A Confederação Brasileira da Tradição Gaucha realizou no ultimo final de semana, 14 e 15 de novembro, em Sapezal/MT, o 19º Congresso Brasileiro da Tradição Gaúcha e o 16º Concurso de Prendas e Peões da entidade.
A temperatura, que ultrapassava os 40º graus, somente era amenizado pelos potentes aparelhos de ar condicionado instalados no CTG Chama da Tradição de Sapezal e pelo encontro de amigos de diversas partes do Brasil.
A comissão avaliadora do concurso foi formada basicamente por Douglas Dihel, Marcio Lima dos Santos, Marione Gomes e Lourenço Nunes. Mais de 20 concorrentes de diversas representações tradicionalistas do Brasil se fizeram presentes ao concurso de prendas e peões da CBTG, que aconteceu nos dois dias de evento. Sagrou-se primeira prenda da CBTG, Carolina S. Piatzchaki, de Foz do Iguaçu, Paraná. Sua cidade está entre as possíveis sedes do próximo Congresso Brasileiro e, consequentemente, do próximo concurso. A 2ª Prenda da CBTG foi Aline Jasper MTG/PR, e a 3ª Prenda foi Daiane Pereira, do MTG/MS.
Na categoria juvenil 1ª prenda Andrine de Mari Cenci, do MTG/PC, a 2ª prenda juvenil, Leticia, do Mato Grosso, e a 3ª prenda juvenil, Francine, também do Mato Grosso. Na categoria Mirim, Rafaela Fontana, de Luis Eduardo Magalhães/BA, pertencente ao MTG-PC, foi eleita a 1ª prenda.
Airton Callai, do Mato Grosso, foi o mestre de cerimonias e, posteriormente, escolhido presidente do Congresso. O evento transcorreu com muita tranquilidade. O prefeito de Querência, Mato Grosso, Gilmar Reinoldo Wentz, esteve no congresso com o presidente da câmara de vereadores da cidade para defender a ida do FENART e Rodeio de Campeões pra lá em 2017. Muito elogiada a estrutura da cidade e a vontade de receber o evento que foi aceita por unanimidade dos delegados votantes.
Representaram os MTGs pelo Brasil, Nairo Callegaro, o MTG-RS, Loiva Lopes Calderan, o MTG-PC, Roberto Basso, MTG-MT, Rogério Antônio Pankievicz, MTG-PR, Jorge Francklin Maia, MTG-SP e Natal José Marchioro, pelo MTG-MS. Além da 2ª prenda da CBTG, representeando o MTG de Santa Catarina. MTG-AO não esteve presente.
Loiva Calderan, do MTG-PC, levantou questões importantes para os MTGs ficarem atentos quanto aos rodeios e os projetos de lei que tem transitado pelo Congresso Nacional e suas comissões.
Foi apresentada a prestação de contas da diretoria da CBTG, pelo período em que João Mello esteve a frente. Foi aprovado o parecer do Conselho Fiscal que aprovou as contas. João Ermelino Mello apresentou a chapa para concorrer à presidência da CBTG pelos próximos dois anos (2015/2017) e foi aclamada pelos presentes.
As imagens abaixo mostram a magnifica estrutura do CTG Chama da Tradição, de Sapezal, Mato Grosso.
Nairo esteve de parabéns, como representante maior, do MTG do Rio Grande do Sul. "Tirei o chapéu pra ele. Esse, me representa, também".
Nenhum comentário:
Postar um comentário