O significado da palavra fandango vem do latim
"findiciare" que significa "Tocar Lira", instrumento
utilizado pelos povoadores da Península Ibérica. A manifestação do fandango,
segundo alguns pesquisadores, teve sua origem na Espanha, herança árabe deixada
pelos mouros. Os portugueses adotaram-no dos espanhóis no tempo da dominação
filipina, sendo muito popular no século XVIII e constituía-se de música e
dança.
O fandango era muito apreciado em todas as camadas sociais,
desde a nobreza ao povo. Em Portugal, chegou a ser considerado como a
verdadeira dança nacional, despertando um entusiasmo delirante. Paixão a que
não era imune à própria corte, que ia ver a dança nos teatros da capital.
Na alta sociedade portuguesa, o fandango substituiu completamente
o minueto, que gozava de grande aceitação, mas, progressivamente, caiu no
esquecimento em favor daquele, não sem que antes houvesse vingado formas
híbridas, tais como o "minueto afandangado". O fandango assumia
características voluptuosas em que se destacavam os meneios femininos e o jeito
galanteador do homem.
Este caráter foi amenizando com o tempo, o que não impede de
o considerarmos, ainda hoje, uma dança de galanteio e sedução, mesmo quando a
sua evolução a conduziu a puras demonstrações de agilidade e exibicionismo. Foi
esta forma coreográfica de mero exibicionismo que acabou por ficar mais
conhecida em Portugal.
Também no domínio musical, as diferenças são, por vezes,
sensíveis, havendo um aspecto importante a salientar: muito embora o fandango
seja mais conhecido na sua forma meramente instrumental, ocorre frequentemente
também sob a forma cantada. Também Joseph Baretti refere, em meados do século
XVIII, que o fandango é dançado ao som apenas de uma guitarra (provavelmente
viola), ou da guitarra acompanhada pela voz.
No Rio Grande do Sul, o fandango chegou, primeiramente, com
os tropeiros, na região serrana e, no litoral, com os açorianos e o lagunista,
como informa Alceu Maynard Araújo.
Da conjunção do fandango vicentista, dança masculina
estridentemente sapateada, com as cantigas trazidas por açorianos e
luso-brasileiros, povoadores do sul, surgiu o primitivo fandango gaúcho, que é
um conjunto de cantilenas interpretadas à viola, intercalado por uma parte
coreográfica pantomímica, em que só os homens sapateiam.
Em um segundo estágio, surge o fandango-baile, agora com a
presença feminina, dando a esta dança um toque de graciosidade e sedução.
Muitas vezes os próprios dançarinos, espontaneamente, participavam cantando.
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