O Projeto Pedagógico da Escola é o documento que vai definir quais são as intenções da mesma e as propostas que traçam as realizações de qualidade de trabalho e o desejo coletivo de todos os segmentos que fazem parte das necessidades da comunidade escolar.
Perdura hoje uma escola padronizada numa educação imposta pelas elites consolidando-se em termos de ser fixada basicamente pela escrita e não voltada o suficiente à cultura popular. Nem sempre o saber popular é levado em consideração ocasionando desqualificação e desinteresse.
Na relação Escola-Comunidade, os conhecimentos são transmitidos preservando apenas a hegemonia da cultura erudita, desconsiderando os saberes produzidos e preservados pela comunidade, sua memória cultural, valores, crenças e a própria história.
O trinômio: Aluno-Escola-Família, pelo seu valor interativo é uma proposta de conteúdo que deve ser trabalhada na Escola. Aproveitar iniciativas da criança, trazendo para o ambiente escolar o ensino formal dando oportunidade a família participar, enriquecendo a bagagem cultural: lendas, advinhas, quadrinhas, entre outras.
Para que ocorra uma verdadeira identidade cultural torna-se necessária a elaboração de um currículo escolar que contemple essa diversidade cultural. Neste contexto o professor é o importante agente preservador e modificador deste processo de ensino-aprendizagem.
Hoje o conhecimento está sendo gerado longe da sala de aula, tanto por pesquisadores, acadêmicos e /ou comissões de currículos, mas criado ou recriado o suficiente pelos estudantes e professores nas salas de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário