ANTES DE RECLAMAR. CERTIFIQUE-SE DE QUE NÃO É VOCÊ QUEM
CAUSA O PROBLEMA
Certa vez, em uma cidade do interior, um padeiro foi ao
delegado e deu queixa do vendedor de queijos, que, segundo ele, estava
roubando, pois vendia oitocentos gramas de queijo como se fosse um quilo. O
delegado pegou o queijo de um quilo e constatou que de fato ele só pesava
oitocentos gramas. Mandou então prender o vendedor de queijos sob a acusação de
estar adulterando a balança.
Ao ser notificado da acusação, o vendedor de queijos
confessou ao delegado que não tinha peso em casa e, por isso, todos os dias
comprava dois pães de meio quilo cada, colocava os pães em um prato da balança
e o queijo em outro. Quando o fiel da balança se equilibrava, ele então sabia
que tinha um quilo de queijo.
Para tirar a prova, o delegado mandou comprar dois pães na
padaria do acusador e constatou que dois pães de meio quilo não equivaliam a um
quilo. O delegado concluiu, então, que quem estava fraudando o cliente era o
mesmo que estava acusando o vendedor de queijos.
Às vezes agimos dessa forma: reclamamos dos outros sem
perceber que somos nós os causadores dos problemas existentes no produto ou no
serviço fornecido. A qualidade depende diretamente do nível de qualidade dos
produtos ou serviços que deram entrada no processo. Portanto, ao contratar
fornecedores, certifique-se de que as especificações dos produtos estejam
claras, corretas e formalmente documentadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário