Discutir a tradição e a educação como parceiros na formação de uma sociedade melhor foi o tema do Seminário organizado, na noite de sexta, 6, na Casa de Cultura de Esteio, pela 1ª Prenda da 12ªRT, Alexandra Martins. Para isso, ela levou para palestrar a Conselheira do MTG e Secretaria da Comissão Gaucha de Folclore, Renata de Cássia Moraes Pletz e o Coordenador da 40ªRT e Diretor de Comunicação da CBTG e CITG, Rogério Bastos.
Rogério Bastos iniciou sua fala discorrendo sobre Aristóteles e a Ética à Nicômaco, onde assume o papel de um pai preocupado com a educação e a felicidade de seu filho, mas muito mais do que isso, tinha a intenção de fazer com que as pessoas refletissem sobre suas ações e coloque a razão acima das paixões, buscando a felicidade individual e coletiva, pois o ser humano é um ser social e suas práticas devem visar o bem comum.
Iniciando a fala desta forma, lincou com o tradicionalismo e a importância que tem a participação nos CTGs para a vida adulta. Pois como disse Renata Pletz em sua palestra: "A educação e o tradicionalismo buscam mesmos objetivos que é fazer uma sociedade melhor colocando o individuo a ocupar o seu espaço dentro do coletivo e se sentir protegido, pertencendo ao grupo".
Ao final do evento, Alexandra Martins entregou para o vereador Luiz Duarte, que acompanhou todas palestras, o projeto: "Tradição e educação: plantando valores, construindo novos horizontes". Neste projeto, ela propõe que, em todas as escolas da rede pública municipal, tenha grupos de danças gaúchas, como modo de inserção da cultura do estado, e ainda, propôs que os professores da rede possam participar de cursos de formação sobre a tradição, a cultura e o folclore gaúcho.
"O evento desta noite ficará na lembrança dos que, apesar do momento em que o Brasil se divide em ideologias políticas, puderam mergulhar no universo da educação e do tradicionalismo, sorvendo conhecimento e praticando o verdadeiro sentido do valor do tradicionalismo" - disse Alexandra.
Um comentário:
Palestras ótimas!
Obrigada pela parceria.
Postar um comentário