Saint-Hilaire, com sua carreta e seus criados, vinha da região das Missões e foi consequentemente pelo oeste — pela íngreme serra de São Martinho — que entrou na Região Central. Em Toropi-Grande encontra um velho índio que sabe ler e escrever, fala bem o Português, anda bem vestido, é muito honrado, goza de certa abastança, possui uma estância, cavalos e gado, conduz seus negócios com método e casou suas filhas com homens brancos. (Debret também registraria em aquarela um desses estancieiros índios.)
O Acampamento de Santa Maria, habitado por comerciantes que fornecem fumo, aguardente e outras mercadorias, conta com cerca de trinta casas e com uma capela dependente da paróquia de São João da Cachoeira.
Cachoeira é, efetivamente, a primeira povoação que se encontra na estrada que vem das Missões. A essa altura Saint-Hilaire se dá conta de que vinha concluindo uma viagem de quase 600 léguas por uma região sulcada de rios e, inacreditavelmente, não encontrara sequer uma ponte.
A vila de Rio Pardo é inteiramente nova, tendo sido substituídas as irregulares palhoças que de início haviam caracterizado a localidade. Várias casas grandes e bem construídas, sacadas envidraçadas, a rua principal com largo trecho calçado. Produtos agrícolas fornecidos pelas freguesias de Encruzilhada e Taquari. Muitas charqueadas à margem do rio Jacuí à altura da confluência com o Taquari e um tanto além. Saint-Hilaire gostaria de ter sido convidado para uma reunião social, pois haviam louvado muito as mulheres de Rio Pardo, "com modos tão agradáveis quanto às de Montevidéu". No entanto, só pôde avaliá-las através da esposa e filhas do Sargento-Mor Figueiredo Neves, "efetivamente muito distintas e educadas".
Poderia ir por terra de Rio Pardo a Porto Alegre, mas, como seria preciso vadear os rios Taquari e Caí, preferiu vender carreta, bois e cavalos e seguir por água, servindo-se de uma das "canoas grandes" aplicadas ao transporte de mercadorias entre as duas cidades (canoas de um mastro, de 55 a 62 palmos de comprimento por até 20 de largura). Informa que eram dez os barcos habitualmente aplicados nessa linha, cada um fazendo anualmente de quinze a vinte viagens de ida e volta.
Descendo o rio Jacuí, cruzou diante da aldeia de Santo Amaro, da Freguesia Nova (Triunfo), de diversas charqueadas, da ilha do Fanfa (medindo uma légua) e da ilha Rasa (habitada). Após ter recebido o Taquari, o rio Jacuí tornou-se bem mais largo, talvez tão largo quanto o Loire diante de Orléans.
"Cruzamos com vários barcos, muito bonitos, em demanda de Rio Pardo. Tais são as embarcações de que se servem aqueles que têm pressa de ir de Porto Alegre a essa cidade. Chamam-se canoas ligeiras, para distingui-las dos barcos de transporte."
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