segunda-feira, 8 de junho de 2020

Campanha Projeto LÃS do RS - Patrimonialização dos saberes e fazeres da lã no RS



   "Olá amigos. Me chamo Aritanna Kuyumtzief e atualmente sou a 1ª Prenda Veterana da CBTG - Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha. Sou natural de São Lourenço do Sul/RS, mas desde o ano de 1996 resido em Tangará da Serra/MT".





Essa mensagem é para falar de CULTURA.

     Meus amigos do CTG sabem que para o Concurso de Prendas da CBTG apresentei como 'Artesanato Regional' o manejo da lã de ovelha, desde a retirada dela do animal, os processos de limpeza e preparação das mechas para a fiação na roca, onde a lã era transformada em fio, e, com o fio, a arte do tricô, a arte de transformar o fio feito com a lã de ovelha em uma peça de roupa. Pois bem. O que isso tem a ver com essa mensagem?

    Bom, enquanto 1ª Prenda Veterana da CBTG, enquanto tradicionalista e enquanto cidadã brasileira que ama a cultura de modo geral, independente de ser a cultura gaúcha ou não, me sinto comprometida com a causa que lhes apresento: "CAMPANHA PROJETO LÃS DO RS: Patrimonialização dos Saberes e Fazeres da Lã do Rio Grande do Sul como Patrimônio Brasileiro", uma realização da Apatur - Associação Pampa Gaúcho de Turismo.

     Todo cidadão pode apoiar a campanha assinando o formulário que irá compôr o Dossiê da Lã Gaúcha, elaborado pela Pangea Cultural, para envio ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Uma causa nobre, meus Senhores. Uma causa muito nobre.

     Por isso, me valendo da minha posição de destaque em meio ao cenário tradicionalista brasileiro, e do carinho que adquiri dos amigos que ganhei durante todos esses anos de vida escolar, acadêmica e profissional, venho CONVIDÁ-LOS a assinar a petição e, assim, termos o reconhecimento do IPHAN de algo que além de ser genuinamente gaúcho, é brasileiro também.

     Fica aqui o meu pedido para que vocês assinem essa lista e, assim, contribuam com nossa cultura. Desde já, agradeço de coração a cada um que assinou e assinará. Juntos nós somos mais, e o pouquinho feito por cada um se transformará em algo grandioso. Quem puder, por favor, compartilhe em suas redes sociais, afinal, as causas culturais (assim como as causas sociais) são de todos nós.


Nenhum comentário: