecidamente são as pessoas pelas quais nos embasamos e nos espelhamos para atuar no movimento tradicionalista gaúcho. São eles detentores de experiência suficiente para nos auxiliar no engrandecimento de nossa cultura. Além disto, esta categoria, em várias regiões, já vem ao longo dos anos fazendo parte dos concursos regionais, trazendo retorno significativo para o trabalho cultural regional. Na CBTG esta categoria já é reconhecida e, portanto, nada mais justo do que expandir para o MTG-RS.
VOTAÇÃO: Rejeitada a proposta. 

PROPOSIÇÃO Nº 08A – ART. 30 DA CIRANDA DE PRENDAS – ALTERAÇÃO NOS ITENS 
AUTOR: José Roberto Fischborn, Coordenador da 22ª Região.
RESUMO: Na letra b) Avaliação da Comunicação oral, o autor propõe para as três categorias (Mirim, Juvenil e Adulta) alterar o item Uso correto do português (ausência de gírias e tiques), sugerindo DESENVOLTURA NA FALA (ausência de gírias e tiques).
JUSTIFICATIVA DO AUTOR: Entendemos que para avaliarmos o uso correto do português necessitaremos de pessoas capacitadas, bem como, dependendo da escolaridade da menina, ela ainda estará em idade de formação de estrutura de fala.
VOTAÇÃO: Aprovada a proposta. 

PROPOSIÇÃO Nº 08B – ART. 30 DA CIRANDA DE PRENDAS – ALTERAÇÃO NOS ITENS 
AUTOR: José Roberto Fischborn, Coordenador da 22ª Região.
RESUMO: Na letra d) Caracteres Pessoais, o autor propõe para as três categorias (Mirim, Juvenil e Adulta) a retirada do item Beleza e incluindo com a mesma pontuação, comunicação com os avaliadores. Em conseqüência, alterando a letra “a” do “§” 1º do artigo 27 do Regulamento.
JUSTIFICATIVA DO AUTOR: Entendemos que não existe um padrão para avaliação. Como avaliarmos qual prenda é mais bela? Como avaliarmos se a prenda A é mais bela que a prenda B ou vice-versa? Entendemos ainda que beleza é um item muito pessoal e pode ser interpretado como discriminação.
VOTAÇÃO: O autor retirou a sugestão de inclusão com a mesma nota, do item comunicação com os avaliadores. Aprovado por unanimidade o parecer da Relatora, aprovada a proposta.

PROPOSIÇÃO Nº 08C – ART. 30 DA CIRANDA DE PRENDAS – ALTERAÇÃO NO DESCONTO 
AUTOR: José Roberto Fischborn, Coordenador da 22ª Região.
RESUMO: Nas observações alterar o número 1. Deverão ser descontados 5 centésimos (0,05), da nota final, a cada minuto inteiro que a concorrente ultrapassar do tempo previsto para cada prova. O autor propõe para as três categorias, incluir na observação dos descontos referente ao cumprimento do tempo das provas, que para as provas oral e artística, o tempo deverá ser somado, ou seja, a prenda terá 22 minutos (para Mirim) e 25 minutos (para Juvenil e Adulta) para realizar sua prova oral e artística. Em conseqüência, alterando os artigos 24 e 25 do Regulamento.
VOTAÇÃO: Rejeitada a proposta.  

PROPOSIÇÃO Nº 09 –RECURSOS NO CONCURSO DE PRENDAS 
AUTOR: César Cristiano Policena de Oliveira, Conselheiro do MTG.
RESUMO: Sugere alteração nos parágrafos 2º e 3º do artigo 31, passando a ter a seguinte redação:
Art. 31 - ... § 1º ...
§ 2º - A autoridade, junto à qual for interposto o recurso, tem o prazo de 5 (cinco) dias úteis, a contar do seu recebimento, para pronunciar-se sobre o mesmo.
§ 3º - No caso de recurso contra a prova escrita, será em grau único e limitado ao tempo de três horas após a divulgação do gabarito e a resposta para o referido recurso também deverá ser no prazo de três horas, sendo a resposta entregue ao autor da mesma, por escrito e assinado pela autoridade responsável.
JUSTIFICATIVA DO AUTOR: Na Ciranda de Prendas os ânimos estão à flor da pele e todo o trabalho de anos de dedicação estão em jogo, creio que no caso de recurso de segunda instância, sendo o Conselho como um todo e não apenas a diretoria, teremos um fórum mais amplo para discussão do recurso e quanto aos prazos, não considero justo um prazo de 10 dias para colocarmos de “molho” o sonho de qualquer pessoa . Quanto a resposta do recurso da prova escrita, o mesmo não tinha ainda um prazo para reposta, creio ser importante termos o mesmo tempo de entrada e resposta, pois temos que agilizar e simplificar os processos, como prometido.
VOTAÇÃO: Aprovado o parecer, com as sugestões do Relator. 

PROPOSIÇÃO Nº 18 – CRIAÇÃO DA CATEGORIA PIÁ NO CONCURSO DE PEÕES 
AUTOR: Raquel Pinheiro Pereira, Primeira Prenda do Estado e Murilo Oliveira de Andrade, Peão Farroupilha do Estado.
RESUMO: Criação da categoria Piá, juntamente com as já existentes – Peão e Guri Farroupilha, no Entrevero Cultural.
JUSTIFICATIVA DOS AUTORES: Que os Piás já participam nas fases interna e ou regional, deixam de prosseguir sua caminhada no meio tradicionalista por não ter espaço na fase estadual. Muitos ficam esperando a idade para participar na próxima categoria (Guri Farroupilha), espaço este que o tradicionalismo perde adeptos deixando de acolher mais familiares e militantes nas entidades e ou Regiões.
VOTAÇÃO: Aprovada a proposta.

PROPOSIÇÃO Nº 10 – INCLUSÃO DO QUESITO ENTREVISTA DA PROVA DE COMUNICAÇÃO ORAL DA CIRANDA CULTURAL DE PRENDAS
AUTORES: César Cristiano Policena de Oliveira, Conselheiro do MTG e Mariana Graziela Mallmann, Diretora de Cultura da CBTG.
RESUMO: Considerando que temos entre as participantes da Ciranda Cultural de Prendas, jovens que são atuantes no Movimento Tradicionalista Gaúcho há vários anos e, em consequência, já desenvolveram em suas entidades e/ou regiões um trabalho bastante amplo, o que as tornam profundas conhecedoras da nossa cultura, propomos a reformulação da avaliação da COMUNICAÇÃO ORAL do concurso.
JUSTIFICATIVA DOS AUTORES: Tal proposta, leva em consideração que a avaliação atualmente aplicada é consideravelmente restrita em relação à vivência da prenda e à comunicação propriamente dita.
VOTAÇÃO: Rejeitada a proposta. 

PROPOSIÇÃO Nº 11 – ALTERAÇÃO NA DATA DE REALIZAÇÃO DA CIRANDA 
AUTORES: Ana Paula Portella de Souza e Hélio Antonio Ardenghi Boeri, de Palmeira das Missões, 17ª Região.
RESUMO: Que a data oficial de realização seja no terceiro final de semana do mês de maio, na fase estadual.
JUSTIFICATIVA DOS AUTORES: - Palmeira das Missões sede da 17ª Região Tradicionalista entre os diversos eventos que realiza destaca-se o Carijo da Canção Gaúcha que está em sua 27ª edição. Este festival ocorre desde sua primeira edição no último final de semana de maio. - O Carijo é um evento “PATRIMÔNIO CULTURAL DO ESTADO”, por força da lei estadual nº 12.282/05, portanto não é um evento do município de Palmeira das Missões ou da região, pelo contrário é um evento que pertence ao estado do Rio Grande do Sul. Cabe salientar que este evento surgiu em discussões ocorridas após um Congresso realizado em Palmeira das Missões, o que de certa forma nos habilita a dizer que o Movimento Tradicionalista Gaúcho também tem parte no surgimento deste festival. Hoje a Ciranda de Prendas tem ocorrido no mesmo final de semana do Carijo trazendo dificuldades para os tradicionalistas de nossa região e do MTG participarem de ambos os eventos. Nossa região possui um número pequeno de músicos e ao coincidir eventos de tamanha magnitude um deles sairá prejudicado: ou faltará músicos para as prendas ou a participação local no festival sairá prejudicada.
VOTAÇÃO: Aprovada a proposta. 

PROPOSIÇÃO Nº 12 – ALTERAÇÃO NO REGULAMENTO DA CIRANDA 
AUTORA: Marilane Pires Mendes, Vice Presidente de Cultura do MTG.
RESUMO: Sugere as seguintes alterações para os artigos 25, 27 e 39. No Parágrafo 5º do Artigo 25, acrescentar chote afigurado na relação dos ritmos.
Texto proposto:
Art. 25 - ...
§ 5º - As candidatas, ao executarem a dança de salão, deverão escolher uma dentre os seguintes ritmos: valsa, chote, rancheira, vaneira, milonga rio-grandense e bugio.
No Parágrafo 6º do Artigo 25, alterar a redação da letra “a”.
Texto proposto:
Art. 25 - ...
§ 6º - ...
a) 1 gaiteiro – que poderá se fazer acompanhar de 1 violão e 1 voz (até 3 pessoas), podendo os 3 (três) cantarem. O não cumprimento deste item acarretará nota zero no item cantar, na dança.
Acrescentar o Parágrafo 8º no Artigo 25.
Texto proposto:
Art. 25 - ...
§ 8º - A candidata que optar por cantar poderá estar acompanhada de: gaiteiro, violão  e outro instrumento reconhecido pelo MTG (até três pessoas). O não cumprimento deste item acarretará nota zero no item do canto.
Alterar o valor na perda de pontuação, no texto do Parágrafo 2º do Artigo 27.
Texto proposto:
Art. 27 - ...
§ 2º - O uso da indumentária da prenda e de quem participar de sua apresentação, que estiver em desacordo com as diretrizes do MTG acarretará na perda de até 0,5 (meio) ponto, na nota final.
VOTAÇÃO: Aprovado por unanimidade o parecer da Relatora, conforme texto acima já com as correções sugeridas. 

PROPOSIÇÃO Nº 13 – CONTEÚDOS PARA A PROVA ESCRITA DA CIRANDA CULTURAL DE PRENDAS 
AUTORA: Maria Izabel Trindade de Moura, Conselheira do MTG.
RESUMO: A autora relaciona os conteúdos sugeridos, de acordo com o artigo 23 do Regulamento.
VOTAÇÃO: Rejeitada a proposta. 

PROPOSIÇÃO Nº 17 – CONTEÚDOS PARA A PROVA ESCRITA DO ENTREVERO CULTURAL DE PEÕES 
AUTORA: Maria Izabel Trindade de Moura, Conselheira do MTG.
RESUMO: A autora relaciona os conteúdos sugeridos, de acordo com o artigo 26 do Regulamento.
VOTAÇÃO: Rejeitada a proposta. 

PROPOSIÇÃO Nº 14 – ESCOLARIDADE MÍNIMA PARA O CANDIDATO A GURI
AUTOR: José Roberto Fischborn, Coordenador da 22ª Região.
RESUMO: Alteração no texto da letra “b”, do § 6º, do artigo 5º, do Regulamento do Entrevero Cultural de Peões. O autor propõe que a escolaridade mínima para o candidato à categoria Guri, passe para o 6º ano, assim ficando a redação: Art. 5º ... § 6º ... b) guri: possuir ou estar cursando o 6º ano do ensino fundamental.
VOTAÇÃO: Aprovada a proposta. 

PROPOSIÇÃO Nº 15 – RECURSOS NO CONCURSO DE PEÕES 
AUTOR: César Cristiano Policena de Oliveira, Conselheiro do MTG.
RESUMO: Sugere alteração nos parágrafos 2º e 3º do artigo 31, passando a ter a seguinte redação:
Art. 31 - ... § 1º ...
§ 2º - A autoridade, junto à qual for interposto o recurso, tem o prazo de 5 (cinco) dias úteis, a contar do seu recebimento, para pronunciar-se sobre o mesmo.
§ 3º - No caso de recurso contra a prova escrita, será em grau único e limitado ao tempo de três horas após a divulgação do gabarito e a resposta para o referido recurso também deverá ser no prazo de três horas, sendo a resposta entregue ao autor da mesma, por escrito e assinado pela autoridade responsável.
JUSTIFICATIVA DO AUTOR: No Entrevero de Peões os ânimos estão à flor da pele e todo o trabalho de anos de dedicação estão em jogo, creio que no caso de recurso de segunda instância, sendo o Conselho como um todo e não apenas a Diretoria, teremos um fórum mais amplo para discussão do recurso e quanto aos prazos, não considero justo um prazo de 10 dias para colocarmos de “molho” o sonho de qualquer pessoa . Quanto a resposta do recurso da prova escrita, o mesmo não tinha ainda um prazo para reposta, creio ser importante termos o mesmo tempo de entrada e resposta, pois temos que agilizar e simplificar os processos, como prometido.
VOTAÇÃO: Aprovado o parecer, com as sugestões do Relator. 

PROPOSIÇÃO Nº 16 – ALTERAÇÃO NO REGULAMENTO DO ENTREVERO 
AUTOR: Marilane Pires Mendes, Vice-Presidente de Cultura do MTG.
RESUMO: Sugere alterações nos artigos 18, sobre Dança de Salão e 44, sobre Recursos.
No Parágrafo 5º do Artigo 18, acrescentar chote de duas damas e chote afigurado na relação dos ritmos.
Texto proposto:
Art. 18 - ...
§ 5º - Os candidatos, ao executarem a dança de salão, deverão escolher uma dentre os seguintes ritmos: valsa, chote, rancheira, vaneira, milonga rio-grandense e bugio.
No Parágrafo 7º do Artigo 18, alterar a redação da letra “a”.
Texto proposto:
Art. 18 - ...
§ 7º - ...
a) 1 gaiteiro – que poderá se fazer acompanhar de um violão e mais uma voz (até 3 pessoas), podendo os 3 (três) cantarem. O não cumprimento deste item acarretará nota zero no item cantar, na dança.
Acrescentar dois Parágrafos ao Artigo 18.
Texto proposto:
Art. 18 - ...
§ 8º - O candidato que optar por cantar poderá estar acompanhado de: gaiteiro, violão ou outro instrumento reconhecido pelo MTG (até três pessoas). O não cumprimento deste item acarretará nota zero no item canto.
§ 9º - O uso da indumentária do peão e de quem participar de sua apresentação, que estiver em desacordo com as diretrizes do MTG acarretará na perda de até 0,5 (meio) ponto, na nota final.
VOTAÇÃO: Aprovado por unanimidade o parecer da Relatora, conforme texto acima já com as correções sugeridas

CTG Roda de Carreta em terras missioneiras



No final do mês de julho o CTG Roda de Carreta, de Cachoeirinha, 1ª RT,  embarcou sua invernada de Xirús para a região missioneira à convite do CTG Tio Bilia. O encontro foi marcado por brincadeiras, danças, momentos de trovas, declamações e causos, além de muita gaita. A festa foi completada com uma visita às ruínas de São Miguel e com o Baile das invernadas à noite.

Luis Fernando, xiru do CTG Roda de carreta ficou muito feliz com o passeio e com a integração: “Fomos maravilhosamente bem recebidos pelo Patrão Chico e sua patronagem que não mediram esforços para nos atender , inclusive disponibilizando suas próprias residências para o nosso pernoite. Vivenciamos um final de semana onde o verdadeiro tradicionalismo esteve presente, com amizade, companheirismo e confraternização. Embora estejamos sempre participando dos rodeios e concursos possíveis, tivemos neste final de semana um reconhecimento à nossa invernada que nenhum troféu, láurea ou premiação jamais conseguirá alcançar” – concluiu.


Luis Fernando
CTG Roda de Carreta
Cachoeirinha


segunda-feira, 30 de julho de 2012

Shana Muller no Galpão Crioulo

A primeira prenda juvenil do RS... cantora, apresentadora, uma das mais jovens promessas das tradições gaúchas  que se consolida como uma realidade... Shana Muller vai apresentar o Galpão Crioulo ao lado de Neto Fagundes, substituindo o Tio Nico.


Sucesso Shana... à quem temos o orgulho de chamar de amiga.

Vem ai o VII Rodeio do Anita - Encantado


Quando: 17 a 19 de Agosto
Local: Parque João Batista Machese
Cidade: Encantado
Contato Campeira: 051-99939831
Contato Artística:   051-99335374
www.gananitagaribaldi.com.br

Começa o mês de Agosto

Depois de cumprir a agenda do mês de julho com muita intensidade, vem ai o mês de agosto que inicia com interiorização dia 05, em Encruzilhada do Sul, sorteio do ENART dia 07, na sede do MTG, dia 09, palestra no Lanceiros da Zona Sul, dia 11, interiorização do MTG na 1ª RT (nem chega a ser interiorização), e tenho palestra no Cfor, em Santa Cruz do Sul. Dia 12, dia sagrado estarei com meu pai e minha familia no litoral gaúcho. 13 e 14/08 - tenho gravação do programa Vozes Rurais, Interiorização na 23ªRT, no Parque Osorio.


Dia 17 viajo para o Planalto Central, onde depois me desloco para palestra em Luis Eduardo Magalhães/BA, no Encontro Jovem do Planalto Central. Dia 25 - São Gabriel tem Cfor e dia 26, tem interiorização na 3ª RT. Dia 28 estarei indo trabalhar em Brasilia e dia 29 em Recife. Termino o mês dia 31, sexta feira indo pra Santa Vitoria do Palmar, na primeira inter-regional do ENART.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Sede da 1ª Região e da CBTG

Foto de Zeca Tessmann (TV Tradição)
Estiveram representando a CBTG, o Presidente Manoelito Carlos Savaris, o Tesoureiro Paulo Lindner, o Tesoureiro adjunto Gerson Ludvig, o Secretário Leoveral Encarnação, a secretária adjunta Vera Rejane Fernandes e o Assessor de imprensa, Rogério Bastos. Representando a 1ª RT, o Coordenador Nairioli Calegaro e a 1ª Prenda Juvenil, Natália Moreira e representando a TV TRADIÇÃO, o Diretor Presidente José Alfredo Tessmann. A visita foi para conhecer o local da nova sede em Porto Alegre, dia 17 de julho.

Convenção Tradicionalista começa com tudo

A sexta feira foi agitada em Guaporé com o inicio da 77ª Convenção Tradicionalista do MTG. Pontos polêmicos foram tratados e outros serão no sábado, segundo dia do evento. Assunto que agitou a imprensa no estado foi a proposta do coordenador da 22ª RT, José Roberto, que versa sobre a retirada da avaliação do item beleza do concurso de prendas.


O evento terá transmissão ao vivo pela TV Tradição. O 7º Encontro de Comunicadores da Cultura Gaúcha terá transmissão no meu blog e no blog do MTG. daremos noticias ao vivo, também, de aprovações ou reprovações de propostas polemicas.

7º FEFOSOL em Quinta do Sol/PR


7º FEFOSOL - PR - 01 a 04/Ago

Claudia Francisca Sanna, estará lá representando o Rio Grande do Sul com o Grupo Juvenil do CTG João Sobrinho Capão da Canoa / RS.


Claudia organizou e levou os grupos gaúchos para o FEFOL, em Olímpia/SP, foi a pessoa mais lembrada e homenageada pelo trabalho que vem realizando pelo folclore no RS.



quinta-feira, 26 de julho de 2012

Proposta da convenção - Blog do Leo

Do blog do Leo Ribeiro de SouzaDurante a Convenção anual que começa nesta sexta-feira, na cidade de Guaporé, RS, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) vai debater e votar uma proposição um tanto polêmica que prevê eliminar a beleza como um dos critérios para a escolha das Primeiras Prendas dos CTGs, das regiões e do Estado.  A proposição é da 22ª Região Tradicionalista, com o argumento de que a avaliação estética é subjetiva e “pode ser interpretada como discriminação”.


ALTERAÇÃO TAMBÉM NA CORREÇÃO GRAMATICAL


A alteração no regulamento, pode incluir também uma mexida no tópico sobre o uso correto do portugês.


Em lugar da correção gramatical a 22ª RT propõe que seja levada em conta a “ausência de gírias e tiques”.


Segundo José Roberto Fischborn, coordenador da região, avaliar a correção do português das prendas só seria possível se os avaliadores fossem especialistas no assunto.


Opinião do Blog do Léo Ribeiro de Souza:


Se fôssemos delegados autorizados a votar na convenção que acontece em Guaporé, nos posicionaríamos contra as duas propostas acima, pelos seguintes motivos:


a) Toda avaliação estética é subjetiva, mas a beleza é apenas um dos diversos critérios para avaliação dos concursos de prendas. Tanto é assim que na maioria das vezes não vence a mais bonita. Agora, relacionar como discriminação!? Nesta lógica, quem perde em qualquer concurso de beleza poderia entrar com um processo contra o referido concurso por ter sido discriminada? É discutível...


b) Concordamos que seja levada em conta a ausência de “gírias e tiques” mas não nos posicionamos a favor da não avaliação do português. Então que se ponha alguém especializado no auxílio da avaliação. Falar corretamente é um dos predicados de uma Primeira Prenda do Rio Grande. 


Opinião do Blog:


Também não voto na convenção. Mas lembro que existia uma proposta de não se mexer em Regulamentos por algum tempo (e tem gente que concordou com isso e que mandou proposta). 


Letra a) Concordo em genero, numero e grau com o Léo...
Letra B) A avaliação de "gírias e tiques" é para coisas notórias e exageradas, como vícios da fala (a família dos nés, entendeu, tá ligado...), tirar isso é permitir cacoetes de quem, um dia, vai falar em nome de uma entidade. Acredito que perdemos em qualidade com a retirada destas duas avaliações.

Chegando ao fim nossa participação

Festival de Olímpia fica marcado pela realização do senho de participar dele


Há muitos anos tínhamos vontade de participar do Festival de Folclore de Olímpia, o maior do Brasil, que fez do folclore o motivo de existência do município. Nesta cidade, do interior paulista, as pessoas respiram folclore, as escolas, todas do município, ensinam folclore e sua importância para a sociedade, as pessoas recebem os visitantes com o mesmo carinho que o Rio Grande recebe os seus.


Foram três dias de palestras ao lado de grandes nomes do Rio Grande do Sul. Manoelito Savaris, Maria Cardoso Faistauer, Liliane Pappen, Toni Pereira, da Raquel Pinheiro e do Murilo Andrade, prenda e peão do RS. A Claudia Francisca Sanna, de Xangri-la, principal responsável pela vinda dos grupos para São Paulo e, também, pela nossa vinda, foi incansável aqui em terras paulistas. Sempre coordenando com muita liderança os trabalhos. 
Momento de descontração e Lazer. Fomos deixados no parque Aquático, Termas dos laranjais, em Olímpia. Ótimas companhias
Os professores que participam do festival, das palestras são professores em férias. EU DISSE SÃO PROFESSORES QUE ESTÃO DE FÉRIAS. Isso mesmo, no dia de folga, durante o gozo das férias, os professores vem assistir as palestras da 7h 30min da manhã até as 12h 30min. Não arredam o pé do pavilhão, assistindo cada palestra tornando gostoso os momentos de convívio.
A secretária de educação de Olímpia fez questão de receber o estado homenageado com uma indumentária gaúcha. Grupos de vários estados fizeram apresentações e, também, integração com os gaúchos.
Os grupos que participaram do festival receberam diversas homenagens, além do RS ser o estado homenageado. Musicas, poesias, presentes fizeram parte do grande pacote de regalos trocados no festival.
Dona Cidinha (embaixo à direita), ao meu lado com a camiseta estampada do cartaz do festival, dançou no RS há muito tempo
Ficamos no Tiffany hotel de segunda até o dia da viagem (sexta). As 10h estaremos embarcando, TAM, de volta para o Rio Grande. Fica a saudade do carinho recebido pelo povo de Olímpia, dos funcionários das secretarias e, principalmente, da secretaria de educação, que não mediram esforços para que nos sentíssemos em casa, na cidade paulista. Voltaremos direto para a 77ª Convenção Tradicionalista, em Guaporé.

terça-feira, 24 de julho de 2012

1º dia no Festival de Folclore de Olímpia

Chegamos na noite de segunda feira, dia 23, em São José do Rio Preto/SP, onde o motorista da Secretaria de educação já nos esperava. Mostrava-se feliz por ter recebido durante o dia mais gaúchos, entre eles, o Presidente Erival Bertolini e a esposa Maria Izabel, Raquel Pinheiro, Murilo Andrade e Toni Sidi Pereira.


Na manhã de terça palestrei para mais de 300 professores da rede municipal de ensino. Povo participativo. Foi umas das melhores que conferi ao longo de minha vida. Gostei muito. Depois foi a vez dos estaduais. O presidente Bertolini deu um show. Pegou a gaita e soltou o verbo. Animou o povo com seus versos e palavras simples. Noto um crescimento e um carisma no Presidente dia a dia conquistando as pessoas por onde passa.


À convite da secretaria de educação de Olímpia fomos para o parque de aguas termais onde aproveitamos ótimos momentos.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Encontro de Comunicadores da Cultura Gaúcha


48º FEFOL - Festival de Folclore de Olímpia/SP

Estaremos esta semana no 48º Festival de Folclore de Olímpia/SP, para palestrarmos para os mais de 300 professores da rede de ensino, onde o folclore se faz presente no dia a dia escolar. O Convite:

"Eliana Antônia Duarte Bertoncello Monteiro, Secretária da Educação do Município de Olímpia, tem o prazer de convidar Vossa Senhoria para proferir palestra durante o Ciclo de Palestras relacionadas ao folclore gaúcho, a serem realizadas durante o 48º Festival de Folclore de Olímpia, no período da manhã. Contando com a acolhida favorável ao presente, são antecipados agradecimentos e reiterados sentimentos de admiração pelo trabalho de Vossa Senhoria referente ao folclore gaúcho, ressaltando que, em nosso Festival, será homenageado o Estado do Rio Grande do Sul, que é merecedor da admiração de todos nós, graças à peculiaridade de sua formação histórica, bem como de seus contornos geográficos."

Estarão em Olímpia Manoelito Carlos Savaris,  Maria Faistauer, Rogério Bastos, Liliane Pappen, Toni Pereira, Raquel Pinheiro, Murilo Andrade e o Presidente Erival Bertolini.


23/07/2012 (SEGUNDA-FEIRA)
1ª – História do RS e Carta de Princípios
Palestrante: Manoelito Carlos Savaris
2ª – Símbolos do RS
Palestrante: Maria Cardoso Faistauer

24/07/2012 (TERÇA-FEIRA)
1ª – Folclore do RS
Palestrante: Rogério Pereira Bastos
2ª – Danças Tradicionais Gaúchas e Danças Gaúchas de Salão 
Palestrante: Toni Sidi Ferreira Pereira

25/07/2012 (QUARTA-FEIRA)
1ª – Música e Ritmos Gaúchos / MTG
Palestrante: Rogério Pereira Bastos
2ª – Chimarrão
Palestrante: Liliane Inês Pappen

26/07/2012 (QUINTA-FEIRA)
1ª – Indumentária Gaúcha
Palestrante: Rogério Pereira Bastos
2ª – Artesanato Gaúcho
Palestrante: Maria Cardoso Faistauer

domingo, 22 de julho de 2012

Resultado do 18º Festmirim de Santa Maria


1º Lugar: CTG Roda de Carreta - Cachoeirinha - 1ª RT
2º Lugar: CTG Aldeia dos Anjos - Gravatai - 1ª RT
3º Lugar: CTG Guapos do Itapui - Campo Bom - 30ª RT
4º Lugar: Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas - Alegrete - 4ª RT
5º Lugar: DTCE Alma Gaúcha - Santa Maria - 13ª RT
6º Lugar: CTG Lanceiros da Zona Sul - Porto Alegre - 1ª RT
7º Lugar: CFTG Farroupilha - São Borja - 3ª RT
8º Lugar: CTG Rancho de Gaudérios - Farroupilha - 25ª RT


Melhor Entrada: DTG Leão da Serra
Melhor Saída: CTG Lanceiros da Zona Sul

Alegrete recebe a 8ª Interiorização

  Anoitecia no Alegrete quando chegamos ao GTC Farroupilha, entidade administrada pela Ex-Prenda Juvenil do RS, de 2000, Caroline Figueiredo e que nos recepcionou juntamente com a coordenadoria da 4ª RT. A Coordenadora Ilva Goulart recebeu a comitiva de Porto Alegre com um delicioso churrasco de ovelha e uma vaca atolada deliciosa.
 O Encontro de Patrões para a interiorização iniciou cedo com um delicioso café aos convidados e com o cerimonial padrão, organizado pelo Vice presidente de Eventos do MTG, Gelso Miola. Após o cerimonial varios departamentos fizeram a explanação de suas áreas de competência. Rodrigo Sartori, que encontrava-se em Santa Maria, foi até o Alegrete para a interiorização de seu departamento

Muitas histórias interessantes estarão no Eco da Tradição do mês de Agosto. Constatamos a força feminina no Alegrete, quando se fala em administrar. CTGs administrados somente por mulheres, inclusive na campeira. A Coordeanção da Região, há anos, é feminina. Ex-Prenda Juvenil do RS é patroa do GTC Farroupilha e uma jovem, de 29 anos, é patroa do CTG Oswaldo Aranha. Tudo isso e muito mais no Eco do mes que vem.

MTG Faz sua 7ª Interiorização


Era madrugada de sábado, dia 21 de julho, qunado o onibus saiu da frente da sede do MTG, em Porto Alegre, levando a diretoria e os departamentos do MTG para o interior do estado. Primeira parada: Santana do Livramento. A chegada cedo, no CTG Presilha do Pago da Vigia, do Patrão Rui Rodrigues, recepcionando com um café de chaleira, autêntica preparação, seguindo os preceitos dos carreteiros, tropeiros, e dos turcos, que usavam esta forma de preparo da bebida brasileira de maior sucesso no século XIX e inicio do século XX, deu o tom da paz e tranquilidade que reinaria durante o dia.
Aos poucos foram chegando os patrões da 18ªRT. Após o café da manhã os trabalhos iniciaram cedo. Todo um cerimonial cívico, como é o costume no meio tradicionalista, respeitando os hinos, os pronunciamentos e levando a mensagem para as entidades filiadas. O Presidente do MTG, Erival Bertolini passoou as informações, Paulo Souza, Vice Presidnete Administrativo do MTG, Gelso Miola, Vice Presidente de Eventos, Nilton Brum e Elias Leal, que falaram sobre o campeirismo no RS, cumprimento de regulamentos e seguros de rodeios. As mesas ficaram a disposição dos filiados que procuraram para satisfazer as suas dúvidas.
O evento contou com a presença da 1ª Prenda Mirim do RS, Luana Wojciechowski, o Peão Farroupilha do RS, Murilo Andrade, da 1ª Prenda do RS, Raquel Pinheiro, Zeno Dias Chaves, Nelson Oliva e José Teixeira

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Minha agenda

Hoje a noite estarei fazendo o cerimonial do CTG Raízes do Sul, onde meu amigo Pimenta é patrão e receberá inúmeras autoridades em seu galpão. Para esse amigo fabrico tempo se ele não existir.


Logo depois, a meia noite saio para Santana do Livramento, no CTG Presilha do Pago da Vigia, dos meus amigos Rui e Andrea Cavalheiro, para a interiorização do MTG. Domingo estaremos no Alegrete para mais uma etapa da interiorização.


Segunda feira embarcamos para São Paulo, onde nos deslocaremos para São José do Rio Preto e depois para o Festival de Folclore de Olímpia, onde seremos palestrantes. Na sexta retornamos para  Guaporé onde acontecerá a 77ª Convenção Tradicionalista do MTG, o lançamento da campanha contra a corrupção e o encontro de comunicadores da cultura gaúcha. Voltamos no domingo, direto pra fazer o Eco da Tradição do mês de Agosto..

Gravações do Vozes Rurais

Nos dias 16 e 17  gravamos os programas vozes rurais na cabanha Dois Açudes e no CTG Vaqueanos da Tradição, no Bairro Humaitá. A família Souza, os pais da Graciele Souza, Gaúcho da Fronteira e Luiz Cardoso, Erlon Péricles, Alma Gaudéria, Beira D'estrada, Joca Martins, Os 4 Gauchos e Marco Lima. 


Além disso, está de volta o momento de humor do programa. Os convidados foram o Maragato e o Zurba Fagundes. Confira.

Tem Joca e Juliana no Vozes Rurais, domingo


Gravação do Vozes Rurais na cabanha Dois Açudes em Eldorado do Sul foi bem no estilo campeiro. E pra isso, pra estar ao lado do cavalo crioulo, não poderia ser diferente... Joca Martins. Joca e Juliana gravaram o programa que vai ao ar domingo dia 22.

Na cozinha Gaucha do Jorge Fetterman, tem Peixe com banana e Abacaxi. Tradição e Lida Campeira, com Rogério Bastos, uma conversa com o Alan Freitas, ginete e domador, mostrando as habilidades dos cavalos que ele doma.

Lançamento da campanha será no final de julho


Em Guaporé, no final do mês de julho, dia 28, as 13h30min,paralelo à convenção tradicionalista acontecerá o lançamento da campanha do MTG de combate à corrupção. Os tradicionalistas que ainda não conseguiram assimilar o tema quinquenal: “O MTG engajado na campanha de combate à corrupção”, terão a oportunidade durante o lançamento de receber material informativo.

O foco da campanha é voltado para os tradicionalistas, cada um, em seu espaço, na sua vida, nas suas relações, agir de forma a não se deixar levar por facilidades, por interesses escusos, por vantagens pessoais indevidas. A corrupção pode se manifestar nas pequenas coisas. A mãe da corrupção é a MENTIRA. Devemos sempre, mesmo que isso custe algum dissabor, trabalhar com a verdade: A vitória a quem melhor desempenhar a tarefa, e não a quem melhor mentir ou enganar. Mérito a quem o merece, e não a quem por algum engano ou por alguma artimanha tenha sido beneficiado.

            Acusar políticos, empresários e outros de corrupção sem uma devida análise, pode nos levar à formar juízo sem antes nos certificarmos dos fatos. Agredir os outros é somente uma maneira de encobrir as nossas falhas e defeitos. Como diz Jarbas Lima: “A sociedade é um organismo vivo. O indivíduo é parte do todo. Quando desonesto contamina a sociedade. O voto concretiza a cidadania, exerce a democracia, diz a vontade geral. Votar é escolher um igual. Com os mesmos valores, com os mesmos princípios. Votar é sentir orgulho do representante. É ter satisfação em identificá-lo. É propalar suas ações. Por isso, honesto vota em honesto.”

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Baita encontro de prendas em Santa Maria


Encontro cultural jovem na Bahia


A Federação Tradicionalista Gaúcha do Planalto Central, por meio de seus Departamentos Cultural e Jovem, conjuntamente com a 2ª Região Tradicionalista e o CTG Sinuelo dos Gerais realizarão nos dias 18 e 19 de agosto de 2012 o 2º Encontro Cultural de Jovens da FTG-PC na cidade de Luis Eduardo Magalhães - BA com o objetivo de integrar, formar e difundir a cultura gaúcha.


Uma das grandes preocupações que circundam o tradicionalismo gaúcho atualmente é a questão da perpetuação de nossas atividades. Os jovens de hoje serão os condutores do movimento das próximas gerações. Considerando isso, em todo o Brasil, têm sido difundidas atividades que incentivam e promovem a cultura entre os jovens de todos os MTGs. No âmbito do Planalto Central não poderia ser diferente. Um dos convidados virá do Rio Grande do Sul: Rogério Bastos - Diretor de Divulgação da CBTG, Assessor de Imprensa do MTG do RS, ministrando os painéis “A História do Tradicionalismo” destinado ao público mirim e juvenil e “Competição X Tradicionalismo” focado no público juvenil/adulto.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Entrevista com Erlon Péricles


Erlon Péricles, em parceria com Duca Duarte, venceu o concurso da música tema dos festejos farroupilhas com Exaltando nossas riquezas. São 5 músicas desde que foi criado o temário. Entrevistamos o autor com exclusividade para o Rio Grande.


Quem é Erlon Pericles? 
Um missioneiro de São Luiz Gonzaga, um artista que busca transmitir em sua música a essência da regionalidade de sua terra... com responsabilidade e compromisso de trabalhar sério pela cultura do Rio Grande.


Como se formou essa dupla de sucesso com Duca Duate para compor em cima de temas ligados ao RS?
Conheci o Duca por intermédio do Pirisca Grecco, ficamos amigos e colegas, tocando, conversando e estreitando a parceria. Ai começamos a fazer músicas para festivais e cds de grupos regionais. Na sequencia dessa parceria,
surgiu os CONCURSOS DE MÚSICA TEMA DA SEMANA FARROUPILHA, que é um desafio diferente dos demais,por se tratar de canções com tema específico... Ai não basta só inspiração, ter que ter pesquisa e conhecimento de causa...e o Duca é ótimo nesse sentido...nos estudamos muito os temas e vamos fazendo as canções..Este é o terceiro ano que ganhamos o concurso com a parceria DUCA/ÉRLON...


Quantas musicas vcs compõe por mês?
Não existe uma média, devemos ter umas 20 canções da parceria, ele trabalha com outros poetas e eu também tenho uma parceria extensa, então não temos uma constância muito grande, as parcerias surgem ao natural, ou quando se tem algum objetivo comum, com temas específicos ou festivais temáticos como o Ronco do Bugio por exemplo, que só permite um ritmo!! 


Para quantos festivais por  ano vcs mandam musicas?
Para todos praticamente, estamos sempre buscando divulgar o trabalho, como temos em torno de 25 a 30 festivais por ano, essa deve ser a média...


Fala sobre a musica deste ano dos festejos farroupilhas:
Na música deste ano buscamos abordar o tema em sua plenitude, procurando resumir ao máximo itens propostos, para a canção não ficar muito comprida....buscando um refrão  que resumisse toda a questão e um ritmo bem gaúcho para identificar o Rio Grande... É sempre um desafio colocar questões históricas em tão poucas palavras e rimas...



Nome da Composição: EXALTANDO NOSSAS RIQUEZAS
Gênero: Chamarra
Autores da Letra e da Música: DUCA DUARTE e ERLON PÉRICLES

EXALTANDO NOSSAS RIQUEZAS

Terra gaúcha, onde a gente planta e colhe,
Solo bendito que germina cada grão...
Dos verdes campos onde pasta a gadaria
Da sombra boa pra sorver o chimarrão

Às águas mansas de pureza cristalina
Que correm livres da Fronteira ao Litoral,
Matam a sede e irrigam nossos sonhos
Nesta paisagem de riqueza natural.

Este é o Rio Grande, tradição e sentimento,
Pago abençoado pelas mãos da natureza,
Que colhe os frutos do trabalho de sua gente
E que preserva sua história com nobreza.

É O MEU RIO GRANDE TCHÊ! MAS QUE BELEZA!
NUMA SÓ VOZ VAMOS CANTAR NOSSAS RIQUEZAS!

Indústria forte, agricultura e pecuária
Extrativismo e recursos minerais,
Nossa energia pulsando rumo ao futuro
Alicerçando iniciativas comerciais.

A dança, o canto, a tradição, a indumentária,
Fortalecendo a farroupilha identidade,
Um povo nobre que preserva sua cultura
Com liberdade, igualdade e humanidade!

Alma guerreira, herança guapa das origens,
Que guarda altiva este cenário de grandezas,
Num ideal de sempre honrar nossa bandeira,
Num compromisso de exaltar nossas riquezas!


- Pessoas responsáveis pela escolha: Marco Araujo, Terson Paxedes e Carlos Henrique Bertoletti

Entrevista com Marco Ávila, Eco de Julho


Acadêmico de Educação Física, na UNISINOS, e professor de ginástica nas modalidades Power Jump, Jump Fit e Ki-Max em academias, Marco Aurélio Machado Avila,  é praticante de jiu-jitsu, mas sua paixão mesmo é a dança gaúcha. Começou dançando no CTG Estância de Sapucaia (Sapucaia do Sul), depois Lanceiros da Zona Sul (Porto Alegre) e, por último, no CTG Aldeia dos Anjos (Gravataí).

As viagens foram o ponto alto de sua vida tradicionalista, ou melhor, a recompensa, pois sempre sonhou em mostrar seu trabalho em outras querências. No Brasil, participou de festivais de folclore em São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais, Bahia e Goiás, além de várias edições do festival de Passo Fundo; no exterior, esteve na Argentina (1992 e 2010), Canadá (1996 e 2001), Estados Unidos (1996), Espanha (1997), Portugal (1997/ 1998), França (2007/2011), China (2009/2011), Bélgica (2011) e Holanda (2011) e, em 2012, na Bélgica, França e Holanda novamente. Para ele, conhecer o mundo não tem preço.

ECO – Quando começastes no tradicionalismo e esta belíssima carreira de instrutor de danças?
Marco - Trabalho como instrutor de danças gaúchas desde 1988, começando com o grupo mirim do CTG Estância de Sapucaia. Em 1989, passei a dançar no grupo adulto do CTG Lanceiros da Zona Sul onde fiquei até o final de 1990, fazendo grandes amigos lá. Como já estava namorando com a Cármen, em 1991 me transferi para o CTG Aldeia dos Anjos de Gravataí, onde estou até hoje. Passei a instruir a invernada mirim desta entidade e, desde o início de 1994 sou o posteiro e instrutor deste grande CTG completando, em 2012, 19 anos a frente do grupo adulto.
Gostaria de agradecer aqui a duas pessoas que são exemplos de conduta e que me inspiraram  na minha carreira tradicionalista  que são Argeu, de Esteio, um dos meus primeiros instrutores, e ao Paulinho Gnoatto, de Gravataí, meu padrinho de casamento, parceiro e motivador de todas as horas.

ECO – Que grupos trabalham hoje?
Marco - Hoje trabalho com os CTGs Estância da Serra (Osório), Gildo de Freitas (Porto Alegre), Thomaz Luiz Osório (Pelotas), Guapos do Itapuy (Campo Bom), Rancho de Gaudérios (Farroupilha), Mata Nativa (Canoas), Estância do Campo Grande (Estância Velha) e Tarca (Montenegro).

ECO – Dos grupos trabalhados, destaque passagens interessantes que marcaram na sua vida.
Marco - Fui instrutor do grupo juvenil do CTG Aldeia dos Anjos, campeão estadual em 2010, durante o 8° JUVENART.   Participei de nove, dos DEZ títulos estaduais do CTG Aldeia dos Anjos (1987, 1992, 1994, 1996,  1997, 2000, 2001, 2005, 2006 e 2009) e hoje sou o diretor do grupo.

Tive grandes trabalhos premiados como Estância do Montenegro (3° lugar - 1996), Estância da Serra (5° - 1999, 3° - 2000 e 4° - 2001), Tebanos do Igaí (4° lugar - 2002), Gildo de Freitas (3° - 2003 e 5° - 2005), União Gaúcha ( 5° - 2001 e 4° - 2006) e em 2007, Ivi Maraé (5° lugar).

Em nível nacional, tive o grato prazer de ter trabalhado em Goiás, no CTG Querência de Rio Verde, sendo vice-campeão brasileiro em 2003 e 2005 com o grupo adulto. Em 2009, trabalhei em Toledo/PR, no CTG Chama Crioula, onde fomos campeões na categoria mirim e finalistas na adulta e juvenil. Também, no mesmo ano, uma parceria no CTG Tarca Nativista, de Pato Branco/PR resultou nos títulos nacionais da categoria adulta e chirú. Muito gratificante os grandes amigos que consegui nesta jornada. Campeão nacional novamente com o CTG Tarca Nativista, nas categorias adulta e juvenil, no ano de 2011.
ECO – Por que, na tua opinião, é tão difícil se chegar a um consenso quando se trata de danças tradicionais?
Marco - Porque, como é um meio de competição, não temos a visão do todo em primeiro plano. A oportunidade de fazer parte do grupo de autores do livro Danças Tradicionais, lançado pelo MTG, foi algo realmente importante no sentido de ver o meio das danças no RS como um todo, buscando a melhoria na propagação dos conhecimentos referentes a este assunto e a facilidade de acesso. O grande lucro de tudo isso foi poder aprender com meus colegas de trabalho e compartilhar experiências.

ECO – O que tu sugere como motivador para os grupos que estão se preparando pra concorrer em rodeios ou mesmo no ENART?
Sugiro muita paciência e perseverança. Nada se consegue sem organização e estratégias a médio e longo prazo, com um grupo motivado e bem orientado.


Fonte: Jornal Eco da Tradição
Mes de Julho 2012

O Ícone, Paixão Cortes, faz 85 anos hoje


João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes nasceu em Santana do Livramento, 12 de julho de 1927 é um folclorista, compositor, radialista e pesquisador gaúcho. É formado em Agronomia. Ex-aluno do Colégio União quando seu pai era diretor da Estação Experimental de Uruguaiana, foi ele que carinhosamente deu o apelido para o Colégio União de Baio Velho. Também estudou no Instituto Porto Alegre e no Colégio Estadual Júlio de Castilhos. Paixão Côrtes é um personagem decisivo da cultura gaúcha e do movimento tradicionalista no Rio Grande do Sul, do qual foi um dos formuladores, juntamente com Luiz Carlos Barbosa Lessa e Glauco Saraiva. Juntos, partiram para a pesquisa de campo, viajando pelo interior, para recuperar traços da cultura do Rio Grande.


Em 1948, organizou e fundou o CTG 35 e, em 1953, fundou o pioneiro Conjunto Folclórico Tropeiros da Tradição. Em 1956, Inezita Barroso gravou as músicas tradicionais gaúchas Chimarrita-balão, Balaio, Maçanico e Quero-Mana, Tirana do Lenço, Rilo, Xote Sete Voltas, Xote Inglês, Xote Carreirinha, Havaneira Marcada, recolhidas por Paixão Cortes e Barbosa Lessa.
Em 1958, Paixão Côrtes apresentou-se no Olympia de Paris, no palco da Universidade de Sorbonne, no Hotel de Ville, no Teatro Alhambra, além de clubes noturnos e cabarés. No mesmo ano foi convidado por Maurício Sirotsky para apresentar o programa Festança na querência na Rádio Gaúcha, que ficou no ar até 1967.


Em 1962, Inezita Barroso gravou as composições Tatu e Pezinho, recolhidas por Paixão Côrtes e Barbosa Lessa. No mesmo ano, recebeu o prêmio de Melhor Realização Folclórica Nacional. Em 1964, apresentou-se na Alemanha, na Feira Mundial de Transportes e Comunicação, na cidade de Munique. Recebeu ainda, no mesmo ano, o prêmio de Melhor Cantor Masculino de Folclore do Brasil. Em 1986, apresentou-se durante um mês na Inglaterra, divulgando traduções de seus livros para o inglês. Em 1992, a estátua do Laçador, do escultor Antônio Caringi, para a qual Paixão Cortes posou em 1954, foi escolhida como símbolo da cidade de Porto Alegre.


Estátua do Laçador, para a qual Paixão Cortes serviu de modelo em 1954
Em 2001 proferiu palestra sobre a música gaúcha no VII Encontro Nacional de Pesquisadores da MPB, realizado no Teatro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Em 2003 lançou seu novo manual, com mais danças, derivadas do primeiro. Por exemplo, Valsa da mão trocada, Mazurca Marcada, Mazurca Galopeada, Sarna, Grachaim.
Em 2010 é escolhido patrono da 56ª Feira do Livro de Porto Alegre. Recebeu também a Ordem do Mérito Cultural.


Discografia


Xote carreirinho / Jacaré
1961 - O folclore do pampa
1964 - Tradição e folclore do Sul
1970 - Paixão Côrtes (sobre o folclore gaúcho)
1977 - Do folk aos novos rumos
1978 - Paixão Côrtes especial
1980 - Hino ao Rio Grande
1982 - Cantando e bailando
1982 - Cantares e sapateios gaúchos


Bibliografia
1955 - Suplemento musical do Manual de danças gaúchas (com Barbosa Lessa)
1956 - Manual de danças gaúchas (com Barbosa Lessa)
1959 - Festança na querência (sobre folclore gaúcho)
1960 - Terno de Reis - Cantigas do Natal gaúcho
1960 - Folclore musical do pampa - Músicas e letras
1961 - Vestimenta do gaúcho
1966 - Gaúchos de faca na bota - Uma dança alemã no folclore gauchesco
1975 - Danças e andanças da tradição gaúcha (com Barbosa Lessa)
1985 - Aspectos da música e fonografia gaúcha
1994 - O Laçador, a história de um símbolo
1994 - colaborou na produção da coletânea A música de Porto Alegre - as origens
2001 - Músicas, Discos e Cantares - Um resgate da história fonográfica do Rio Grande do Sul


O agrônomo
Paixão Côrtes foi responsável pela abertura de mercado da ovinocultura no Rio Grande do Sul. Foi ele quem trouxe da Europa novos métodos e tecnologias de tosquia, desossa e gastronomia, além de incentivar o consumo de carne ovina.


Começou a trabalhar na Secretaria da Agricultura aos 17 anos como classificador de lã.[1] Em 40 anos de serviço, passou pelas Estações Experimentais de Pelotas, Santana do Livramento e nos Campos de Cima da Serra e em Porto Alegre, também como professor dos cursos de classificação de lã, ovinotecnista e, por fim, chefe do Serviço de Ovinotecnia.


Formado em 1949 em Agronomia, na UFRGS, Paixão Côrtes desenvolveu na Secretaria da Agricultura o trabalho de extensão no interior do Estado. Segundo ele, o fato de ser folclorista e "falar a mesma língua do homem do campo" facilitou a comunicação e a implantação de novas tecnologias.


O apresentador e/ou produtor de programas radiofônicos


1953 - Festa no Galpão
1955 - Grande Rodeio Coringa
1958 - Festa
Fonte:Wikipedia

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Tradição e Lida Campeira no ENART 1ª RT

Tradição e Lida Campeira esteve na classificatória regional do ENART da 1ª RT, no ginásio Tesourinha, dia 08 de julho. Entrevistamos as celebridades que fazem o evento. Assista este vídeo e veja um pouco mais sobre o evento. E domingo confira na BAND e no Terra Viva as 8h.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Agenda de Julho

10/07 - Gravação da Cozinha Gaucha de Jorge Fettermann
10/07 - Edição do programa Vozes Rurais de domingo
16/07 - Gravação do Programa Vozes Rurais no Parque Guaíba Contry Club
17/07 - Gravação do Programa Vozes Rurais no CTG Vaqueanos da Tradição
18/07 - Interiorização do MTG em Taquara/22ªRT
21/07 - Interiorização do MTG em Livramento
22/07 - Interiorização d oMTG no Alegrete
23/07 - Viagem para Olímpia/SP
24/07 - Palestra em Olímpia para a rede de professores do município
25/07 - Palestra em Olímpia para a rede de professores do município
26/07 - Palestra em Olímpia para a rede de professores do município
28/07 - Convenção e encontro de comunicadores em Guaporé


Confecção do eco da tradição do mês de agosto

Rio Grandense ou rio-grandense?


Usa-se o hífen nas palavras compostas derivadas de topônimos (nomes próprios de lugares), com ou sem elementos de ligação. Exemplos:
Belo Horizonte — belo-horizontino
Porto Alegre — porto-alegrense
Mato Grosso do Sul — mato-grossense-do-sul
Rio Grande do Sul — rio-grandense


Interregional do ENART ou inter-regional?



Usa-se o hífen se o prefixo terminar com a mesma letra com que se inicia a outra palavra. Exemplos:
micro-ondas, anti-inflacionário, sub-bibliotecário, por tanto, inter-regional

sábado, 7 de julho de 2012

Como é o namoro pra quem tá no CTG?

Tradição e Lida campeira, junto com o Tome Tento, foram no rodeio do CTG M'Bororé, em Campo Bom pra perguntar pra galera das invernadas:


Ele/Ela preparam um belisismo final de semana em Gramado, Canela...e você diz: Amor, tem Ensaio no CTG ou tem Rodeio.... Vejam as respostas