sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Quer saber o que é solidariedade? Gente que faz o bem, sem olhar a quem...

Durante o ano eles fazem o bem, sem olhar a quem. No encerramento das atividades, no final do ano, saem anônimos, despejando solidariedade para quem precisa.

          Moradora de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre, e cursando fisioterapia na Unisinos, Pâmela Maria Ianescoscki, 1ª Prenda da 12ªRT, encheu o carro de alimentos, roupas e, até mesmo um bolo, e rumou para um asilo, próximo de sua casa. Pâmela apareceu na RBS TV fazendo essa ação do bem e teve repercussão pelo estado. "Isso vem desde a minha infância e, quando entrei no movimento, vi que podia praticar isso a gente busca evidenciar isso cada vez mais" – disse Pâmela, ao repórter.

Campeã em tempo integral
         
           Não muito longe dali, em Alvorada, a campeoníssima prenda do CTG Tiarayu (campeão do Enart 2016) e instrutora de grupos de base como o GAN Anita Garibaldi, de Encantado, CTG M’Bororé, de Campo Bom e PL Timbaúva, de Portão, Thaiane Dutra. “Eu estava procurando uma instituição para fazer donativos, tanto que alguns brinquedos eu levei em uma casa de crianças excepcionais. Mas acabou que lembrei o quanto existem crianças carentes em Alvorada. Pedi ajuda para uma amiga, se conhecia alguma instituição que ajudasse crianças carentes. Foi coisa do destino... Ela não ia conseguir fazer o natal das crianças, que ela faz todo ano, pois havia arrecadado pouco brinquedo e, eu, graças a Deus, pude ajudar” – conta Thaiane.


           Os dias foram passando e, contando com a solidariedade de outros amigos, de diversos lugares como Santa Maria, Estância Velha e Campo Bom, Thaiane arrecadou mais de oitenta brinquedos, cuja maioria foi buscar pessoalmente, de ônibus ou de trem. “Contei com a ajuda até das pessoas na rua para carregar tudo até em casa, era muita coisa. Ainda bem que tem gente que ainda ajuda os outros né?” – concluiu.

O time caiu, mas a solidariedade ficou em alta


          Em Arroio do Tigre o meu amigo colorado, médico e músico Mauro Giménez Olazar, que já foi diretor de música do MTG, incentivou a mobilização da comunidade da região centro serra para que fossem arrecadados materiais escolares para crianças carentes. "Tenho amigos de todas as cidades da região. Então, meus amigos do Tigre poderiam doar para o pessoal daqui, os de Sobradinho para as crianças de lá e assim, sucessivamente", comentou. A campanha deu certo e a arrecadação superou as expectativas. “Vamos trabalhar em conjunto com as secretarias de educação dos municípios porque, graças a Deus o número de kits ultrapassou todas as nossas expectativas” – comemora Mauro.

Bola na trave pode alterar o placar

            “Tchê, tu sabe que passa o Enart a vida volta ao normal, né? Não se faz mais regime, pode se voltar a jogar bola, sem medo de se machucar, ai como o pessoal de CTG marca bastantes encontros com futebol e comilança, me veio a ideia de convidar os amigos e arrecadar brinquedos pro natal”- conta Renato Cavalheiro, do CTG Ronda Charrua.

            Ao grupo de amigos juntou-se: Alexandre Brunetto, Rafa Martins, percussionista do grupo “Mas Bah” e o Bruno Mello (La Omerta, Buenas, Talagaço). Convidando o pessoal via redes sociais, em quatro dias conseguiram mobilizar quase 50 atletas, algo em torno de 100 pessoas ao redor dando força e levando presentes (gente do Alegrete, Caxias, Passo Fundo, Porto Alegre, Campo Bom...) totalizando quase 200 brinquedos, que foram entregues na Fundação de Assistência Social de Caxias do Sul. A força do tradicionalismo independente de ser Enart ou Vacaria, estancieiro ou primitivo. Após a arrecadação dos brinquedos fizeram “chutes na trave” para descontrair.

Tropilha solidária

            Todo final de ano o CTG Tropilha Farrapa, de Lajeado, realiza alguma ação solidária. Este ano, depois de uma reportagem do jornal da cidade, “O Informativo”, sobre a Associação Simon Bolívar, de um bairro carente de Lajeado, o prendado da entidade escolheu a instituição para auxiliar. “No sábado do dia 10 de dezembro, ficamos um dia inteiro no Supermercado Imec, abordando as pessoas e estimulando-as a realizarem o bem. Arrecadamos cerca de 411 kg e visitamos a associação para entregar os donativos” – conta Jessica Herrera, 1ª Prenda do CTG. Esta instituição cuida dos filhos dos papeleiros, enquanto os pais trabalham. “Fomos recebidos pelas famílias e pela responsável de cuidar deles, Dona Sandra. Foi uma experiência única que nos deixou muitos legados, como valorizar o que temos e sempre pensar no próximo” – concluiu Jéssica.

Nada nesse mundo é por acaso

           Tudo tem uma razão de ser. Paulo Gomes, músico, conhecido no Rio Grande por “Gago”, reside em uma zona rural de Aguas Claras, Viamão. “Quando meu marido foi aos Correios, ver se tinha algo para nós viu uma caixa de cartinhas das crianças  da comunidade, então  ele pegou uma destas cartinhas, esperou eu chegar do serviço  para abrirmos juntos” – conta Francielle Barth. A cartinha era de um menino com problemas de saúde, tinha epilepsia. Escreveu uma cartinha para o Papai Noel contando sua triste história e pedindo um videogame. O casal não tinha condições de dar tal presente, mas acontece que durante uma conversa, uma pessoa conhecida comprou um game novo e moderno para seu filho e queria doar o antigo (play II). Fran e Gago rezaram e agradeceram a Deus a oportunidade de fazer aquele menino sorrir. 

ENCRUZILHADA DO SUL - “Grupo de Cavaleiras de Trança e Espora promoveu a segunda cavalgada da lua cheia, no dia 13 de dezembro, quando arrecadamos brinquedos e alimentos não perecíveis para as crianças da casa de passagem de Encruzilhada do Sul. Entregamos no dia 18 de dezembro” – Maria Luiza Dammé Teixeira

INDEPENDÊNCIA - “O CTG Sentinela do Rio Grande fez doações de alimentos não perecíveis e materiais de higiene para famílias necessitadas, com a ajuda das invernadas artísticas” - Luisa Tormöhlen.

BENTO GONÇALVES – “O CTG Gaudério Serrano fez campanha solidária com os departamentos cultural e artístico levando o papai Noel na carroceria junto com as prendas da entidade fomos com uma caravana nos bairros entregar doces pras crianças de comunidades carentes. Além da campanha do alimento, que foi doado a paróquia São Roque para que distribuísse as famílias que a comunidade, levamos as crianças fazerem a entrega. Eles se mobilizaram e aprenderam desde cedo a serem solidários com o próximo” – Natália Rosa.

SÃO GABRIEL – “A CTM, juntamente com seus peões e prendas e Dep. Cultural, em São Gabriel, fez o ‘Natal Solidário’ recolhendo alimentos não perecíveis nos mercados da cidade, no primeiro sábado do mês, e entregou no ‘Abrigo Espirita Manuel Viana de Carvalho’, e na festa de encerramento do ano da CTM, ao invés de trocar presentes, foi dado fraldas geriátricas e leite para doarmos também para o abrigo” – Cátia Cavalheiro.


SAPUCAIA DO SUL – “Minha família e alguns amigos, há um ano alimentamos, semanalmente, em média 40 moradores de rua. Mas, nesta época, reforçamos o cardápio deles com galeto e salsichão assado, maionese, refrigerante e sobremesa. Também, levamos o Papai Noel, cachorro quente, refrigerante e guloseimas em três lares de idosos. Nos sentimos abençoados, por termos este sentimento de solidariedade nos 365 dias” - Simone Machado.

FLORES DA CUNHA – “No dia 26 de novembro o DTG Herança da Tradição juntamente com alguns parceiros realizou uma Ação Solidária em prol ao Lar da Velhice São Francisco de Assis. Foram arrecadados 70 Kg de alimentos não perecíveis e mais de 400 itens de higiene e limpeza, além de presentes da lista de pedidos dos idosos, publicada em rede social. Foram entregues dia 15/12 pelas prendas e peões” – Stela Paim Lemos.


SÃO LEOPOLDO - "O GAN Ivi Maraé, de São Léo, entregou 150 kg de alimentos e 200 brinquedos em uma 'invasão' no bairro Rio dos Sinos e na Vila dos papeleiros. É o mínimo que fazemos para agradecer as bençãos que Deus nos dá" - Leandro Lautert.   

Outras ações: Diego Deleon Vieira, em Porto Alegre. Eliete Miranda, em Viamão. Priscila Dias Ribeiro, Balneário Pinhal. PL Delfino Carvalho, em Cachoeira do Sul. Hospedaria Moresco de Chapecó-SC, mandado por Darlene Cardoso, 2ª Prenda Veterana de Santa Catarina. Rosane Donay, na Rede Solidária, em Porto Alegre.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

3º Seminário Cultural do CTG Prenda Minha, em Bagé

Dia: 05/01/17
Local: CTG Prenda Minha

19h30min: Credenciamento
20h: Palestra com Roberta R Jacinto, 1ª Prenda do RS 16/17
21h: Dinâmica com Diéllen Soares - 1ª Prenda da 18ª RT 16/17 e Jéssica Villar - 2ª Prenda Juvenil do RS 15/16

Após o evento, será servido jantar no valor de R$8,00

A Tradição é o Presépio - Por joão Carlos Paixão Cortes

A TRADIÇÃO É O PRESÉPIO

    No período de festividades natalinas, que vai de 25 de dezembro  a 06 de janeiro do próximo ano,  festeja-se o nascimento  de Cristo e a chegada dos  Reis Magos junto a manjedoura, onde nasceu Jesus, após seguir  a Estrela Guia que iluminou os caminhos à Belém. 

   O presépio, representação do nascimento de Cristo, é o símbolo do Natal, herança dos povos cristãos formadores do nosso estado, e a mais pura religiosa tradição gaúcha, o qual entendo que deveria receber a atenção dos verdadeiros tradicionalistas. 

    No mais é um cenário de neve, de renas, de trenós, e de pinheirinhos coloridos, de desenhos e figuras  caricatas  não  cristãs, que servem pra antecipar os presentes que eram recebidos com a chegada dos Reis Magos, no dia 06 de janeiro. 

    Não é tradição herdada, é tradição criada e copiada, que os meios de comunicação divulgaram e globalizaram, só isso.

          Mas, eu sigo, nos meus 89 anos, homenageando as dezenas de Terno de Reis que saem "tirando reses" neste período natalino pelo mais diferentes rincões do Rio Grande e do Brasil.

  Este ano, meu Terno Virtual destaca nos seus versos o Presépio.



           O meu Terno canta:    

      Chegada   Meu senhor, dono da casa
Peço licença pra cantar
Recebei este terno
O passado vem lembrar

Vimos lhe cantar os Reis
E também lhe visitar
Ô de casa, casa santa
Onde Deus veio habitar

Porta aberta, luz acesa
É sinal de alegria
Entra eu, entra meu terno
Entra toda a companhia.


Louvação Quando entrei nesta sala
Vi um anjo em cada canto
Vi o presépio que é obra
Do Divino Espírito Santo

E nesse presépio oculto
Tão pobre de ostentação
Veio a luz  o belo vulto
Que nos trouxe a salvação.

Já nasceu o Menino Deus
Numa lapa em Belém
Foram todos adorar
Adoraremos também

Reclinado num presépio
Cheio de glória e luz
Fruto da Virgem Maria
Era o Menino Jesus

Despedida: Vamos dar a despedida
   Como deu Cristo em Belém
   Esse terno se despede
   Até o  ano que vem.
 
1980 - Festival de Terno de Reis em Osório

 

            PEÇO QUE CANTEMOS EM OUTRAS CASAS ATÉ O DIA DE REIS (06 DE JANEIRO) PARA QUE REALIZEMOS A NOSSA “MISSÃO” DE “TIRAR RESES” E LOUVAR A CHEGADA DE JESUS, JUNTO AO PRESÉPIO.

João Carlos D'Avila Paixão Cortes

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

18ª Cavalgada Cultural da Costa Doce ocorre em janeiro

            No dia 19 de janeiro (quinta-feira), terá início a 18ª Cavalgada Cultural da Costa Doce. Com saída na Barra do Ribeiro/RS, a atividade terminará no município de Pelotas/RS, no dia 29 de janeiro (domingo) - serão percorridos cerca de 270 km da costa da Lagoa dos Patos. 

            Nesses 10 dias de diversas atividades a Associação dos Cavaleiros da Cavalgada Cultural da Costa Doce, promotora do evento, pretende resgatar a história e a tradição do estado do Rio Grande do Sul. Além disso, é uma grande oportunidade para confraternização e intercâmbio cultural entre os cavaleiros. A cavalgada completará 18 anos nessa próxima edição; a cada ano mais amigos se reencontram e novas amizades são seladas.

            A saída será no CTG Pealo da Tradição - Sede dos Piquetes - Barra do Ribeiro – RS, às 14h30min. Outra opção é o cavaleiro participar a partir de São Lourenço do Sul/RS, de onde a cavalgada saíra no dia 28 de janeiro (sábado), em direção a Pelotas/RS, município que receberá a confraternização de encerramento, Praia do Laranjal, em 29 de janeiro.

            Na edição anterior, cerca de 100 cavaleiros participaram da atividade. Número integrado por participantes de diversos estados brasileiros. O valor do convite de Guaíba/RS até Pelotas/RS é R$ 290,00; já de São Lourenço do Sul/RS até Pelotas/RS é R$ 170,00.

Mais informações podem ser obtidas em:

Site:www.cavaleirosdacostadoce.com.br
https://www.facebook.com/cavaleiros.dacostadoce
E-mail: ccd18@cavaleirosdacostadoce.com.br
Fone: (53)99103-3410 

Jeândro Garcia (comunicação online) / (51) 99943-4742 / jeandro@uol.com.br
Carlos de Souza Gonçalves – Coordenador / (53) 99103-3410 

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

E o IGTF foi extinto...

           Algumas datas são marcantes. Dia 21 de dezembro de 2016 marcará na história a data em que a Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore foi extinta.

           Em 1948, foi criado no Rio Grande do Sul a Comissão Estadual de Folclore (hoje, Comissão Gaúcha de Folclore) liderada pelo folclorista Dante de Laytano.  No ano de 1954, a Assembleia Legislativa aprovou a lei que reestruturou a Secretaria de Educação do Estado, criando a Divisão de Cultura e o Instituto de Tradição e Folclore – ITF – sob a direção do folclorista Carlos Galvão Krebs, e mais tarde, em 1965, o primeiro curso de graduação em folclore do Estado, conhecido como Escola Superior de Folclore, que tinha como objetivo a formação de professores do Ensino Básico.

           O ITF, dentro da Divisão de Cultura, da Secretaria de Educação, funcionou até aproximadamente 1969, quando, no último ano do Governo de Euclides Triches, foi criada, pelo Decreto n.º 23.613, de 27 de dezembro de 1974,  a  Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore.

           Lá passaram nomes como Antonio Augusto Fagundes, Paixão Cortes, Glaucus Saraiva, Carlos Galvão Krebs, Hélio Moro Mariante, Lilian Argentina Braga Marques, Sonia Siqueira Campos, Rose Marie dos Reis, Paula Simon Ribeiro, José Edson Gobbi Otto, ivo Benfatto, Manoelito Savaris, José Roberto Diniz de Moraes, Tarcisio Taborda, Luiz Celso Gomes Hyarup e Edison Acri, entre outros...

          E os cadernos Gaúchos? 
História do tradicionalismo sul-rio-grandense, caderno nº 1 - de Helio Moro Mariante (1976); 
Indumentária Gaúcha, caderno nº 2 - de Antonio Augusto Fagundes (1977); 
Pandorgueando, caderno nº 3 - Também de Helio Moro Mariante (1977);
Panorama bibliográfico do regionalismo - Caderno nº 04 - Pedro Leite Villas-Boas (1978);
O RS - 1904 - Visto por dentro - Caderno nº 5 - Comentários e notas de Lothar Hessel (1978);
Música Folclórica, tradicional e popular - Caderno nº 6 - Equipe Tecnica do IGTF (1980);
Carreira de Bois - Caderno nº 7 - Equipe Tecnica do IGTF (1981);
Danças Tradicionais - Caderno nº 9 - Equipe Tecnica do IGTF (1994)

            Na gestão de Manoelito Savaris voltou-se a produzir material de pesquisa, com os livros dos Festejos Farroupilhas de 2008 e 2009 ( Nossos Símbolos, Nosso Orgulho e os Farroupilhas e suas façanhas).

           Eu me preparei para um dia trabalhar na área da cultura, o IGTF era um dos lugares que pensei em passar, mas, infelizmente, teremos de mudar os rumos do planejamento. O ITF poderia voltar a existir, como uma divisão, lá do inicio dos anos 50, mas com técnicos, como da Comissão Gaúcha de Folclore, MTG, Estancia da Poesia Crioula, Instituto Escola do Chimarrão, e lincar com o turismo no RS, criando a cadeia produtiva da cultura gaúcha.

          Há bastante tempo viemos trabalhando para que o Rio Grande do Sul e os gaúchos, percebam a potencialidade econômica que envolve o nosso tradicionalismo. A Bahia já fez a sua lição de casa: sabe utilizar de forma eficiente a sua música e a sua cultura na economia. Por que nós, gaúchos, com este folclore riquíssimo e uma tradição campeira pujante, não fizemos o mesmo?

           São tantas as questões para o debate, ressaltando que, por exemplo, a produção de erva-mate (será que o consumo atingiria os números atuais não fosse o apelo tradicionalista?); e,  os festivais de musica que cantam e encantam o nosso Rio Grande (oportunizando o surgimento de grandes poetas e compositores) e os rodeios não movimentam nossa economia???

          Acho que teremos muitos debates em 2017. Acredito que a Comissão Gaúcha de Folclore que está chegando aos seus 70 anos, deva tomar seu lugar no protagonismo dessa história.

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

CBTG completa 30 anos e divulga calendário de eventos para 2017

Campo Grande, MS, 19 de dezembro de 2016. 

                                                 Senhoras e Senhores, 

 
         Estamos nos aproximando da virada do Novo Ano e teremos um 2017 muito especial, pois completaremos 30 anos de fundação, no dia 24 de maio. Agradecemos o trabalho e dedicação pela tradição gaúcha e solicitamos novamente o apoio de todas as Federações para fortalecermos ainda mais o nosso grandioso Movimento Tradicionalista Gaúcho. Segue nosso calendário de eventos - CBTG 30 anos:

Evento: Encontro da Juventude Tradicionalista da CBTG
Data: 21 e 22 de Abril de 2017
Local: CTG Querência da Saudade, Ponta Porã-MS

Evento: Sessão Solene Câmara Federal - CBTG 30 anos e Reunião Conselho Diretor
Data: 24 de Maio de 2017
Local: Câmara Federal e CTG em Brasília-DF

Eventos Nacional 2017: 14° Fenart, 8° Jogos Tradicionalistas e 18° Rodeio Crioulo Nacional de Campeões
Data: 19 a 23 de Julho 2017
Local: CTG Pousada do Sul, Querência-MT

Evento: Semana Farroupilha 2017 - Entrega Títulos de Embaixadores
Data: Setembro de 2017
Local: Parque Harmonia, Porto Alegre-RS

Eventos: Congresso Brasileiro - Eleição Nova Diretoria e Concurso de Primeiras Prendas e Peões Tradicionalistas da CBTG
Data: 24 a 26 de Novembro de 2017
Local: CTG Charrua, Foz do Iguaçu-PR


João Ermelino de Mello
Presidente da CBTG

Números... eles são sempre interessantes - Balanço Geral


           Buenas amigos.. chegamos este ano a um número bastante expressivo de visitação na página: Um milhão, trezentos e onze mil pageviews. Tá... Page views é um parâmetro utilizado pelos servidores web para medir a visibilidade de um site ou parte de um portal na internet. Quanto mais page views (acessos) uma página tem, maior a visibilidade dela na Internet.

           Mas foi um ano também onde outros números me chamaram a atenção. O Post "Os pensadores iluministas, que postei em 2010, ultrapassa a marca de 70.000 visitações (é o meu campeão), sendo que o segundo colocado tem 10% dos acessos, que são os nós de lenço.

http://www.rogeriobastos.com.br/2010/08/os-pensadores-iluministas-e-seus-ideais.html

          Mais longe ainda em números está a quantidade de palestras feitas. Em 11 de setembro de 2015, na cidade de Marau, cheguei a marca de 500. Em setembro de 2016, um ano depois, estava com mais 65 no currículo (havia voltado de um CFor em Maringá). Fecho  o ano de 2016, com 588 - Já com 9 agendadas para 2017.
Palestra no encontro de familias em Dongguan, Hotel Tangla, na China
          Meu carro chegou a 90.000 km, sendo que destes, nem dez mil foram para lazer, praticamente foi dedicado á viagens para palestras e encontros. Aqui não conto a quilometragem aérea, pois só a viagem à China bate meus recordes de distancia.

        Visitações ao Paraná (Maringá, Curitiba e Pitangas), Santa Catarina (Chapecó, Florianópolis, São José e Piratuba), Goiás (Formosa), Brasilia, Bahia (Luis Eduardo Magalhães), Rio de Janeiro (São Pedro da Aldeia), Mato Grosso (Sapezal) e São Paulo, no Brasil e, fora dele, na Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Holanda, Alemanha, Espanha, Dubai e China - Experiencias que o tradicionalismo me proporcionou, amizades que a tradição gaúcha me ajudou a fazer.

        Vamos construir juntos entidades tradicionalistas mais sólidas. Relações pessoais mais sólidas, em 2017. Vamos tentar diferente, já que 2016 não foi tudo o que esperávamos. Temos que acreditar. Temos que continuar tendo fé.


"Badala um sino imaginário
Na mente de um poeta
Sem pretenções de profeta
Quer saudar o aniversario
De um ser extraordinário
Que nasceu pra salvar o povo
Por isso que me comovo
E de modo fraternal
Desejo um feliz Natal

E um buenacho Ano Novo"

           Nos versos de meu amigo Albeni Carmo de Oliveira, grande poeta, deixo esta singela mensagem de natal e  ano novo. Abramos nossos corações para comemorar o nascimento daquele que veio para não nos deixar esmorecer ante as atrocidades do mundo. 

domingo, 18 de dezembro de 2016

Final de ano, 900 km percorridos para palestrar em 3 cidades

            Iniciamos a sexta feira indo até Venâncio Aires para a eleição da Escola do Chimarrão, onde Liliane Pappen foi reeleita para mais dois anos à frente da entidade. Dali atravessamos por Lajeado e chegamos à Encantado, terra do GAN Anita Garibaldi, onde nos receberam para a palestra: "Construindo entidades sólidas".
            O convite veio de Margarete Capelari e da Patroa Lisa Lucca. Pude matar a saudade de alguns amigos como o Roque e a Marines Malaggi, depois passar no aniversário do Maurício, grande amigo, e ainda fui presenteado com o CD do "Quinteto Canjerana" e o livro que comemora os 20 anos do Anita, escrito por Jorge Moreira.
             Na mesma noite de sexta sai de Encantado rumo à Marau, onde pernoitei para palestrar no CTG Sentinelas do Pago, no sábado, à tarde. Tema: "Os 50 anos do MTG", na ação do projeto "CTG Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha". Presença da Ex-Prenda Mirim do RS, a Gabrielly Portela Ramos, e a atual 1ª Prenda Mirim do RS, Nicoly Chimento.


              Depois da palestra lanchamos juntos, à convite da anfitriã, a diretora cultural, Susete Rigo. O patrão do Sentinelas entregou uma cesta de natal para cada membro da patronagem agradecendo o trabalho exercido neste ano e pela parceria de tantas oportunidades.  
              No sábado ainda seguimos viagem rumo à Constantina, chegando lá à noite. Na manhã de domingo muito bem recepcionado pela diretora cultural, dona Marinês Fátima Tenedini.
              O CTG ofereceu um delicioso churrasco no almoço, um carinho desprendido pelas pessoas que administram aquela entidade, para agradar os visitantes. Lá em Constantina, no CTG Taquaruçu, palestramos no "1º Seminário Motivação e Oratória".

              Foram homenageadas ex-prendas e também os ex-peões do CTG. Momento que emocionou os que estiveram presentes ao evento. Fizemos ainda o lançamento do livro dos 50 anos do MTG e autografamos alguns exemplares.
             Foram 900 km percorridos para atender a demanda, mas valeu a pena cada um que foi rodado. Fica a dica para as rádios do interior: Levar em conta que a gente, que está viajando, gostaria de uma programação legal (arfff - sofrimento, escutando sertanejo universitário na viagem)

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Abertas as inscrições para o Congresso Tradicionalista, em Bento Gonçalves

          Estão abertas as inscrições para o 65º Congresso Tradicionalista, que acontece na cidade de Bento Gonçalves, 11ª RT, nos dias 13, 14 e 15 de janeiro.
http://www.mtg.org.br/noticias/141   clique na imagem ou no link
           A convocação para o evento já está publicada no site do MTG, e as inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo link: http://www.mtg.org.br/noticias/141

Visite São Francisco de Paula - Rota das Barragens



"Dia de Campo", no CTG Darci Fagundes, em Guaíba


Palestra em Constantina, domingo, dia 18

          Pela primeira vez estarei na cidade de Constantina, 7ªRT, para palestrar sobre os 50 anos do MTG.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Premio Inquieto da UniRitter de Jornalismo

            Passado alguns dias volto aqui para falar sobre o #premioinquieto de Jornalismo da UniRitter. Na noite do dia 8, na UniRitter da Zona Sul, o curso de jornalismo da universidade, em forma de incentivo, premiou trabalhos realizados no ano de 2016. Junto com os colegas Raríssa Grissutti, Eduardo Muller e Liliane Pappen foram inscritos dois trabalhos, muito interessantes, um para assessoria de comunicação e outro em jornalismo impresso.
             Para nossa alegria os dois foram premiados e, em primeiríssimo lugar. Parece ser um trabalho escolar. Um trabalho de faculdade. O projeto contou com o apoio institucional dos grupos RBS, Record, Band, SBT, Coletiva.net e Associação Riograndense de Imprensa (ARI), que indicaram profissionais de destaque para serem jurados (Cezar Freitas, Diretor de Jornalismo da RBSTV, Renato Martins, da Band...).
           Os alunos do curso de Jornalismo tiveram a oportunidade de participar do primeiro Prêmio Inquieto Universitário.  Foram dez categorias:

Assessoria de Comunicação
Fotojornalismo
Jornalismo Digital – Reportagem
Jornalismo Digital – Reportagem Especial Transmídia
Radiojornalismo
Telejornalismo
Jornalismo Impresso – Jornal
Jornalismo Impresso – Revista
Documentário: áudio e vídeo
Pesquisa em Jornalismo


Aproveito para cumprimentar nossos colegas:
IMPRESSO - VENCEDOR 
Histórias Inspiradoras De Quem Não Tem Nada De ‘Down’
Liliane Inês Pappen, Eduardo Brusch Müller e Rarissa U. Grissutti

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - VENCEDOR 
Au ke mia - Informativo da Medicina Veterinária 
Liliane Pappen, Eduardo Brusch Müller, Rarissa Grissutti e Priscila Ceroni

E os professores:  Marcelo Tavares, Rodrigo Rodembusch, Rogerio Grilho, Mariana Oselame e Leadro Olegário -  #premioinquieto #uniritter 

Exposição ‘50 anos do MTG – Tradição e Legado’ na Câmara de Vereadores de Porto Alegre

             A Galeria Clébio Sória, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, é palco até o dia 18 de dezembro da exposição "50 anos do MTG - Tradição e Legado". O evento é uma realização do Movimento Tradicionalista Gaúcho, presidido por Nairo Callegaro, com curadoria de Lara Lindenmeyer, Wanessa Welter, Vera Rejane Freitas Fernandes e Vilma Conceição Paese.
             A exposição fica aberta das 9h às 18h, com acesso livre.

Domingueira no Sentinelas do pago, em Alvorada


Cultura no final do ano - II Seminário Campeiro na 5ª RT


domingo, 11 de dezembro de 2016

Um título merecido - Léo Ribeiro de Souza recebe homenagem em sua cidade natal

            Na noite de sexta-feira, 09 de dezembro, em Sessão Solene na Câmara de Vereadores de São Francisco de Paula, com plenário completamente lotado,  com muitas pessoas de pé, o poeta, chargista, artista plástico e compositor, Léo Ribeiro de Souza recebeu o título de Cidadão Benemérito dedo município.
            O Diploma de benemerência foi entregue pelo autor da proposta, o vereador Assis Tadeu Barbosa Velho, juntamente com o ex-patrão do CTG Rodeio Serranos e, pai do primeiro Peão Farroupilha do RS, Agnel Pacheco, à Léo Ribeiro.

             Estiveram presentes representações vindas de todas partes do estado.  Representando a Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o vereador Bernardino Vendruscolo com sua esposa, o Venerável Mestre da Loja Maçônica, Jonathas Abbot Gustavo Amoretti, o Venerável Mestre da Loja Sentinela do Sul Enio Maganeli, de Porto Alegre, e os Irmãos de Léo Ribeiro, do Piquete Fraternidade Gaúcha que chegaram de surpresa (após terem dado diversas desculpas para ele que não poderiam comparecer).
             Leo autografou diversos livros falando sobre São Chico, agraciando os amigos.
             Depois... uma cervejinha e boas risadas antes do descanso. 



              No sábado, antes de retornarmos para a capital tivemos a satisfação de poder conviver um pouco mais na residencia do amigo Léo Ribeiro de Souza e sua esposa Mirim, e poder conhecer seu belo galpão com um verdadeiro museu, com fotos antigas e troféus do grande dirigente colorado, José Asmuz.
              Claro que a única forma de presentearmos os anfitriões seria com uma iguaria bem adocicada: O nosso arroz de leite.
              Saímos pela cidade conhecendo os pontos turístico e, convidamos os amigos que forem a São Francisco de Paula, não deixem de visitar a Livraria Miragem, da dona Luciana.
              Aqui, uma pequena vista do ambiente. O lugar é fantástico. Lanche? Um pouco mais abaixo, ainda na avenida principal é possível comer um lanche muito gostoso (e com bom preço), em frente a estatua do "Negrinho do Pastoreio", na "Dona Laura".
              Obrigado amigo Léo Ribeiro de Souza pelos momentos de conviver ai com vocês. Parabéns pelo título justo que recebestes de tua cidade.