Para dançar, seja qual for o ritmo, estilo ou modalidade basta saber a coreografia. Precisa-se também, de série de fatores, que farão existir um envolvimento os dançarinos e a música. Dentre estes fatores, estão principalmente, o que chamamos de canais de percepção, que se bem desenvolvidos, trarão uma melhor e mais fácil compreensão dos temas apresentados neste trabalho.
1° Canal - Ouvido
E necessário ouvir a melodia, saber escutá-la, entregar a música, passando-a para o corpo, para transformá-Ia em movimento.
2° Canal - Sentimento
Traduzir emocionalmente o que ouvimos. Tudo nasce da emoção, devemos despertá-la, para tornar possível a expressão da dança.
"Cativa-me, se me cativares serei seu" (Saint Exuperry - O Pequeno Príncipe).
3° canal - Movimento
Está unido ao pensamento. O corpo passa a ser instrumento com movimento. E ouvir, sentir, e ao movimentar-se, passamos a criar coreografia dançando. Como no chote afigurado, por exemplo, que permite aos dançarinos, criar sua própria coreografia, dando vazão a teatralidade, através dos movimentos.
4º Canal - Coordenação do Movimento
Nasce na medida que se pratica tecnicamente os passos, as figuras e marcações, que o par realizará para desenvolver os movimentos com correção postural, vi-vendo cada um destes, junto com a música.
5° Canal - Projeção do Movimento
É transmitir a expressão emocional do que se dança. Entregar-se de corpo e alma a dança. É fazer arte criando um estilo. Cada dançarino possui seu próprio estilo. Projeção nasce da alma expressada através do corpo. Quando incorporamos os sentimentos ao nosso trabalho pessoal, somos aplaudidos, cativamos. "Quem dança é mais feliz".
Compendio Técnico de
danças gaúchas de salão
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