Segundo os professores Toni Pereira e o Jefferson Camilo, em seu livro “Danças folclóricas e tradicionais”:
“Professor é quem se dispõe a orientar a aprendizagem de outrem para o alcance dos objetivos seja útil a sua pessoa ou à sociedade ou a ambos. Professor pode ser definido como o individuo que ensina ou orienta uma ciência ou arte”.“Instrutor pode ser definido como o individuo que transmite conhecimento, ensina uma doutrina ou adestra”.“Coreógrafo é a pessoa ou artista que cria a coreografia”.“Posteiro: Aquele que cuida o posto. Determinação diretamente ligada à nomenclatura de Glaucus Saraiva, que via o diretor de departamento, como posteiro de determinada invernada”.O professor de danças, nos CTGs, deve ser um educador, um líder. Deve estar em constante busca de conhecimentos e técnicas que motivem os alunos, deve respeitar e ser respeitado, promover ambiente de harmonia dentro da entidade, planejar e manter todos, em seu departamento, informados e participando do que foi planejado.
Um professor de grupos de danças não deve sair por ai ofendendo o dançarino, com palavrões, palavras de humilhação, conflitar com pais e responsáveis. Em certa oportunidade, na década de 90, cheguei a um CTG, buscando um lugar para dançar. O professor dava ensaio, e, durante o erro de um peão, chamou-o de diversas palavras humilhantes. Os demais achavam aquilo “normal”. Como que uma pessoa que exerce liderança, pode causar pressão psicológica, humilhação, em seus alunos?
O pior em situações como essas é a diretoria da entidade não fazer nada. Eu, de minha parte, não fiquei na entidade, pois conclui que, estaria pagando para o indivíduo me chamar de tudo que passava em sua cabeça. Se xingamentos humilhantes fizessem o indivíduo desenvolver melhores habilidades, juízes de futebol seriam os craques dos campeonatos.
Fique atento aos ensaios onde seu filho participa. CTGs são lugares para que nossos filhos se sintam bem e, nós, possamos vê-los crescer, não somente de tamanho, nem na dança, mas como cidadãos.
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