sexta-feira, 29 de abril de 2016

Fique atento aos editais da SEDAC

Lançamento de novos editais do FAC

         Nesta sexta-feira, dia 29, estão sendo  publicados mais 3 editais do Pró-cultura RS FAC, relativos ao Prêmio IEACEN de Dança, Teatro e Circo. Acompanhe e participe.

          Dinheiro não se acha em árvores. Por isso fique atento aos editais.
www.cultura.rs.gov.br

Mais duas palestras que fecharam o ciclo semanal no RS

           Quarta feira, dia de jogo pela Libertadores da America. Imaginávamos que não iria quase ninguém na Palestra no CTG Aldeia dos Anjos em Gravataí. Mas foi o contrário. Muita gente com pareceu naquela noite fria de abril.
              A palestra foi sobre os cinquenta anos do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Gravataí esteve presente. Ali conseguimos ver bem as pessoas que se diferenciam, pois deixam outros afazeres para trocar ideias.
             Curso de Cultura da 1ªRT
             E na quinta feira dia 28, foi a vez da 1ªRT, e o público ca zona sul de Porto Alegre, receber a palestra:  "Qual o teu Legado? Uma reflexão sobre os 50 anos do Movimento Tradicionalista Gaúcho." - Com Rogério Bastos
             Mais uma vez o público surpreendeu. Esteve presente o vice-presidente de administração e finanças do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Nilton Otton e sua esposa Vera Lucia Otton, também o coordenador da 1ªRT, José Arnildo de Melo.
             A 1ª Prenda Mirim da 1ªRT, Carolina Gehrles Moraes, o Conselheiro Paulo Matukait, no evento sob a coordenação de Vera Lucia Menna Barreto, diretora cultural da 1ªRT.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

E os "inferninhos" estão acabando com os eventos

          Não bastasse os postos de gasolina agora os arruaceiros acharam os rodeios e festivais para despejar seu mau gosto musical, instintos selvagens e sexuais, e ainda, prejudicar o andamento dos eventos.
          Lendo o Blog do Leo Ribeiro de Souza, o alvo agora é o Carijo da Canção. Veja a matéria que saiu no jornal  Tribuna da Produção

Denúncia do MP propõe fim do 'Inferninho' e instalação de barracas no
CARIJO DA CANÇÃO GAÚCHA DE PALMEIRA DAS MISSÕES

por Pedro Niácome,

          O Ministério Público de Palmeira das Missões, através do juizado da Infância e Juventude, intimou na última semana a Prefeitura Municipal, a fim de participar de uma audiência de Conciliação. A ação civil visa adotar e discutir medidas visando a segurança do Carijo da Canção Gaúcha.

          No mandado de intimação, o MP determina que a o Município suspenda de modo integral os acampamentos do Festival, proibindo a instalação de barracas por pessoas físicas e jurídicas, para efeito de recreio e diversão. Em uma cláusula mais adiante, a ação propõe o fechamento das barracas no período compreendido entre às 22 horas e às 8 horas do dia seguinte.

           O Termo de Ajustamento de Conduta visa também à proibição de circulação de crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos, entre às 24 horas às 8 horas do dia seguinte, com previsão de multa para os pais responsáveis e fechamento das barracas.

          Outra imposição do Ministério Público determina que o Município e o Estado não mais cedam espaço para a área de acampamento denominada "Inferninho", isolando o respectivo local de cumprimento de ordem judicial. O MP levou em consideração as quatro mortes registradas na edição passada do evento, sendo uma no referido espaço, e as demais fora do parque, entre elas de dois homens mediante confronto com a Brigada Militar no bairro Mutirão e o acidente automobilístico com o cantor Arthur Bonilla. Foi levado em consideração a ausência de segurança e fiscalização, e o decorrente excesso de consumo de bebidas alcoólicas. Destacou ainda que no referido local há músicas ensurdecedoras, em total desconformidade ao conteúdo do festival, consumo de drogas e incentivo a prática sexual, inclusive com adolescentes e jovens.

          O documento solicita ainda a instalação de câmeras de segurança e maior atenção por parte da segurança do evento. Caso os pedidos sejam acatados pelo Poder Judiciário, as novas normas passariam a vigorar já a partir da edição deste ano. A audiência acontece no dia 2 de maio, às 14 horas, na sala da 2ª Vara Judicial de Palmeira das Missões. O processo será apreciado pelo juiz Luís Clóvis Machado da Rocha Júnior.

Fonte: Jornal Tribuna da Produção
Foto: Arquivo TP

Nota: Os Rodeios, em Santa Cruz do Sul, no Parque de Rodeios e autódromo já são invadidos por essas turmas que acabam com os eventos. Em outras localidades isso acontece também. No ENART tentaram fazer o mesmo, mas infelizmente, para eles, lá a Lei é clara e se faz valer. Não tem som nas alturas. Os "Bondes" (podia ser charrete ou carretão) ainda fazem umas "festinhas" escondidas mas já foram localizados e, o que mais impressiona, é que tem coordenadores de grupos que sabem, pais que sabem... e simplesmente acham "bonitinho" - hora de revermos uns conceitos.

Quanto ao MP - Tem que fazer valer a lei e não acabar com acampamentos gaúchos. Tradicionais cidades de lona se formam nos eventos, de forma saudável, com famílias. Tem que separar o joio do trigo. Isso sim. 

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Proseando com Tenencia - Comunicação para todos os públicos

          A comunicação figura dentre um dos mais importantes requisitos do sucesso apontados cor diversas pesquisas feitas ao longo dos dois últimos séculos com pessoas bem-sucedidas pro mundo. Os líderes mais marcantes da humanidade se diferenciaram pela habilidade de se comunicar com seu público. Atualmente, a alta conectividade, os reality shows e as inúmeras ferramentas da internet que são colocadas à disposição das pessoas fazem com que o mundo se torne um grande palco. Logo, o convencer anda aliado ao saber, e leva ao vencer.

          Para que a comunicação tenha impacto e êxito, não significa que a pessoa precise ter vocabulário sofisticado nem saiba falar bonito. Comunicação eficiente se relaciona à transmissão das ideias de forma clara e compreensível. Aliás, comunicação não é o que se diz, nem o que se comunica, mas o que as pessoas entendem.

          É aquilo que fica da mensagem comunicada. É o percebido e compreendido por parte da audiência.

          As pessoas estão acostumadas a pensar que a essência da comunicação está nas palavras, especialmente quando se trata de falar em público. A "pá que lavra" realmente tem um peso significativo em nossa comunicação; no entanto, quando nos referimos à capacidade de impactar, convencer, fixar uma mensagem na mente das pessoas, a palavra perde força. Uma pesquisa da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, constatou que o poder de influência da comunicação humana depende apenas em 7% das palavras. O tom de voz tem um poder de influência que corresponde a 35%, e os demais 58% representam o poder de expressão da fisiologia do comunicador.

           Para comprovarmos o estudo americano, basta declamarmos uma poesia eliminando sua pontuação, ela simplesmente perde completamente o sentido. Outro exemplo clássico vem do jornalismo. A mesma notícia transmitida por diferentes jornalistas televisivos repercute de forma diferente na capacidade de assimilação do telespectador. A forma como a notícia é transmitida e a credibilidade do jornalista se reflete nos salários pagos pelos veículos de comunicação, cujas diferenças são consideráveis.

          Na teledramaturgia, as diferenças são imensas e absolutamente relacionadas à capacidade interpretativa do ator. Em nosso cotidiano, seguramente conhecemos pessoas que não levam jeito para contar piada enquanto outras fazem piada de tudo, e tudo parece merecer graça. Em ambas as anedotas, as palavras podem ser exatamente as mesmas, no entanto, a capacidade de influenciar e impactar as pessoas muda por conta de quem dela faz uso. Esta diferença está nos 93% restantes da capacidade de influência que as pessoas possuem.

Qual o teu Legado? Uma reflexão sobre os 50 anos do Movimento Tradicionalista Gaúcho


Sonhos: Limites e a competição em Venâncio Aires


domingo, 24 de abril de 2016

DTG de Flores da Cunha, 25ªRT promove dia do Campeiro

             O Guri Farroupilha do DTG Herança da Tradição, juntamente com o Departamento Cultural e Campeiro e a 25ª RT, realizou no dia 24 de abril a 6ª Edição do “Dia Campeiro", evento realizado desde o ano de 2014.

             Muitas foram as atividades realizadas, como oficinas de encilha, Vaca Parada e o Preparo do Churrasco, estas, ainda pela manhã de domingo. Durante a Tarde o Sr. Wilson Carlos Mariani, coordenador dos Jogos Campeiros da 25ª RT, proporcinou uma oficina de Tetrafe e Tava.

              Para finalizar o dia de atividades campeiras, os participantes realizaram uma mateada, para postar nas redes sociais a foto do projeto #vempromate #pelapazmundial, promovido pelo MTG, Comissão Gaucha de Folclore, Estância da Poesia Crioula e Escola do Chimarrão. Uma oficina de preparo da bebida símbolo do Rio Grande do Sul foi realizada junto a uma grande roda de chimarrão com bate papo sobre o tema. O evento contou com a presença do Sr, Raul Teles, Coordenador da 25ª RT,



No dia da Tradição Gaúcha #vempromate #pelapazmundial

Em Parobé, no DTG Querência Azaleia, fizemos nossa foto do vem pro mate
No Memorial do RS, recanto da cultura do nosso estado, onde aconteceu o curso de folclore
 LEI Nº 11.929, DE 20 DE JUNHO DE 2003.

Institui o churrasco como "prato típico" e o chimarrão como "bebida símbolo" do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.
Faço saber, em cumprimento ao disposto no artigo 82, inciso IV, da Constituição do Estado, que a Assembleia Legislativa aprovou e eu sanciono e promulgo a Lei seguinte:

Art. 1º - Ficam instituídos o churrasco à gaúcha como o prato típico e o chimarrão como a bebida símbolo do Rio Grande do Sul.
Parágrafo único - Para os efeitos desta Lei, entende-se por churrasco à gaúcha a carne temperada com sal grosso, levada a assar ao calor produzido por brasas de madeira carbonizada ou in natura, em espetos ou disposta em grelha, e sob controle manual.

Art. 2º - Para assinalar as instituições ora estabelecidas, ficam criados o “Dia do Churrasco" e o "Dia do Chimarrão", a serem comemorados em 24 de abril de cada ano e incorporados ao calendário oficial de eventos do Estado do Rio Grande do Sul.

Art. 3º - A Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul homenageará, anualmente, com o troféu "Nova Bréscia", uma churrascaria a ser escolhida como modelo por sua fidelidade ao estilo gaúcho, e com o troféu "Roda de Mate" uma ervateira que se distinguir pela qualidade e aceitação do seu produto.

Art. 4º - Júri especial definirá os critérios de escolha dos agraciados e apontará à premiação os estabelecimentos referidos no artigo anterior, levando em conta, a par dos critérios técnicos e comerciais que estabelecer, as contribuições de qualquer ordem que tenham sido feitas pelos concorrentes para o bom êxito do Programa Fome Zero, ora instituído e mantido pelo Governo Federal, ou a programas similares de solidariedade social em âmbito federal ou estadual, que àquele venham suceder.

Art. 5º - Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.

PALÁCIO PIRATINI, em Porto Alegre, 20 de junho de 2003.

GERMANO RIGOTTO
Governador

PTG China Véia organiza mateada no dia do chimarrão

Post do Patrão do PTG China Véia, de Dongguan no dia da tradição:

"24 de abril Eh comemorado o dia de chimarrão. E aqui na China não foi diferente. Comemoramos não só com um chimarrão, mas com uma bela mateada entre amigos! Uma bela tarde de domingo com direito a música ao vivo, roda de capoeira, danças tradicionais, oficina de arte, roda de chimarrão infantil e hora do conto conhecendo a história da erva mate, e claro, muita Água quente e erva- mate para o Chimarrão! Comunidade toda presente, com venda de artesanatos, comidas deliciosas e muita alegria! Pena que São Pedro não colaborou e jogou água de balde!!!! Como diz a música de nosso querido Luiz Marenco, estava "batendo água", mas foi lindo de qualquer maneira! Obrigado a todos os que nos ajudaram e prestigiariam! Obrigado a todos expositores e "confeiteiros" que ajudaram a engrandecer este evento! " - disse Crodoaldo Batista de Araujo.

Palestra em Parobé no dia da Tradição e do #vempromate

        Mais um dia de nossas vidas dedicadas ao tradicionalismo gaúcho. Deixamos nossos afazeres um pouco de lado apr airmos até Parobé, no DTG Querencia Azaleia para conversar sobre o cinquentenário do Movimento Tradicionalista Gaúcho.
        A presença do coordenador Leandro Pacheco e do Conselheiro Marco Aurelio Angeli, o "Zoreia", velho tropeiro, valorizou o evento organizado pelo departamento cultural capitaneado pela Joyce Antunes.
       Ao encerrar o evento o pessoal fez o convite em gurpo: #vempromate - #pelapazmundial

sábado, 23 de abril de 2016

Curso técnico e lançamento da 4ª edição do livro Danças Tradicionais Gaúchas – MTG 50 anos.

           O Movimento Tradicionalista Gaúcho realiza, neste final de semana, dias 23 e 24 de abril, o curso técnico e lançamento da quarta edição do livro Danças Tradicionais Gaúchas – MTG 50 anos.
           O evento está acontecendo no CTG Aldeia dos Anjos, de Gravataí, desde às 9h deste sábado. Na abertura Manoelito Carlos Savaris contou a trajetória desta obra, desde 2001, todas as fases, para que todos tenham conhecimento do por quê deste lançamento.
          O curso continua no domingo.














sexta-feira, 22 de abril de 2016

Crendices e Superstições - Parte II

          O instinto supersticioso é generalizado e não apenas das camadas sócio - econômicas e culturais menos privilegiados. Pessoas de todas as idades, sexo e condição social possuem em maior ou menor intensidade algum tipo de crença que a lógica não explica. Muitas destas crenças são anteriores ao cristianismo e são atuais, ainda em pleno século XXI.

          Segundo Câmara Cascudo "dificilmente haverá outra superstição de maior universalidade que a valorização simbólica do lado direito e do lado esquerdo do homem..."

          Até mesmo na religião católica percebe-se esta predileção pelo lado direito. Referindo-se à morte de Cristo, uma oração diz: "subiu aos céus e está sentado à direita de Deus Pai todo Poderoso..."

          O lado direito é o "lado nobre”, ficar à direita do anfitrião na mesa de refeições é uma posição de honra, já o lado esquerdo não é desonroso, porém, é inferior. O lado direito é considerado o lado bom e forte, o esquerdo da desgraça. Direito vem de destro, destreza. Esquerda vem de sinistra, catástrofes, perigos e perdas, é considerado o lado fraco.

          Assim, se queremos ter um bom dia, devemos sempre levantar com o pé direito. Ao entrar em qualquer recinto também imprescindível usar este pé.
Na política, conceito universal, diz-se que são de direita os conservadores, de esquerda os reacionários,

           Na Roma e Grécia antigas os bons augúrios vinham pela direita. Num tempo em que os viajantes iam e vinham a pé, de carruagem ou a cavalo, pássaros pousados em arvores à direita eram bom presságio, pousados a esquerda significavam mau agouro.

           No mundo ocidental a esquerda, canhota ou sinistra indicava má sorte ou desgraças. A pessoa canhota era malvista e as famílias obrigavam crianças canhotas a usarem a mão direita, em muitos casos até mesmo amarrando a mão esquerda. Atualmente os avanços científicos e pedagógicos amenizaram este quadro comprovando que não há demérito neste fato particular.

           Aberto Santos Dumont (1873/1932) quando construiu sua casa em Petrópolis /RJ, onde residiu desde 1918, teve cuidado de fazer os degraus de tal forma que obrigasse o início da subida ou da descida com o pé direito, ou seja, há somente metade do degrau o que obriga a colocação do pé na posição que traz sorte.

           O lado direito é o lado masculino, da virilidade, é o lado formador dos homens. Assim é comum se ouvir dizer: "é um homem correto, direito..."
Para adivinhar o sexo do nenê que vai nascer (antes da existência de ecografia) solicitava-se a uma gestante para mostrar a mão sem dizer qual.Se mostrasse a mão direita esperava um menino, se mostrasse a esquerda seria menina. Esta crendice era vigente 4 séculos AC conforme registrou Hipócrates, o Pai da Medicina

          Se o nenê dentro do útero materno se mexe mais do lado esquerdo é menina, ao contrário, se mexer mais do lado direito é menino. Estudos realizados nas obras de Hipócrates denunciam em seus escritos seu pensamento de que o lado esquerdo é o da feminilidade, e o lado direito é o da masculinidade.

          Pelo sim, pelo não a crença sobre o pé ou mão direita persistem através dos tempos.

  Paula Simon Ribeiro

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Presidente do MTG na Radio Band am 640 com Jairo Reis e Leo Ribeiro de Souza

           O Presidente Nairo esteve na Radio Bandeirantes, onde gravou, com Jairo Reis,  a jornalista Sandra Veroneze e o poeta Léo Ribeiro de Souza o programa Do Litoral à Fronteira.

           "Música, poesia, chimarrão e prosa buena sobre a cultura regional gaúcha, com destaque para o desafio ‪#‎vempromate‬ ‪#‎pelapazmundial‬, iniciativa que convida a gauchada a formar uma grande roda de chimarrão virtual, através das redes sociais" - Disse jairo Reis, ancora do programa.

           A edição 121 do programa Do Litoral à Fronteira vai ao ar neste domingo, 24/04, Dia do Chimarrão, Dia do Churrasco e do 68º Aniversário do 35CTG, das 6h as 8h da manhã, na ‪#‎BandAM640‬
          O Dia do Chimarrão, 24 de abril, será comemorado novamente, este ano, com uma grande roda virtual de chimarrão. O desafio #vempromate quer inundar as mídias sociais com pessoas mateando, em homenagem à amizade e hospitalidade que a bebida inspira

          Quando você digita #vempromate nos sistemas de busca de mídias sociais, em especial Facebook, Instagran e Twitter, fica fácil entender a razão pela qual a ‘bebida do gaúcho’ é símbolo de amizade e hospitalidade. As fotos que aparecem no relatório da pesquisa, relativas à edição de 2015, evidenciam o quanto o chimarrão é popular. Não tem lugar, nem hora do dia, quanto menos tempo ruim. Crianças apreciam, adultos, idosos, homens e mulheres... O mate é companhia no trabalho, na sala de aula, nos momentos de lazer, quando se está sozinho ou acompanhado, com pilcha e sem pilcha.

          Em comemoração ao Dia do Chimarrão, que é 24 de abril, as entidades organizadoras reuniram-se de novo neste ano, para repetir o evento. A iniciativa surgiu no Movimento Tradicionalista Gaúcho, que somou forças com o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, Comissão Gaúcha de Folclore, Instituto do Chimarrão e Estância da Poesia Crioula. O slogan será novamente ‘Pela paz mundial’.

           Segundo o presidente do MTG, Nairo Callegaro, o sucesso da campanha em 2015 surpreendeu. ‘Estatisticamente, conseguimos mensurar mais de 15 mil participações’. A ação não é voltada somente para tradicionalistas. ‘O chimarrão é patrimônio de todos os gaúchos. O MTG é uma das entidades que zelam pela preservação desse costume, mas de forma alguma é o proprietário do jeito de fazer chimarrão’. Na sua opinião, o hábito admite variações, seja na decoração da cuia, no requinte das térmicas, na composição da erva-mate, mas para além disso está a simplicidade de cevar um mate como companhia, ou para receber amigos. ‘Ninguém convida um desafeto para uma roda de mate, não é mesmo?’, avalia.

          O lançamento do Vem Pro Mate deste ano foi durante o Entrevero de Peões, concurso realizado anualmente pelo MTG, que escolhe o Peão do Estado, pelo período de um ano. O período de realização é de 16 a 24 de abril. Além do desafio virtual, quem desejar também poderá realizar mateadas presenciais e postar as imagens nas mídias sociais, sempre com as hashtags #vempromate #pelapazmundial.

Palestras pela frente. CTG Aldeia dos Anjos, 1ªRT e Chapecó/SC

          Dia 28 de abril na sede da 1ªRT, à convite da Diretora Cultural, Vera Lucia Menna Barreto, palestro, também com o tema dos 50 anos do MTG. 


segunda-feira, 18 de abril de 2016

Em maio, Passo Fundo tchêspera para a Ciranda de Prendas

          Detentor do título da 1ª prenda do Rio Grande do Sul, com sua prenda Marina Giolo, o CTG Lalau Miranda, será o palco da 46ª Ciranda Cultural de Prendas nos dias 19, 20 e 21 de maio.

O fato de nunca sabermos tudo, ao mesmo tempo e de todos os modos, não significa que nada saibamos. A frase clássica de Sócrates ”só sei que nada sei” indica a humildade de saber-se, individualmente, ignorantes em quase tudo, mas indica que estamos permanentemente buscando conhecimentos. É assim que os CTGs, pequenas escolas informais, preparam suas prendas e seus peões para a sociedade. O CTG é uma escola cidadã.


           O mínimo que estas meninas e meninos percorrem até chegar ao objetivo final, que é o concurso do estado, são dois anos de preparação. Dançam, cantam, declamam, interpretam, estudam dicção, estudam historia, geografia, tradição, folclore, tradicionalismo, postura no palco, uso correto do microfone, entre outras atividades. Esses jovens enfrentam público, sentados à sua frente, como em um espetáculo de artista internacional. Mas lá estão eles firmes. Decididos. Preparados.

Ao terminar o concurso estadual representando 30 regiões, somente 3 foram premiados, mas, por trás do resultado existe um premio maior: O cidadão que se formou. Cada etapa superada pelo esforço trouxe novos aprendizados, que jamais abandonarão a mente daquele que se preparou. Aquela pessoa que aprende a aprender ganha autonomia. Por isso o CTG, mesmo que, por ser natural a formação de prendas e peões, não tome para si a importância que tem naquele momento, é uma escola informal que forma cidadãos para o mundo.

Em busca do título máximo
Levar o concurso para sua cidade é o grande objetivo daquelas meninas que estarão em Passo Fundo no final do mês de maio. Nas 45 edições anteriores a 1ªRT leva vantagem por ter chegado 6 (seis) vezes ao titulo máximo. Ela vem seguida da 9ªRT com 5 (cinco), e da 5ª, 6ª, 7ª, 13ª e 18ª RTs com 4 (quatro) títulos de 1ª Prenda do RS, cada uma. Aparece com 3 (três) títulos Estaduais, a 12ªRT. Com 2 (dois) títulos vem a 23ªRT e com 1 (um) 3ª, 4ª, 10ª, 14ª, 15ª, 16ª, 21ª, 26ª e 30ªRTs.

Os quatro títulos da 7ª RT são de Passo Fundo. Andressa Pagnussat (1999/2000), Adriane Rebechi (2010/2011), Joelma Pauline (2011/2012) e Marina Giolo (2015/2016). Somente Adriane não era do CTG Lalau Miranda, pertencia ao União Campeira

Ainda sobre o Impeachment - Ou inicio do rito de impedimento

          Neste domingo, depois das 14h, o Brasil parou para acompanhar os desdobramentos de uma das mais importantes decisões dos últimos tempos: A votação, pela Câmara Federal, do processo de Impeachment que é movido contra a Presidente da República, Dilma Rousseff, (PT).

          Não seria uma coisa muito normal sentar e assistir toda votação, mas me chamou a atenção os votos do Rio Grande do Sul, de arrancada. Entre a bancada gaúcha, 22 votaram a favor e 8 votaram contra o afastamento da presidente, mas talvez o mais polemico voto tenha sido de Pompeo de Mattos. Abstenção.  Acredito que isso tenha causado dor em muitos gaúchos, pois Pompeu  era o homem de botas e bombacha dentro do parlamento.

          Pompeo que enfrentou o desprezo de um Brasil politico na chegada à Câmara, em seu primeiro mandato, pois não aceitavam pilcha lá em Brasília. Orgulhava o povo que o via como um grande representante da região de Santo Augusto e arredores. Mas ontem a decepção foi muito grande. Talvez ele tivesse fortes razões para fazer o que fez. Ele, que lidera um partido e, posicionando-se contra, mostraria que, dali para a frente, qualquer um poderia fazer da mesma forma. Mas o Giovani Cherini, mesmo ameaçado de “excomunhão”, enfrentou o “tribunal da inquisição” dentro do PDT, e votou  pelo sim. O reflexo do voto de Pompeo de Mattos ecoará por muito tempo na cabeça dos gaúchos. Léo Ribeiro de Souza definiu o sentimento neste verso:

BORRAR AS BOTAS NÃO CONDIZ COM A NOSSA HISTÓRIA

"Pelo SIM ou pelo NÃO
o taura tem que votar,
ter posição, opinar
sobre os rumos da nação.
Quem foge da obrigação,
quem se esconde, quem se agacha
é lenha podre que racha
sob o machado dos fatos.
Por isso POMPEO DE MATTOS 
não merece usar bombachas!"

Votos Gaúchos:
Afonso Hamm (PP) – a favor
Alceu Moreira (PMDB) – a favor
Carlos Gomes (PRB) –  a favor
Covatti Filho (PP) – a favor
Danrlei de Deus (PSD) – a favor
Darcísio Perondi (PMDB) – a favor
Giovani Cherini (PDT) – a favor
Heitor Schuch (PSB) – a favor
Jerônimo Goergen (PP) – a favor
João Derly (Rede) – a favor
José Fogaça (PMDB) – a favor
José Otávio Germano (PP) – a favor
Jose Stédile (PSB) – a favor   (Confesso que fiquei pasmo)
Luis Carlos Heinze (PP) – a favor
Luiz Carlos Busato (PTB) – a favor
Mauro Pereira (PMDB) – a favor
Nelson Marchezan Júnior (PSDB) – a favor
Onyx Lorenzoni (DEM) – a favor
Osmar Terra (PMDB) – a favor
Pompeo de Mattos (PDT) – abstenção
Renato Molling (PP) – a favor
Ronaldo Nogueira (PTB) – a favor
Sérgio Moraes (PTB) – a favor

Já de se esperar, os contra:
Afonso Motta (PDT) – contra
Bohn Gass (PT) – contra
Henrique Fontana (PT) – contra
Marco Maia (PT) – contra
Marcon (PT) – contra
Maria do Rosário (PT) – contra
Paulo Pimenta (PT) – contra
Pepe Vargas (PT) – contra

Curso de Juizes de Campeira transferido para dia 21

          Em razão do não atingir o número mínimo necessário para realização do Curso de Juízes de Campeira que seria realizado na cidade de Canguçu, no dia 21 deste mês, o MTG através do Departamento Formação Tradicionalista e Aperfeiçoamento oportuniza aos interessados realizar tal Formação a ocorrer na mesa data, porém na Sede do MTG em POA.

          Assim, nos dias 18 e 19 estaremos recebendo novas inscrições para aqueles que desejarem fazê-lo.

          Alertamos para brevidade de prazo e reforçamos que o número máximo de Formação na Sede são 70 participantes.

Lucia O. de Andrade; Elenir de Fátima Winck ; José Alvoni Araújo Silva                
           Nairioli Antunes Callegaro
Presidente do MTG

domingo, 17 de abril de 2016

E o Rio Grande do Sul tem seus novos Peões Farroupilhas

Piás Farroupilhas do RS 2016/2017:

1º Piá - Guilherme Ribeiro Rossi CTG Amizade De Vascos Alves - Alegrete
2º Piá - Miguel Augusto Bertani Gomes - CTG Retorno a Querência - Nova Prata
3º Piá - Lucas Nunes Ferreira - CTG Chama Nativa - Esteio
Guris Farroupilhas do RS 2016/2017:

1º Guri - Bryan Leal de Melo - Ctg Galpão de Estância - São Luiz Gonzaga
2º Guri - Ramiro Grethe Bregles - Ctg Galpão da Boa Vontade - Palmeira Das Missões
3º Guri - Felipe Braga Nunes - Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas - Alegrete
           E o título de Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul, continua na 15ªRT, somente mudou de cidade: De Portão passou para São Sebastião do Caí, Diego de Azevedo Andrade, do CTG Lauro Rodrigues.
Peões Farroupilhas do RS 2016/2017:

1º Peão - Diego De Azevedo Andrade - DTG Lauro Rodrigues - São Sebastião Do Caí
2º Peão - Guilherme Felipe Milanesi Callegaro - DTG Noel Guarany - Santa Maria
3º Peão - Lucas Almeida De Oliveira - DTG Berço Farroupilha - Guaíba