Na noite de ontem, a abertura do curso esteve a cargo da professora Cristina Rolim Wolffenbüttel, que discorreu sobre a música e a pesquisa no Folclore. Em relato que encantou a todos, Cristina falou sobre as músicas populares e como elas se formam, lembrando e cantando cantigas de ninar que passam de geração em geração. Também abordou como deve ser feita a pesquisa em Folclore, pois exige uma caminhada metodológica, mas que inicia por uma dúvida e a busca pela solução.
A Comissão Gaúcha de Folclore completa 73 anos no dia 23 deste mês, sempre dedicada à pesquisa e à preservação das culturas populares. O curso vai até o próximo sábado, dia 24, quando as aulas serão ministradas pela manhã, a partir das 8 horas. Durante a semana, ocorrem sempre das 20 às 22h.
No dia do aniversário, na próxima sexta, serão realizadas várias atividades, que podem ser acessadas ao vivo pelo público em geral através da fanpage da CGF no Facebook (https://www.facebook.com/ComissaoGauchadeFolclore). Às 19h, ocorre a posse da nova diretoria, eleita em fevereiro deste ano para a gestão 2021-2023, seguida pela abertura oficial do evento às 20h.
Na continuidade, haverá aula magna proferida pelo psicólogo e produtor cultural Marco Aurelio Alves, abordando o tema “Conceito de Cultura e Economia da Cultura”, e pela professora Maria Eunice Maciel, que vai falar sobre “O Respaldo da Antropologia para o Estudo do Folclore”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário