Fotos: maris Strege, Jeandro Garcia e Rogério Bastos |
A apresentação contou como os Farroupilhas Bento Gonçalves, Gomes Jardim e Onofre Pires idealizaram e deliberaram, à sombra do Cipreste em Pedras Brancas, a tomada de Porto Alegre.
Na data histórica de 20 de setembro de 1835, os farrapos partiram da casa de Gomes Jardim para a Capital, dando início a Revolução Farroupilha.
Todos os fatos e acontecimentos da Revolução Farroupilha são abordados no musical com danças típicas, encenação das lutas e das conversas entre os líderes farroupilhas. A encenação teve como astros os dançarinos do DTG Lenço Colorado, do CTG Guapos do Itapuí e do CTG Caudilho Guaibense.
Berço da Revolução Farroupilha
Em 2012, Guaíba foi reconhecida oficialmente como Berço da Revolução Farroupilha por ter sido palco de momentos históricos para o Estado. O título surgiu na década de 60, quando o CTG Maragato de Porto Alegre, e com sede provisória em Guaíba, estampou uma faixa com estes dizeres em um desfile de cavalarianos no dia 20 de setembro. Uma história que poucos conhecem....
Opinião do Blog - Espera-se que com este espetáculo tenha se aberto as portas para que o Teatro entre de vez na vida dos CTGs. Muito maior que qualquer outro show musical, a roteirização de Rinaldo Souto, as vozes os atores, deram vida a algo que as vezes parece desaparecer do nosso meio, mas que foi revivido pelos artistas. Parabéns aos atores e envolvidos no espetáculo. Nota 10
Um comentário:
Estava excepcionalmente maravilhosa a apresentação!!!
Postar um comentário