Jayme Caetano Braun nasce em Timbaúva, III distrito de São Luiz Gonzaga, hoje, Bossoroca, em 30 de janeiro de 1924. Muda-se para Porto Alegre, ainda jovem. Tem dois filhos, Marco Antônio e José Raimundo, do primeiro casamento com Dona Nilda Jardim e um, Cristiano, do segundo, com dona Aurora Ramos Braun (Dona Brea), com quem viveu seus últimos anos. Estudou em Cruz Alta, Passo Fundo e Porto Alegre. Na capital, passou pelo Colégio Júlio de Castilhos no curso científico.
Discípulo de Juca Ruivo e admirador de Balbino Marques da Rocha, José Hernandez, Aureliano de Figueiredo Pinto e Osiris Rodrigues Castillo, entre outros, que lhe serviram de base. O Poeta e pajador Jayme Caetano Braun, com quatro pontes de safena, enfrentou problemas de saúde e depressão nos últimos anos de vida e faleceu, aos 75 anos na Clínica São José, em Porto Alegre, no dia 08 de julho de 1999, às 5h30, vitima de parada cardíaca fulminante.
Em 30 de janeiro é comemorado, no Rio Grande do Sul, o Dia do Pajador Gaúcho. A data, reconhecida por lei estadual n° 11.676/2001 , presta homenagem a Jayme Caetano Braun em sua data de nascimento. Ele é considerado o patrono do Movimento Pajadoril, surgido a partir do ano de 2001. Em 2004, foi inaugurado um viaduto em Porto Alegre com o seu nome.
Nenhum comentário:
Postar um comentário