A EMEF Rui Barbosa localizada no interior do município de Camaquã, numa localidade muito próxima ao Sítio Agua Grande, onde residiu em seus últimos anos de vida o saudoso folclorista Barbosa Lessa, desenvolveu neste ano um minucioso estudo sobre as missões do Rio Grande do Sul. Este trabalho de estudo visou capacitar os alunos para o lançamento em setembro, na programação farroupilha da entidade da exposição “Reduções Jesuíticas: o Rio Grande começou por aqui”, que consiste numa coletânea de 11 banners de 1,5 x 1,2m que contam em detalhes o modo de organização desses redutos.
Orientador do trabalho, o professor Marcelo Fernandes defende a ideia de que os alunos da invernada precisam agregar conhecimentos a sua bagagem cultural gaúcha. “Não basta dançar bonito, tem te ter conhecimentos”, enfatiza.
Os alunos do grupo estiveram desde o mês de março debruçados sobre bibliografias, trabalhando numa perspectiva de educação pela pesquisa sobre os sete redutos jesuítas do estado. Várias produções textuais preliminares já foram realizadas e foram a cada semana sendo melhoradas e aprofundadas para que pudessem atingir a meta de criar uma exposição de qualidade. Com a visita aos sítios de São Lourenço Mártir, São João Batista, Santo Ângelo Custódio e São Miguel de Arcanjo, os alunos puderam acompanhar as explicações de Lorena Rebelato, guia local, para subsidiar seus trabalhos. O grupo aproveitou a ida para um momento cultural, assistindo ao novo e remodelado espetáculo “Som e Luzes” realizados a noite nas ruínas de São Miguel das Missões.
Como forma de compartilhar os conhecimentos adquiridos, realizou-se no mês de julho o 1º Seminário Tradicionalista da Escola Rui Barbosa, na qual os alunos, já capacitados e orientados, apresentaram seus estudos.
Aos que tiverem interesse em levar a exposição até sua entidade ou seu evento a partir de setembro, poderão contatar diretamente com a Escola Rui Barbosa, através do email emefrui@smecam.com.br .
Nenhum comentário:
Postar um comentário