segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Rio Grande do Sul é campeão do Rodeio Nacional da CBTG

 

   A seleção de laço do Rio Grande do Sul conquistou neste final de semana, em Criciúma (SC), o título de campeã nacional da modalidade pela Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG). O MTG/RS, foi representado pela 22ª RT, que foi a vencedora da Fecars de 2019, em Xangri-Lá. 

    Durante a realização do 19º Rodeio Crioulo Nacional de Campeões, aconteceu ainda o 9º Jogos Tradicionalistas e 15º Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (edição festiva especial), no Parque das Noções no CTG Pedro Raymundo, onde centenas de pessoas, de vários estados do Brasil, estiveram presentes.

    O presidente do MTG Manoelito Carlos Savaris agradeceu a todas as Regiões que foram para o Nacional formar a equipe gaúcha, aos competidores, acompanhantes, e que tiraram dinheiro do bolso para estar lá. “Temos que agradecer aos tradicionalistas que representaram o estado e fizeram bonito lá em Criciúma. A 19ªRT que se responsabilizou em alimentar mais de 200 pessoas por refeição, os vice-presidentes e suas equipes que trabalharam muito e, em especial, os participantes” – disse Savaris.

    A emoção, a cada armada narrada de forma emocionante pelos locutores de cada estado, levava a torcida ao delírio. O RS esteve perdendo na sexta e no sábado no laço seleção, mas na rodada final, no domingo, conseguiu a virada de forma emocionante. 

    No esporte o Rio Grande do Sul também brilhou. Segundo Claudemir Bresolin, vice-presidente de Esportes Campeiros do MTG, as equipes se superaram e conseguiram conquistar a primeira colocação para o estado. “Só tenho que me orgulhar das equipes das regiões que compuseram nossa seleção, de 106 atletas. Fomos primeiros colocados em quase todas as modalidades, o que, no somatório geral nos deu o título de campeões. Só tenho que agradecer a todos”, comemorou Bresolin.

    Outros resultados do 19º Rodeio Crioulo Nacional dos Campeões e 9º Jogos Tradicionalistas também tu podes conferir pelo link: 

CAMPEIRA: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1fbhcx8pmUMl-8Ia-QYKLtHbVjZSTY6Jh/edit?usp=sharing&ouid=111838080559174039511&rtpof=true&sd=true

ESPORTES: https://docs.google.com/document/d/1Hm6Yfqhg-Mck3nj8iFLYzz4H1C7G6bKb/edit?usp=sharing&ouid=111838080559174039511&rtpof=true&sd=true

Laço Seleção – CAMPEÕES
Rafael Passos (Pimenta) - CTG Coxilha do Rio Grande
Ramon Gritante - P.L Três Estâncias
Guilherme Maciel - CTG Coxilha do Rio Grande
Bernardo Assunção - P.L. Porteira Piccadilly
Lucas Teixeira - CTG O Fogão Gaúcho
Otávio Adam Moraes - P.L.Vaqueanos da Tradição
Diego Kuhn (Diego Artur) - CTG Passo dos Tropeiros
Júnior Ribeiro - CTG Guapos da Cabanha Liberdade
Gustavo Suedekun - CTG Guapos da Cabanha Liberdade
Cláudio Peixoto - CTG Guapos Cabanha Liberdade

Seleção da 22ªRT que representou o Rio Grande do Sul

Gestão Candeeiro se reúne na terra da 3ª Prenda Mirim, Independência, e do 2º Guri, Horizontina, neste final de semana


    A Gestão Candeeiro esteve presente em dois municípios da 20ª Região Tradicionalista para um encontro promovido pelos anfitriões e seus familiares. No sábado, a gestão teve a oportunidade de conhecer uma propriedade rural em Independência e entender o funcionamento do processo de produção de leite. Logo após, se dirigiram ao CTG Sentinela do Rio Grande para um ato solene com autoridades, onde foram homenageados.

    Na parte da tarde, as atividades continuaram em Horizontina, onde fizeram um passeio turístico e passaram de dindinho pela fábrica da John Deere e, em seguida, uma sessão especial no Centro de Cultura do Município, com a presença de autoridades, onde também foram homenageados. À noite participaram do "Carreteando Versos", parte da programação da Charla Cultural do CTG Carreteiros de Horizonte. No Domingo, participaram de uma roda de conversa na mesma entidade na parte da manhã e uma oficina de esportes campeiros à tarde, encerrando com chave de ouro este final de semana.



quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Reunião da vice-presidência campeira do MTG tratou da Convenção em Três Passos

  

    Na tarde deste sábado, 19, no campus da Ulbra, em São Jeronimo, o vice-presidente Campeiro do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nicanor Castilhos, reuniu os representantes das Regiões e apresentou os diretores dos departamentos: Laço, Rédea, Gineteada, Chasque, Vaca Parada, Narradores, Juízes das provas e ORCAV e seus vices. Castilhos falou da Convenção Campeira que acontecerá, no dia 16 de julho, em Três Passos, na 20ª RT, cuja pauta será a revisão do Regulamento desta pasta, em especial sua redação e uma proposta de emancipação da Ordem dos Cavaleiros do RS, ORCAV, deixando de ser um departamento para ser uma vice-presidência.

    Outro assunto tratado na reunião, e que será levado para a convenção, foi a criação de um departamento de bem-estar animal para auxiliar e ser o responsável pelo Certificado de Adequação Técnica das pistas e parques de rodeios (CAT). “A reunião foi produtiva e para que todos pudessem se conhecer. Discutirmos assuntos importantes para falarmos a mesma língua. A Fecars foi uma das pautas, site do MTG, aplicativo Garupa, CAT vencido, juízes, narradores entre outros assuntos” – disse Castilhos.


segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Encontro em São Jerônimo reúne departamentos das Regiões Tradicionalistas

    


    No sábado, 19, a região carbonífera recebeu o Rio Grande tradicionalista para a reunião anual dos diversos departamentos que compõe a divisão administrativa do Movimento Tradicionalista Gaúcho. O evento aconteceu na Ulbra de São Jerônimo, e os participantes foram recepcionados pela vice-presidente de Cultura do MTG, Renata Pletz, pela secretária de educação do município, Maria Nazaré Dias Dornelles, e pelo diretor do Campus da Ulbra, Rodrigo Moreira.

     Pela manhã, o presidente do MTG, Manoelito Carlos Savaris apresentou o relatório físico-financeiro, de atividades e para mostrar a atual situação da Fundação Cultural Gaúcha e do MTG, em números. Savaris falou da transformação do jornal Eco da Tradição impresso para a plataforma online na Web, se tornando uma rádio com o mesmo nome.

    Na parte da tarde, os departamentos se reuniram em salas diferentes para tratar com seus iguais nas regiões. Uma sala com a vice-presidência Artística do MTG, outra com o Cultural, Campeiro, Esportes e outra sala com as Cavalgadas (OrCav) para apresentação de calendários, cursos, eventos e outras atividades pertinentes a cada setor. Ildo Vagner, diretor da Ordem dos Cavaleiros comemorou o encontro. “Não fazíamos parte das reuniões de início de ano com as outras diretorias, mas nesta gestão tivemos a oportunidade de nos reunir separadamente com os diretores de Cavalgadas Regionais, o que demonstra a valorização pelo Conselho Diretor a esta Ordem. Foram tratados de vários assuntos pertinentes a ORCAV, mas o que se destacou foi a apresentação pessoal de cada um, foi a conversa franca, olho no olho, de forma que cada representante pode manifestar sua posição, apresentar suas dúvidas e sugestões para falarmos a mesma língua” – afirmou Vagner.

    O vice-presidente de Esportes, Claudemir Bresolin organizou, juntamente com a sua diretoria, uma oficina de Tetarfe e Tava ao lado do ginásio, na Ulbra. “Cada modalidade teve um espaço para debater ideias e escutar sugestões. Foram apresentadas e debatidas 12 proposições em diferentes modalidades” – disse Bresolin.

    Na pasta da cultura, a vice-presidente Renata Pletz apresentou o calendário e sua equipe de trabalho dando destaque aos cursos, concursos, cultura interna, pesquisa e apoio aos demais setores. “A proposta desta Vice-presidência foi, desde o início, que todos os departamentos que a compõem, funcionem plenamente. E, através da dedicação de todos os diretores e dos componentes, estamos conseguindo, com muito trabalho e dedicação, alcançar nossos objetivos” – afirmou Renata.

    Da mesma maneira aconteceram as reuniões das demais vice-presidências, Artística e Campeira. As manifestações recebidas nas redes sociais dão conta do que foi o trabalho realizado em São Jeronimo, avaliadas como positivas pelos diretores de departamentos.







sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Circuito de palestras pelo Rio Grande do Sul

     As intensas atividades começaram no dia 10 de fevereiro, em Alvorada, no CTG Amanhecer na Querência quando a subcoordenadoria fez o convite para que fosse apresentado aos CTGs o tema anual do MTG: "Centenário de Lilian Argentina - O universo do Folclore".

     Muitos tradicionalista compareceram ao evento para prestigiar o departamento cultural que desenvolve uma gincana local.

     Na noite de quarta, 16 de fevereiro, em Rio Pardo no CTG Rodeio da Saudade, durante o Encontro Regional de Patrões foi desenvolvida uma palestra para falar das ações administrativas até o fortalecimento dos núcleos culturais.
    Dezenas de tradicionalistas se fizeram presentes ao conclave para prestigiar a ação do departamento cultural.


    Na noite do dia 17 foi a vez do Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi, de Encantado receber a palestra: "Formação das entidades tradicionalistas: Qual é o meu papel como voluntário?" - Uma ação do departamento cultural juntamente com a sua 1ª Prenda, Cristini Zilio.


     A semana ainda não terminou e na tarde desta sexta, 18, foi a vez de Capão da Canoa receber duas palestras para professores, em sua formação, sobre folclore e a implementação da cultura gaúcha no currículo escolar.

Domingo estaremos em Ijui

Prendas e Peões do RS da Gestão Candeeiro em plena atividade no estado

 Natalia Bernardo

    Na tarde de sábado, dia 12, foi realizado em Garibaldi o projeto "CTG Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha", no CTG Sentinela da Serra, que recebeu Natália Bernardo, 2ª Prenda do RS como palestrante, falando sobre o Tema Quinquenal do MTG: Voluntariado. Evento que foi promovido pelas prendas e peões do CTG Sentinela da Serra, e contou com a participação da 1ª Prenda Mirim do RS, Eduarda Brandão Prates. Após o evento foi lançado do livro: A Tropeada da Missão, com a presença das prendas citadas e Talita Tonon, que representou a 11ª RT na categoria adulta da gestão 2019/2021. 

  No último domingo, 13, aconteceu no CTG Querência de Nova Hartz a V Charla cultural da juventude gaúcha- O Universo Feminino, onde aconteceu uma roda de conversa sobre as experiências femininas no tradicionalismo, que contou com a participação de Natália Bernardo, 2ª Prenda do RS e Maria Eduarda Lima, 1ª Prenda Juvenil do RS.

    O evento também contou com a presença de Gabriel Fröhlich, 3º Guri Farroupilha do RS e membro do CTG Querência de Nova Hartz, Ramiro Bregles, Peão Farroupilha do RS e Daniel Forrati, Guri Farroupilha do RS.

    Na última quarta-feira, 16, ocorreu, no CTG Sentinela Farroupilha, em Camaquã, 16ª RT, o evento "Brincando com Sustentabilidade", promovido pelas prendas mirins e piá farroupilha da região. A 2ª Prenda do Rio Grande do Sul, Natália Bernardo, foi a convidada do evento, dando dicas de práticas sustentáveis comuns no cotidiano e promovendo uma gincana sustentável com a confecção de brinquedos de materiais recicláveis e muita brincadeira em equipe com os participantes do evento.


Ramiro Bregles
    A Gestão de Prendas e Peões da 24ª Região Tradicionalista promoveu a 3ª Ação do CTG Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha. O evento aconteceu no domingo, dia 13 de fevereiro, no CTG Tropilha Farrapa, em Lajeado. Os convidados foram o Peão Farroupilha do RS, Ramiro Bregles e a 1ª Prenda Juvenil do RS, Maria Eduarda Lima, que juntamente com o biólogo e doutorando em qualidade ambiental, Jonas Bernardes Bica debateram sobre o tema “Sustentabilidade e as Novas Gerações”. Logo após a palestra, foi realizada uma dinâmica com os presentes que divididos em três grupos discutiram sobre os pilares da sustentabilidade: o social, o ambiental e o econômico.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Peões do Rio Grande do Sul apresentam o padrinho do Entrevero

    Em uma live realizada na noite desta quarta-feira (9), os peões do Rio Grande do Sul anunciaram, via instagram, quem havia sido escolhido para ser o padrinho do 33º Entrevero Cultural de Peões do Rio Grande do Sul, em abril, na cidade de Palmeira das Missões. Na abertura o Peão Farroupilha do estado, Ramiro Bregles, chamou seus colegas, o 2º Guri Farroupilha, Leônidas Augusto da Silva e o 1º Piá Farroupilha, Diogo da Silva Rodrigues para receber o cantor, compositor e, agora padrinho, Rômulo Chaves.

    Chaves é natural de Palmeira das Missões, letrista e compositor com obras premiadas ou integrantes do acervo da maioria dos festivais nativistas do Rio Grande do Sul. Auxiliou na comissão organizadora do Canto dos Ervais e do Moinho da Canção. Recentemente lançou o álbum "Vida e Verso", que obteve 4 indicações ao prêmio açorianos e o álbum digital "Sinergia" onde trabalha a música nativista sob o aspecto motivacional. “Fiquei muito emocionado na noite que recebi o convite e quero agradecer de público da emoção que toda a minha família sentiu pela escolha. Mês que nasceu meu filho e no ano que faço 20 anos de nativismo. Muito significativo para mim" afirmou Rômulo.

    Ah, Rio Grande! Os Peões, Guris e Piás Farroupilhas do Rio Grande do Sul querem sentir “a pura essência” no 33º Entrevero Cultural de Peões. Queremos cantar de novo: “Bendito gaúcho, senhor dos arreios, o tino campeiro que não perde a trilha, bendita estampa que faz da querência, a pura essência de um Peão Farroupilha” – Destacaram os peões em seu instagram.


Haja fôlego. Acompanhe a agenda da Gestão Candeeiro para este final de semana



12 de fevereiro

09 horas – Estância de Rodeio de Santo Augusto/RS – 20ª RT 
Seminário Regional de Prendas
Tema: Sustentabilidade e as novas gerações 
Leônidas Augusto da Silva – 2º Guri Farroupilha do RS

14horas - Seminário Cultural do CTG Pelego Branco - Taquari/RS – 15ª RT
Tema: Evolução das Gerações – Mudanças e influências
Ramiro Bregles – Peão Farroupilha do RS
Daniel Muller Forrati - 1º Guri Farroupilha do RS
Maria Eduarda Lima – 1ª Prenda Juvenil do RS 
Amanda Kothe Bartz - 2ª Prenda Mirim do RS 
Recebendo materiais escolares, novos e usados.

14h30min - CTG Sentinela da Serra - Garibaldi/11ª RT
CTG Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha - Seminário sobre Tema Quinquenal do MTG: Voluntariado
Natália Bernardo - 2ª Prenda do RS

17h30min - CTG Sentinela da Serra - Garibaldi/11ª RT
Lançamento do livro "A Tropeada da Missão"
Natália Bernardo - 2ª Prenda do RS

19h30min - Praça Farroupilha/Uruguaiana - 4° RT
Contando e Cantando a Califórnia
Com Colmar Duarte, Emanuelle Dias 1a Prenda da 4aRT e Andrei Caetano - 3° Peão Farroupilha do RS 

13 de fevereiro

8h30min no CTG Querência de Nova Hartz – Nova Hartz/RS – 30ª RT
V Charla Cultural da Juventude Gaúcha 
Natália Bernardo – 2ª Prenda do RS
Maria Eduarda Lima – 1ª Prenda Juvenil do RS 

13horas no CTG Querência de Nova Hartz – Nova Hartz – 30ª RT
IV Mada de Garupa – Voluntariado: Reflexão e ação nos ensinamentos campeiros
Ramiro Bregles – Peão Farroupilha do RS 
Jorge Silveira – 2º Peão Farroupilha do RS
Daniel Muller Forrati - 1º Guri Farroupilha do RS
Gabriel Frohlich – 3º Guri Farroupilha do RS 

10h30min no CTG Patrulha do Oeste – Uruguaiana/RS- 4ª RT
Palestra sobre o Centenário de Lilian Argentina – O Universo do Folclore – Tema Anual 
Ilva Goulart – Vice Presidente de Administração e Finanças do MTG 
Andrei Caetano – 3º Peão Farroupilha do RS

13h - Rodeio de Gramado - CTG Manotaço - Gramado/27ª RT
Natália Bernardo - 2ª Prenda do RS

18h no CTG Tropilha Farrapa – Lajeado/RS 24ª RT
Sustentabilidade e as novas Gerações 
Ramiro Bregles – Peão Farroupilha do RS
Maria Eduarda Lima – 1ª Prenda Juvenil do RS




Dia do Campeiro - 11 de fevereiro

     

    Não podemos deixar de registrar a data de hoje, 11 de fevereiro, que marca o dia do campeiro. O patrono deste dia é "Maneco Pereira, o homem que laçava com o pé".

    Manoel Bento Pereira, ou Maneco Pereira, foi o maior laçador que o Rio Grande do Sul conheceu em todos os tempos. Ele nasceu no dia 18 de junho de 1848, no município de Rio Pardo. Ainda criança, foi com a família para a "Estância do Curral de Pedras", no município de Rosário do Sul, onde seu pai trabalhou de capataz.

   A "Curral de Pedras" era no século XIX uma das maiores estâncias do sul do estado. Hoje ela está dividida em mais de 10 fazendas, todas de regular tamanho, o que demonstra sua grandeza. O rebanho de gado alcançava mais de 42 mil cabeças.

   "Maneco Pereira" foi um laçador que tanto pealava e laçava com as mãos como com os pés, e não fazia isso por acaso, bastava advir ocasião. Com o laço nas mãos só não fazia chover. Era como um artista fazendo demonstrações da sua arte, num palco de diversões.

   Faleceu no dia 11 de fevereiro de 1926 tendo sido sepultado no dia seguinte no Cemitério do Joanico, situado no Batovi.



quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

MTG realiza curso para implementar cultura gaúcha no currículo escolar


   Com objetivo de atender à demanda dos municípios em implementar disciplinas sobre cultura regional, a Famurs e o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) firmaram uma parceria para lançar o curso “Implementação da Cultura Gaúcha nos Currículos Escolares”. 

    O curso visa auxiliar as prefeituras e professores no processo, tendo em vista a previsão das disciplinas na Base Nacional Comum Curricular do Ministério da Educação (MEC), no quesito regionalidades.

    De acordo com a vice-presidente de Cultura do MTG, Renata Pletz, trata-se de uma parceria de destaque entre duas importantes instituições, o MTG e a Famurs. “Capacitar os professores e auxiliar os municípios é de fundamental importância para reforçar os nossos valores mais genuínos, bem como elevar o conhecimento sobre a cultura gaúcha e fomentar nos alunos a necessidade de pertencimento à sua terra e ao seu lugar”, ressaltou Renata, que também é professora há mais de 20 anos, e vice-presidente da Comissão Gaúcha de Folclore.

    Foram ministradas aulas com temáticas voltadas ao folclore, com Rogério Bastos, símbolos, com Ivo Benfatto, literatura regional, com Renata Pletz, gastronomia típica, Mariza Rossa, chimarrão – Uma nova Visão, com Liliane Pappen, indumentária gaúcha, com Rafael Crippa, história do Rio Grande do Sul, com Luciano Fleck, e aplicação pedagógica do folclore na escola, com a professora Neusa Secchi.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Entre-Ijuís
Fotos: Rogério Bastos/Arquivos pessoais

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Prendas e Peões do RS participam de eventos pelo estado

 Roda de Mate, em Ibirubá, recebe a 2ª Prenda do RS

    No último domingo, 06, aconteceu em Ibirubá, 9ª RT, o evento Roda de Mate (CTG Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha) em paralelo à Festa Campeira do CTG Rancho dos Tropeiros, que contou com a participação da 2ª Prenda do Rio Grande do Sul, Natália Bernardo. 

    A conversa foi sobre o tema “Voluntariado” e como podemos realizá-lo enquanto tradicionalistas. Na oportunidade, Natália entregou aos presentes o kit seminário sustentável, que é o convite para participarem do evento oficial do MTG que ocorrerá dia 05 de março, de forma virtual.


Jorge Silveira fala do manejo do cavalo, em Pelotas 

   Neste domingo, 6 de fevereiro, na cidade de Pelotas, o 2º Peão farroupilha do Rio Grande do Sul, Jorge Silveira, esteve palestrando no evento “O Manejo do Cavalo” promovido pela gestão de Guris Farroupilha da 26ª Região Tradicionalista.

    A atividade aconteceu no galpão do rancho da Diretora artística da 26ª RT, Marta da Silva, contando com a presença de prendas e peões até mesmo de outras regiões. Silveira falou sobre todos os cuidados que devemos ter com o cavalo. “Falei um pouco sobre os locais para se deixar o animal, sobre a doma, baldas e manhas, alimentação e fomos conversando sobre dúvidas que surgiram no decorrer da nossa fala” – afirmou Silveira.

A 1ª Prenda Juvenil do RS e o Peão Farroupilha do RS participaram do Encontro Regional de Prendas e Peões da 14ªRT, no CTG Jango Borges, em Arvorezinha. Pela manhã, Maria Eduarda Lima e Ramiro Bregles palestraram sobre "Voluntariado e as Artes” e “Voluntariado na Retomada Tradicionalista”. Na parte da tarde participaram da roda de conversa sobre “Voluntariado e a Saúde Mental”.

Andrei de Moura Caetano, 3° Peão Farroupilha do RS e Daniel Muller Forrati,1° Guri Farroupilha do RS, estiveram na apresentação do livro "Memórias e Pesquisas" do qual são co-autores onde contribuíram com seus trabalhos sobre o "Tropeirismo da Atualidade", fruto da pesquisa de campo para o Entrevero Estadual. A apresentação foi feita na praça Leônidas Ribas em Santo Ângelo/3aRT no projeto "Brique da Praça" onde depois fizeram um show de 1h30min no show das onze que é parte do mesmo projeto.

Leônidas Augusto da Silva 

Leônidas, 2° Guri Farroupilha do RS, esteve presente no 42° Rodeio Crioulo de Coronel Bicaco onde, além de prestigiar o evento, concedeu duas entrevistas. Juntamente com o patrão do CTG Tropeiros do Campo Santo, Alberi Fagundes, e o Coordenador da 20ª RT, Júnior Voos, abordou temas como o "ser Tradicionalista" e sobre a valorização do jovem e da família para a perpetuação da tradição gaúcha.

Rafaela Mariane Bertoldo Bozz 

Em viagem para fora do estado, a 3ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul, Rafaela Bozz, foi visitar as Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Paraná, para resgatar a lenda das Cartas de Naipi e Taroba.

domingo, 6 de fevereiro de 2022

14ªRT realiza Encontro de Prendas e Peões

 


   O CTG Jango Borges de Arvorezinha, sediou neste domingo, dia 06, o 3º Encontro Regional de Peões e Prendas da 14ª RT. O Evento teve como tema central o Voluntariado, mas a sustentabilidade, tema do primeiro e segundo encontros, puderam ser praticadas. Os participantes foram agraciados na recepção com um copo ecológico, que foi utilizado durante todo evento, evitando assim o uso de copos descartáveis. A sustentabilidade ainda esteve presente na decoração, nos materiais utilizados e nas dinâmicas. Na parte da manhã os participantes puderam acompanhar a palestra com a 1ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul, Maria Eduarda Lima, com o tema Voluntariado e as Artes, e com o Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul, Ramiro Grethe, que abordou o tema Voluntariado na Retomada Tradicionalista. 

    Após as palestras foi realizada a divulgação da ação social proposta pelo prendado regional que visa arrecadar óleo de cozinha saturado para ser transformado em Biodisel, o valor arrecadado será revertido para entidades beneficentes da região. As prendas adultas regionais divulgaram o projeto do prendado regional Tchêsapego, que busca promover de forma voluntaria a sustentabilidade econômica, incentivando os tradicionalistas a desapegarem de peças e acessórios da indumentária gaúcha. O projeto será desenvolvido com grupo nas redes socias onde qualquer tradicionalista poderá disponibilizar suas peças para venda ou doação. Na parte da tarde os presentes participaram de uma roda de conversa sobre voluntariado e saúde mental com o médico e tradicionalista Bernardo de Lima, a psicóloga e tradicionalista Jessica Somensi Comin, Maria Eduarda Lima, 1ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul e Ramiro Grethe, Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul e o veterano tradicionalista Adilar de Lima, que brindou a todos com suas experiências de voluntariado nos tempos de outrora. 

    O evento ainda deve oficina de vaca parada, esportes campeiros, dinâmica do Pote do Voluntariado e para finalizar, a dinâmica do Barco que deixou aos participantes a mensagem que somos todos marujos voluntários dentro de uma mesma embarcação em busca de um mesmo ideal. O evento contou com a participação de aproximadamente 80 tradicionalistas de várias entidades da região, GAN Anita Garibaldi de Encantado, 24ª RT , CTG Sentinelas do Pago de Marau, 7ª RT, 1ª Prenda da 1ª RT, Lenara Valente da Silva , 1ª Prenda Juvenil da 17ª RT, Lavínia Bueno, 1º Guri Farroupilha da 17ª RT João Pedro Trentin, Coordenadores da 17ª RT, Evandro Otero e da 11ª RT, Luiz Carlos Rigon. 

Fonte: Denize Lemes

​Um final de semana repleto de rodeios pelo Rio Grande


    Com muitos cuidados sanitários, como já é de costume dos organizadores, seguindo os protocolos, tivemos mais um final de semana com muitos rodeios pelo Rio Grande do Sul. São atividades culturais como essas que fazem girar a roda da economia, mexem com a psicologia social e proporcionam entretenimento para as famílias em um difícil período de distanciamento social.

    Entre os dias 3 e 6 de fevereiro diversos eventos campeiros aconteceram pelo estado, como a 8ª Festa Campeira do CTG Laço em Família, de Caxias do Sul (Cancha de Laço Enésio Biffe), 7º Torneio de Laço da Cabanha Coradino, de Lagoa vermelha (Parque Italo Nunes Mondadori), 38º Rodeio Estadual do CTG Estrela do Pago, Estrela Velha (Parque Municipal de Eventos), 38º Rodeio Crioulo do CTG Osório Assis, de Fontoura Xavier (Parque Atilio Chitolina), 39º Rodeio Crioulo Estadual do CTG 20 de Setembro, de Boqueirão do Leão (Parque Paixão Côrtes), 24º Rodeio Crioulo Estadual do CTG Candeeiro da Amizade, de Vera Cruz, 50º Rodeio Estadual de Júlio de Castilhos e 1ª Festa Campeira CTG Essência Gaúcha, de Taquara (Sede Campestre do CTG O Fogão Gaúcho). Segundo o vice-presidente campeiro do MTG, Nicanor Castilhos, o avanço da vacinação e a coragem para realizar os rodeios fez com o que o setor aos poucos fosse aquecendo, ainda que de forma tímida, e voltando a movimentar o eixo econômico, turístico, cultural e social das cidades. “Acreditamos que com a vacinação associada ao aquecimento da economia, teremos uma significativa retomada desse importante setor, podendo, a médio prazo resgatar patamares próximos aos que vimos em 2019” – comemorou Castilhos.


Segunda, no Chasque do MTG 81 | Rádio Eco da Tradição

 

Programa Chasque do MTG 81

Segunda, dia 7, o 𝑪𝒉𝒂𝒔𝒒𝒖𝒆 𝒅𝒐 𝑴𝑻𝑮 vai entrevistar, com exclusividade, a Conselheira Roseli Battisti, o Secretário de Cultura de Porto Alegre, Gunter Axt e o Patrão do CTG Querência da Mata de Mato Leitão, Renato Dameda. 

Nossos correspondentes pelo interior do estado trazendo as novidades, acontecimentos e noticias de cada canto desse Rio Grande.

Esperamos por vocês!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

CAERGS recebeu Diretor dos Açores para atividades dos 270 anos do povoamento açoriano no RS

 

    A Casa dos Açores do Estado do RS recebeu na semana passada a visita do Diretor Regional das Comunidades Açorianas, Dr. José Andrade. Com ele foram  percorridas algumas cidades com influência da cultura açoriana, além de receber na sede mais de 60 pessoas de 30 municípios do estado, com a intenção de fortalecer as homenagens referente aos 270 anos do povoamento açoriano no RS.

    "Foi uma honra estarmos juntos esta semana e poder lhe mostrar um pouco do que fazemos e o muito que ainda faremos, especialmente no ano de 2022, para fomentar e homenagear a chegada deste povo açoriano e todo seu legado que contribuiu com seus valorosos usos e costumes para o Rio Grande do Sul" - afirmou Viviane Peixoto Hunter, presidente da Casa dos Açores do Rio Grande do Sul. 

   "Preciso agradecer às empenhadas comunidades açor-descendentes da região gaúcha pela valorização da nossa identidade comum nos 270 anos do povoamento açoriano do Estado do Rio Grande do Sul e nos 250 anos da fundação açoriana da sua capital Porto Alegre" - afirmou 
José Andrade.

    Segundo o diretor, foram percorridos 1.200 quilômetros, em quatro dias, para reuniões com os prefeitos municipais de oito cidades de origem açoriana (Porto Alegre, Gravataí, Gramado, Mostardas, Tavares, Osório, Santo Antônio da Patrulha e Santo Amaro do Sul). "Visitamos o Governo do Estado, o Vice-Consulado de Portugal, o Instituto Cultural Português e promovemos um encontro de trabalho com 60 representantes de 30 municípios gaúchos com especial ligação aos Açores" - concluiu Andrade.




Nota de Falecimento - Paulo Cardoso

 

    Vai meu amigo... Descansa! Tu merece estar bem. Eu sei, a gente queria que ficasse mais um tempo por aqui, mas com a saúde debilitada, sem poder pegar o neto pela mão e correr pelos acampamentos do Enart, não seria a mesma coisa. Fui tomado pela surpresa com a tua passagem, mas a gente sabe, que agora, buscarás a felicidade no outro plano.

    Meu carinho e solidariedade aos amigos e familiares por essa despedida... Descansa em paz meu querido amigo!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Prefeitura lança 7º Esteio da Poesia Gaúcha e 3º Esteio do Amanhã

 

    Poetas de todo o Brasil já podem enviar trabalhos para o 7º Esteio da Poesia Gaúcha, festival de poemas inéditos realizado pela Prefeitura de Esteio e que foi lançado em uma live, transmitida pela TV Tradição em seu canal no Youtube, na noite desta terça-feira (1º), diretamente da Casa de Esteio, espaço da Administração Municipal dentro do Parque de Exposições Assis Brasil. O prazo para inscrições vai até o dia 8 de abril e a final será realizada na noite de 2 de julho, também no Parque Assis Brasil e também com transmissão da TV Tradição.

    Até a mesma data, declamadores de oito a 16 anos podem enviar seus vídeos para o 3º Esteio do Amanhã, festival de declamação voltado para crianças e adolescentes e que desde 2019 é realizado em paralelo ao evento principal.

    Conduzida pela apresentadora e declamadora Liliana Cardoso, a live contou com a participação do titular da Secretária Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), Rafael Figliero; da diretora de Comunicação Social e Eventos, Cristiane Franco; do jornalista da Prefeitura e coordenador do evento, Djalma Corrêa Pacheco; e do declamador Paulo Roberto Domingues Vargas, que também atua na organização dos festivais.

    Em sua fala, Rafael destacou o crescimento do Esteio da Poesia ao longo dos anos e a necessidade da troca de locais. O secretário lembrou que o evento ocorreu na Casa de Cultura até 2018, espaço que tem mais se 300 lugares, mas que se tornou pequeno para o público que todo ano vem assistir às apresentações, passou para o Seminário Claretiano e, em 2022, chega a um novo palco. “Agora, temos um novo desafio, nesta retomada, porque não tivemos no ano passado em virtude da pandemia de covid-19, de fazer um belo evento aqui no Parque Assis Brasil”, disse. No final, fez um convite a todos os poetas para encaminharem trabalhos e ajudarem a fazer o maior e melhor Esteio da Poesia de todos os tempos.

    A diretora de Comunicação, que coordena desde 2017 a pasta que divide com a SMCEL a organização do evento, destacou que o festival leva o nome da cidade para todo o Rio Grande do Sul. “Tenho a satisfação de participar desde a terceira edição. O Esteio da Poesia traz em cada verso que ouvimos declamados, o sentimento do gaúcho. Ele retrata a verdadeira essência de nosso povo, que é a sensibilidade, o olhar atento ao dia a dia, Ao nosso cotidiano”, afirmou Cristiane. No final, ela afirmou que a temperatura será baixa apenas no termômetro. “O Esteio da Poesia virá em um dia 2 de julho, num frio de inverno, para aquecer nossos corações”, comparou.

    A live foi aberta com a interpretação da jovem Júlia da Rosa Severo, campeã da categoria Juvenil do 1º Esteio do Amanhã e vice-campeã no ano seguinte, que declamou o poema “Tudo o que Havia de Bueno”, de Rodrigo Bauer, obra vencedora da quarta edição do Esteio da Poesia Gaúcha. A declamadora foi amadrinhada pelo violonista Jorginho Araujo.

    Pouco antes do encerramento, foi feita a apresentação da arte que será usada nos materiais impressos e digitais do 7º Esteio da Poesia Gaúcha e 3º do Amanhã. Proposta desde a quinta edição, a identidade visual adotada a cada ano faz homenagens a intérpretes que já foram campeões do festival. Este ano, o declamador Romeu Weber, natural de Venâncio Aires e que reside em Osório, campeão da terceira edição, emprestará sua imagem para o evento.

    Fechando a transmissão, foi exibido o vídeo de Romeu interpretando “O Mistério das Palhas”, de Carlos Omar Villela Gomes, trabalho com o qual conquistou o título em 2017 e obra também campeã naquele ano na modalidade Melhor Poema.

Como se inscrever

    Os poemas para o 7º Esteio da Poesia Gaúcha devem ser encaminhados, até 8 de abril, preferencialmente pelo e-mail esteiodapoesia@gmail.com, entregues pessoalmente na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900) ou enviadas pelo Correio para o mesmo endereço.

    Em reunião agendada para o dia 7 de maio, serão selecionadas pela Comissão Avaliadora (Pedro Junior da Fontoura, Adriana Braun e Léo Ribeiro de Souza), 10 poesias, que serão apresentadas ao vivo na noite de 2 de julho no Parque de Exposições Assis Brasil (o local exato dentro do Parque será ainda definido). A divulgação do finalistas será no dia 9 de maio, no site da Prefeitura de Esteio.

    Cada poema classificado receberá uma premiação de R$ 2 mil. Na final, serão escolhidos os três melhores poemas, declamadores e amadrinhadores, além do melhor trabalho em palco, que receberão troféus. Novidade neste ano no regulamento, a ordem de apresentação será inversa à ordem de inscrições, fazendo jus aquele velho ditado que diz que “os últimos (inscritos) serão os primeiros (a se apresentar)”.

    Para o 2º Esteio do Amanhã, as inscrições serão recebidas até a mesma data – 8 de abril. Para participar, um responsável pela criança ou adolescente de oito a 16 anos precisará enviar, apenas pelo e-mail esteiodapoesia@gmail.com, uma gravação, em vídeo, do concorrente. A Comissão Avaliadora selecionará até cinco participantes da categoria Mirim (8 anos completos a 12 anos, 11 meses e 29 dias) e outros cinco da categoria Juvenil ( 13 anos completos a 16 anos, 11 meses e 29 dias). Cada classificado receberá uma ajuda de custo de R$ 700 e se apresentará também na noite de 2 de julho. O campeão e vice-campeão de cada categoria vai ganhar um troféu. Importante destacar que não poderão ser apresentadas poesias que foram declamadas no 2º Esteio do Amanhã (veja no regulamento a relação).

Se a pandemia se agravar...

N    inguém no mundo da poesia e em todo o planeta Terra quer isso, mas se a pandemia de covid-19 exigir a limitação da circulação de pessoas no Estado ou em Esteio, o evento será “semipresencial”, com a participação ao vivo dos concorrentes e transmissão pela internet, mas sem a presença de público. Se for decretada proibição total de circulação, o evento será totalmente online, e os concorrentes deverão enviar gravações com suas apresentações. Neste caso, o valor da premiação será de R$ 1 mil para o 7º Esteio da Poesia e de R$ 350 para o 3º Esteio do Amanhã.

Ampla cobertura

    Todas as informações e acompanhamento do festival podem ser conferidos na página do Esteio da Posia no Facebook (www.facebook.com/esteiodapoesia) ou no perfil do festival na mesma rede social (www.facebook.com/esteiodapoesiapg).

    Quem quiser conhecer todas as poesias finalistas das seis edições anteriores pode acessar o site www.esteio.rs.gov.br/esteiodapoesia.  Lá, tem todas as letras, inclusive com opção para baixá-las, áudios, vídeos, livretos e informações de cada um dos festivais. O hotsite foi desenvolvido pela equipe de Tecnologia e Informação da Prefeitura de Esteio;

7º Esteio da Poesia Gaúcha

Inscrições: Até 8 de abril

Como: Pelo e-mail esteiodaposia@gmai.com (preferencialmente) ou com envio de trabalhos para a Casa de Cultura de Esteio (Rua Padre Felipe, 900)

Reunião de triagem: 7 de maio

Divulgação dos finalistas: 9 de maio, no site da Prefeitura de Esteio

Final: 2 de julho, 19h30min, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (o local exato ainda será definido)

Premiação (ajuda de custo) para os finalistas: R$ 2 mil

Troféus: Para os três melhores poemas, declamadores e amadrinhadores e melhor trabalho em palco

* Em caso da proibição de circulação total de pessoas, o evento será online e o valor será reduzido para R$ 1 mil


3º Esteio do Amanhã

Inscrições: Até 8 de abril

Como: Exclusivamente pelo e-mail esteiodaposia@gmai.com

Reunião de triagem: 7 de maio

Divulgação dos finalistas: 9 de maio, no site da Prefeitura de Esteio

Final: 2 de julho, 19h30min, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil

Premiação (ajuda de custo) para os finalistas: R$ 700*

Troféus: Para os dois melhores declamador em cada modalidade

* Em caso da proibição de circulação total de pessoas, o evento será online e o valor será reduzido para R$ 350

Comissão Avaliadora

Pedro Junior da Fontoura: Declamador, poeta, pajador, compositor e apresentador. Nome ativo dos universo dos festivais, defendeu trabalhos em todas as edições do Esteio da Poesia Gaúcha

Adriana Braun: Declamadora, radialista e apresentadora. Foi uma das mulheres pioneiras em festivais de poesias no Rio Grande do Sul

Léo Ribeiro de Souza: Poeta, compositor, escritor e cartunista. É autor da letra de "Brasil de Bombacha", que fez muito sucesso com o Grupo Os Monarcas e "Gaúchos do Litoral", gravada pelo grupo Os Tiranos