Abaixo a resposta da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha adiando o Congresso e os Concursos de prendas e Peões.
Ofício Comunicação
Porto Alegre/RS, 18 de novembro de 2019.
Aos:
Ilustríssimos Senhores
Presidentes das Federações do Movimento Tradicionalista Gaúcho
Assunto: COMUNICAÇÃO DE ADIAMENTO DA REALIZAÇÃO DO 21º CONGRESSO BRASILEIRO DA TRADIÇÃO e 18º CONCURSO NACIONAL DE PRENDAS E PEÕES DA CBTG
Prezados Companheiros:
Considerando que no 20º Congresso da Tradição Gaucha, O MTG de Santa Catarina apresentou proposta para realização do 19º Rodeio Nacional de Campeões, 15º FENART, 9º Jogos Tradicionalistas, 21º Congresso Brasileiro da Tradição, além do 18º Concurso de Peões e Prendas Tradicionalistas da CBTG.
Tal proposta foi apresentada pela Diretoria presidida pelo Senhor Orides Luiz Pompeo, representada pelo Senhor Romencito José Alessio e foi aceita, conforme consta na ata do Congresso.
Considerando que por motivos já conhecidos não foram realizados o 19º Rodeio Nacional de Campeões, o 15º FENART e os 9º Jogos Tradicionalistas, já sob a égide da nova presidência do Senhor Valcirio Fernando Harger.
Considerando que em 13 de novembro de 2019, a menos de 10 dias da realização do 21º Congresso Brasileiro da Tradição Gaúcha, esta presidência recebeu o Oficio nº 053/2019, do MTG/SC firmado pelo seu Presidente no qual informa não reconhecer qualquer compromisso firmado pelo Senhor Orides Luiz Pompeo e pelo Senhor Romencito José Alessio e informa não ser responsável por qualquer aporte financeiro para realização dos eventos acima citados.
Considerando que em 18 de novembro (hoje) pelo ofício nº 03, o Senhor Romencito José Alessio, informa à esta presidência que face a posição do MTG/SC, não é mais possível realizar o 21º Congresso Brasileiro da Tradição Gaúcha e requer transferência para outra data.
Considerando, ainda, que tampouco poderia realizar o Concurso de Prendas e Peões Tradicionalistas.
Considerando, que peões e prendas que participariam do concurso manifestam-se pelo adiamento do concurso, conforme pedido formal de Carolina Piatzchaki - Diretora Cultural da CBTG.
Considerando, que conforme afirmado pela Diretora Cultural em seu ofício, o fato de o MTG anfitrião não oferecer aporte financeiro e estrutura organizacional, gerou um clima de insegurança aos participantes e comissão organizadora.
Considerando, finalmente, que o Regulamento Geral da CBTG em seu artigo 160, §2º, determina que as despesas para realização do Concurso Nacional de Prendas e Peões e do Congresso Tradicionalista serão custeadas pelo MTG anfitrião (“Art. 160° A CBTG através dos membros da Diretoria Executiva, quando a serviço de Entidades Associadas, terão as viagens, estadias e outras despesas necessárias, custeadas pelo MTG. (...). § 2º Consideram-se como despesas a serem custeadas pelo MTG anfitrião: I. Estadias e outras despesas necessárias no local do evento. § 3º Consideram-se como serviços de Entidade Associada os seguintes eventos:
I. Congresso Brasileiro da Tradição Gaúcha; II. Convenção Brasileira da Tradição Gaúcha; III. Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha; IV. Rodeio Crioulo Nacional de Campeões; V. Jogos Tradicionalistas; VI. Concurso de Prendas e Peões.”), e o MTG/SC escolhido para sediar os eventos, não irá dispor de aporte financeiro para custear as despesas do evento.
Não resta qualquer alternativa senão o ADIAMENTO, para data e local a serem aprazados, com efetivas condições de realização dos eventos pelos quais o MTG/SC era responsável, estando ciente da repercussão negativa que tal decisão poderá causar, assim como também poderá causar repercussão a falta de organização estrutural ou financeira, sendo que em ambos, não fica um bom exemplo.
Desta forma ficam adiados, para data e local a serem definidos, o 21º Congresso Brasileiro da Tradição e o 18º Concurso de Prendas e Peões Tradicionalistas.
Saudações tradicionalistas.
João Ermelino de Mello
Presidente da CBTG
Opinião do BLOG: João Mello e sua equipe mais uma vez tomaram atitude correta, mostrando que é um gestor e que age pensando no todo. Em respeito aos jovens que se prepararam e estavam prontos para ir à Santa Catarina, que não tinha nada pronto, nenhuma estrutura para recebê-los, conforme oficios do MTG de lá. Parabéns João Mello e equipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário