O Movimento Tradicionalista Gaúcho anunciou para os dias 24 a 26 de março a realização do curso de Preparação de Avaliadores Regionais para Concursos de Danças Tradicionais. O evento acontecerá em Porto Alegre, gratuitamente, com organização da vice-presidência artística, a cargo de José Roberto Fischborn.
No encontro, para o qual são aguardados representantes das 30 regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul, serão realizadas palestras, provas teóricas e práticas e também entrevistas relacionadas a temas como estrutura do MTG, voluntariado, ética, conduta e motivação.
São pré-requisitos para os interessados em participar serem indicados pelo Coordenador Regional, ter conhecimento pleno de todas as danças tradicionais (conforme a 4ª Edição do Manual de Danças Tradicionalistas), ter pelo menos 21 anos e não ter envolvimento com grupos de danças (instrutores, ensaiadores, coordenadores).
A iniciativa faz parte do novo posicionamento do Movimento Tradicionalista Gaúcho para qualificar o sistema de avaliação dos concursos de danças tradicionalistas, que foi um dos temas debatidos no 65º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado em Bento Gonçalves no início do ano.
Segundo o presidente do MTG, Nairo Callegaro, esse curso assinala um momento importante na história da entidade, demonstrando disposição e disponibilidade para empreender as mudanças que são necessárias para o fortalecimento do tradicionalismo e seus princípios.