quarta-feira, 31 de julho de 2019

Piquete Revolução dos Tauras promove baile de aniversário no Sentinela dos Pampas


Viagem ao Rio Grande do Sul, de Auguste Saint Hilaire - Ultimo Capítulo

Junho de 1821 - por Jeandro Garcia

Couro - Índios "adotados" - Fim da viagem ao Rio Grande do Sul

     Aqui também pode observar que empregam diversas utilidades para os diversos produtos derivados do gado. Usam até cabos de couro nos barcos que navegam por Porto Alegre, mas com o inconveniente de esticarem quando molhados.

     O Conde de Figueira possuía um pequeno índio que aprisionara em Taquarembó, oriundo da tropa de Artigas. Achava que como já estava levando para França um índio do norte do país, deveria também levar também um índio do sul para comparação e ofereceu o seu indiozinho. Mas Saint Hilaire notou que eram muito afeiçoados. Assim recusou.

     Mas a ideia o alegrou, podia fazer uso de uma carta solicitando ao Marechal Chagas dar-lhe um pequeno guarani. Encontrando-se tão mal acompanhado, com fisionomias descontentes, o menino poderia lhe sorrir, talvez algum afeto e servir de companhia.

     Resolveu solicitar ao coronel um índio órfão de pai e mãe, que foi encontrado em São Borja, seus pais morreram na guerra e um outro indio se apiedou. Aparentava oito ou nove anos, figura agradável e espiritual. Estava inteiramente nu, como deu algum dinheiro a quem lhe cuidou até então, acredita ter feito, ao mesmo tempo, dois benefícios.

    Chamou-o de Pedro, que desde o primeiro momento fez de tudo para lhe agradar, mesmo que acima de suas forças. O diverte e lhe ajuda a colher semelhantes, corre atrás de insetos e traz as flores que encontra. Demonstra a curiosidade e vivacidade de um europeu e a ternura e docilidade de sua tribo.

     Chora quando dizem que vai se separar de Saint Hilaire, mas não quando é ofendido. Deita-se sobre uma de suas caixas, enrolado em uma simples coberta, come muito mas pouco se queixa quando nada lhes dão. Já entende e quase fala português.

     Quando saiu de São Borja o Coronel Paullete pediu para que conseguisse em São Miguel outro pequeno índio. E que fosse enviado no Rio de Janeiro ao Marquês de Belas. Não pode recusar e assim o fez.

     Saint Hilaire ficou algum tempo em Rio Grande, embarcou para o Rio de Janeiro em uma viagem de dez dias. Sendo sua última viagem pelo continente e logo retornou a sua terra natal.

     Única notícia de seus companheiros é o registro de que Firmiano foi deixado com militares no Rio de Janeiro. Algum tempo depois uma carta informa que devido sua desobediência, seria enviado ao sul do país.

Fim

terça-feira, 30 de julho de 2019

Nota de falecimento - Daniela Chiapetti

          É com enorme pesar que comunicamos o desencarne prematuro da menina Daniela Chiapetti, 16 anos, integrante da Invernada Juvenil do CTG Pealando a Saudade, de Quedas do Iguaçu, no Paraná, que faleceu hoje.  Daniela amava ir ao CTG e estar com seus amigos em jantares, bailes, eventos e rodeios. 

Mensagem do Departamento Cultural do MTG/PR:
      "Que possamos olhar e tratar com mais empatia, cuidado, carinho e acolhimento os jovens e tantos outros tradicionalistas que podem estar passando por situações difíceis, oferecendo um ombro amigo, apoio e consolo em momentos difíceis. A depressão é uma doença cruel e silenciosa que pode chegar a situações extremas e de muita tristeza como essa. Que possamos repensar sobre nossas atitudes e sermos mais humanos acima de tudo com todos a nossa volta! Nossos sinceros sentimentos a todos."

Alexandre Brunetto:
"Querida, 16 anos uma vida pela frente, que tristeza, que Deus conforte o coração de toda Quedas do Iguaçú, e que possamos entender, para vigiar essa geração que tanto precisa de atenção. Força meus amigos do CTG Pealando a Saudade”.

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Confira o resultado da Coxilha Nativista, de Cruz Alta

Cícero Camargo
1º Lugar:  Desenfrenado 
Letra: Eduardo Munhoz
Melodia: Cícero Camargo
Interpretação: Cícero Camargo

2º Lugar: Quatro Sinuelos
Letra: Evair Gomez
Melodia: Juliano Gomes
Interpretação: Fabiano Bacchieri

3º Lugar: A Mentira
Letra: Mateus Neves da Fontoura
Melodia: Fábio Tiecher
Interpretação: Raineri Spohr

Mais Popular: Ao Pé do Açoita-Cavalo
Letra: Andre Abreu
Melodia: Nando Soares
Interpretação: Nando Soares/João Paulo Deckert

FASE LOCAL
1º Lugar: Ao Pé do Açoita-Cavalo
Letra: André Abreu
Melodia: Nando Soares
Interpretação: Nando Soares/João Paulo Deckert

2º Lugar: Olor del Cielo
Letra: Marçal Furian
Melodia: Fernando Rossato
Interpretação: Juliano Moreno

3ºLugar: Moda Antiga
Letra: Cezar Gomez
Melodia: Kauê Copatti
Interpretação: Cezar Gomez

Melhor Intérprete: Raineri Spohr - A Mentira
Melhor Instrumentista: Nilton Junior - Teclado - Pétala
Melhor Letra: Ao Pé do Açoita-Cavalo - André Abreu
Melhor Melodia: Puerto Irupê - Luiz Mauro Costa
Melhor Arranjo: Desenfrenado 
Melhor Conjunto Vocal: Quatro Sinuelos
Interpretação: Fabiano Bacchieri/Quinto Oliveira/Juliano Gomes
Melhor Indumentária: Fabiano Bacchieri

Caravana Farroupilha vai cruzar os EUA, com as tradições do Rio Grande do Sul

         
Texto: Por Joe Sarmento - Direto dos Estados Unidos
           O habitante do Rio Grande do Sul antigo riscou - a ferro e fogo, o sul do Brasil – e moldou o seu personagem, o gaúcho, conhecido como o Centauro dos Pampas. Não por acaso, essa cultura ressurge como tradição na década de 1940, onde jovens campesinos, foram de encontro à cultura norte -americana e contra a morte lenta do regionalismo brasileiro, que se anunciava. Agora, no sentido inverso, irrompe em caravana, trazendo a tradição sobrevivente para cavalgar nas terras do norte e mostrar que o Brazilian cowboy tem cultura própria.


Joe Sarmento
          A Confederação Norte Americana do Tradicionalismo Gaúcho Brasileiro e o Conjunto Folclórico Arte Nativa promovem a Caravana Farroupilha, nos Estados Unidos

          A Semana Farroupilha de 2019 nos Estados Unidos promete grandes emoções para os amantes da cultura gaúcha e brasileira. A exemplo do que ocorre anualmente no Rio Grande do Sul, onde grandes cavalgadas acontecem relembrando grandes feitos dos tempos dos Farrapos, e também de outras revoluções do Sul do Brasil, os gaúchos radicados nos Estados Unidos, juntamente com conterrâneos da Querência mãe, organizam uma grande caravana sobre rodas, cortando os Estados Unidos de leste a oeste. 

          A Caravana Farroupilha, organizada pela Confederação Gaúcha dos EUA e pelo Arte Nativa, de Viamão, RS, vai partir da Flórida e irá percorrer os estados do Alabama, Mississipi, Louisiana, Texas, Novo México, Arizona, Nevada e, finalmente, chegada na Califórnia. 

          Com a chegada em Orlando, no dia 18 de setembro de 2019, quinta-feira, será aberta oficialmente a Semana Farroupilha dos EUA, onde acontecerão dois bailes e shows no CTG Rincão do Imigrante, nos dias 20 e 21 de setembro, sexta e sábado, em Orlando, USA. 

Paulinho Mixaria
          Acompanha a caravana o humorista gaúcho, Paulinho Mixaria, humorista, ator e cineasta, que é conhecido como o Humorista das Famílias, por fazer humor sem palavrão. Além dos shows de stand-up comedy, Mixaria produziu dois filmes de comédia, sete CDs de piadas e músicas humorísticas, dois DVDs de shows ao vivo e atualmente produz um seriado de humor.

Início da Jornada
          No dia 23 de setembro a caravana parte rumo a Dallas, onde, dia 24, acontecerão shows durante o almoço e o jantar na churrascaria Fogo de Chão, Brazilian steakhouse, em Dallas, Texas. Dia 25 a caravana parte rumo ao Grand Canyon, e após cruzar o Novo México chega ao Arizona e, dia 26, pernoita na região dos canions. Dia 27 chega a Las Vegas e pernoita. Dia 28 chega a Califórnia, em Perris, sede do CTG Rancho Rio Grande, onde no sábado haverão shows com baile e no domingo, 29 de setembro, almoço e cerimônia de encerramento da Semana Farroupilha dos Estados Unidos.

Cobertura jornalística
         Além do canal de televisão SBT que, através da jornalista Luciane Kohlman, vai acompanhar e registrar todo o evento Caravana Farroupilha, também se farão presentes a rádio Metropolitana Web de Viamão, a TV CNB de Orlando, o Jornal Comunidade News, de Danbury, Connecticut, entre outros.

Informações
         Informações com a Confederação do Tradicionalismo Gaúcho Norte-Americano, Conjunto Folclórico Arte Nativa, de Viamão/RS, CTG Rancho Rio Grande, de Perris, CA, CTG Rincão do Imigrante, de Orlando, FL, CTG Amigos do Rio Grande, de Danbury, Connecticut.

Enespa e Encontro de Patrões da 1ªRT, Piquete Os Caudilhos, na Barra do Ribeiro


Resultado completo do FestMirim, de Santa Maria

     O Grupo  mirim do CTG Guapos do Itapuí levou ao palco do FestMirim, como tema de entrada, a imaginação e criatividade dos que viveram antigamente, que criavam seus próprios brinquedos e brincadeiras, costurando bonecas de pano, 5 marias, chapéu de jornal antigo, cavalinho de pau, bola de meia, bolitas e etc... Mesmo com toda a simplicidade da época, eram muito felizes, e usavam da imaginação para sonhar. E foi deslizando pelos sonhos que mais uma vez Campo Bom brilhou com suas categorias de base. 


DANÇAS TRADICIONAIS FORÇA A
1º Lugar: CTG Guapos do Itapuí
2º Lugar: CTG Patrulha do Rio Grande
3º Lugar: CTG Aldeia dos Anjos
4º Lugar: CTG M’bororé
5º Lugar: CTG Gildo de Freitas
6º Lugar: CTG Rancho da Saudade
7º Lugar: CTG Giuseppi Garibaldi
8º Lugar: CTG Lalau Miranda
9º Lugar: CTG Felipe Portinho
10º Lugar: CTG Heróis Farroupilhas

COREOGRAFIAS – FORÇA A
1º Lugar: CTG Independência Gaúcha
2º Lugar: CTG Aldeia dos Anjos
3º Lugar: CTG Guapos do Itapuí

DANÇAS TRADICIONAIS INICIANTES
1º Lugar:  Centro Farroupilha Tradições Gaúchas - Alegrete - 4ª RT
2º Lugar:  Ctg O Grito de Sepé - Entre-Ijuís  – 3ªRT
3º Lugar:  Ctg Os Gaudérios - Cachoeira do Sul - 5ª Rt 
4º Lugar:  Ctg Porteira do Litoral - Terra de Areia - 23ª Rt 
5º Lugar:  Ctg Tropilha Crioula - Sao Borja - 3ª Rt 
6º Lugar:  Ctg João Sobrinho - Capão Da Canoa - 23ª Rt 
7º Lugar:  Cn Boitatá - São Borja - 3ª Rt 
8º Lugar:  Ctg Rodeio de Encruzilhada - Encruzilhada do Sul - 5ª Rt 
9º Lugar:  Ctg Mourão da Estância - Estância Velha - 30ª Rt 

10º Lugar:  Ctg Fronteira Aberta - Santana do Livramento - 18ª RT

COREOGRAFIAS – INICIANTES
1º Lugar: CN Boitatá - São Borja - 3ª RT- SAÍDA 
2º Lugar: CTG Tropilha Crioula- São Borja - 3ª RT- SAÍDA 
3º Lugar: CTG O Grito de Sepé - Entre-Ijuís - 3ªRT- ENTRADA

MELHOR INDUMENTÁRIA
1º Lugar: CTG Independência Gaúcha

DANÇA GAÚCHA DE SALÃO
1º Lugar - VÍTOR EDUARDO WIEST E RAFAELA FERNANDA TORMEN - CTG SENTINELA DA QUERÊNCIA - ERECHIM - 19ª RT
2º Lugar - BRUNO GAWSKI CAOVILLA E EMANUELY VITORIA ROSO - CTG LAÇO DA AMIZADE - CASCA - 7ª RT

3º Lugar - FELIPE JOÃO PICHLER ANDREATTA E SOPHIA PUNGAN DEZORDI - CTG GALPÃO CAMPEIRO - ERECHIM - 19ª RT

CHULA
1º Lugar - VÍTOR AUGUSTO BORSSATO DOS SANTOS - CTG ÚLTIMA TROPEADA - GUAPORÉ - 11ª RT 
2º Lugar - MIGUEL BONOTO NUNES DE SOUZA - CTG INDEPENDÊNCIA GAÚCHA - ESTEIO - 12ª RT  

3º Lugar - BERNARDO DA SILVEIRA PEREIRA - CTG GALPÃO CAMPEIRO - ERECHIM - 19ª RT

DECLAMAÇÃO FEMININA
1º Lugar - ELOISA BERGAMASCHI - CTG CHALEIRA PRETA - VENÂNCIO AIRES - 24ªRT
2º Lugar - LUIZA WEBSTER QUINTEIRO - CTG ALDEIA DOS ANJOS -GRAVATAÍ - 1ªRT

3º Lugar - YASMIN GOMES VIDAL - CTG CAIBOATÉ - SÃO GABRIEL - 18ª RT

DECLAMAÇÃO MASCULINA
1º Lugar - FELIPE BELEGANTE PERUZZO - CTG MANOEL TEIXEIRA - TAPEJARA - 7ªRT
2º Lugar - PEDRO BARBOZA DAS NEVES - CCN SENTINELA DO RIO GRANDE - RIO GRANDE - 6ª RT
3º Lugar - WILLIAN DOS SANTOS PICCININ - CTG GALPÃO ALEGRE - SÃO MARTINHO DA SERRA - 13ª RT

INTÉRPRETE VOCAL FEMININO
1º Lugar - AMANDA MIRANDA LAUXEN - CTG QUERÊNCIA XUCRA - SÃO GABRIEL - 18ªRT
2º Lugar - JULIA DO AMARAL ANTONINI - CTG SINUELO DA QUERÊNCIA - PALMEIRAS DAS MISSÕES - 17ª RT
3º Lugar - IZADORA CARVALHO MOTA - CTG TARUMÃ - SÃO GABRIEL - 18ª RT

INTÉRPRETE VOCAL MASCULINO
1º Lugar - ANDREI EDUARDO DA SILVA - CTG GUAPOS DO ITAPUl - CAMPO BOM - 30ªRT
2º Lugar - PEDRO ROHDE FRANCK - CTG RINCÃO SERRANO - CARAZINHO - 7ª RT
3º Lugar - HENRY GUILHERME DA SILVA RAMOS - CTG 0 GRITO DE SEPÉ - ENTRE-IJUIS - 3ªRT


VIOLÃO
1º Lugar - ANDREI EDUARDO DA SILVA - CTG GUAPOS DO ITAPUÍ - CAMPO BOM - 30ª RT
2º Lugar - IZADORA CARVALHO MOTA - CTG TARUMÃ - SÃO GABRIEL - 18ª RT
3º Lugar - VITOR EDUARDO WIEST - CTG SENTINELA DA QUERÊNCIA - ERECHIM - 19ª RT

GAITA PONTO
1º Lugar - LEONARDO ANDRADES SCHNEIDER - CTG PATRULHA DO OESTE - URUGUAIANA - 4ª RT
2º Lugar - NICOLAS ABREU DO PRADO - DTG CAIBOATÉ - GUAÍBA - 1ª RT
3º Lugar - THIERRY MONZON ROBALO - FTG FARROUPILHA - SÃO BORJA - 3ª RT


GAITA TECLA
1º Lugar - LEONARDO ANDRADES SCHNEIDER - CTG PATRULHA DO OESTE - URUGUAIANA - 4ª RT
2º Lugar - GABRIEL CORREIA DE CASTRO - PIQUETE ORELHANO CTG - QUARAÍ - 4ª RT
3º Lugar - RAFAEL DE SOUZA - PIQUETE ORELHANO CTG - QUARAÍ- 4ª RT

-----------------------------------------------------------------------------------------
http://radioqueroquero.net   -  Nesta terça estaremos falando com Kássia Costa

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Viagem ao Rio Grande do Sul, de Auguste Saint Hilaire - Parte LI (51)

Resumo 51 - por Jeandro Garcia
Junho de 1821 - Auguste de Saint-Hilaire

Brasil - Poderes - Corpos Militares

     O Brasil é um imenso país de contrastes, o próprio clima cria estas diferenças entre as províncias. Ao contrário dos reis na Europa, que se preocupam para que estes povos não se unam contra o governo central, por aqui o rei procura manter manter ligações entre entre eles, pois teme por separações parciais.

      Os ministros do rei são encarregados de fomentar este sentimento público, imaginando ser um sistema centralizado de poder. Mas estes ministros se quer são educados para sentimentos tão categorizados.

      Já era impossível julgar como colônia um país onde o soberano tinha sua residência. Está com seus portos abertos a todas as nações. Mas ainda continua uma administração como se fosse colônia. Cada capitania tornou-se território governado por capitães-generais, onde governam a seu bel-prazer, com poder absoluto onde poderia reunir a sua volta todos os poderes.

     A cobrança desigual de impostos continua, os mineiros apesar de empobrecidos continuam a pagar impostos dobrados sobre as mercadorias, já que haviam sido pagos na chegada ao Porto. Ainda não há armada brasileira, cada província mantém suas tropas particulares, que não respondem a nenhum centro comum e nem formam unidade de comando.

      Este sistema militar pode trazer sérias consequências a esta capitania. Como os corpos são feitos por homens locais, que necessitam de enormes verbas, construiu-se aqui um espécie de aristocracia familiar, embaraçosa para o capitão-general e perigosa para a tranquilidade dos cidadãos.

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Saiu o cronograma para o Acampamento Farroupilha de Porto Alegre

 
        O cronograma para o Acampamento Farroupilha de 2019 foi lançado na noite desta terça-feira, dia 23 de julho, para mais de 300 representantes de Piquetes, pela organização do evento. Ao todo, participam da festa tradicionalista, entre os dias 7 a 22 de setembro, 350 entidades entre piquetes, Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e Departamentos de Tradições Gaúchas (DTGs). O tema dos Festejos Farroupilhas deste ano é:  “Vida e Obra de Paixão Côrtes”, falecido em 2018, aos 91 anos. As comemorações começam oficialmente em 16 de agosto, com o acendimento da Chama Crioula, na cidade de Tenente Portela.

           As inscrições os piquetes acampar no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) devem ser realizadas através da Secretaria do MTG, do dia 29 de julho a 02 de agosto, e o período de montagem é de 22 de agosto a 1 de setembro.

            A expectativa é de superar o público do ano passado, que foi de um milhão de visitantes, que terão extensa programação cultural, rodeio e competições de laço, rédeas e gineteadas.

Cronograma Acampamento Farroupilha 2019

Período oficial do evento: de 7 a 22 de setembro
Inscrições para os Piquetes acampar: 29 de julho a 02 de agosto
Entrega do alvará para os Piquetes: 14 de agosto, às 19h
Pagamento da taxa de inscrição: até o dia 10 de agosto (R$800,00)
Documentos necessários para a inscrição:
● Ata de fundação da entidade
● Ata da patronagem atual
● Projeto Cultural
● Apresentar 2 Brigadistas com certificado
● Alvará do ano anterior
Período de montagem: de 22 de agosto a 1 de setembro

Ordem de apresentação do 25º FestMirim, em Santa Maria

Clique na imagem e confira a ordem de apresentação do FestMirim
           Clique na Imagem e confira a ordem de apresentação do FestMirim, de Santa Maria. De 25 a 28 de Julho a 25ª Edição deste baita evento Mirim...

Ordem de apresentação da fase final do JuvEnart, em Santa Maria

      Fase final do JuvEnart. Dias 2, 3 e 4 de agosto de 2019, no Centro de Eventos da UFSM - Santa Maria. Confira os blocos e a ordem de apresentação da FASE 3 - CLASSIFICATÓRIA DA FINAL.






Tomou posse a nova patronagem do GTF Cel. Aparício Borges, de Santo Ângelo

           Tomou posse neste sábado, 20, durante o aniversário de 28 anos e inauguração do novo galpão no Parque da Fenamilho, a nova patronagem do GTF Coronel Aparício Borges, de Santo Ângelo. Confira a nominata:


Patrão: Cesar e Ana Moura
1° vice: José e Shyrlei Stoquero
2° vice: Juarez e Tanara dos Santos
Capataz geral: Vilmar e Ana Maciel
Sota capataz: Jorge e Solange Menezes
1º Agregado Fiel: Maria Francisca e Fabio Witkoswski
2° Agregado Fiel: Helio e Elenara Roht
Capataz das leis: Ênio Cesar Machado e Rodrigo Menezes
Capataz campeiro: Thiago pereira, Paulo Belmiro Faganello, Moises Silva

Coordenadores CULTURAL UNIFICADO:
Clotilde Mousquer Farias
João Cezar Medeiros de Farias
André Ribeiro
Katia Regina da Silva
Fabiane Barella
Luciana Ribeiro
Coordenadores invernadas:
Dente de leite: Elenara Roth e Christianne Castro
Mirim: Franciele Souza e Tanara Zysko
Juvenil: Ana Silva, Gilberto Santos e Luciana Gras
Adulta: Simone Melo e Marcia Teloken
Xiru: 
Jorge Menezes e Solange
Edemar Obregon e Roselani
Chula: Tanara Zysko
Capataz do social: Luciana santos, Alexandre Santos e Inês Maria
Capataz de Divulgação: Simone Melo
Capataz espiritual:
Joseane de Castro Schimitz
Shyrlei Stoquero
Maria Dolores Scola
Capataz do patrimônio: Solange Menezes

Conselho de Vaqueanos Titulares:
Presidente: Edemar Obregon  
Rogério Teloken
José Augusto dos Santos
João Cesar dos Santos
Alvarino Desengrini
Moises Reis da Silvas
Hélio Rott
Jaime Weismantel
Fábio Witkowski
Jair Mello e
Mauri schimitz
SUPLENTES:
João Silvino Siqueira, Gilberto Borchart dos Santos, Augusto da Rosa, Marcos Vinicius Stoquero e Alexandre José dos Santos
CONSELHO FISCAL:
José Odair Gomes de Castro
Mauro Zimpel
Vilmar Oliveira
Adair Tomazzi

Sergio Doterman

segunda-feira, 22 de julho de 2019

Inter-reginais do ENART - Locais, Datas e Regiões participantes

ENART 2010 - Momento da Integração (extinto?)     Foto: Gabriel Schimidt
1ª INTER-REGIONAL - SERRA 24 e 25/08 Farroupilha/RS
RTs: 7ª, 8ª, 11ª, 17ª, 19ª, 24ª, 25ª, 27ª, 28ª e 28ª
Força B: 10 vagas
Força A: 8 vagas

2ª INTER-REGIONAL - FRONTEIRA 28 e 29/09 Santo Ângelo/RS
RTs: 3ª, 4ª, 5ª, 9ª, 10ª, 13ª, 14ª, 18ª, 20ª e 21ª
FORÇA B: 14 vagas
FORÇA A: 11 vagas

3ª INTER-REGIONAL - LITORAL 19 e 20/10 Sapiranga/RS
RTs: 1ª, 2ª, 6ª, 12ª, 15ª, 16ª, 22ª, 23ª, 26ª e 30ª
FORÇA B: 11 vagas
FORÇA A: 15 vagas


Fonte: Avaliador Gaúcho

Tropeada Solidária na 87ª Convenção Tradicionalista, em Jaguarão

          Mais uma ação da  TROPEADA SOLIDARIA entra em vigor para 87ª Convenção Tradicionalista, que acontece em Jaguarão. Prendas e Peões do RS contam com o apoio de cada um que participará deste evento da democracia tradicionalista.

         "A tarefa é simples, pedimos a DOAÇÃO DE AGASALHOS, destinados ao Centro Espírita Allan Kardec, da cidade. Juntos podemos levar a nossa solidariedade aos quatro cantos do nosso estado, cumprir com os objetivos do Movimento e com o nosso dever de tradicionalistas! Lembrando que um RIO GRANDE DO SUL DE BRAÇOS DADOS É MAIS FORTE, esse é o temário central dessa campanha, também acordo com os objetivos centrais da nossa gestão" - afirma Micael Feliciano .

Peões e Prendas do RS 2019/2020!

domingo, 21 de julho de 2019

Identidade Gaúcha entrevista bageense que realiza o projeto "Influência"

          O projeto Influência conta a história da formação cultural dos gaúchos, sob o olhar da equitação crioula. Forjada na luta de adaptação de um povo ao novo continente americano, a narrativa, embora conhecida, renasce através de uma releitura, buscando nas entrelinhas uma revisão de acontecimentos que se cruzam, se mesclam e perseguem fontes abrangentes para culminar em um relato conciso, baseado em meticulosa pesquisa e enriquecido com fragmentos de textos com suas grafias originais, resultado de 15 anos de ininterrupta investigação histórica. 

            A iniciativa alia a escrita, a imagem e os meios digitais na narração de cenas basilares, que culminaram na formação da identidade gaúcha. Sob o olhar aguçado do fotógrafo Eduardo Rocha – responsável pela produção de fotografias que são mais que recriações históricas -, a escrita cuidadosa de Henrique Fagundes da Costa - cujo trabalho meticuloso de pesquisa resultou em um rico panorama das origens do povo sulino – e as ilustrações minuciosas do artista plástico Felipe Constant, o projeto Influência traz a público um conteúdo ágil e substancial, aliado a um projeto gráfico arrojado, com uma grande carga cultural, que valoriza o regionalismo e o culto às tradições gaúchas. 

          Não perca, nesta terça, das 8h às 10h, na http://radioqueroquero.net , a Sentinela dos Pampas. Apresentação: Rogério Bastos e Liliane Pappen. Identidade Gaúcha entrevista, em seu programa 170, Henrique Fagundes da costa, de Bagé.

       Completam os quadros do Programa: Severino Moreira, com medicina Campeira e Povoeira, direto de Candiota, Leandro Araújo, do Aquecimento Cênico, com sua opinião, Douglas Uiliam Quadros, da serra Gaúcha, Diellen Soares, de Bagé e Leo Ribeiro de Souza, com Repontando Datas.

JuvEnart tem mais 25 classificados - Fase 1 | 2ª Classificatória e repescagem


20º Lugar - CTG Mourão da Estancia - Estancia Velha - 30ªRT
19º Lugar - CTG Os Farrapos - Pelotas - 26ª RT
18º Lugar - CTG Rodeio da Saudade - Rio Pardo - 5ªRT
17º Lugar - DT Clube Recreativo Juvenil - Passo Fundo - 7ªRT
16º Lugar - GF Chaleira Preta - Ijuí - 9ªRT
15º Lugar - GN Ibirapuitã - Alegrete - 4ªRT
14º Lugar - CTG UNidos pela Tradição - Viamão - 1ªRT
13º Lugar - CTG Adaga Velha Rosario do Sul - 18ªRT
12º Lugar - CTG Carreteiros do Sul -  Pelotas - 26ªRT
11º Lugar - CTG Brigadeiro Rafael Pinto Bandeira - Rio Grande
10º Lugar - CTG O Grito de Sepé - Entre Ijuís - 3ªRT
09º Lugar - CTG Rodeio de Encruzilhada - Encruzilhada 5ªRT
08º Lugar - GAN Anita Garibaldi - Encantado - 24ªRT
07º Lugar - CTG Tripilha Crioula - Getúlio Vargas - 19ªRT
06º Lugar - CTG Carreteiros da Saudade - Gravataí - 1ªRT
05º Lugar - CTG João Sobrinho - Capão da Canoa - 23ªRT
04º Lugar - CFTG Farroupilha - São Borja - 3ªRT
03º Lugar - CTG Chama Nativa - Esteio - 12ªRT
02º Lugar - CTG Essencia da Tradição - Novo Hamburgo - 30ªRT
01º Lugar - CTG Rancho de Gaudérios - Farroupilha - 25ªRT

Repescagem:
5º Classificado Repescagem: CTG Figueira velha - Sapucaia do Sul - 12ªRT
4º Classificado repescagem: CTG Fogo de Chão - Ibiraiara - 8ªRT
3º Classificado repescagem: CTG Lanceiros da Zona Sul - Porto Alegre - 1ªRT
2º Classificado repescagem: CTG Sentinela da Querencia - Santa Maria - 13ªRT
1º Classificado repescagem: CTG Estância da Liberdade - Novo Hamburgo - 30ªRT

CTG Estância Gaucha tem nova patronagem

          Entidade fundada em Canoas, em 14 de julho de 1995, nasceu como DTG, mas se consolidou como uma entidade plena que já tem 24 anos de história.

Patronagem CTG Estância Gaúcha
Patroa: Dalti Proszek
Capataz Geral : Jorge Carvalho
1ª Sota Capataz: Bruna Batista
2ª Sota Capataz: Jéssica Machado
1º Agregado das guaiacas: Vianei Lerner
2º Agregado das guaiacas: Acir Molina

Departamentos:
Artístico: Marcio Proszek
Cultural: Luciana Borges
Esportes: Matheus Bolmente
Eventos: João Souza Neto
Jovem: Victor Molina
Patrimônio: Adriana Crespani

Junta Fiscal:
Nilo Proszek
Solano Souza
Diego Buffon

quarta-feira, 17 de julho de 2019

Identidade Gaúcha 169, falará sobre os 172 anos da morte de Bento Gonçalves


          Um programa Identidade Gaúcha especial, 172 anos da morte de Bento Gonçalves da Silva, nesta quinta, 18, a partir das 8h da manhã. A apresentação fica por conta de Rogério Bastos e  Liliane Pappen.

          Contaremos com a presença de Juarez Júnior, acompanhando a Patroa Reovane Ribeiro e a Coordenadora Cláudia Cardoso, do CTG Chilena de Prata de Alvorada.

           Bento Gonçalves da Silva (1788-1847) nasceu em Bom Jesus do Triunfo, Rio Grande do Sul, no dia 23 de setembro de 1788. Era o décimo filho do português, criador de gado, Joaquim Gonçalves da Silva e Perpétua Meireles. Passou sua infância na fazenda da avó materna...

           Em 1811, Bento alista-se na Companhia de Ordenação de D. Diogo de Sousa. Participa da primeira invasão na Província Cisplatina. Mais tarde desligado do serviço, passa a residir em Cerro Largo, no Uruguai, onde prospera com as atividades pastoris e adquire sua fazenda...

          Venha saber mais, escutando o Programa Identidade Gaúcha, pela Rádio Quero-Quero ponto Net. http://radioqueroquero.net clique aqui e entre no site, ou clique ali, mais a cima, a direita, no player e escute aqui no Blog.

Viagem ao Rio Grande do Sul, de Auguste Saint Hilaire - Parte L (50)

Resumo 50 - por Jeandro Garcia
Junho de 1821 - Auguste de Saint-Hilaire

Chegada a Porto Alegre - Lago Guaiba - Construções urbanas

        Ancoraram próximo a Pedras Brancas, próximo a Casa de Pólvoras, onde fica o depósito de pólvoras de Porto Alegre. Dali há um magnífico panorama onde é possível ver a colina onde está construída a cidade, os campos circunvizinhos e a embocadura dos rios em que juntos formam o lago.

       No ano passado, relatou que o Guaíba se estendia até Itapuã, mas neste retorno ao observar sobre as colinas mudou totalmente de ideia. Percebeu que a junção do Rio Gravataí, Sinos e Caí formam um reservatório maior que o Guaíba. Já no outro ponto, alguns se referem a Lago de Viamão. Com isso acredita que o lago Guaíba estende-se somente em frente a cidade de Porto Alegre.

        Saint Hilaire deita-se com outros dois passageiros no quarto do patrão e, seus empregados, dormem no porão. Firmiano fez a janta, sinal de que será salgada e detestável.

       O patrão e seus marinheiros são de uma honestidade rara, o primeiro veio de Portugal e assim como a maioria dos europeus enriqueceu, o que torna-se relativamente fácil em uma terra de homens que temem o trabalho, não pensam muito no futuro e não tem método nem espírito de economia.

        Anteriormente, Saint Hilaire se referiu a um prédio muito feio feito na rua da Praia próximo ao cais, onde seria a alfândega. Felizmente este prédio foi demolido e foi recomeçado outro projeto melhor.

        Entretanto acha que ao invés de encobrir o cais de Porto Alegre com prédios deveria ser criada uma espécie de grande praça. Logo que o Conde de Figueira partiu, as obras na praça na frente da igreja e palácio (hoje Praça da Matriz) foram interrompidas, com valas sendo abertas por enxurradas, tão logo tudo será perdido.

        Em frente a igreja das Dores um cais para o arsenal também teve sua construção descontinuada, mas este estava sendo construído de barro e pedras, com as águas logo nada restará.

        Tudo isto é em face do poder absoluto atribuído, onde capitães-generais, sem nenhum obstáculo podem seguir todas as suas ideias, e seus subalternos se extasiam, por mais absurdo que seja. Mas quando parte um General, eles se vingam do seu despotismo, depreciando suas obras, o seu sucessor abandona e inicia outras, que também serão negligenciadas.

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Tomaram posse os novos Conselheiros Estaduais de Cultura do RS

          Na quarta (10), no auditório do MARGS , o Conselho Estadual de Cultura do RS nomeou os 8 novos conselheiros titulares e suplentes. A mesa oficial foi formada pelo presidente interino Ivo Benfatto, pelo ex-presidente Marco Aurélio Alves, os conselheiros Moreno Barrios e José Édil de Lima Alves, e a secretária de cultura do estado, Beatriz Araujo.

Os 8 novos conselheiros de cultura do RS são:
Benhur Bortolotto
Cristiano Laerton Goldschmidt
Daniela Giovana Corso
Liliana Cardoso Duarte
Nicolas Beidacki
Paulo Leonidas de Barros
Vinicius Vieira de Souza
Vitor André de Mesquita

Os 8 suplentes:
André José Kryszczun
Carmen Silvia Langaro
Caroline Kovalski
Eduardo Hahn
Joaquim Pedro Ramos Pereira
Luana Vanessa Zakowicz
Luisa Lacerda Maciel
Natália Marin Pozzi

CTG Rincão da Roça Reúna promove concurso interno de prendas e peões

          O CTG Rincão da Roça Reúna, de Veranópolis, através do Departamento Cultural, realiza nos dias 19 e 20 de julho, o 32º Entrevero Cultural de Peões e 50ª Ciranda Cultural de Prendas, fase interna da entidade. Na oportunidade, serão conhecidos os novos peões e prendas da gestão 2019/2020 nas modalidades:
Prenda Dente de Leite, tendo como concorrentes Valentina Battaglion, Sofia Francio Ceppo, Luísa Manuela Bassani Guarda, Luana Netson Brugnarotto e Gabriela Rossi Salla; Prenda Mirim como concorrentes Yasmin M Pimentel, Júlia Carnevalli e Amanda Lorini de Carli;  Prenda Juvenil concorrendo Laura Tedesco Bressan, Eduarda Zorzo e Eduarda da Silva Tedesco;  Prenda Adulta concorrendo Gesieli Marques Padilha;  Piá Farroupilha concorrendo Rafael Sperotto Bin;  Guri Farroupilha, tendo como concorrente Esthevan  Paixão Klock Pereira e Peão Farroupilha, concorrendo Denis Soares. 

          O Concurso que iniciará dia 19 às 19:30 h com a prova escrita, após, no dia 20 tendo início às 8:30 h da manhã com mostra folclórica e campeira, seguidos da prova oral e prova artística, sendo todas realizadas no galpão do CTG Rincão da Roça Reúna- Parque de Rodeios. A divulgação do resultado, com a entrega das faixas e crachás para a nova gestão será do 17 de agosto, juntamente com o jantar dos sócios no galpão do Parque de Rodeios em Sapupema.

           Os novos peões e prendas terão a responsabilidade de representar o CTG nos eventos internos, regionais e estaduais, a fim de preservar e levar adiante a cultura do Rio Grande do Sul, através da juventude tradicionalista. Além disso, as categorias mirim, piá, juvenil, guri, adulta e peão participarão no ano de 2020, da fase regional do concurso, onde serão conhecidos as prendas e peões da 11ª Região Tradicionalista.

Confira a programação completa do evento: 

Dia 19/07 - 18h30min – Recepção;
19h – Início da prova escrita para as categorias Mirim, Juvenil, Adulta, Piá, Guri e Peão. Os candidatos terão uma hora e trinta minutos para realizar a prova.

Dia 20/07
8h30min – apresentação da Mostra Folclórica e Provas Campeiras realizadas para a categoria Peão, Guri e Piá será do chimarrão (Cada concorrente deverá ter os avios do mate).  Logo após início das provas oral e artísticas; 

Dia 17/08
20h – Jantar e divulgação dos resultados. 
- Apresentação das invernadas artísticas,
- Jantar dos sócios 
- Despedida da gestão 2018/2019;
- Integração;
- Divulgação dos resultados do concurso.
Fonte: Adriana Borille | Diretora Cultural

Resultado da Penca Instrumental, de Santana do Livramento


1º Lugar: LUNA (Ritmo: Chamame) 
Autores: Diego Machado, Aparicio Maidana, Marcelinho Carvalho  
Cidades: Cruz Alta, Julho de Castilhos e Canoas

2º Lugar: QUERENDONA (Ritmo: Rasguido Doble)
Autores: Erico Rocha, Higor Assis, Jan Bitancourt e Marcelo Bassaldua 
Cidade: Santana do Livramento

3º Lugar: LA JOBINIANA (Ritmo: Milonga )
Autor: Matheus Alves - Cidade: Porto Alegre

• Melhor Instrumentista: Marcelinho Carvalho ( Luna)
• Melhor Melodia: Querendona
• Melhor Arranjo: La Jobiniana

RESULTADO DA 15ª PENCA DA MUSICA NATIVA

• Melhor Arranjo: De uma canha (Ritmo: Raguido)
  Cidade: São Gabriel
  Letra: Leandro Zafaneli Benedeti Música: Gabriel Jardim

• Melhor Melodia: Motivo (Ritmo: Milonga)
  Cidade: Santana Do Livramento
  Letra: Marcelo Gomes Música: Jan Bitancourt

Melhor Instrumentista: João Vitor Nunes ( Na musica: Quando as águas se encontram)
Melhor Conjunto Instrumental: De uma canha
Melhor Conjunto Vocal: Tiflando (Ritmo: Chamarra)
   Cidade: Santana do Livramento
   Letra: Marcelo Gomes Musica: Jan Bitancourt

Melhor Letra: Cada presilha da vida
Melhor Intérprete: Kristopher Pires( Musica Bravos e Valentes)
Musica Mais Popular: Cada presilha da vida

1ºlugar: Motivo (Ritmo: Milonga)
Cidade: Santana Do Livramento
Letra: Marcelo Gomes Música: Jan Bitancourt

2ºlugar : Cada Presilha Da Vida 
Cidade: Santana Do Livramento E Dom Pedrito
Ritmo: Polca
Letra: Matheus Costa Musica: Alex Har

3ºlugar : De uma canha (Ritmo: Raguido)
Cidade: São Gabriel
Letra: Leandro Zafaneli Benedeti Música: Gabriel Jardim
Kris Pires, Luiza Gomes Veloso e Maria Alice, ao lado de Andrea e Rui Rodrigues

      "Obrigada a cada um que esteve por lá. As cidades representadas, não vou lembrar de todas, mas o meu agradecimento. As equipes de trabalho. Sonorização Dimenson, liderados pelo Everton, foram perfeitos. Artur Risso, companheiro de sempre! Nossa equipe da cozinha: Tia Nilza, Horizonte e Catia Fernandes, nota 10....meus Pampeanos, trabalhadores incansáveis! Prendas e peões, obrigada! Radio Querencia FM, nas pessoas de Jacinto Montezano Allende e Simone Allende, Paulo Martins, equipe nota 1000. Avaliadores e apresentadores! A nova geração na PENQUITA, os interpretes mirins e juvenis! À todos, obrigada. Músicos, poetas, cantores; Ninguém faz nada sozinho. Precisamos de muita gente na nossa caminhada para que juntos possamos crescer e assim continuar agregando VALORES. Que venha a próxima PENCA DA MUSICA, já estamos prontos para recebe-los, se DEUS assim o quiser!" Comemorou Andrea Cavalheiro Rodrigues, via facebook oficial.