O #vempromate é realizado desde 2015 em homenagem ao Dia do Chimarrão, comemorado no dia 24 de abril. A ação começou como um desafio virtual, nas redes sociais, convidando tradicionalistas e não tradicionalistas a postarem fotos mateando, e construindo assim uma imensa roda virtual de chimarrão.
Para 2018, segundo o presidente do MTG, Nairo Callegaro, à ação virtual, que também será realizada, será somada a mateada. Segundo ele, as Regiões Tradicionalistas do Rio Grande do Sul, no total de 30, também estão sendo convidadas a realizarem suas mateadas. “O chimarrão é um símbolo da nossa cultura e um fator de encontro e amizade. Vamos celebrar”, conclui.
Foto: Mauro Heinrich
Fonte: Assessoria imprensa MTG
Jovens tradicionalistas promovem ações sociais
O Departamento Jovem Central está convidando todas as regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul a se engajarem em causas sociais ao longo do primeiro semestre deste ano. Nesta semana, uma nota de instrução foi publicada nos canais oficiais do Movimento Tradicionalista Gaúcho, com as diretrizes para a ação.
Algumas das atividades sugeridas são arrecadação de agasalhos, alimentos, material de higiene e limpeza, material escolares, entre outros para serem doados a entidades sociais; doação de sangue; organização de feiras de saúde nas entidades para os tradicionalistas e comunidade em geral; visitação a asilos, creches, hospitais; lares de apoio e recuperação, entre outros, levando a esta parte da sociedade música regionalista e apresentações artísticas.
A campanha está em conformidade com o tema quinquenal da entidade, voluntariado, provado no 65º Congresso Tradicionalista Gaúcho, que aconteceu em janeiro de 2017 em Bento Gonçalves. A Carta de Princípio, documento que norteia as atividades tradicionalistas, nos itens I (Auxiliar o Estado na solução dos seus problemas fundamentais e na conquista do bem coletivo) e III (Promover, no meio do nosso povo, uma retomada de consciência dos valores morais do gaúcho) também fazem referência à importância dos tradicionalistas se engajarem em causas sociais.
Depois de realizada a atividade, cada região deve postar fotografia ou vídeo na página ou perfil do Facebook que represente a entidade e/ou região tradicionalista, com descrição e foto, marcando a página do Departamento Jovem do MTG e utilizando as hashtags #Voluntariado #JuntosSomosFortes #SomosMaisMTG. As informações também devem ser enviadas para o jornal do MTG, Eco da Tradição, pelo formulário http://www.ecodatradicao.com.br/envie-sua-noticia/
A nota de instrução pode ser acessada no link http://www.mtg.org.br/public/libs/kcfinder/upload/files/NI_05_-_VOLUNTARIADO%5B1%5D%281%29.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário