Maxsoel Bastos de Freitas |
Segundo o documento, assinado pela presidente do MTG, Gilda Galeazzi, e pelo então Diretor Jurídico do MTG, hoje Vice-Presidente da FCG, Maxsoel Bastos de Freitas, o levantamento foi realizado de acordo com critérios jurídicos e técnicos, com análise das receitas e despesas mensais, forma de funcionamento das entidades, quadro de funcionários, contratos com terceiros, passivo judicial e administrativo e documentos das entidades que dão suporte às transações.
No MTG, algumas das principais constatações foram a falta de documentos físicos e eletrônicos nos arquivos, centralização financeira muito concentrada em um único funcionário, notas fiscais com CNAE diferente da prestação do Serviço Realizada, insegurança de dados e sistema com indícios de violação e também sistema de internet obsoleto e custos indenizatórios sem relatório de despesas e viagens, entre outros.
Acampamento Farroupilha - apontamentos mostram problemas em prestações de contas (muito pano pra manga) |
O documento também assinala as estratégias e medidas necessárias para o controle e qualificação das atividades desenvolvidas pelo MTG e FCG. No que toca a estabilização da credibilidade, por exemplo, são sugeridas ações como redução dos custos operacionais, gestão de caixa e negociação das anuidades e renegociação das que estão em atraso. No aspecto liderança, o documento sugere implantação do executivo chefe, análises gerenciais e gestão compartilhada e descentralizada.
Segundo Maxsoel alguns dos resultados eram esperados pois muito do que foi constatado são erros cometidos pelos administradores de muitas empresas e entidades. A implantação do sistema de ERP vai organizar e trazer este fluxo de informações (fiscais, contábeis, financeiras e operacionais) que são tão necessários para a tomada de decisões estratégicas. Por outro lado alguns resultados foram inesperados e mereceram um espaço especial no diagnóstico final.
Algumas providencias para correção já começaram a ser tomadas. A expectativa é que em mais 30 (trinta) dias tudo esteja funcionando e as mudanças realizadas. A pandemia do COVID que tanto nos assola acabou colaborando para que pudéssemos, neste período de recesso de eventos, com todo o cuidado fazer as análises e mudanças necessárias. Tudo foi feito com a orientação e supervisão de nossa Presidente e de nosso Vice-Presidente de Finanças.
O documento na íntegra pode ser acessado no link https://bit.ly/359KzMZ.
Fonte: Blog do Leo Ribeiro de Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário