quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Conheça Jaqueline Novis, 1ª Prenda da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha

          Jaqueline Novis, 23 anos, natural de Guarapuava, região central do estado do Paraná é fonoaudióloga e Professora de Técnica Vocal. Representa o CTG Chaleira Preta, da 3ª Região Tradicionalista, do MTG Paraná. 

       "Iniciei minha caminhada tradicionalista aos 5 anos, participando do Departamento Artístico (Invernadas de dança, Dança de Salão, Declamação, Intérprete Vocal). Enquanto Intérprete Vocal, conquistei títulos estaduais e nacionais; Fui Tri Vice Campeã e Tetra Campeã Estadual e Bi Vice Campeã Nacional. Também fui Vice Campeã em Intérprete Vocal na última edição com modalidades individuais do Juvenart, em 2012" - conta Jaqueline. 

        Sua trajetória no Departamento Cultural iniciou em 2012, conquistando o cargo de 1ª Prenda Juvenil, do CTG Chaleira Preta. Logo em seguida, em 2013, sagrou-se 1ª Prenda Juvenil da 3ª RT e, 1ª Prenda Juvenil do Estado do Paraná. "Em 2015 tive a oportunidade de colaborar com o Departamento Cultural do MTG Paraná enquanto Diretora Cultural Macrorregional. Retomei os ciclos de prenda de faixa em 2016, conquistando portanto o cargo de 1ª Prenda do CTG Chaleira Preta" - lembra. Em 2017, sagrou-se a Mais Prendada Prenda do 29º Rodeio Crioulo da Integração de Irati, e em seguida 1ª Prenda da 3ª RT. Dali foi um passo até que em 2018 tornou-se 1ª Prenda e Diretora Jovem do Estado do Paraná, cargo que possibilitou representar o MTG Paraná no Concurso Nacional de Prendas, vindo a se tornar a 1ª Prenda e Diretora Jovem da CBTG 2019/2021.

BLOG: Como foi a tua preparação para o concurso de 2020?

Jaqueline - Digo que a preparação para o Concurso e o resultado são um reflexo dos 8 anos de trabalho, comprometimento, e dedicação enquanto prenda atuante no Departamento Cultural. Logicamente, para nós adultos é muito mais difícil conciliar preparação para o concurso e estudos com a nossa vida profissional, para mim não foi nada fácil e exigiu muitas abdicações no dia a dia e da vida pessoal para me dedicar do modo como queria em minhas preparações. Mas com toda a certeza valeu a pena

BLOG: Qual a repercussão deste titulo na tua entidade, cidade/Região?

Jaqueline - A repercussão da conquista do cargo tem sido de muita visibilidade através das mídias sociais e noticiários locais. Também já fora solicitada Moção de Aplausos na Câmara do município. Minha entidade me recepcionou com um Jantar de homenagem e comemoração também, estou muito feliz com esse reconhecimento todo e a oportunidade de levar adiante o nome da minha cidade e do meu CTG

BLOG: Qual o planejamento para a gestão/agenda?

Jaqueline - Quanto a planejamentos, nós da Gestão estamos por enquanto alinhando e aperfeiçoando alguns projetos para aprovação e realização, em sua maioria, a continuidade de projetos já realizados a nível estadual adaptados para a realidade nacional. Já temos alguns eventos em vista para organização (ENJUT, Encontro de Gestores Jovens, ENVET) e estamos nos organizando para nos fazermos presentes na Ciranda de Prendas, Entreveiro e ENART este ano. Também temos alguns planos e projetos mais específicos pensando no Departamento Jovem da CBTG.
         Mas meu trabalho no Estado do Paraná continua, em março deste ano a minha entidade-mãe sediará o Concurso Estadual de Prendas e Peões Birivas, e no decorrer deste ano atuarei no Departamento Artístico do MTG Paraná.

Jaqueline -  Quero agradecer meus pais Ricardo e Eliana por serem o meu esteio nessa trajetória até aqui; Familiares e amigos que estavam torcendo no pré concurso e hoje estão comemorando juntos mais essa conquista. Estou recebendo um carinho enorme de muitas pessoas e fico feliz em ver quantos amigos conquistei ao longo dessa caminhada. 

                  “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena!”

                  Que sejam dois anos lindos de muito trabalho e comprometimento com o Brasil de Bombacha!


Nenhum comentário: