O tradicionalista Willian Varela é o novo diretor do Departamento de Música do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Gestão 2019.
À frente do departamento de música, pretende aproximar as diferentes linguagens musicais que formam o regionalismo gaúcho, tendo como desafio trazer para o tradicionalismo algumas estéticas que foram ignoradas ao longo da história do Movimento. “Quero aproximar o nativismo do tradicionalismo e facilitar a comunicação entre os artistas, uma vez que, esses “dois mundos” produzem e consomem arte um do outro, por isso precisamos andar abraçados”.
Para 2019, segundo Varela, a meta é despertar o gosto e a apreciação de crianças e jovens para a cultura e música gaúchas e, para isso, os concursos individuais serão prioritários no trabalho da equipe.
Trajetória tradicionalista
Aos seis anos de idade, na cidade de Serafina Correa, 11ª RT, William começou a dançar na invernada mirim no CTG Sinuelo da Serra. Nessa mesma época já estudava violão e canto e participava de concursos de música italiana e nativista. O gosto pela música regional se deu quando conheceu um disco da Califórnia da Canção de 1971. Mais tarde começou a cantar para os grupos de dança, migrou para o GTF Guapos da Agronomia de Passo Fundo, na 7ª RT. Em 2000 foi estudar em Santa Maria, 13ª RT, onde integrou o CTG Sentinela da Querência até o ano de 2007. Nesse período foi campeão e vice na modalidade de Conjunto Vocal do Enart, por duas vezes campeão como Melhor Grupo de Acompanhamento, e três vezes vice-campeão da modalidade de dança tradicional.
Na cidade de Rio Grande, 6ª RT, onde fazia faculdade de Engenharia na Furg, cantou para o DT Os Teatinos. Em 2008, já morando em Porto Alegre, onde fazia mestrado na UFRGS e curso de música, entrou para a equipe técnica de do MTG e da CBTG como avaliador dos concursos de música. Em sua trajetória, participou de festivais no exterior, em países como Uruguai, Argentina, Chile, Peru, México, Turquia e Chipre, nesse último com o CTG Anita Garibaldi de Encantado, 24 RT, saindo campeão do Festival.
Atualmente, é proprietário de uma escola de música em Porto Alegre.
Sayonara de Avila Daniel assume Departamento de Formação Tradicionalista do MTG
O Departamento de Formação Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho, em 2019, será coordenado por Sayonara de Avila Daniel.
A trajetória tradicionalista de Sayonara iniciou no Piquete Sinuelo dos Pampas, em Balneário Cassino, na 6ª RT, como diretora cultural, responsável em agregar jovens para formar um prendado e levando crianças para concurso. Em 2011 integrou-se à patronagem do CTG Guapos da Querência, sendo em 2016 eleita para o cargo de patroa, que exerce até hoje.
Como meta para 2019 Sayonara tem levar o conhecimento da cultura e o tradicionalismo a todos os cantos do Rio Grande, desmistificando e aproximando o Movimento das pessoas e usando a tecnologia a favor do conhecimento. Um de seus objetivos é formar multiplicadores e oportunizar o acesso menos dispendioso à cultura gaúcha.
Fonte: Assessoria de Imprensa MTG
Sandra Veroneze
Nenhum comentário:
Postar um comentário