O autor da foto foi nada menos que Leonid Streliaev, um dos maiores e mais premiados fotógrafos do Rio Grande do Sul e do país.
Pensando nisso sugeri via e-mail a ele, em 2012, que refizesse a foto, para fazermos este regaste e uma versão mais atualizada do momento. Prontamente se dispôs, só faltava o momento certo.
Acontece que nas comemorações farroupilhas neste ano de 2014 conheci pessoalmente um grande dançarino e mestre nas boleadeiras, Marco dos Santos, o filho de Alfeu dos Santos, extremamente parecido com seu pai, que faleceu já há alguns anos, e perguntei se ele e sua prenda Clívia (também dançarina) aceitariam fazer essa homenagem ao Alfeu, que tanto representou a nossa cultura pelo mundo a fora com os Muuripás e posteriormente criando o Grupo Os Quíchuas, prontamente se colocaram totalmente a disposição.
Acertado tudo com Leonid, Marco e Clívia e apoio de amigos, como Léo Ribeiro, marcamos para este sábado (08/11/14) na Estancia Província de São Pedro, em Gravataí, nosso encontro e a recriação da foto. Marco se encarregou até mesmo da confecção dos espetos e preparação da carne, minha prenda Éwilin Ayres e eu cuidados do fogo. Em breve chegava o Leonid, despojado de qualquer fama que possui como grande fotografo, nos abraçamos como velhos amigos, e já foi ajeitando todo cenário, metendo a mão na carne literalmente, achando o ponto do assado, ângulo e tudo mais, uma simplicidade galponeira mesmo.
O objetivo não era uma cópia fiel da foto anterior, afinal este é o Marco e esta é a Clívia, seres únicos e belos, e o resultado todos podem ver agora. Me orgulho muito deste resgate pela tradição, pela homenagem ao Alfeu dos Santos e por presentear estes amigos com esta bela obra do Leonid.
Texto retirado do facebook
autoria: Jeândro Garcia
Material também publicado no
blogdoleoribeiro.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário