por Maxsoel Bastos de Freitas
2. A chegada dos Lenços no Brasil
Quando a família real portuguesa chegou ao Brasil, no século 19, apresentou a moda dos lenços usados na cabeça para as pessoas que aqui moravam. Porém, o que nem todo mundo sabia nessa época é que os lenços eram usados na verdade para evitar a propagação dos piolhos nas embarcações que vieram da Europa.
O problema com piolhos foi tamanho que a rainha Carlota Joaquina foi obrigada a raspar a cabeça.
As portuguesas e espanholas começaram com a moda de usar lenços bordados na cabeça e caídos sobre os ombros. Já os homens e mulheres franceses optaram por lenços menores e mais discretos amarrados no pescoço.
3. Primeiros Registros históricos do uso de Lenços no Rio Grande do Sul
Saint-Hilaire (imagem) que esteve em terras gaúchas e no estuário do Prata entre os anos de 1820 e 1821, deixou importante registro histórico quando anotou que observou gaúchos argentinos da província de Entre-Rios e na cidade de São Borja e descreveu-lhes a indumentária da seguinte forma:
"Trazem os cabelos trançados e um lenço ao redor da cabeça, um outro lenço, a que dão um nó muito solto, serve-lhes de gravata; como arma exibem uma grande faca à cinta."
Também realizando importante registro, na mesma época, o francês Nicolau Dreys , em suas anotações menciona o lenço dos gaúchos, cujo trecho merece destaque abaixo:
"...um lenço, quase sempre amarrado na cabeça,..."
Quando aos registros nas artes plásticas, temos obras como a no Uruguai, imortalizada por Juan Manuel Blanes quando pintou o gaúcho as vacarias de golilla, com o grande lenço aberto, esvoaçando às costas. Na mesma toada, em terras brasileiras, o pintor Jean-Baptiste Debret também materializou o gaúcho que vivia nas terras do Rio Grande do Sul com um lenço de pescoço, bem no inicio do século XIX.
Diante dos registros mencionados passa a ser indissociável que o lenço gaúcho era uma peça da indumentária gauchesca brasileira ou castelhana. Por esta afirmação o caminho da pesquisa a ser realizada passa a ganhar contornos mais amplos devido a necessidade que observarmos a influência castelhana/espanhola na introdução e reconhecimento desta peça de vestuário como parte de nossa indumentária cultural.
Continua...
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