Premio Vitor Matheus Teixeira de 2014
Quero parabenizar os talentosos amigos que foram agraciados com este premio, e como reconhecimento da Assembleia Gaúcha: Fabricio Harden (o Bico), Pedro Junior, Liliana Cardoso, o grupo Mas Bah, e missioneiro Valter Portalete (trovador, payador, gaiteiro, cantador, professor e autor da magnífica obra: Terra e cidadania na obra de Cenair Maicá).
Turma “Eu sou do Sul” do CFor Avançado
Uma turma muito interessante. Mas fica o registro de que, conhecimento nunca é demais. Beloni Bastos da Silva e a 2ª Prenda do RS, Laura Callegaro, participaram com a turma, relembraram e trabalharam questões importantes. Mas acima de tudo a humildade de estar repisando os rastros. Mais legal de tudo é ser professor do teu professor.
O adeus ao Provisório
Figura carismática que hipnotizava a juventude com suas histórias, Wilmar Winck de Souza nos deixou logo depois da 29ª edição do ENART. O Provisório, como era conhecido, ensinou muita coisa, mas sua liderança, pioneirismo, inteligência, humildade, ficaram como legado para nossa geração. Descanse em paz amigo Provisório.
Emenda constitucional do Deputado Paulo Ferreira (PT)
As cidades selecionadas para este projeto deverão propor programação artística (música, dança, teatro e afins) com perfil voltado a tradição gaúcha. O incentivo proposto valorizará a comunidade artística e qualificará o público naquela que se caracteriza a maior festa dos gaúchos: as comemorações da Semana Farroupilha. Em 20.11.2014, foi solicitada a alteração de prazo por Rodi Pedro Borghetti do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore ao Ministério da Cultura, para execução: substituindo a data original de 2014 para realização do projeto de 01 de março de 2015 a 20 de setembro de 2015.
Situação do processo nº 01400.015198/2014-90 em 20.11.2014 - Órgão: Ministério da Cultura: “EM ANÁLISE (AGUARDANDO PARECER)
PTG China Véia
Pois o ENART é o lugar dos grandes encontros. E este ano tive a oportunidade de ver amigos que conhecia virtualmente. Que foi o caso do Patrão do PTG China Véia, Alan de Souza Sehn, da cidade de Dongguan, que é considerada uma colônia brasileira, digamos mais gaucha, devido ao pessoal do ramo do couro no Vale dos Sinos que migrou para lá com o passar do tempo. Dele recebemos a bandeira da entidade tradicionalista que fundaram na China.
CGF quer criar Núcleos Municipais
A Comissão Gaúcha de Folclore, que elegeu sua diretoria recentemente, prepara alterações estatutárias que modernização seu estatuto e criarão núcleos municipais ligados à ela para se expandir pelo interior. Hoje já existe um núcleo extraoficial em Santana do Livramento que tem trabalhado bastante e está bem organizado. Resta-nos saber se, com a oficialização, se novos núcleos surgirão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário