Esta foi pauta do primeiro evento cultural de 2020, promovido pelo CTG Glaucus Saraiva, responsável pelos assuntos de tradição e folclore do Grêmio Geraldo Santana. O encontro reuniu um considerável número de participantes na noite de terça-feira, 10 de março, e abordou o tema anual do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), definido durante o 68º Congresso Tradicionalista, em Lajeado.
Na ocasião, o historiador e jornalista Rogério Bastos apresentou o tema ‘Sustentabilidade e as novas gerações’, e destacou o tripé que embasa o projeto de autoria do tradicionalista Lucas Oliveira, da 5ª RT. "A sustentabilidade é alcançada através do Desenvolvimento Sustentável. Devemos seguir o tripé da sustentabilidade: o social, o ambiental e o econômico. Precisamos trabalhar esses três fatores de maneira integrada, para que a sustentabilidade de fato aconteça", afirmou Bastos.
Além do bom público, a palestra, organizada pelo Departamento Cultural da entidade, sob chancela da diretora Simone Castilhos, e gestão de Prendas e Peões, também desfrutou da presença e conhecimento do casal Valdir e Neusa Secchi. Na bagagem, Valdir traz a experiência como coordenador da 1ª RT, ainda na década de 90, enquanto Neusa já ocupou o cargo de vice-presidente de Cultura do MTG e, atualmente, integra as Comissões Gaúcha e Brasileira de Folclore, além de ser autora de diversos livros sobre folclore.
Outra presença ilustre foi a do presidente Ivo Izolan, que assistiu na integra a manifestação do palestrante e, ao final, falou da importância do tema. “Sou missioneiro, e como apreciador das tradições gaúchas, vejo nesta palestra um assunto importante para todos nós. O desenvolvimento sustentável e a preocupação com os recursos naturais são temas que precisam da atenção integral das novas gerações. Parabéns por esse importante olhar", pontuou o presidente geraldino.
Fonte/Fotos: Liliane Pappen
Jornalista GSEGS
Nenhum comentário:
Postar um comentário