Mesmo com a pandemia, a 42ª Edição da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul não foi cancelada, mas este ano sua realização foi de forma diferente: pela primeira vez, o evento foi totalmente virtual.
O evento
A Califórnia da Canção Nativa é um Festival de musica realizado no Rio Grande do Sul desde o ano de 1971, considerada patrimônio cultural do Estado, sendo modelo de divulgação da música regional gaúcha. Califórnia vem do Grego: “Conjunto de coisas belas”, ou as incursões que Chico Pedro, o Moringue fazia pela Cisplatina. Mais tarde passou a designar as corridas de cavalos onde participavam dois o mais animais.
Na noite de abertura da 42ª edição, foram apresentadas as 10 canções locais selecionadas previamente. Na sexta-feira, 11, foi a vez das 14 músicas do restante do estado. No sábado, 12, aconteceu a final da competição, com 12 composições escolhidas pelos jurados nas duas noites de seleção. Participaram do concurso nomes como Marco Aurélio Vasconcellos, Sílvio Genro, Mauro Moraes, Dilan Camargo e Colmar Duarte, todos vencedores da Calhandra de Ouro em edições anteriores, entre outros nomes. E a grande vencedora foi Milonga do Amor Perfeito. Letra de Jaime Vaz Brasil e Melodia de Zé Alexandre Gomes que a defendeu junto com o Grupo Mas Bah!
Lu Schiavo - A VILA
Melhor Instrumentista:
Carlos de Cesaro – MILONGA DE CAMPANHA
Jaime Vaz Brasil - MILONGA DO AMOR PERFEITO
Melhor Melodia:
CRUZ DE ESTRADA
Calhandra de Bronze:
A VILA - Valseado
Letra: Bianca Bergmann
Melodia: Aline Ribas/José Everson da Silveira
Calhandra de Prata:
MILONGA DE CAMPANHA - Milonga
Letra: Adão Quevedo
Melodia: Adão Quevedo/Pablo Cardoso
Calhandra de Ouro:
MILONGA DO AMOR PERFEITO - Milonga
Letra: Jaime Vaz Brasil
Melodia: Zé Alexandre Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário