A abertura do evento contou com a presença dos Secretários Vantuir Jacini, da Segurança Pública e Ernani Polo, da Agricultura, representando o governo do estado. O Presidente dos Festejos Farroupilhas do RS, Vinicius Brum, que também é Presidente do IGTF, o Patrono Estadual dos Festejos, Zeno Dias Chaves e a homenageada de Porto Alegre, Neusa Secchi. Em sua manifestação, o Presidente do MTG, Nairo Callegaro, falou da importancia daquele momento, da força da juventude, e da importancia dos vaqueanos, que ajudaram a construir os 50 anos de história da federação.
Geração: A Chama Crioula de 2016 foi acesa na sexta, 12, em solenidade realizada na Ilha do Fanfa. O evento contou com a presença de cerca de 1.800 representantes das 30 RTs. A Chama foi acesa e entregue ao patrão do CTG 20 de Setembro, de Triunfo, Antônio Nilton Campos, que a conduziu até a Praça Bento Gonçalves e, depois, ao Parque Camboatá.
A escolha da Ilha de Fanfa, para o acendimento da Chama, se deu justamente pela importância histórica do lugar. “Através de locais como este, resgatamos a autoestima, a identidade do gaúcho”, comentou o Presidnte Nairo. No ano passado, a solenidade começou em Colônia de Sacramento, no Uruguai, e a distribuição da centelha foi feita no Chui, pelo lado brasileiro.
Acendimento Regional: Cada grupo de cavalarianos, representando as Regiões, entrou na cancha, assistiu a abertura oficial, e retirou uma centelha da Chama para levar aos seus municipíos.
O Recipiente, em forma de Cuia, recebeu a Chama, para depois serem retiradas as centelhas |
O Padre Valdir Antonio Formentini deu sua benção aos cavaleiros para retornarem bem aos municipios |
Cesar Oliveira e Rogério Melllo cantaram o Hino Farroupilha (Rio-grandense) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário