Marília, Patroa do CTG, recebendo o Governador |
Segundo Sartori, esses símbolos estão presentes em qualquer lugar para onde um gaúcho tenha emigrado, “seja em outros estados do país, ou qualquer lugar do mundo, sempre há um sul-riograndense orgulhoso de suas raízes”, observou.
"Recebemos muitas pessoas que vão a nossa cidade para comer o nosso churrasco, muitas pessoas que convidam as nossas equipes para fazer em churrasco, em outro lugar, muitas pessoas que vão à Lagoa Vermelha só para comprar a carne que tem um corte especial e a nossa linguiça Campeira, que ela também é feita de forma diferenciada, por que ela é picada a faca. Então, a busca por essa tradicionalidade que fez com que a gente chegasse então durante todos esses anos na realização dessa festa que é de suma importância para o nosso município" - disse Marília Dorneles, patroa do CTG Alexandre Pato.
"Temos orgulho de nossas tradições e os CTGs preservam e levam aos lugares mais distantes nossa cultura e este é o legado que Lagoa Vermelha, com seu Rodeio e Festa do Churrasco, está deixando para o estado e também em outra terras", afirmou o governador.
O Galpão Crioulo do Palácio
Em 1971, o ex-governador Euclides Triches construiu um galpão, réplica dos tradicionais abrigos das nossas estâncias, em um dos patamares do jardim do Palácio. O novo espaço serviria para receber os convidados do Governo na simplicidade dos nossos usos e costumes, de maneira informal e sem etiqueta. O galpão do Palácio Piratini leva o nome de Glaucus Saraiva, que o considerava "um templo simbólico da tradição" e um "foco irradiador da cultura sul-rio-grandense".
O 5º Rodeio Crioulo Internacional e a 19ª Festa Nacional do Churrasco ocorrem de 30 de janeiro a 3 de fevereiro, no CTG Alexandre Pato, um dos mais tradicionais do estado, fundado em 1953. Durante os dias de festa, também haverá mostra de fotografia, comida e doces campeiros, além de shows e atrações culturais da região.
De acordo com a Patroa do CTG, Marília Dornelles, os eventos - que acontecem a cada dois anos - além de preservar "a autêntica tradição gaúcha, transformou Lagoa Vermelha na capital nacional do churrasco, pelas nossas características mantidas, como assar na brasa, em espetos de madeira e com cortes diferenciados".
Nenhum comentário:
Postar um comentário