terça-feira, 30 de agosto de 2016

CTG Pousada do Imigrante promove palestra

                 O CTG Pousada do Imigrante, de Nova Bassano, realiza, no dia 23 de setembro, uma palestra motivadora para a juventude da entidade. O evento acontece na Câmara Municipal de Vereadores da cidade, as 20h.

       “Queremos mostrar para os jovens a importância que eles tem na construção da história do tradicionalismo gaúcho” – disse  Willian Defendi Minozzo.

Presilha do Pago homenageia quem ajudou a construir a sua história


Programação artística, cultural e campeira no Acampamento Farroupilha de Porto Alegre

          O Parque da Harmonia, em Porto Alegre, será palco do tradicionalismo gaúcho de 7 a 20 de setembro, quando acontece mais uma edição do Acampamento Farroupilha, com extensa programação artística, cultural e campeira. No local, mais de 360 piquetes neste momento são erguidos, com o objetivo de bem receber o visitante.

         O evento é uma realização do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Fundação Cultural Gaúcha, Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Associação dos Acampados da Estância da Harmonia.

         No palco central, alguns shows confirmados são de Os Fagundes, Luiz Marenco, César Oliveira e Rogério Mello, Cristiano Quevedo, Grupo Matizes, Gaúcho Pachola, Quarteto Yangos e Dante Ramon Ledesma, Aloísio Rockembach, Grupo Quero Quero e Erlon Péricles. Também no palco central vários grupos de dança se apresentarão, entre eles os CTGS Caminhos do Pampa, Tiarayú, Gildo de Freitas, Aldeia dos Anjos, União Gaúcha João Simões Lopes Neto, Ronda Charrua, Brigadeiro Raphael Pinto Bandeira, CPF Piá do Sul, AT Poncho Branco, DTG Poncho Verde e GF Chaleira Preta.

           A Ciranda Escolar, que todos os anos recebe milhares de crianças, traz novamente atividades na Casa do Gaúcho, desta vez também em parceria com o Sesc. No local, haverá participação das invernadas mirins dos CTGs Caminhos do Pampa, Vaqueanos da Tradição, Tiarayú e Gildo de Freitas, além de contação de história e apresentação do espetáculo Negrinho do Pastoreio, entre outros.

           O Rodeio acontece de 9 a 11 de setembro, com provas de laço nas modalidades Veterano, Vaqueano, Patrão, Capataz, Senhor, Piá, Guri, Prendas, Pai e Filho, Irmãos, Trio e Taça Porto Alegre.

          Outra atração confirmada é o Festival de Música Nativista Reculutando a Potrada, que premiará músicos e intérpretes. Festival de Trova, Missa Crioula e Tertúlia Livre são outras atrações confirmadas.

          O Acampamento Farroupilha integra os Festejos Farroupilhas, que têm como tema ‘República das Carretas’ e comemoram os 180 anos da proclamação da República Rio-grandense.


Sandra Veroneze
Assessoria de Imprensa MTG

Turismo de Galpão no Acampamento Farroupilha

            O projeto Turismo de Galpão chega à sua 5ª edição para oferecer um rico cardápio de 158 oficinas e atividades de interação e aprendizagem sobre a cultura e as tradições gaúchas aos visitantes do Acampamento Farroupilha, que é uma realização do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Fundação Cultural Gaúcha, Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Associação dos Acampados da Estância da Harmonia.
            A programação será desenvolvida de 3 a 20 de setembro, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (A Estância da Harmonia), no ambiente simples, rústico e hospitaleiro de 40 entidades tradicionalistas parceiras do projeto.

             A culinária, as crenças e lendas, a indumentária, as atividades campeiras, o artesanato, a música e a dança, os usos e costumes, entre outros elementos do universo imaterial dos gaúchos são a matéria-prima do projeto, transformada em oficinas rápidas e práticas abertas ao público. Realizado no Acampamento Farroupilha desde 2013, a cada ano o Turismo de Galpão consolida-se como uma das mais autênticas expressões do segmento de Turismo Criativo da Capital que vem transformando a grande festa de manifestação da cultura e das tradições do Estado em uma atração turística diferenciada para visitantes de outros estados e países, e também do interior gaúcho.

            O ponto de referência do Turismo de Galpão, na área do parque, será o Espaço de Hospitalidade, galpão especialmente ambientado para a recepção de visitantes e as inscrições do público para as oficinas. O espaço estará localizado próximo à entrada principal do Harmonia,  ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho.
            Neste ano, o projeto traz como novidade o 1º Festival Comida de Galpão. Idealizado por Clarice Chwartzamnn, nacionalmente conhecida como A Churrasqueira, o festival irá reunir, no Espaço de Hospitalidade, alguns dos mais importantes chefs e cozinheiros do Rio Grande do Sul para um resgate da cultura através do preparo de pratos da gastronomia campeira que unam simplicidade e autenticidade.

Oficinas da cultura e das tradições
             Até o final do acampamento, serão oferecidas 158 oficinas para o público conhecer, de um jeito novo e singular, uma face diferente da cultura brasileira.  As atividades serão oferecidas diariamente, entre 11h e 19h. A maioria delas será gratuita, e algumas terão intérprete para inglês, espanhol, além de alemão e francês. As inscrições são feitas no Espaço da Hospitalidade. Cada oficina ou atividade oferece, em média, 20 vagas.
              Os visitantes terão variadas opções. A culinária campeira será tema de 40 oficinas, que ensinarão o preparo do fogo e do churrasco, especialidade maior da culinária gaúcha, entre outras especialidades regionais como arroz de carreteiro, vaca atolada, roda de carreta, paçoca de pinhão, arroz de leite, sagu, cuca, rosquinha de polvilho, bolinho de chuva, chimia de frutas e pão caseiro, além do café campeiro ou café de cambona.
                Importante elemento da cultura regional, a faca será tema central de oficinas práticas de forja e afiação, e o chimarrão, a mais popular bebida dos gaúchos, será apresentado em sua técnica, ritual e simbologia em oficinas de diferentes formatos que abordarão também a história e as lendas em torno da erva-mate.
                No ambiente campeiro de uma mini fazendinha o desafio para o visitante será encilhar e montar cavalos, além de aprender o cultivo de uma horta caseira. Em outros galpões se poderá aprender, entre outras opções, o jogo do truco, descobrir como o gaúcho faz o nó em seu lenço, assistir a apresentações de danças folclóricas e aprender seus passos, acompanhar palestras sobre lendas e a história do Rio Grande do Sul.
                 Caminhadas Guiadas – Mais uma maneira de contato com as tradições gaúchas oferecida pelo projeto Turismo de Galpão, os roteiros orientados por um guia de turismo credenciado percorrem o Parque Harmonia com paradas em piquetes parceiros do projeto para visitação e atividades. O Espaço de Hospitalidade é o ponto de partida dos roteiros.  As Caminhadas Guiadas serão oferecidas dia 8, com saídas às 10h30 e às 15h30; dia 10, com saída às 10h30; dia 15, com roteiros às 10h30 e às 15h30; dia 17, às 10h30, e dia 20, às 11h.

1º Festival Comida de Galpão 

              O Turismo de Galpão terá uma inovação este ano, que se desenvolverá em seu Espaço de Hospitalidade. Será o 1º Festival Comida de Galpão, idealizado por Clarice Chwartzamnn - A Churrasqueira -, que tem disseminado a gastronomia e a tradição gaúcha pelo País com seus cursos de churrasco para mulheres e recebido espaço em programas televisivos (como Mais Você, Saia Justa e Master Chef Brasil) revistas e jornais (revistas Claudia, Globo Rural, Folha de São Paulo, Valor Econômico e Portal Terra).

                 A partir do apoio da Secretaria Municipal de Turismo, o 1º Festival Comida de Galpão reunirá no Acampamento Farroupilha alguns dos mais importantes chefs e cozinheiros do Rio Grande do Sul para valorizar a gastronomia local e fazer um resgate da cultura gaúcha e da memória afetiva para oferecer experiêncisa gastronômicas que prometem ser inesquecíveis. Chefs e cozinheiros serão desafiados a criar cardápios usando diferentes fogos e preparos, sem deixar de lado a simplicidade e a autenticidade da comida campeira, de galpão.

              No dia 20 de setembro, entre às 11h e 21h, o público presente no Parque Harmonia poderá conferir o sabor de pratos típicos preparados por 13 dos melhores e mais criativos cozinheiros da Capital e sua leitura culinária contemporânea. Será também uma oportunidade de ver de perto grandes profissionais cozinhando, ao alcance de todos, produtos genuinamente gaúchos e locais e acontecerá entre às 11h e 21h. O ingresso, por pessoas, será de R$ 20, com venda no local.

             A agenda gastronômica do 1º Festival Comida de Galpão estará a cargos dos chefs  Arika Messa, Nati Tussi, Carlos Kristensen e Rodrigo Bellora e dos cozinheiros Gabriela Zilio, Allan Santos, Simara Garcia, Ramiro Saldanha, Raphael Dittrich, Glauber Santos, Charles Mendes, Aky’re Moura, Zuleica Crreia, Israel Bertamoni, Tiago Venturella, Marilia Fernandes e Fran Garzella.  A chef produtora do festival é Graciela Martins.

Espaço de Hospitalidade
            O Espaço de Hospitalidade, amplo galpão localizado próximo à entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho,  é o centro de referência e de informações sobre todas as atividades do Projeto Turismo de Galpão.

          Neste local de acolhimento, os visitantes são atendidos por recepcionistas que dominam três idiomas (além do português, o inglês e o espanhol) e encontram à disposição um mapa exposto com a localização dos galpões das entidades tradicionalistas no território do Acampamento Farroupilha, todos os materiais impressos sobre a programação das oficiais e caminhadas guiadas, e também fazem suas inscrições para as atividades. Todos os grupos inscritos para as oficinas são guiados até cada galpão por equipes da SMTUR. O Espaço de Hospitalidade do Turismo de Galpão funcionará diariamente, das 9h às 22h.

Linha Turismo terá parada no Parque Harmonia
            O city tour oficial de Porto Alegre também estará integrado aos festejos farroupilha. Entre os dias 3 e 20 de setembro, os ônibus Linha Turismo que operam o roteiro Centro Histórico farão uma parada especial no Parque Harmonia para que os passageiros a bordo possam desembarcar, visitar o Acampamento, o Espaço de Hospitalidade e interagir com a cultura gaúcha nas oficinas do Turismo de Galpão.  A parada será na rua Augusto de Carvalho.
         
          Utilizando o mesmo bilhete, o passageiro poderá fazer o reembarque em um dos ônibus Linha Turismo que passarão pelo local de hora em hora, entre 10h05 e 16h05, aproximadamente. A compra dos bilhetes para o Linha Turismo deve ser feita na Central de Passagens (Travessa do Carmo, Cidade Baixa) e no Centro de Informação Turística do Mercado Público, ambos pontos de embarque do city tour.

Fonte: Assessoria de Imprensa 
Secretaria Municipal de Turismo
Sandra Veroneze
Assessoria de Imprensa MTG

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

18ª RT indica homenageados para o Diploma "João-de-barro"

             Professor Roberto Ribeiro, de Bagé, Radialista, Comunicador, e uma vida dedicada ao tradicionalismo na região.
            Cátia Cavalheiro, foi patroa da Coordenadoria Municipal Tradicionalista de São Gabriel, trabalha há muitos anos dedicando seu tempo a preservação das tradições naquela região.
            Rogério Bastos, professor, jornalista, radialista, produtor de rádio e televisão, editor do jornal Eco da Tradição. Vice-presidente da Comissão Gaúcha de Folclore e Coordenador da 40ªRT. Uma identificação profunda de muito anos da região a qual viveu parte de sua infância, e trabalhou ao lado de amigos nas grandes realizações regionais.

Nota do Blog: Obrigado amigos da 18ª pela confiança, carinho e reconhecimento. E pela unanimidade. Isso mostra que nosso carinho é recíproco.

Jornal Minuano da Rainha da Fronteira

Grupos Classificados na Inter-regional de Uruguaiana - Passaportes carimbados para Santa Cruz

Força "A" - Inter de Uruguaiana
CPF Pia do Sul - Santa Maria - 13ª RT
DT Querência das Dores - Santa Maria  - 13ª RT
CTG Patrulha do Oeste - Uruguaiana - 4ª RT
CTG Sentinela da Querencia - Santa Maria - 15ª RT
DTG Leão Da Serra - São Leopoldo - 13ª RT
CTG Potreiro Grande - Tramandaí  - 23ª RT
CTO Fronteira Aberta -  Santana do Livramento - 18ª RT
GN Ibirapuitã - Alegrete -  4ª RT
CTG Sinuelo do Pago - Uruguaiana - 4ª RT
CTG Bento Gonçalves - Santa Maria - 13ª RT

Força "B" - Inter de Uruguaiana
DTG Noel Guarany - Santa Maria  - 13ª RT
CTG os Vaqueanos - Restinga Seca - 13ª RT
CTG Ronda Crioula - São Sepé - 13ª RT
CTG Tapera Velha - São Leopoldo - 12ª RT
CTG Farroupilhas - Santa Maria - 13ª RT
AT Poncho Branco - Santa Maria- 13ª RT
CTG Pousada dos Carreteiros - Cotiporã - 11ª RT
CTG Pousda do Imigrante - Nova Bassano - 11ª RT
CTG Rincão de São Pedro - São pedro do Sul - 13ª RT
CTG Estirpe Gaúcha - Guaporé - 11ª RT








Fenix Fotografia
enviado por José Roberto Fischborn

Neste final de semana tem o 1º Festival Pioneiro no 35 CTG


Mais uma lei criada para não ser cumprida

          O Plenário da Câmara de Porto Alegre aprovou, na sessão do dia 25 de agosto, o projeto de lei nº: 166, que dá nova nomenclatura ao Acampamento Farroupilha da Capital, para Acampamento Farroupilha Nico Fagundes. A proposta foide autoria do vereador Dinho, ex-jogador do Grêmio, que faz parte do DEM.

             Venho colocando há muito tempo para meus amigos, que ficaram "faceiros" com a homenagem, que, fazer isso, é o mesmo que a troca de nome da avenida Castelo Branco, que passou a ser avenida da "Democracia e da Legalidade". Alguém trata assim? Mais uma lei para ser como a obrigatoriedade do extintor ABC, como o Kit primeiros socorros. O pior, desfaz com um ídolo, com um mestre, que merecia seu nome em uma Biblioteca Pública ou Museu do Gaúcho. Parece legal colocar o nome lá. Mas o Dinho conhece a história do Acampamento? E mais, os que propuseram (por que isso não sai de uma cabeça brilhante como a do Dinho - desculpem o trocadilho), pensaram que poderia ser uma medalha, uma homenagem Magna, ou um nome que aparece uma vez por ano e não é usado?

Léo Ribeiro de Souza Postou em seu Blog:
"- Por que nossa briosa Câmara não luta pela criação do Museu do Gaúcho, por um Parque Temático permanente, por mais recursos para o próprio Acampamento, já que só o que temos a mostrar para os turistas são sapateadores em churrascarias?
- Por que obscuros legisladores municipais (que até já tentaram retirar o Acampamento do Parque e levar para o Porto Seco) não preocupam-se com projetos de reais valores para a comunidade ao invés de discutirem sobre saleiros nas mesas, cores clubísticas nas paradas de ônibus e troca de nome do Acampamento?"

           Só tenho a dizer que, a mente iluminada do Léo, disse exatamente o que penso. Quem chama o Parque Mauricio Sirotski Sobrinho pelo seu nome? No Acampamento, somente tratam como Parque da Harmonia (que na teoria seria "Estância da Harmonia"), ou acampamento "do Harmonia".

            Sabemos que as entidades que compõe a Comissão dos Festejos de Porto Alegre, foram contra a proposta. Não foram contra por que não gostam do Nico, pelo contrário, justamente por que o admiram e veneram. Parabéns a Comissão. E mais um ponto negativo para uma Câmara despreparada.

sábado, 27 de agosto de 2016

Tradição Gaúcha além fronteiras - Encontro jovem em Formosa, Goiás

           O povoado de Arraial dos Couros em homenagem aos viajantes que acampavam no local em barracas de couro que eles traziam para comercializar deu origem a Formosa  em 1 de agosto de 1843, com o nome de Vila Formosa da Imperatriz, posteriormente sendo alterado para Formosa. Cidade com 110.000 habitantes, possui um grande CTG, o Querencia Formosa, filiado ao MTG do Planalto Central.
           Distante 75 km de Brasilia - DF, Formosa sediou neste final de semana, 27 e 28 de agosto, o 4º Encontro Jovem do Planalto Central. Além de reunir a juventude para acampar, participar de gincana, foi promovido palestras com a presidente do instituto Escola do Chimarrão, Liliane Pappen, e o Coordenador da 40ªRT, Jornalista e professor, Rogério Bastos.
           A criançada treinou preparar chimarrão depois da palestra "Chimarrão - Um novo Olhar", sob a perspectiva da tecnica que facilita o preparo da bebida símbolo do estado.
           Douglas Cruz, organizador do evento, trabalhou serio ao lado de Andrini Cenci, prenda Juvenil da CBTG, para realizar um grande evento. A Presidente do MTG do Planalto Central, Loiva Calderan, comemorou ao lado dos jovens o sucesso do Encontro.
           Jovens vindos de Minas Gerais, da cidade de Buritis, de Brasilia, de Tocantins, da Bahia, e de Goias, fizeram uma grande festa e brincaram numa gincana de conhecimentos.
           O patrão do CTG, Marcos Foliatti, agradeceu a presença de todos e colocou uma mega estrutura a disposição dos tradicionalistas.
Liliane Pappen fez uma bela palestra sobre Chimarrão, mostrando um novo olhar sobre este símbolo

           De Cristalina, Goias, vieram, com seu instrutor, Sandro Lamb, o pessoal do CTG Nova Querencia.

           Foi muito elogiado o livro dos 50 anos do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul.

           O evento termina neste domingo, dia 28, com um almoço de confraternização.


Domingo - Chegou ao final o evento

Um Café da manhã digno de um Hotel no CTG Querencia Formosa
Edson Flores veio de Brasilia acompanhar as palestras no Domingo
 





quinta-feira, 25 de agosto de 2016

MTG realiza segunda edição do Prêmio MTG de Jornalismo

            O Movimento Tradicionalista Gaúcho realiza, pelo segundo ano consecutivo, seu Prêmio de Jornalismo. O objetivo da iniciativa é reconhecer o papel da imprensa e seu compromisso com a história, cultura e folclore do Rio Grande do Sul.

            O Prêmio contempla duas categorias: Profissional e Universitário. Poderão concorrer ao Prêmio MTG de Jornalismo trabalhos jornalísticos veiculados em TVs, jornais, revistas, rádios, sites, blogs e fanpages, que se destaquem por ineditismo e/ou originalidade da abordagem do tradicionalismo gaúcho; pela consistência na divulgação e cobertura dos fatos tradicionalistas; capacidade de traduzir os fatos tradicionalistas para o leitor; pela contribuição para preservação da memória do tradicionalismo gaúcho; e contribuição para uma reflexão sobre a figura folclórica e simbologia do gaúcho.

             As modalidades são  Melhor Matéria Jornal Impresso; Melhor matéria Revista Impressa; Melhor matéria de Rádio;  Melhor matéria de Televisão; Melhor matéria de Site, Blog ou Fanpage; Destaque Melhor Cobertura de Evento Artístico; Melhor Cobertura de Evento Campeiro; Melhor Caderno Especial; e Melhor Fotografia.

             Serão aceitos trabalhos jornalísticos produzidos por um ou mais profissionais, que tenham sido publicados/veiculados entre os dias 01 de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2015.
Podem inscrever seus trabalhos autor, autores, representantes legais, diretores ou chefes de redação, no período compreendido entre 1 a 30 de setembro, no site do MTG.

              O resultado será anunciado durante as Comemorações pelo Cinquentenário do MTG, no mês de outubro. O primeiro colocado de cada categoria receberá troféu. O segundo e o terceiro colocados, certificados.

                 Segundo o presidente do MTG, Nairo Callegaro, a imprensa é uma grande aliada da instituição na divulgação do tradicionalismo.

Sandra Veroneze
Assessoria de Imprensa MTG

Comissão Gaúcha de Folclore e Fundação Santos Herrmann prestam homenagens

03 DE SETEMBRO  - 14:00 HORAS  
RECONHECIMENTO DE MÉRITO - COMISSÃO GAÚCHA DE FOLCLORE

Local: sede social da CGF - Rua  Olinda 386 – Porto Alegre

Outorga de Diploma do Mérito Cultural Professora Lilian Argentina
“35” Centro de Tradições Gaúchas
Fundação Instituto de Tradições e Folclore
Paula Simon Ribeiro
Neusa Marli Bonna Secchi
Joé Domingues
José Roberto Diniz de Moraes
Octávio Souza Capuano
Marli Scholl
Sônia Siqueira Campos

Comissão Gaúcha de Folclore – Fundação Santos Herrmann
Registro em Diploma Moção de Reconhecimento e Aplauso 

Vencedores do ENART - 2015

Violão: JOÃO PAULO VIANA AQUINO – DTG LENÇO COLORADO – PORTO ALEGRE – 1ª RT
Viola: CHRISTIAN LUIZ ALBARELLO – CTG UNIDOS PELA TRADIÇÃO RIOGRANDENSE – CARAZINHO – 7ª RT
Violino: MATHEUS SEBALHOS LAMEIRA – CPF PIÁ DO SUL – SANTA MARIA – 13ª RT

Comissão Gaúcha de Folclore convida para Festa das Etnias no Pioneiro

      PARTICIPE, POIS VOCÊ É NOSSO CONVIDADO ESPECIAL 
PARA A CELEBRAÇÃO DO FOLCLORE – 2016        

    26 DE AGOSTO  - 20h
FESTA DAS ETNIAS – 35 CENTRO DE TRADIÇÕES GAÚCHAS
                             
Local: Galpão do “35” CTG – Av. Ipiranga, 5300  Porto Alegre

Grupos de danças folclóricas
“35” CTG – Grupos de danças gaúchas tradicionais – Mirim, juvenil e adulto
Grupo de Danças Gregas MeRaKi
Cadica Danças e Ritmos – danças flamenca e dança cigana
Grupo Sinuelo – Esc. Ens. Médio para Surdos Profª Lilia Mazeron/FADERS
Sociedade Libanesa,
Grupo Arallec’h de Danças Celtas
Deutsche Volkstanzgruppe “Tanz Mit Uns”  - Centro Cultural 25 de Julho
Rancho Português Galo de Barcelos -  danças portuguesas e açorianas
Brazil Estrangeiro – Cia. De Danças Negras
Grupos de Danças Italianas – Stella d’Italia

Moções de Reconhecimento e Aplauso

Palestra em Encruzilhada tratou do tema dos Festejos Farroupilhas

           Foram mais 360 km na noite desta quarta-feira, entre Porto Alegre e Encruzilhada do Sul, ida e volta, para encontrar amigos e falar sobre o tema dos festejos farroupilhas deste ano.
           Na Camara de Vereadores da cidade, as entidades se reuniram, prendas e peões reginais, mais o pessoal que veio de Santa Cruz do Sul, junto com o Coordenador Luiz Clóvis Vieira, para prestigiar.
            O campeoníssimo Anderson Fonseca, que estava assistindo o evento foi pealado para fazer um verso ao final, e não "froxô o garrão", brindando a plateia com sua voz e com a habilidade de recitar poemas que lhe deram títulos e mais títulos de grande declamador.
Em Encruzilhada completamos 556 Palestras por este Brasil Grande do Sul

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

62 anos sem Getúlio Vargas

             1954, manhã de 24 de agosto! A emoção incontrolada, nunca antes tão intensamente vivida, em face da notícia bruta, surpreendente, que chegava pela rádio, informando a morte de Getúlio Vargas, do suicídio praticado com um tiro no peito, em defesa do destino nacional. É a vida do Presidente da República imolada em favor das esperanças e da independência da pátria

          É preciso analisar os primeiros reflexos de seu gesto para o futuro da política brasileira. Getúlio foi um gênio da política por excelência. Como ele próprio afirmou, não havia inimigo que ele não conseguisse transformar em amigo. Inteligente, sedutor, mas frio quando se tratava do cálculo político.

          Seu suicídio nunca poderá ser considerado um gesto de desespero, de um político tomado pelo temperamento. Ao contrário, o suicídio sempre fez parte do cálculo político de Getúlio, como uma das possíveis alternativas de superação de um impasse. Foi assim em outras oportunidades históricas como em 30, quando ele saiu do Rio Grande à frente das forças revolucionárias e declarou que se fosse derrotado se mataria; foi assim em 32 quando eclodiu a Revolução Constitucionalista de São Paulo; foi assim em 38, quando sofreu o ataque dos rebeldes integralistas ao Palácio Guanabara.

          O suicídio fazia parte de seus cálculos que pareceram fortes os rumores de que a carta-testamento, lida nos microfones da Rádio Nacional pelo ministro da Fazenda Osvaldo Aranha, não teria sido escrita por Getúlio, mas encomendada há mais de um mes a seu secretário, o jornalista Maciel Filho. Com o suicídio, o presidente Getúlio Vargas virou o jogo político. Altamente impopular nos últimos meses, Getúlio evitava sair às ruas no Rio de Janeiro, pois foi vaiado mais de uma vez.

         Foi chefe do governo provisório depois da Revolução de 1930, presidente eleito pela Constituinte em 17 de julho de 1934, e ditador entre 10 de novembro de 1937 e 29 de outubro de 1945 quando foi deposto pelos militares. Retornou ao poder eleito pelo voto popular em 31 de janeiro de 1951. Para finalmente se matar na no dia 24 de agosto de 1954, escapando de ser novamente deposto.

           Foi Getúlio quem fez a Companhia Siderúrgica Nacional para produzir aço, a Companhia do Vale do Rio Doce para extrair minério, a Petrobrás para explorar petróleo e a Eletrobrás para gerar energia. Foi Getúlio quem criou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e o Banco do Nordeste para financiarem investimentos públicos e privados. Foi Getúlio quem deu às mulheres o direito de voto. Foi ele quem deu aos trabalhadores a legislação que ainda hoje disciplina suas relações com os patrões. E foi ele quem abriu as portas da administração pública para a admissão de funcionários por meio de concurso e do sistema de mérito. Finalmente, foi ele o arquiteto da estrutura política partidária nacional que vigorou no país até o golpe militar de 1964.

Rumo à Formosa, no estado de Goiás - 4º Encontro Cultural de Jovens do MTG/PC

           Neste final de semana estaremos palestrando na cidade de Formosa, no Estado de Goiás, no 4º Encontro Cultural de Jovens do Planalto Central. O convite do departamento jovem do MTG/PC teve o aval da Diretoria do MTG, e o apoio da Presidente Loiva Calderan. 
         O evento começa na sexta-feira, dia 26, mas palestramos no sábado, dia 27/08, eu e a Liliane Pappen, Presidente do Instituto Escola do Chimarrão, de Venâncio Aires.

terça-feira, 23 de agosto de 2016

MTG recebe homenagem pelos 50 anos, em Balneário Pinhal

             Na noite desta segunda feira, 22 de agosto, dia do Folclore, o Movimento Tradicionalista Gaúcho e o CTG Vaqueanos da Praia do Pinhal, foram homenageados pela Câmara Municipal de Balneário Pinhal.
              O Vice-presidente de Administração e Finanças do MTG, Nilton Otton, representou o MTG na homenagem, ao lado do Coordenador da 23ªRT, João Luz. Esteve presente, também, a 3ª Prenda Mirim do RS. Isabella Nunes da Silva.
              Também foi homenageado o CTG Vaqueanos da Praia do Pinhal, pelos seus 40 anos de história.

CTG Potreiro Grande, onde nasceu o MTG, completa 59 anos

           O CTG Potreiro Grande iniciou suas atividades em 1957 quando a primeira Diretora do Grupo Escolar Almirante Tamandaré, professora Lílian Argentina Braga, começou a promover na escola, danças e peças de teatro em que os alunos, pilchados, representavam histórias do Rio Grande do Sul. Isto fez com que os pais desses alunos começassem a pensar mais seriamente em relação à preservação da cultura Gaúcha. Naquele mesmo ano os moradores e pais de alunos da Escola Tamandaré reuniram-se e criaram a 23 de agosto de 1957, o CTG POTREIRO GRANDE.

           O patrono do CTG é o Marquês do Herval, o Marechal Manoel Luiz Osório. O nome “POTREIRO GRANDE” foi dado em homenagem ao herói da guerra do Paraguai, cuja fazenda localizada em Tramandaí, tinha um potreiro muito grande onde os tropeiros deixavam suas tropas durante a noite, para que o gado ficasse seguro. Seu primeiro patrão foi o senhor Firmiano Bernardes Osório e Rosemari Romeu foi a primeira “Mais Linda Prenda do RS”. O CTG Potreiro Grande entrou para a história do Tradicionalismo ao recepcionar os participantes do XII Congresso Tradicionalista Gaúcho em que foi oficialmente criado o Movimento Tradicionalista Gaúcho-MTG, nosso órgão máximo.

           Nesses 59 anos de história sediou o Concurso Estadual de Prendas quando Adriana Bitsck foi 1ª Prenda do RS, 1985/86, e sediou o Entrevero Cultural Estadual de Peões tendo dois peões estaduais, Luiz Eduardo Moehlecke, em 1995 e Maickel Martins, em 2009. Sediou também Seminários de Prendas e outras atividades tradicionalistas. Foi campeão e destaque em outras tantas modalidades artísticas e culturais individuais e com suas invernadas.

           Seu patrão atualmente é Pablo Geovane Cabrera, tendo duas prendas regionais que o representarão na Ciranda Cultural Estadual de Prendas na cidade de Bagé, em maio de 2017, Brenda Luiza Moreira Magni, 1ª Prenda Juvenil da 23ª RT e Ingrid Silveira Streit, 1ª Prenda Mirim da 23ª RT.


Gilmara Silveira, em seu facebook oficial: "Hoje minha entidade, o CTG Potreiro Grande, está completando 59 anos de existência! Nesta jornada para chegarmos até aqui, muitas pessoas se doaram! Afinal a entidade é feita de pessoas! E renovações são necessárias, mas a manutenção e o respeito aos antigos é primordial! Houve altos e baixos! Momentos de grande alegria e outros de muita tristeza! Mas isso faz parte de nossas vidas! Mas o importante é seguirmos em frente, respeitando nossa entidade, com bons exemplos e pensando no que queremos para o futuro! Qual legado deixaremos!!! Rumo aos 60 anos! Rumo aos 100... Dá-lhe Potreiro!"

Com muito esforço tem mantidos todas as suas atividades, artísticas, culturais, campeiras e nos esportes. Após a triste perda da Sede, adquiriu uma linda área rural, no Distrito de Estância Velha, Km 5,5, Tramandaí/RS, onde atualmente sua Sede está localizada.  - por Gilmara Silveira

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Invernadas mirins campeã e vice, em Encantado, confraternizam - Imagem define o que deve ser um Rodeio

              "Com a graça de Deus e Nossa Senhora, Mirim do M'bororé campeã do Rodeio de Encantado e melhor entrada. Explodeee coração.  Foi lindo de ver! É é é, é o Gildo e o M'bororé!!! Parabéns mirim do Gildo pelo vice campeonato, vocês foram demais. Que comemoração linda, que união linda, isso sim é amor, isso sim é tradicionalismo!" - Desabafo emocionado da instrutora multicampeã, Thaine Dutra em seu facebook.

      Essa imagem define o que deveriam ser os Rodeios pelo RS - Artísticos e Campeiros. Parabéns Gildo e M'Bororé - tiro o chapéu para voces!!!

Palestra, em Capão da Canoa, trata do legado dos 50 anos do Movimento Tradicionalista

            Em um domingo frio, rumamos para as bandas do litoral... como dizia a musica do Max Emiliano Pires, do Planeta Gaúcho, em 2001:
"Fevereiro arrumo as malas, vou pra Capão da Canoa, CTG João Sobrinho, bem na beira da Lagoa"...
           Matando a saudade dos amigos litorâneos. Dentro do projeto "MTG Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha", palestrei no CTG João Sobrnho, neste domingo as 20h.
            A representatividade dos gaúchos tradicionalistas do litoral foi muito legal. Xangri-lá, Capão da Canoa, Magistério, Torres, Osório... Tramandaí, a Rainha das Praias. Muito bom rever amigos.
             Prendas regionais da 23ªRT, a 3ª Prenda Mirim do RS, Isabella Nunes da Silva, departamento cultural regional, patronagem do João Sobrinho.... Interação, debate, conversa franca, fomos até as 22h. Valeu cada minuto. Obrigado Juliane, Francesca Mondadori, Delurdes, minha colega de Comissão Gaúcha de Folclore, Gilmara Silveira, Claudia Sanna, de Xangri-la, Dona Terezinha, e ao patrão e a patroa do João Sobrinho... Baita recepção.
            Com a presença da familia (Liliane, Jean Carlo e Gabriel) fizemos uma boa viagem de ida e retorno do Litoral.
             O carinho dos amigos de Xangri-la que trouxeram um regalo das amizades que deixamos em Olímpia, do festival de folclore. Obrigado.



Em Capão da Canoa fecharam-se 555 palestras...