Podem se inscrever, através das coordenadorias regionais, candidatas que representem alguma entidade tradicionalista filiada ao MTG, solteira e sem filhos, que comprometam-se a exercer com responsabilidade as atividades pertinentes ao cargo, e que tenham autorização dos pais ou responsáveis. Para a categoria Mirim podem se inscrever candidatas de 10 a 12 anos; para a categoria Juvenil candidatas com idade entre 13 e 17 anos; e para a categoria adulta, entre 18 e 27 anos.
Para a escolha das Prendas do Rio Grande do Sul serão aplicadas avaliações de escrita, artística, oral, caracteres pessoais, mostra folclórica ou arte tradicional e relatório de atividades, conforme regulamento que pode ser acessado no site do MTG.
Segundo o presidente do Movimento, Nairo Callegaro, a Ciranda Cultural de Prendas do Rio Grande do Sul foi instituído pelo 15º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado na cidade de Santiago, nos dias 08 a 11 de janeiro de 1970, e foi reformulado no 20º Congresso Tradicionalista, realizado em 1975 em Pelotas, quando foi incluída a categoria Mirim. No ano de 1984 foi incluída a categoria Juvenil; e em 2002 o nome foi alterado de Concurso Estadual de Prendas para Ciranda Cultural de Prendas.
Segundo o presidente do MTG, a Ciranda Cultural de Prendas é um dos eventos mais tradicionais da entidade. “O MTG está completando seu cinquentenário e a Ciranda está chegando à sua 46ª edição”, afirma. Um dos principais objetivos do evento, garante, é despertar na criança o gosto pelas tradições e estimular nas jovens sua gradativa e natural integração no meio tradicionalista, aproveitando a motivação emanada do espírito associativo predominante na entidade à qual pertence e engajando-a no estudo dos assuntos da cultura sul-rio-grandense. “A Ciranda de Prendas tem um papel fundamental, na medida em que estimula a juventude a uma participação mais efetiva no MTG”, conclui.
Fonte: Sandra Veroneze
Assessoria de Imprensa MTG
Nenhum comentário:
Postar um comentário