quarta-feira, 31 de outubro de 2018

A exemplo do desafio farroupilha, alunos de escola dançam vendados

        Na última sexta-feira os alunos do Grupo de Danças Gaúchas da Emeb Carlos Müller fizeram uma apresentação durante a Mostra Pedagógica ressaltando a importância de olharmos o mundo com os "Olhos do Coração", tema do Desafio Farroupilha de 2018 e apresentado pelos cantores César Oliveira e Rogério Mello. 
     Este ano ano o desafio conta a história de uma menina cega. Diante disso um dos integrantes do grupo, Lucas Lenhardt, teve a ideia prestar uma pequena homenagem a ela, dançando o pezinho de olhos vendados!
     A professora Patty Mezzomo Escobar, que já foi prenda da 5ªRT, desenvolveu este trabalho em Cerro Branco, cidade vizinha de Candelária, por sugestão de um aluno. Fizeram o pezinho, com alunos do pré ao 5º ano.

Presidente do CEC convida para 64ª Feira do Livro da Capital


Querência das Cuias inova e leva novidades para o ENART

         A empresa que comercializa objetos ligados ao chimarrão, de propriedade de Rogério Ribeiro levará para o ENART, em Santa Cruz do Sul, de 15 a 18 de novembro, naquela esquina que todos já conhecem, da feira de artesanato, cuias personalizadas com ditos ligados ao festival.

          São produtos de muita qualidade e bom preço. Se queres uma cuia personalizada para você ou para dar de presente, encomende com o Rogério, da Querencia das Cuias.

           No programa especial do ENART estaremos sorteando uma cuia dessas... e não deixe de participar. Será um "Sala de Redação" sobre o festival. Participe e ganhe!

Chegando as pré estreias para o ENART 2018





























Nota de Falecimento - Paulinho Pires

Fonte: Blog do Leo Ribeiro de Souza
     Poeta, instrumentista e compositor, aclamado intérprete de serrote musical Paulo Dornelles Pires, o Paulinho Pires, 84 anos, faleceu nesta terça-feira, 30 de outubro. 

     Nascido a 18 de março de 1934, na Ilha do Cônsul no Delta do Jacuí, Paulinho Pires, aos três anos, foi morar na Ilha das Flores, onde passou boa parte de sua infância. Aos 5 anos já se iniciava na gaita de boca e aos 10, mudou-se para a outra margem do rio, Picada Sul, entre a Ilha da Pintada e o município de Guaíba.

     Crescendo em contato com a natureza, participava das festas tradicionais onde a música e a poesia faziam parte do convívio popular: eram as procissões religiosas, as quermesses, as reuniões filantrópicas em praças públicas e as folias de carnaval.

     Aos 20 anos, transferiu-se para Porto Alegre, vindo a participar de um grupo ligado a arte nativa, chamado Estância da Amizade. Nesta época começou a tocar serrote. Passou a frequentar o CTG 35, sendo convidado a participar do grupo como peão artístico e acordeonista, viajando pelo Estado e fronteiras do Rio Grande (Argentina e Uruguai).

      Como instrumentista e intérprete, integrou o conjunto vocal Os Carreteiros e o conjunto folclórico da Varig, Pagos da Saudade, onde conheceu o Brasil e boa parte deste mundo velho. Também participou do Conjunto de Folclore Internacional, conhecido, hoje, como Os Gaúchos.

      Do final da década de 60 até início dos anos 90, participou como compositor e intérprete de importantes festivais musicais sendo o autor do tema que deu o primeiro grito ecológico nestes eventos, a canção Súplica do RioParticipou da abertura e encerramento de importantes eventos do RS, executando em solo de Serrote o Hino Nacional e Rio-grandense.

     Em 1963 lançou o Compacto Simples ‘Paulinho Pires’ – Solo de Serrote e Canto, pela Fermata. Em 1984 participou da Coletânea de Músicos de Porto Alegre, o LP ‘POA 84’ , com ‘Exaltação a Porto Alegre’. Em 1993, gravou no estúdio K30, a fita cassete ‘Campo e Cidade’ pelo selo TimbreSul.

     Em 2002 lançou o CD ‘Natureza, Campo e Cidade’ pelo selo Raízes. Atuou como músico violoncelista junto à orquestra exclusivamente montada para o filme Concerto Campestre, de Henrique de Freitas Lima. Em 2013 foi homenageado como patrono do Acampamento de Porto Alegre.

Prêmios e Distinções
1962 - Prêmio Glaucus Saraiva – Câmara de Vereadores de Porto Alegre
2001 - Prêmio Açorianos de Música - Melhor Compositor Regional
2002 - Medalha Simões Lopes Neto – Governo do Estado do RS

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Vem chegando a 26ª Tertúlia Musical Nativista, de Santa Maria

Um convite da Prefeitura de Santa Maria

AETC realiza cavalgada do Outubro Rosa


          Foi realizada neste final de semana a Cavalgada Feminina do Outubro Rosa, com a participação máxima de cavaleiras das entidades tradicionalista de Canoas. "Tivemos várias atividades de integração e disputas esportivas e campeiras" - conta Daniel Zardo, capataz campeiro do CTG Mata Nativa. 
          O CTG Mata Nativa esteve mais uma vez participando e buscando resultados nas competições. Mais uma vez a solidariedade e, a preocupação com o social, moveu prendas e peões para as atividades.
           O evento foi realizado pela Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas.

domingo, 28 de outubro de 2018

Identidade Monarca é novo álbum duplo do grupo "Os Monarcas"

       Em turnê pelos Estados Unidos, o grupo Os Monarcas apresenta  o novo álbum intitulado “Identidade Monarca”. O CD duplo é composto por 22 músicas inéditas. 


GRUPO OS MONARCAS LANÇA CD DUPLO 
Conjunto realiza lançamento simultâneo do álbum Identidade Monarca nas rádios do Sul do Brasil e em apresentações nos Estados Unidos.

     Pela segunda vez, o conjunto Os Monarcas apresenta-se nos Estados Unidos com o objetivo de levar cada vez mais longe a música tradicionalista gaúcha. Até 31 de outubro, o grupo realiza bailes e shows, e também, o lançamento do CD duplo “Identidade Monarca”, na Flórida e em Massachusetts. 

     No mesmo período, as 22 canções inéditas, do novo trabalho, estarão sendo enviadas às rádios do Sul do Brasil. É um lançamento simultâneo para marcar este grande momento do conjunto Os Monarcas. 

     O CD duplo é o 45º trabalho do grupo e foi produzido por Amaro Peres. Algumas músicas são assinadas por grandes compositores gaúchos, mas também muitas são de autoria de seus próprios integrantes. Mestre Gildinho, diretor e fundador do conjunto, considera este o melhor trabalho da carreira do grupo Os Monarcas. O novo álbum já está à venda nas principais lojas do ramo e também pela internet, através do site da gravadora Acit. 

     As músicas do CD1 e do CD2 podem ser baixadas através do link abaixo, assim como, o material completo de divulgação:

Músicas CD1 https://drive.google.com/drive/folders/1WIp6tv0CaWtJHrApxFBq9u7ffNqb7nCH?usp=sharing
Músicas CD 2 
https://drive.google.com/drive/folders/1sPDXsN-luLasERjHrZvodL3zCuJuhNJi?usp=sharing

Daiana Silva - Jornalista
E-mail: daianasilva.jornalista@gmail.com
WhatsApp: +55 51 98187-0085👉 http://whts.co/daianasilva 
Facebook: http://www.facebook.com/daianasilva.jornalista
Instagram: http://www.instagram.com/daianasilvajornalista
Twitter: http://twitter.com/daianasilva

Chegamos a marca de 2.200.000 page views. Obrigado amigos

          No dia em que o Brasil elegeu seu novo presidente e o Rio Grande do Sul o seu governador, chegamos a incrível marca de 2.200.000 visitas ao Blog.

sábado, 27 de outubro de 2018

Pensamento do Dia - #FicaADica


Viagem ao Rio Grande do Sul, de Auguste Saint Hilaire - Parte XXII

Por: Jeandro Garcia

 Auguste de Saint-Hilaire
Europeus - pelota - castidade

      Apesar dos problemas da estância do sacerdote, foi recompensado na estância seguinte, outrora rica, mas que sofreu muito com as invasões inimigas e agora com as constantes requisições de gado para manter as tropas que combatem na província. Mesmo assim foram lhe dadas todas as provisões que necessitava.

     O europeu que chega mesmo tendo aprendido algum ofício ou sido criado no ambiente agrícola de certo modo despreza a vida quase selvagem e grosseira que muitos levam aqui. Mas logo o que os apaixona são os cavalos e o gado, imitam tudo sem querer ficar em inferioridade aos outros, aprendem a montar tão bem quanto lhes ensinam. Desde criança o sentimento de superioridade lhe é forçado, este prazer surge tão logo tem seu primeiro cavalo, aprende a fazer rodeios, ajuda a matar e retalhar um boi.

      Ao chegar ao Rio Butuí foi necessário descarregar a carroça e transpor utilizando a pelota, que é simplesmente um couro amarrado pelas quatro pontas, onde o mesmo forma uma espécie de barco, onde é possível levantar a carga e até mesmo Saint Hilaire faz a travessia dentro dela, que é puxada a nado por seu empregado.

     N a estância do Marechal todos estão ausentes, apenas índias e um doente, resolvem banhar-se no rio e logo índias vem e entram na água, ajeitam os cabelos, fazem tranças e após vestem roupas limpas.

      A tarde dançam com meus homens e não foi difícil adivinhar como o dia acabou. A castidade o faz resistir aos mais violentos desejos, é com certeza a virtude que mais exige a ideia obsessiva de futuro, como poderiam então as índias serem castas, se para elas não existe quase o amanhã?

Pela manhã Mariano garante o seu engano, relata que ficaram parte da noite as perseguindo, mas encontraram nelas a mais bela resistência. Saint Hilaire custa a acreditar, mas se for verdade não sabe como explicar.

Ordem de apresentação do XXI FestXiru

Clique na imagem para ver a listagem completa da ordem de apresentação do FestXiru

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Marco Aurelio Alves fala sobre a visita do Ministro da Cultura ao CEC



      Marco Aurélio Alves fala sobre a visita do Ministro Sá leitão, ao Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, juntamente com o Secretário de estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer para falar sobre a liberação de verbas para o Rio Grande. Além disso fala sobre a exposição Brinquedos e Brincadeiras do Folclore.

Relação dos Inscritos no FestXiru, em Santa Maria

Fonte: Twitter de Deivis Bueno da Estampa da Tradição Fotografia

Elegância, tranquilidade e carisma marcam a Apresentação da candidatura de Elenir Winck

           A noite de quarta-feira, 24 de outubro, ficou marcada pela apresentação da candidata ao cargo maior do tradicionismo gaúcho organizado, de Elenir Winck, durante o Encontro de patrões da 1ªRT, realizado no CTG Amaranto Pereira, em Alvorada.

           Além de contar com a presença do ex-presidente do MTG, 2007/2010, Oscar Fernande Gress, que foi dar seu apoio para a candidata, Elenir contou também com a presença de Samuel Moura (12ªRT) e de Renata de Cassia Pletz (2ªRT) e de Francisco Lopes e José Arnildo de Melo.
           Dentro do tempo delimitado que recebeu, Elenir agradeceu o apoio que tem recebido de amigos da 1ª Região e apresentou-se para o conclave. "Nosso objetivo maior é a construção de uma gestão democrática, baseada em um trabalho em equipe. Queremos que tudo oque for combinado seja cumprido. Não vivemos em épocas onde a confiança possa ser algo descartável. Pelo contrário, ela é fundamental para as relações humanas" - disse a candidata.
          Ainda dentro do tema do "Outubro Rosa", Elenir lembrou da importância do autoexame, de visitar o médico e dar uma atenção especial à saúde da mulher. Elogiou, ainda, o trabalho que as prendas estavam fazendo no Encontro.

           Algumas das propostas de Elenir para a presidência do MTG:
1.Divulgar amplamente os documentos que norteiam o Movimento:
- Reimpressão imediata da Coletânea de Legislação Tradicionalista;
- Disponibilização da Coletânea atualizada na internet possibilitando ser “baixada como e-book” (Livro em formato digital);
- Ampliar a divulgação da Carta de Princípios

2.Criar  um Departamento de Ouvidoria
- Implantar um departamento central, com representação regional por escolha das coordenadorias, com o fim de melhorar o fluxo de demandas da base do Movimento.

3- Dar continuidade a integração dos jovens, para que assumam determinadas funções e valorizar os mais experientes, caminhando juntos:
- Revisão e atualização do Regimento Interno do Departamento Jovem, oportunizando que este seja mais atuante diretamente nas entidades e RTs. , buscando proporcionar a participação mais direta e efetiva dos jovens das entidades e regiões tradicionalistas. 

4 – Concluir e colocar em atividade o sistema informatizado das informações relativas ao MTG e seus filiados: 

    Proporcionando melhorar o fluxo de  informações e  maior facilidade de acesso aos usuários de forma rápida e segura.
 5 -  Organizar de forma igualitária a discussão do temário das Convenções Tradicionalista:
 – Durante as convenções tradicionalistas, realizar a discussão dos temas de forma alternada, oportunizando o  debate e a votação de forma igualitária, sem que alguma área seja prejudicada por ficar para o final do evento, muitas vezes sem público.

6-Contemplar um programa  de acessibilidade com vistas à inclusão de pessoas com Deficiência:
- Melhorar as condições de acesso nos eventos oficiais do MTG;
- Buscar recursos e estimular a que cada galpão melhore suas condições de acesso em todas as áreas (Arquitetônica, Comunicacional, Metodológica, Instrumental, Programática e Atitudinal ).

7-Criar  macrorregiões (em princípio 6 ) para desenvolver o programa de qualificação com a realização de cursos descentralizados para as seguintes áreas iniciais:
- Gestão administrativa, financeira e fiscal de CTGs (CFor Patronagem);
- Juventude voluntária (CForzinho);
- Elaboração de Projetos Culturais e estratégias de Captação de Recursos;
- Qualificação para a área de indumentária, visando criar grupos regionais de apoio aos CTGs.
-  Qualificação (continuada) para  todas as áreas que requeiram avaliadores

8 - Fortalecer os  Departamento de Pesquisas para estudo da indumentária, encilha gaúcha e artesanato regional:
- Criação de  uma rede de informações com núcleos regionais e nas entidades filiadas;
- Sob a responsabilidade desse departamento, retomar a importância do caderno Piá 21, do jornal Eco da Tradição e de outros meios de comunicação do MTG.
- Publicação de livro ou livro em formato digital(e-book) das pesquisas da Mostra Folclórica do ENART, Ciranda e Entrevero, objetivando dar conhecimento dos trabalhos  realizados.

9 - Retomar as relações do MTG com as áreas de ensino, em todos os níveis:
- Melhorar as relações com as escolas, a partir de uma ação do MTG com a Secretaria de Educação do Estado , do SINEPE-RS, CONSEME/UNDIME  e FAMURS.
- Parceria com as Universidades, dando visibilidade aos trabalhos acadêmicos vinculados a tradição gaúcha.
- Estreitar vínculos e estabelecer parcerias com instituições já consagradas como por exemplo a Comissão Gaúcha de Folclore e a Estância da Poesia Crioula.

10 - Elaborar projetos para a efetiva participação das crianças 
- Através de um grupo de pessoas de efetivo conhecimento para elaborar projetos e orientar a forma de desenvolver atividades direcionadas à criança e a sua faixa etária


As propostas estão expostas na página do facebook de Elenir.

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

MTG-PR realiza Cfor em União da Vitória

            O Movimento Tradicionalista Gaúcho do estado do Paraná realizou, no último final de semana, mais um Curso de Formação Tradicionalista, básico, para instrumentalizar as lideranças das diversas regiões tradicionalistas paranaenses.
             O curso contou com as temáticas como história do tradicionalismo, historia e organização administrativa do MTG/PA, Gestão de Pessoas e Relacionamentos nas entidades, ética tradicionalista, lideranças e suas responsabilidades e construindo entidades sólidas. Palestraram Rogério Bastos, Manoelito Carlos Savaris e Aline Jasper.
             O evento aconteceu no CTG Fronteira da Amizade, na cidade de União da Vitória, 17ªRT do Paraná. O patrão Edson Darci de Paula elogiou o evento dizendo da necessidade de atividades como esta acontecer no estado. A diretora cultural da entidade, Luana Klein comemorou o resultado do Cfor. "Temos que incentivar atividades culturais nas entidades, pois estamos sempre aprendendo. E ao aprender, ensinamos" - disse.
Fotos: André Brusa
Jornalista Aline Jasper