Acima (E), Marco Aurélio Alves, presidente do CEC e a direita o Secretário Estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado, em exercício, André Kryszczun |
"Estamos muito felizes e agradecidos com a presença de tantas personalidades que dedicam-se à arte e a cultura, assim como seus amigos e familiares. Nos honra em receber nesta noite festiva secretários de estado, presidente de fundações e autarquias, artistas, produtores, prefeitos, secretários municipais e legislativos municipais" - disse Marco Aurélio Avila, presidente do Conselho Estadual de Cultura.
Entre os contemplados com o Troféu Conselho Estadual de Cultura estavam a filha de Briane Bicca, representando a mãe que faleceu recentemente(Patrimônio), Evandro Matté e Rogério Beidacki – Ospa (Gestão), Feira do Livro de Morro Reuter (Literatura), filme Cromossomo 21 (Audiovisual), Maçambique de Osório (Tradição e Folclore), maestrina Gilca Nocchi Collares (Música), Orquestra Villa-Lobos (Humanidades), Sandra Dani (Artes Cênicas), Tarcísio Michelon (Artes Visuais), e Teatro de Arena (Institucional).
Também foram homenageadas instituições importantes para a sociedade como: o pioneiro 35 CTG, o CTG Clube Farroupilha, de Ijui, representado por uma comitiva que veio da cidade liderados pelo patrão Altemir Tomé da Rosa, o Partenon Literário, pelos seus 150 anos de história, representado pelo seu presidente Benedito Saldanha, o Coro misto Julio Kunz, Associação Rio-grandense de Artes plásticas Francisco Lisboa, Museu Paulo Firpo, de Dom Pedrito, Circo Italiano Belíssimo, Grupo Alabê Oni, Radio da UFRGS e a Comissão Gaucha de Folclore, representado pelo seu presidente Octávio Capuano.
"Cromossomo 21"
"Há diferenças e há igualdades - nem tudo deve ser igual, assim como nem tudo deve ser diferente (...) é preciso que tenhamos o direito de ser diferentes quando a igualdade nos descaracteriza e o direito de ser iguais quando a diferença nos inferioriza" - Boaventura Souza Santos.
Assim foi a apresentação de um dos mais aplaudidos laureados da noite, o filme Cromossomo 21, que recebeu o destaque Audiovisual. Quando subiu ao palco para entregar o premio, emocionado, o conselheiro de cultura Gilberto Herschdorfer não conseguia disfarçar o sentimento. Foi convidada para subir ao palco, a ex-conselheira de cultura Alessandra Motta Carvalho, que foi destacada por sua atuação quando ainda fazia parte do conselho no que se refere a este projeto.
O Rei do Congo João Batista e a Rainha Ginga Francisca Dias representaram o Maçambique de Osório - manifestação sócio-cultural e religiosa cultuada pelos negros e negras com o intuito de preservar suas origens em ambientes diferentes do qual viviam na África. no dia 18 de outubro, em Osório, será realizada a festa de Nossa Senhora do Rosário, promovido pela secretaria de cultura do município em parceria com o grupo Maçambique.
Fotos desta pagina: Liliane Pappen Bastos |
Rogério Bastos - Foto: Erika Hanssen |
Á convite do Presidente do Conselho Estadual de Cultura, Marco Aurélio Alves, a apresentação do evento foi feita por Rogério Bastos, com supervisão da Conselheira Marlise Machado e do próprio presidente.
"A concepção artística do troféu, entregue como prêmio destaques 2018, sugere a integração entre as diferentes regiões do Estado, em forma que busca se apresentar com leveza e movimento, fazendo referência às atividades que atualmente o Conselho realiza por todo o território rio-grandense" - declarou no seu facebook, o artista Vinicius Vieira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário