... que a origem do dia dos pais vem da antiga Babilônia, a bem mais de 4 mil anos, um jovem chamado Elmesu montou um cartão com argila para desejar saúde, sorte e longa vida a seu pai?
...que no Brasil, a comemoração é uma iniciativa de um publicitário em 1953, e a data escolhida para comemorar foi 14 de agosto, o dia de São Joaquim, pai de Maria, avô de Jesus e padroeiro dos avôs. Nos anos seguintes a data foi modificada para o segundo domingo de agosto, pois era um dia mais propício para as reuniões familiares?
... que o Congresso Nacional Brasileiro, oficializou em 1965 que todo dia 22 de agosto seria destinado à comemoração do folclore brasileiro? Essa foi a forma encontrada para homenagear as histórias e os personagens do folclore brasileiro.
... que a palavra folclore tem origem no inglês antigo, sendo que "folk" significa povo e "lore" quer dizer conhecimento, cultura?
... que as lendas são histórias contadas pelo povo, de tradição oral ou escrita, sendo local e temporal? E que elas são um depoimento que o povo faz sobre si mesmo e para si mesmo, podendo nascer de um mito?
... que “um, dois, três”, “une, dune, tê” salame míngue, minha mãe mandou...” são Formuletes, do folclore do RS?
... “quem cochicha o rabo espicha”, é uma forma de PARLENDA?
... que as “tropas de osso”, muito comuns na campanha, tem similares na cidade com tropas de pedrinhas?
... que o Negrinho do Pastoreio, a Salamanca do Jarau, o Umbu, a Casa de M’Bororé, a Erva Mate, são algumas das lendas do Rio Grande do Sul?
... que o diabo, a bruxa, o lobisomem e o Sanguanel, e Mula sem cabeça são mitos do Rio Grande do Sul?
Nenhum comentário:
Postar um comentário