A Ferradura dos Vinhedos nasceu como um projeto de extensão da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, que levou em 2018 a publicação da Lei nº 15.164, que instituiu, no Estado do Rio Grande do Sul, a Rota Turística Ferradura dos Vinhedos, inteiramente localizada no Município de Santana do Livramento. Mas a Ferradura dos Vinhedos é muito mais do que um projeto de Extensão, é o fruto do sonho de vários produtores rurais e empreendedores que produzem vinhos, queijos, olivas e diversos alimentos de alta qualidade, além de prestarem serviços turísticos e de lazer.
Assim, a Ferradura dos Vinhedos, além de produzir vinhos em suas vinícolas, oferece serviços de visitação e degustação dos vinhos e dos produtos locais. Mas a Ferradura dos Vinhedos é mais do que vinhos, há outros produtos e serviços turísticos ligados a produção de queijos, de cervejas artesanais, de azeitonas e azeites, de noz pecã, de charcutaria, de produtos agroecológicos, bem como serviços de hospedagem, lazer e diversão, contando, inclusive com um parque aquático de águas termais e SPA.
Durante a pandemia, a UNIPAMPA e o CTG Presilha do Pago submeteram a um edital público a Ferradura dos Vinhedos, que foi selecionada para participar do Projeto Experiências do Brasil Rural, do Ministério do Turismo (MTur), juntamente com o Ministério da Agricultura (MAPA) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). Projeto este que tem o objetivo de fomentar as cadeias produtivas dos vinhos, dos queijos e das cervejas artesanais.
Desta formas, diversos produtores da Ferradura dos Vinhedos tem participado desse projeto ao longo do ano de 2021, onde participaram de diagnósticos, de capacitações, de orientações sobre protocolos sanitários, de mentorias, e de feiras de turismo, como o Festival de Turismo de Gramado (FESTURIS) e o Festival das Cataratas de Foz do Iguaçu, além de terem discutidos e traçado formas e estratégias de melhorarem suas experiências turísticas e o roteiro como um todo.
Rui e Andrea Rodrigues | Dedicação com a cultura |
Tudo isso, para que, após a pandemia, com o retorno gradual do turismo, a Ferradura dos Vinhedos seja uma rota turística melhor do que já é, contribuindo com o desenvolvimento local, do município e da região, além de gerar emprego e renda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário