domingo, 31 de outubro de 2021

Medalha Barbosa Lessa para tradicionalistas de muito valor

 


    Admirado por ser uma pessoa amiga e que busca intensamente seus objetivos, Luiz Clóvis Vieira recebeu a Medalha do Mérito Tradicionalista Barbosa Lessa no último dia 30, no Congresso de Frederico Westphalen.

    Vieira nasceu em Santa Cruz do Sul, filho de Juvêncio e Ema Vieira, tem quatro irmãos, é pai de Gustavo e Gabriel Vieira, e avô de Artur Vieira. Foi militar por mais de 31 anos, encontrando-se, atualmente, na reserva do Exército Brasileiro.

    Iniciou sua trajetória tradicionalista em São Borja, a partir da convivência com amigos que participavam do tradicionalismo. Retornando a Santa Cruz do Sul, fundou o DTG José Altivo dos Santos, associando-se, posteriormente, ao CTG Rincão da Alegria. Após três gestões como patrão de entidade, no ano de 2006 foi convidado para ser vice-coordenador da 5ª Região Tradicionalista, permanecendo no cargo até 2008. Em 2009 iniciou sua primeira gestão como coordenador da 5ª RT, cargo que exerce até a atualidade, atendendo os 16 municípios que a compõe.

    Integrou o Conselho de Ética do Movimento Tradicionalista Gaúcho por duas gestões, e o Conselho Fiscal por um ano. Por conta da realização da FECARS em Santa Cruz do Sul, no ano de 2014, integrou a Comissão Organizadora do evento. Neste mesmo ano, obteve classificação de 2° lugar na categoria de Laço Coordenador, e em 2017, na edição realizada em Rolante, 3° lugar. Atualmente, preside a Comissão Executiva do Festival dos Festivais.

   
"A GRATIDAO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO" - Elenir de Fátima Dihl Winck
 
    Ontem participei do 69º Congresso Tradicionalista Gaúcho em Frederico Westphalen. Fiquei muito feliz em poder estar presente pois fui agraciada com a Medalha Barbosa Lessa que representa o reconhecimento pela dedicação e serviços prestados de forma voluntária ao tradicionalismo e para o engrandecimento e fortalecimento da cultura gaúcha. Que alegria reencontrar os amigos. Mas a emoção tomou conta, e as lágrimas vieram, pois os congressistas aplaudiram em pé. Meu reconhecimento e gratidão ao presidente Savaris, integrantes da diretoria e ao Conselho Diretor pois sempre trabalhamos com muita união e sinceridade. 
                                            Obrigada a todos.


BLOG: Nosso carinho e os parabéns pela bela e merecida homenagem. Vieira é o tipo de coordenador que resolve problemas, te ouve, busca soluções, estende a mão para quem precisa e é amigo dos amigos. E, a Elenir ser homenageada, não poderia ser mais justo. A plenária se levantou para aplaudir. Eu sempre a apoiei para presidir o Conselho Diretor do MTG por conhecê-la. Corajosa, enfrentou um câncer, enfrentou duas eleições no MTG, sendo a primeira mulher a encarar as urnas, em duas oportunidades. Parabéns Elenir. E o Ivo, já era hora de receber a sua medalha, pois além da inegável trajetória ele foi, junto comigo e com o Danilo Franzen, o responsável pela equipe que montou a Medalha.

sábado, 30 de outubro de 2021

Sessão especial de aniversário homenageia destaques no tradicionalismo gaúcho


    A sessão de aniversário do MTG, na parte da tarde da programação do 69º Congresso, entregou as comendas: Honeyde Bertussi, Medalha João Carlos de Moura, Medalha Barbosa Lessa e diploma João-de-Barro, além de entregar o título de Conselheira Benemérita para Elenir Winck.

    A Medalha do Mérito Tradicionalista Barbosa Lessa é entregue para pessoas que prestaram serviços relevantes ao tradicionalismo, Medalha João Carlos de Moura para os trovadores, bem como Diploma de Reconhecimento João-de-Barro, para pessoas indicadas pelas Regiões Tradicionalistas e para entidades que tenham se destacado no ano anterior.


MEDALHA JOÃO CARLOS DE MOURA (medalha e bóton)

Celso de Oliveira

José Onildo Linhares

Paulo Rogerio Lima chaves

-MEDALHA HONEYDE BERTUSSI (medalha e bóton e diploma)

Élio da Rosa Xavier (In Memoriam)

Iedo Silva (In Memoriam)

Loma Pereira

Paulo Siqueira




MEDALHA BARBOSA LESSA (medalha e bóton e diploma)

Luiz Clóvis Vieira

Ivo Benfatto

Elenir de Fátima Dihl Winck


Começa o 69º Congresso Tradicionalista Gaúcho Extraordinário

    Foi instalado mais um Congresso para a história do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG, na cidade de Frederico Westphalen (28ªRT), na manhã deste sábado, 30 de outubro. O presidente Manoelito Carlos Savaris apresentou a equipe de trabalho da 69ª edição do conclave, que acontece de forma extraordinária, e que terá a frente Flávio Marcolin, como presidente.

    O Secretário Geral do Congresso foi escolhido Haroldo José Teixeira, acompanhado por Luciana Borges, o Relator Geral, ex-presidente do MTG e atual Conselheiro Benemérito, Oscar Fernande Gress, que tem em sua equipe Roberto Oliveira, Ciro Winck e Hélio Ferreira (secretario da relatoria). Silvio Rossato, ex-coordenador da 28ªRT foi escolhido pela comissão executiva para ser o segundo vice-presidente. O primeiro vice, aprovado pela plenária, foi Jorge Malheiros.

Mesa do 69º Congresso:

Presidente: Flávio Marcolin

1º Vice-presidente: Jorge Malheiros

2º Vice-presidente: Silvio Rossato

Relatoria Geral: Oscar Fernande Gress

Secretaria Geral: Haroldo José Teixeira



Fotos: Ivanir Santos

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Conheça um pouco da Fundação Vitor Mateus Teixeira

 

    A Fundação Vitor Mateus Teixeira está localizada na Rua Andrade Neves, n. 100 – conj. 301/302, no centro de Porto Alegre, onde Teixeirinha teve a sede de suas empresas, Teixeirinha Produções Artísticas e Editora Internacional Teixeirinha por mais de 15 anos, local para receber os fãs e gerenciar sua carreira artística. Neste local se mantém o contato direto com os fãs, desde novembro de 1999, expondo parte do acervo artístico como: discos de ouro, troféus, homenagens, manuscritos, acervo fotográfico, instrumentos musicais, etc., oferecendo, camisetas, livro biográfico, DVD´S dos 10 longas metragens produzidos pela Teixeirinha Produções Artísticas, CD´S em catálogo pelas gravadoras Warner Brasil Music e Emi Music, onde Teixeirinha deixou seus fonogramas registrados, postais de lembranças, etc.

    "Ela (a fundação) foi criada em 99. Com o falecimento do pai, a mãe queria muito fazer um museu das coisas dele. Ela ficou de detentora das obras. Ai, fomos nos inteirar sobre isso e vimos que uma fundação  seria melhor por que além de preservar os objetos artísticos dele poderia desenvolver projetos culturais. Fazer projetos culturais era uma vontade nossa." - conta Marcia Bernadete Lima Teixeira - Diretora da Fundação.

    "A nossa situação nesse período pandêmico mudou bastante, pois aqueles projetos culturais que fazíamos de ir nas escolas, ir nas entidades, associações, clubes de mães, casa de idosos, a gente não pode fazer mais. Isso nós fazíamos muito. Então fortalecemos as redes sociais como a pagina do facebook e instagram, colocando mais materiais, mais musicas, ele falando e contado mais coisas dele" - disse Márcia.

    A Fundação tem participado  muito de ações sociais como projeto para arrecadar fundos para os artistas, para a Juju (com AME), doando materiais para fazer rifas, arrecadando valores e alimentação para os que precisavam. "Nos  reinventamos nessa pandemia, voltando aos pouquinhos. Fazemos as visitas por agendamento para que as pessoas possam visitar"  - afirma. "Lançamos também um livro, a segunda edição da história do pai, mais completo pelo Dr. Israel Lopes, que já tinha feito a primeira parte até a morte do Teixeirinha e o segundo com os fatos apurados depois da morte. Lançamos um CD de musicas inéditas para que não perca o contato com os fãs" - concluiu.

    Atualmente a Fundação tem uma loja para vender os produtos (na Internet) onde são disponibilizados os produtos para a sobrevivência da entidade. Uma promoção tem atraído os fãs dos filmes e DVDs com um Kit/Box que custa R$ 200,00. "Nosso grande objetivo e projeto futuro é levar a Fundação para a casa da Glória saindo do centro, das salas que temos lá e fazer um centor cultural para as pessoas visitarem, escutar musica, ver filmes, vivenciar a vida do Rei do Disco. A nossa meta agora é essa" - disse Márcia.


Rua Andrade Neves, 100 CJ 301/302 | Centro | Porto Alegre/RS | CEP: 90010-210 | Fone/Fax: (51) 3225-3575 / 3227-2884   Márcia: 51 - 99348-4252

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

MTG debate seu estatuto em congresso extraordinário, neste sábado

     Neste final de semana, sábado (30), acontece em Frederico Westphalen (28ª RT), o 69º Congresso Tradicionalista Gaúcho Extraordinário que vai tratar das alterações estatutárias do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul.

    As inscrições para o evento foram feitas de forma antecipada (550 inscritos) que poderão acessar o local do evento com máscaras e comprovante de vacinas. Os cuidados com os protocolos são prioridades para a comissão executiva do evento. O presidente Manoelito Carlos Savaris, em entrevista para a Rádio Eco da Tradição (veículo oficial de comunicação do MTG) na manhã desta terça-feira lembrou da importância deste congresso, “Debateremos um prazo maior de gestão para o MTG e suas coordenadorias, passando para 2 anos, caso seja aprovada a proposta, além de separar o Congresso da Assembleia Geral Eletiva. É um novo momento, uma retomada após a pandemia, então precisamos debater esses assuntos, que amadureceram ao longo do tempo”, disse Savaris.

    O Congresso será realizado na Liv Space, um local de eventos na cidade de Frederico Westphalen, às margens da BR 386, km 30, ao lado do Parque de Exposições. As atividades iniciam às 9 horas e, em determinado momento, será comemorado o aniversário da federação.

    O Congresso será transmitido pela Rádio Web Eco da Tradição.

MTG completa 55 anos de história



 

terça-feira, 26 de outubro de 2021

CTG Querência do Imbé realiza concurso interno

1ª Prenda CTG Querência do Imbé |  Brenda Luiza Moreira Magni

2ª Prenda do CTG  |  Emilyn da Silva Gonçalves 

3ª Prenda do CTG | Brenda Luara Silva de Souza 

1ª Prenda Juvenil CTG | Sofia da Silva Tumeh 

1ª Prenda Pré Mirim CTG | Anita Albuquerque dos Santos

1º Piá Pré Mirim | Matheus Barbosa Ritter de Borba

1ª Prenda Dente de Leite | Mariah Barbosa Ritter de Borba

1ª Prenda mamadeira | Ana Beatriz Souza Dias

1ª Prenda Mascotinha |  Betina da Costa de Borba D'Ávila

Avaliadores: Delurdes Souza da Costa,  José Mondadori e Minuche Marchini

Diretora Cultural: Gilmara Silveira

Filó de Antônio Prado

 


    Que tal conhecer um pouco mais sobre a história e cultura dos imigrantes italianos no Brasil, vivenciando um tradicional filó?

    Bacana, neh?

    E essa é a experiência oferecida pelo Projeto “Nostro Filó”.

    Realizado na Casa do Filó, sob a coordenação da professora Maria Luiza Rech Ravanello, juntamente com o Grupo “I Descendenti Dei Imigranti Italiani”, o projeto busca recordar a prática dos imigrantes italianos de confraternizar com os vizinhos e familiares, conhecido por "filó".

    Na ocasião os participantes podem, realmente, vivenciar um pouco de como eram essas reuniões, usando vestimentas tradicionais, degustando pratos típicos e assistindo a apresentações que recordam a trajetória dos imigrantes italianos que aqui se estabeleceram.

    Além disso, a Cada do Filó, abriga um verdadeiro museu com diversos objetos do período do início da colonização, preservados.



domingo, 24 de outubro de 2021

A Sedac lança na próxima terça-feira o Programa Estadual de Formação e Qualificação na Área Cultural.

     A Sedac lança na próxima terça-feira (26), às 11h, o Programa Estadual de Formação e Qualificação na Área Cultural. Transmissão em Facebook/rs.sedac 

    Participam a secretária da Cultura, Beatriz Araújo; o coordenador e o assessor do Sistema Estadual de Cultura, Rubinho Oliveira e Alexandre Vargas, respectivamente; Maria Helena Cunha, gestora cultural, consultora e especialista em Planejamento e Gestão Cultural; Humberto Cunha Filho, presidente de Honra do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais; e Marta Porto, consultora do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Organização dos Estados Ibero-americanos. Participe! 🤩

https://www.facebook.com/337147619670171/posts/4774637592587796/

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Por uma Nova Carta do Folclore Brasileiro | Ciclo de debates


 Temos a grata satisfação de repassar o presente link para todos os que se interessaram em participar do ciclo de debates – Por uma Nova Carta do Folclore Brasileiro – e adquiriram a obra referencial para os debates - Folclore e Antropologia: ambiguidades e preconceitos. Dia 26 de outubro 2021 de 16:30 às 18:30

Segunda etapa – (26 de outubro) 

 Abordagem do tema pela coordenação dos debates

-Romeu Sabará – Presidente da Comissão Mineira de Folclore

- José Moreira de Souza -Vice - presidente da Comissão Mineira de Folclore

- Luiz Trópia –Comissão Mineira de Folclore

Terceira etapa (26 de outubro de 2021), segundo momento (17:30 a 18:30) –

Painel de exposições das Comissões Estaduais.

1- Cascia Frade – Comissão Fluminense de Folclore –Depoimento – “O preconceito contra o folclore e a trajetória da Comissão Nacional de Folclore”.

2 - Rubia Lossio – Presidente da Comissão Pernambucana de Folclore - A problemática do preconceito contra o folclore no nordeste do Brasil 

3 - Lilian Vogel – Presidente da Comissão Paulista de Folclore- A problemática do preconceito contra o folclore em São Paulo 

4 - Poliana – Presidente da Comissão Cearense de Folclore - Problemática do preconceito contra o folclore no Nordeste.

5 - Isabel Signoreli – Presidente da Comissão Goiana de Folclore - Problemática do preconceito contra o folclore no centro-oeste do Brasil.

6 - Fala do Presidente da Comissão Nacional de Folclore- Vente Severino.

Atenciosamente  

Romeu Sabará- coordenador

Segue o link: https://www.facebook.com/107966151671073/posts/109769671490721/


Cavalgada cultural farrapa percorrerá 35km entre Cachoeirinha e Viamão

 

   Acontece neste final de semana a Cavalgada Cultural Tradicionalista Farrapa que sairá de Cachoeirinha, na sexta (22), e desenvolverá atividades de inclusão durante estadia em Viamão. O grupo Cavaleiros de Cachoeirinha, liderado pelo tenente da Brigada Militar aposentado, Airton Espíndola, percorrerá um trajeto de 35 km do Parque Municipal de Eventos Telmo de Lima Freitas, em Cachoeirinha, até o CTG Setembrina dos Farrapos, em Viamão, berço da Revolução Farroupilha.

    Visitaremos locais históricos como as Trincheiras de Tarumã e a Cruz das Almas, além de promovermos tertúlia para os artistas e atividades equestres para crianças com autismo, que é  uma forma de inclusão social por meio do tradicionalismo”, afirmou o patrão Espíndola.

    Para o domingo (24) estão programadas duas palestras: “A Revolução Farroupilha” com o jornalista e historiador Rogério Bastos e, na sequência – “A Revolução Farroupilha em Viamão” com o professor Celso Broda.


Gerada em Lajeado a Chama Crioula do Congresso Tradicionalista

 

    Na tarde desta quarta-feira (20), no Parque do Imigrante, em Lajeado, aconteceu a cerimônia de geração da Chama Crioula da 24ª Região Tradicionalista, que deu início à cavalgada rumo ao 69ª Congresso Tradicionalista, que será realizado em Frederico Westphalen (28ªRT), no dia 30 de outubro. A chama foi gerada em Lajeado por ter sido sede do 68º Congresso Tradicionalista, ainda em 2020.

    Participaram da cerimônia a vice-prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher, a coordenadora da 24ª RT, Luce Carmen da Rosa Mayer, o diretor de cavalgada, Davi Musskopf, o diretor da Ordem dos Cavaleiros do RS (OrCav), Ildo Wagner, que também representou o Conselho Diretor do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), além de cavaleiros de outras regiões.



quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Deputado Luiz Marenco protocola dois projetos para homenagear os Lanceiros Negros

     No entendimento do deputado estadual Luiz Marenco, a Revolução Farroupilha é um dos mais importantes momentos históricos do Rio Grande do Sul e, como todo episódio heroico, há fatos relevantes que são elevados oficialmente e outros que não ganham o destaque merecido. 

    Com o objetivo de perenizar a importância dos Lanceiros Negros na luta pela liberdade e por sua contribuição na guerra com seu sangue e na paz pelo progresso do Rio Grande, algo que jamais devemos esquecer, produzi e protocolei dois projetos de lei em respeito à memória destes heróis. Um deles sugere a criação do Dia Estadual dos Lanceiros Negros, prevendo a data de 14 de novembro para reverenciarmos em todo o Rio Grande do Sul, os nossos irmãos que lutaram e morreram pela liberdade de nosso torrão sagrado. E o outro projeto, tem o objetivo de marcar como ferro e fogo na pele da terra, o nome dos nosso heróis. Com ele, pretendo levar a apreciação dos meus colegas deputados a sugestão de denominar a RS 608 em toda sua extensão, como Rodovia dos Lanceiros Negros. O trecho de 34 KM liga a BR 293 com os municípios de Pinheiro Machado e Pedras Altas.

    "Não devemos deixar cair no esquecimento uma página sequer da Revolução Farroupilha que nos deixou um legado de amor à terra e, principalmente, à liberdade. Que os Lanceiros Negros vivam na memória do povo rio-grandense para todo o sempre" - disse Marenco.

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Presidente do MTG participará de sessão do CEC

 

    Nesta quarta-feira (20), Manoelito Carlos Savaris, presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul e Renata Pletz, vice-presidente de cultura do MTG estarão presentes na sessão do Conselho Estadual de Cultura do RS. 

    A sessão acontece às 10h e será transmitida no Facebook do CEC-RS, Rádio Eco da Tradição e do Movimento Tradicionalista Gaúcho. 

    O áudio será disponibilizado pela Rádio Eco da Tradição (Site, Rádios Net e App). Basta clicar na imagem que leva direto para o site da Rádio


domingo, 17 de outubro de 2021

Informações sobre o 69º Congresso Tradicionalista Gaúcho Extraordinário

 



     As inscrições para o 69º Congresso Tradicionalista Gaúcho Extraordinário foram prorrogadas até esta segunda-feira, 18 de outubro, às 18h.

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

MTG cria radio web para ser veículo de comunicação das entidades filiadas

    Numa época em que a comunicação envolve a sociedade de uma forma diversificada e abrangente, é de fundamental importância estar atento ao que faz da comunicação uma das mais importantes atividades do nosso tempo. Pensando nisso e na tese de Barbosa Lessa que diz que “a cada trinta anos, ao ensejo de alguma rebordosa mundial ou nacional, e havendo clima de abertura para as indagações do espírito, termina surgindo algum "ismo" relacionado com a tradição”, o Movimento Tradicionalista Gaúcho criou um canal digital de comunicação: o Eco da Tradição.

    Idealizado para levar as informações aos mais longínquos rincões do nosso estado, o jornal Eco da Tradição foi por duas décadas o veículo oficial do MTG/RS. Ao completar 20 anos, em setembro de 2021, deu lugar ao complexo digital dedicado a ser o informativo oficial do tradicionalismo organizado. “Cada patrão, cada entidade, coordenador, conselheiro, peão ou prenda poderá usar o Eco da Tradição para divulgar suas atividades. O rádio é, sem dúvida nenhuma, um dos mais importantes e democráticos veículos de comunicação já inventados”, disse Savaris.

    O programa Chasque do MTG apresentado por Rogério e Liliane Bastos, com a participação de correspondentes regionais, nas manhãs de segunda à sexta-feira, terá muita música, entrevistas, tradição e folclore para todos os gostos. Em alguns dias da semana (que serão definidos no decorrer da programação) será inserido um programa de debate e outro, da área cultural.

    A união da cultura gaúcha, tradição, folclore com a comunicação mediada pelas tecnologias da informação tem potencial de transformação social no sentido de formar cidadãos, como preconiza a carta de princípios do MTG, que completou 60 anos.

Serviço:

Radio Eco da Tradição: https://ecodatradicao.com

Facebook: https://www.facebook.com/EcoDaTradicaoOficial

Programa Chasque do MTG: Segunda à sexta das 8h às 10h


segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Nota de Falecimento - José Enor Andrade de Oliveira


 É com grande pesar que informamos o falecimento do vice-coordenador da 25ªRT, José Enor Andrade de Oliveira. É doloroso ter de dizer adeus tão cedo para um taura tão dedicado, mas este é o destino de todos nós e apenas podemos tentar aceitar. Nos solidarizamos com a família e com os amigos, pedindo ao Patrão Celeste que conforte os corações de todos.

Velório na Capela São Luiz em Flores da Cunha | Horário: 23h

Sepultamento: 11h   |  Cemitério Público de Flores da Cunha.

Descanse em paz.

Rádio Eco da Tradição estreia nesta quarta

 

    Quando o Jornal Tradição, do saudoso Edson Otto, foi extinto em fevereiro de 2001, um vácuo se formou quanto aos registros das atividades tradicionalistas. O MTG, então, na gestão de Manoelito Savaris, criou o Jornal Eco da Tradição, em setembro daquele ano. Um encarte no jornal era dedicado às escolas, o caderno "Eco da Tradição na escola", se chamando mais tarde de Caderno Piá 21.

    Com o passar dos anos e com as mudanças sociais e midiáticas, o papel passou a se tornar obsoleto (para alguns). Em 2021, quando o Eco completou 20 anos, se tornou o canal de comunicação do MTG. A partir deste mês de outubro o Eco da Tradição será a Rádio Web do Movimento Tradicionalista Gaúcho e será o "guarda-chuvas" para outras mídias da instituição.

    Nesta quarta-feira, 13, estreia a rádio que será o noticiadora dos acontecimentos tradicionalistas pelo Rio Grande, Brasil e pelo mundo.

https://www.facebook.com/EcoDaTradicaoOficial    -   curta nossa fanpage

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Frente Parlamentar do Tradicionalismo Gaúcho e Fomento Rural se reúne com a 25ª RT e MTG

O encontro aconteceu na Casa do Gaúcho, em Caxias do Sul

    Na manhã desta segunda-feira (04/10), os vereadores que compõem a Frente Parlamentar do Tradicionalismo Gaúcho e Fomento Rural do Legislativo caxiense, se reuniram com o coordenador da 25ª Região Tradicionalista, Rodrigo Ramos, o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris e seu diretor campeiro, Nicanor Castilhos, na Casa do Gaúcho, junto a sede da 25ª Região Tradicionalista (RT), em Caxias do Sul.

    Na pauta do encontro o turismo rural na região, o tão sonhado Parque Rural, a Semana Farroupilha, os rodeios de Caxias do Sul, a não obrigatoriedade do GTA equino e o exame de mormo.

    O presidente, vereador Ricardo Daneluz/PDT, destacou que a Frente Parlamentar está à disposição das entidades e que busca unir forças para trabalhar em prol da cultura gaúcha, do agronegócio e de toda a rede que movimenta o cavalo.

    Além do presidente Daneluz, fazem parte da Frente Parlamentar do Tradicionalismo Gaúcho e Fomento Rural da Câmara Municipal os vereadores, Elisandro Fiuza/Republicanos, Sandro Fantinel/PATRIOTA, Juliano Valim/PSD, Alexandre Prestes Bortoluz/PP, Olmir Cadore/PSDB (secretário); Marisol Santos/PSDB e Adriano Bressan/PTB. 


Texto: Frente Parlamentar do Tradicionalismo Gaúcho e Fomento Rural do Legislativo caxiense
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul
Crédito: Samuel Rodrigues/Divulgação

domingo, 3 de outubro de 2021

Tropeada e Rodeio marcam atividades na 5ª e 19ª RTs


     
Tropeada. Um ofício que colaborou com a construção do Rio Grande do Sul, ajudou a povoar e unir o território ao restante do país, ainda tem bons exemplos. No dia 29 de setembro, seu Pedro Linhares Leivas, 87 anos, tropeiro de profissão, reuniu a filha e alguns amigos para uma pequena tropeada, de 28km.

    O trajeto, apesar de curto, foi de Albardão (Rio Pardo) até o Sitio do Tigre, em Bexiga, de propriedade de seu Pedro.  Embora sejam cada vez mais raras as tropeadas, momentos como esse são vistos em algumas regiões do estado. Seu Pedro foi acompanhado de sua filha, Fátima Beatriz Leivas da Rosa, que é diretora de cavalgadas Feminina da 5ª RT. Ela comemorou poder tropear ao lado do pai, com 87 anos. 

    "Meu pai e eu resolvemos transportar por terra o gado, porque tinham vacas prenhas que poderiam dar cria. Elas foram conduzidas com tranquilidade, pastando pelo caminho. Saímos as 6h30min e chegamos as meio-dia na querência", contou Fátima. "Levamos um caminhão para carregar os terneiros pequenos e um carro para apoio com água e alimentos. Participaram do trajeto meu pai, o mestre, minha amiga Nilza Morinel, que sempre nos faz o costado, e os amigos de cavalgada, Rovani Brasil e sua esposa, Débora Domingues, com os  ajudantes Marcelo e Huilhan" - concluiu.



      Rodeio na 19ª RT, organizado pelo CTG Araganos, da cidade de Campinas do Sul, neste final de semana. 

   Estiveram prestigiado o evento o vice-presidente de Esportes do MTG, Claudemir Bresolin, o Coordenador Armelindo Rosset e o Diretor Campeiro da região, Volmir Reche, que aproveitou para jogar umas armadas.

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Gestão de Prenda e Peões da 30ªRT, divulga seu primeiro evento

 


   A XXVIII Ronda Jovem, promovida pelas prendas adultas da 30ªRT, será realizada no dia 12 de outubro de 2021, na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, com credenciamento às 16h e 45min. O tema será: “Sustentabilidade: Pilar social, como podemos auxiliar o estado na solução de seus problemas fundamentais.” 

    Palestrantes convidados: Cleusa Paccinin Assistente Social, Kelvin Penedo Conselheiro Tutelar e Marcella Bertoluci Empreendedora Social, eles trabalharão como podemos auxiliar o estado em uma grande questão que temos dentro da sociedade que é a Adoção Tardia.

 "Contamos com a presença de todos para o nosso primeiro evento, e saber um pouquinho mais sobre esse tema tão pouco falado mas de grande importância para nossa sociedade", convidou  Dienifer Canabarro, 1ª Prenda da 30ªRT.