A Comissão Gaúcha de Folclore inicia hoje (8/03) seu Seminário Interno sobre Folclore, destinado aos membros aspirantes, honorários e efetivos. O encontro prossegue nos dias 15, 22 e 29 de março e vai abordar os conceitos do Folclore, da Tradição, do Tradicionalismo e da Cultura Gaúcha. Em abril, mês dos 73 anos da entidade, será realizado o Curso de Folclore on line, aberto para o público em geral.
Os participantes terão informações sobre a Literatura Regional, Mitos, Lendas e Contos, o Cancioneiro Popular, a Medicina Campeira e Povoeira, Festas e Folguedos, Cavalhadas, Congadas, Quicumbis, Terno de Reis, Maçambique, Carnaval, Festas Juninas, Brinquedos e Brincadeiras e Folclore nas Escolas, além de debater a Carta Brasileira do Folclore e as Políticas Culturais.
Entre os professores convidados, estarão Paula Simon Ribeiro e Ivo Benfatto, que fazem a abertura do Seminário com a mediação de Marco Aurelio Alves. Também participam Sergius Gonzaga, Severino Moreira e Neusa Secchi. A Comissão Gaúcha de Folclore foi fundada em 23 de abril de 1948 por Dante de Laytano, que reuniu um grupo de intelectuais, artistas e professores universitários para estudar as manifestações da cultura popular do Rio Grande do Sul. É filiada à Comissão Nacional de Folclore.
Um comentário:
Pena que agora é interno, mas em abril gostaria muito de participar, adoro estudar nosso folclore.
Postar um comentário