Natural de Bento Gonçalves, mas criado em Formigueiro, Luis Vinícius Brum da Silva, conhecido no Rio Grande do Sul como Vinícius Brum, é mestre em Letras, cantor, foi diretor do IGTF, quando Luis Carlos Borges era Presidente, no governo Germano Rigotto. Trabalhou na secretaria municipal da cultura, de Porto Alegre, ao lado de Sergius Gonzaga e Ana Luiza Fagundes.
Vinicius Brum tem grande entendimento e ótimo transito dentro do segmento musical nativista e do tradicionalismo gaúcho. Em sua dissertação de Mestrado, Brum investiga, a partir das linguagens musical e verbal, imbricadas no gênero canção popular, as contribuições que a construção do cancioneiro forneceu à consolidação do arquétipo reconhecido como gaúcho. Para efeito desse estudo, situou uma origem: a obra composta por Luiz Carlos Barbosa Lessa desde o final da década de 40 - vale a pena conferir.
Em 2001, montou em parceria com Luiz Carlos Borges o espetáculo PALCO DO RIO GRANDE, que consiste uma visitação à música do grupo OS GAUDÉRIOS e do CONJUNTO FARROUPILHA, passando pela obra de autores como Barbosa Lessa e Paulo Ruschell. Em 2012 lançou o CD Assim na terra - Canções, que foi considerado pela crítica do jorna Zero Hora como um dos dez mais importantes lançamentos nacionais do ano, com músicas de sua autoria baseada no romance Assim na terra de Luiz Sérgio Metz.
Recebeu indicação ao Prêmio Açorianos de Música - edição 1999 - na categoria regional como melhor compositor. Desde 2003 atuou na Direção Técnica da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, tendo sido, em 2004, vice-presidente da Comissão Estadual dos Festejos da Semana Farroupilha. Desde outubro de 2006 é o Coordenador de Nativismo da Secretaria municipal de Cultura de Porto Alegre. Em 2009 concluiu o curso de Mestrado em Letras com a dissertação "A canção regional gaúcha: escutando a letra e lendo a melodia".Entre 2011 e 2013 desempenhou o cargo de Secretário da Cultura Adjunto da cidade de Porto Alegre. É doutorando em Letras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário