sábado, 23 de novembro de 2019

Severino Moreira é outorgado cidadão Bageense


O poeta, compositor, escritor, folclorista, radialista e colunista Severino Rudes dos Santos Moreira, 66 anos, natural de Santana da Boa Vista, mas residente em Candiota, foi outorgado com o título de cidadão bajeense em uma proposição da Vereadora Lia Rejane e aprovada por unanimidade pelos demais vereadores. Foi uma noite de muitas emoções, presença de parentes, muitos amigos ligados ao Movimento Tradicionalista, Literário, e demais segmentos onde milita em Bagé e região desde os anos 80. Nos discursos e depoimentos em áudio o que mais se ouvia era a expressão “Tio Severino”, pois foram muitos que cresceram nos movimentos culturais e sociais ao seu lado e hoje senhores e senhoras ainda os chamam de “Tio Severino e Tia Alice”. 

          Moreira é uma pessoa realizada. Aposentado, apresentador do programa  vitrola 104.9, em uma rádio da cidade, juntamente com dona Alice Malaguez Moreira, parceira de todas peleias. Juntos também, ajudam prendas e peões por toda 18ª Região Tradicionalista. Moreira tem nove livros editados hoje faz parte do quadro de escritores da Martins Livreiro uma das maiores editoras do estado e especializada em regionalismo, quatro discos gravados e mais de cem musicas de sua autoria espalhadas em festivais nativistas (que são sucessos por onde passam). Já recebeu mais de 50 prêmios.

           Toda terça-feria o Rio Grande, o Brasil e o Mundo escutam as dicas de Severino Moreira, no quadro: "Medicina Campeira e Povoeira", no Programa Identidade Gaúcha, na Rádio Quero-Quero.

Nota do BLOG: Estamos todos felizes com a honraria recebida pelo amigo Severino Moreira. Pessoa que tem um trabalho que deve ser reconhecido pelo estado do Rio Grande do Sul. Não é demais pedir um patronato dos Festejos Farroupilha do RS, para um homem que nos deixa este legado bibliográfico, discográfico e tem uma vida superativa ao lado da querida Dona Alice.
                         Nesta terça, não vamos pedir um Medicina Campeira e Povoeira para Don Severino, mas vamos entrevista-lo no Programa que tem o DNA da Gauchada.



Nenhum comentário: