terça-feira, 31 de maio de 2022
segunda-feira, 30 de maio de 2022
Conheça o Piá Farroupilha do RS - Guilherme Mergener da Silveira
“Iniciei minha vida Tradicionalista, por influência de minha mãe, aos 4 anos de idade, ou seja, quase uma década dedicada ao tradicionalismo e tenho muito orgulho disso! Comecei dançando na invernada iniciante, e aos 7 anos passei para Mirim. Nesse meio tempo, concorri várias vezes nas categorias de incentivo. Hoje danço na invernada juvenil do CTG Sangue Nativo, minha entidade mãe, onde cresci e me criei” - lembra.
“Minha preparação para chegar até aqui, vem desde 2019, quando participei do concurso interno. Estava nos preparativos para o regional, quando surgiu a pandemia e parou tudo. Aí em setembro de 2021, realizou-se o regional apenas em uma prova escrita, onde conquistei o cargo de 1° Piá Farroupilha da 22ªRT” - Afirma. A partir dali, focou em abril de 2022, estudando sempre, e indo atrás de conhecimento, para poder realizar o seu sonho.
- Como foi a sensação de vencer os obstáculos pós-pandemia, e chegar ao título?
Me sinto muito honrado com este título inédito para minha Região, pois nunca um Peão, um Guri, ou um Piá Farroupilha havia entrado para uma Gestão Estadual, e eu só consegui, pelo apoio de minha família e de meus amigos.
- O que tu fazes quando não está a serviço do tradicionalismo organizado?
Gosto muito de estar com minha família, andar à cavalo, laçar, lidar com animais, tomar um mate...
- Quais os planos para a Gestão?
Nesta gestão, tenho como objetivo aproveitar ao máximo, conhecer novas cidades, fazer muitas amizades, resgatar pessoas que estão afastadas do tradicionalismo e trazer mais pessoas para o meio Tradicionalista, e conhecer o máximo de regiões possíveis.
Comida: Churrasco;
Filme: "Sempre ao seu lado";
Livro: "Marley e Eu";
Hobby: Laçar;
Conheça o 2ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul - Carolina Gehres Moraes
“Comecei no tradicionalismo logo que nasci, pois minha mãe já havia sido prenda e meus pais se conheceram no CTG. Participei da 1ª vez de uma Ciranda Cultural de Prendas em 2008, com 3 anos, quando conquistei minha 1ª faixa, de Bonequinha do 35 CTG. Nessa época dançava na Escolinha da entidade. Em 2012, com 7 anos, fui 2ª Prenda Mirim do 35 CTG e ingressei na Invernada Mirim” – lembra Carol.
Em 2014, passou a integrar o grupo Mirim do CTG Tiarayú, tornando-se 1ª Prenda desta categoria na entidade, concorrendo no ano seguinte na Ciranda Cultural de Prendas Regional, onde conquistou o título de 1ª Prenda Mirim da 1ª RT.
“Em 2017, me tornei 1ª Prenda Juvenil da entidade, com apenas 13 anos, junto com meu irmão Henrique que se tornou Piá Farroupilha. Então em 2018, participamos do Concurso Regional, foi uma Ciranda de muita superação e amadurecimento, pois era a mais nova das concorrentes e fiquei em 2º lugar” - conta.
Como foi esse período entre 2018 até o estadual de 2022?
Em 2019, fui recebida com muito carinho no CTG Aldeia dos Anjos e me tornei 1ª Prenda Juvenil. Até que chegou a pandemia e todos nós tivemos que adiar nossos sonhos. Então em 2021, participei da Ciranda Regional e me tornei 1ª Prenda Juvenil da 1ª Região Tradicionalista, faixa essa muito batalhada, para que eu pudesse realizar meu sonho de participar novamente da Ciranda Estadual. Assim, em 2022, pude ver meus sonhos se tornarem realidade na madrugada do dia 22 de maio enquanto ouvia meu nome sendo chamado como 2ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul, na 51ª Ciranda Cultural de Prendas. Participar dessa Ciranda, com certeza foi umas das mais lindas experiências que já vivi, pude reencontrar amigos, fazer novas amizades, me divertir e acima de tudo realizar esse sonho junto com pessoas tão especiais que nunca deixaram de me apoiar.
- Como foi a sensação de vencer os obstáculos pós-pandemia, e chegar ao título?
Foi uma sensação de dever cumprido, de sonho realizado, depois de um período de tantas incertezas, "será que vai ter Ciranda? Será que vale a pena continuar estudando? Será que não é melhor desistir?" Mas eu continuei estudando e me dedicando em todo esse período, com o apoio da minha família e amigos que acreditavam em mim e não me deixaram desistir.
Então conquistar esse título depois num mundo pós pandemia, foi realmente, a renovação de um sonho! Sonho esse buscado e batalhado a tantos anos e que hoje depois de um período tão difícil para todos nós, se tornou realidade.
- O que tu fazes quando não está a serviço do tradicionalismo organizado?
Quando não estou em compromissos tradicionalistas, normalmente estou na escola, pois estou cursando o último ano, agora que a Ciranda passou pretendo começar a estudar pro vestibular. Também gosto muito de ver filmes, séries e ler livros, tenho uma estante cheia. Gosto muito de fazer doces e bolos, quando tenho tempo livre, também gosto de sair com meus amigos.
- Quais os planos para a Gestão?
Quero viver essa gestão da forma mais bonita e gratificante que eu conseguir, levando meu conhecimento e cultura para toda a sociedade, através de eventos, oficinas, palestras e visitas em escolas, assim mostrando o tradicionalismo para cada vez mais pessoas, para que elas tenham vontade de adentrar em um CTG. Quero conhecer o máximo de cidades e Regiões Tradicionalistas que conseguir, podendo assim difundir nossa história, nossa cultura e nosso folclore.
Filme - Não consigo escolher somente um como favorito, mas um deles é "A Bela e a Fera"
Livro - "Jogos Vorazes"
Hobby - Ler livros, assistir séries e passear com meus amigos.
domingo, 29 de maio de 2022
Conheça Gabriel Kothe Bartz, o 2º Piá do Rio Grande do Sul
Gabriel Kothe Bartz, 12 anos, é o 2º Piá Farroupilha do RS, e estuda na escola Estadual Estado de Goiás, faz parte do CTG Lanceiros de Santa Cruz e é natural da terra do ENART e da Oktoberfest, Santa Cruz do Sul.
“Comecei no CTG apenas com 4 anos, antes disso só via minha mana dançar e não tinha muito gosto pela coisa, mas depois de ver a invernada Mirim dançar em um rodeio eu me apaixonei e a partir dali foi uma paixão que é muito grande, posso dizer, sim, que o tradicionalismo faz parte de mim, e eu não vivo sem ele”- afirma.
Como foi a sensação de vencer os obstáculos pós-pandemia e chegar ao título?
Minha sensação foi de muita alegria pois foi um momento muito difícil, mas todos nós conseguimos e vencemos, foi um momento de muito esforço e saber que esse esforço valeu apena é muito gratificante
O que tu costumas fazer quando não está a serviço do tradicionalismo gaúcho?
O que mais faço é estudar, mas também passo um tempo com minha família.
Quais os teus planos para a gestão?
Talvez fazer um livro, mas acho que nosso principal objetivo é trazer de volta para o movimento tradicionalista as pessoas que se perderam desse meio durante a pandemia
Filme: stars wars
Prato: massa com strogonoff
Hobby: jogar futebol
II ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E GENEALOGIA AÇORIANA
A equipe de trabalho do Centro Histórico-Cultural Santa Casa de Porto Alegre (CHC) está organizando, com muito carinho e cuidado, o II ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E GENEALOGIA AÇORIANA, que vai acontecer nos dias 10, 11 e 12 de junho próximo (6ª feira, sábado e domingo), no Teatro do CHC (Av. Independência, 75, ao lado do Hospital Dom Vicente Scherer. A entrada para o CHC se dá pela fachada posterior do conjunto de antigos sobradinhos na cor telha, onde tem um jardim).
O evento é uma promoção do Governo da Região Autônoma dos Açores, organizado pelo CHC Santa Casa, juntamente com a Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul (CAERGS), e conta com as parcerias do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS), Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS), Arquivo da Cúria Metropolitana de Porto Alegre (AHCMPA) e do Arquivo Municipal de Porto Alegre Moysés Vellinho (AMPAMV).
A programação tem o âmbito internacional, com a generosidade do Governo dos Açores, a partir do empenho do Diretor Regional das Comunidades, Dr. José Andrade, que estará prestigiando o nosso evento.
Estarão como palestrantes dois renomados intelectuais açorianos: o prestigiado genealogista Dr. Jorge Forjaz e o destacado historiador Dr. Francisco Maduro-Dias, que trarão contribuições preciosas sobre a história, geografia e cultura dos Açores, bem como informações pontuais para a construção de genealogias familiares.
Palestrantes brasileiros completam a programação, com temas significativos, como podem observar na programação, em anexo.
Na oportunidade será lançado o Guia de Fontes Documentais para a História e a Genealogia Açoriana: possibilidades de pesquisa nos Açores/RS e no Rio Grande do Sul/Brasil.
Serão dias muito produtivos para ampliar conhecimentos, estabelecer trocas e promover intercâmbios entre os palestrantes/painelistas e os participantes, especialmente nos momentos de convívio que o programa oferece, regados a um café/chá/lanche que aquecerá a todos/as.
A inscrição é bem simples. Envio abaixo o link de acesso, para facilitar as inscrições.
Aguardamos, com especial carinho, a todos/as para um final de semana muito especial, diferente e enriquecedor em conhecimento e afeto.
Meu forte abraço e até lá!
Whatsapp: (51) 991569854
Vamos conhecer a 3ª Prenda Mirim do RS - Ana Lívia Polonia Fröhlich
Hoje, vamos conhecer um pouco da pequena Ana Lívia Polonia Fröhlich, 12 anos, cursando o 7º ano do ensino fundamental, na escola Elvira Jost em Nova Hartz. “Eu nasci em Igrejinha, mas sempre morei em Nova Hartz. Minha entidade mãe é o CTG Querência de Nova Hartz” – conta Aninha.
Seus pais se conheceram no tradicionalismo, por esse motivo ela e seus irmãos, Gabriel de 15 anos e Rodrigo de 9, nasceram e cresceram dentro do CTG. “Antes de 2 anos eu ganhei minha primeira faixa de Bonequinha de galpão e antes dos 4 anos eu já dançava no grupo de danças pré-mirim da minha entidade. Atualmente me dedico a modalidade intérprete vocal e danço no grupo de danças mirim, além claro de sempre integrar as atividades culturais do CTG e da região” - lembra.
- Como foi a sensação de vencer os obstáculos pós pandemia, e chegar ao título?
Foi muito bom, eu percebi que sou uma menina muito forte, superei muitos obstáculos para realizar esse grande sonho.
- O que tu fazes quando não está a serviço do tradicionalismo organizado?
Sou uma menina bastante ativa, além dos compromissos no CTG faço aula de canto, ballet, jazz e catequese, recentemente recebi minha primeira comunhão.
- Quais os planos para a Gestão?
Gostaria de viajar bastante, fazer amigos, conhecer gente nova, aprender muitas coisas, aprender novas culturas e aproveitar muito.
Comida - Pizza
Filme – O touro Ferdinando
Livro - O gato e a menina
Hobby - Dançar
sábado, 28 de maio de 2022
Conheça a 1ª Prenda Juvenil do RS - Renata Eidt Schiedeck
A santa-cruzense Renata Eidt Schiedeck, 18 anos, cursando preparatório pré-vestibular de medicina, faz parte do CTG Carreteiros da Saudade, em Pantano Grande, onde reside. É a atual 1ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul.
“Praticamente nasci dentro do CTG, comecei a dançar na Invernada Dente de Leite com 3 anos de idade, aos 4 anos, em 2008, participei pela primeira vez da Ciranda Cultural de Prendas da entidade e conquistei o título de 1ª Prendinha do CTG Carreteiros da Saudade. No ano seguinte fui para a Ciranda Regional de Prendas e me consagrei 1ª Prendinha da 5ª Região Tradicionalista” – conta Renata.
Em 2010, concorreu novamente na entidade e tornou-se 1ª Prendinha, no ano seguinte 3ª Prendinha, da 5ª RT. Com 8 anos, em 2012, já na categoria Mirim, conquistou o título de 1ª Prenda Mirim do CTG Carreteiros da Saudade. No ano seguinte, na fase Regional, sagrou-se 1ª Prenda Mirim da 5ª Região Tradicionalista. “Com apenas 10 anos participei da minha primeira Ciranda de Prendas a nível estadual, em 2014 em Santa Maria, fiquei em 8° lugar” - lembra. Em 2016, com 13 anos, concorreu pela segunda vez em uma Ciranda Estadual, realizada em Passo Fundo, ficando em 10° lugar.
No seu currículo, também está o FEGAES (Festival Gaúcho Estadual Estudantil) em Cachoeira do Sul, com 2 títulos: os dois como 1ª Prenda Mirim, um em 2014 e outro em 2016. “Tive também a honra de, em 2017, me consagrar 1ª Prenda do PTG Pontoneiros do Jacuí, do 3° Batalhão de Engenharia de Combate, de Cachoeira do Sul” – recorda Renata.
Em 2018, sagrou-se 1ª Prenda Juvenil da 5ª RT e, em 2019, concorreu pela terceira vez em uma Ciranda Estadual, sendo a primeira vez como Juvenil. “Foi uma experiência incrível. Esta aconteceu em Lajeado, e fiquei em 4° lugar, por apenas 0,4 décimos” - comemora a evolução.
Finalmente, em 2019, recomeçou o ciclo, concorrendo no CTG e, novamente, tornou-se a 1ª Prenda Juvenil da entidade. No ano de 2021, em um concurso diferenciado devido a reabertura dos eventos pós-pandemia, concorreu na Ciranda Regional, conquistando o título de 1ª Prenda Juvenil da 5ª RT. “Neste ano, os sonhos com certeza se renovaram na rainha da fronteira, Bagé. Este sim foi o meu momento. Foi uma Ciranda leve, incrível, onde pude fazer muitas amizades, inclusive reencontrar algumas”.
Como foi a sensação de vencer os obstáculos pós-pandemia, e chegar ao título?
Foi gratificante, uma sensação de alívio, esperança, pois o período de pandemia foi realmente um desafio, um momento de tantas incertezas, pensamentos de desistir, mas pela força e incentivo da minha irmã e minha mãe e de vontade de conquistar esse sonho, graças a Deus não desisti, enfrentei os obstáculos, me mantive firme, dei o meu melhor, fiz o possível pra me dedicar ao máximo pelo meu sonho, e enfim, depois de tantos anos, tantas tentativas, tombos, choros, alegrias e tristezas, tudo deu certo, tudo valeu a pena e consegui realizar este sonho de me tornar 1ª prenda juvenil do Rio Grande do Sul.
O que tu fazes quando não está a serviço do tradicionalismo organizado?
Normalmente quando não estou a serviço do tradicionalismo, me foco nos estudos para realizar meu outro grande sonho que é o de entrar pra faculdade de medicina, gosto também de passar o tempo com minha família, assistindo filmes e séries, sair com os amigos, fazer jantas, ler livros, dentre outros.
Quais os planos para a Gestão?
Me dedicar o máximo possível por essa gestão, quero participar de tudo que for possível, visitar os 4 cantos do nosso rio grande, fazer projetos, eventos, fazer tudo que estiver ao meu alcance para cultuar e divulgar nossa tradição, assim também trazer mais adeptos para a causa tradicionalista.
Comida - pizza, hambúrguer e churrasco (do meu pai em especial - risos)
Filme - não tenho nenhum favorito em específico, gosto de todos os gêneros, sou bem eclética (risos).
Livro - qualquer um da Agatha Christie.
Hobby - assistir filmes e séries, viajar, estar em família.
Congresso na serra vai destacar o Cancioneiro Gaúcho
Após as mudanças propostas nas datas dos grandes conclaves do Movimento Tradicionalista Gaúcho, o 70º Congresso será realizado no dia 30 de julho de 2022, na cidade de Farroupilha, conforme programação que será divulgada oportunamente, segundo edital de convocação, cujo tema principal será o cancioneiro gaúcho.
No ano em que se comemora o centenário da folclorista Lilian Argentina, como tema anual do MTG voltado ao folclore, o congresso deixa de lado as eleições (que agora tem um novo espaço no final do ano, regionalizadas) e passa a discutir ideias e propostas para encontrar caminhos para o crescimento e desenvolvimento das entidades e do tradicionalismo gaúcho.
Partindo da obra de João Simões Lopes Neto, o cancioneiro guasca, Augusto Meyer publicou, em 1952, o cancioneiro gaúcho, sistematizando o que estava disperso e sem uma metodologia. Que mais tarde recebeu a atenção de Guilhermino Cesar e Donaldo Schüler. Num ano dedicado ao folclore e as coisas simples, debater o cancioneiro gaúcho recolocará o congresso no caminho para o qual foi criado.
Propostas, trabalhos e moções devem ser encaminhados à secretaria do MTG até o dia 29 de junho de 2022. O evento acontecerá no Parque Cinquentenário - Rod. dos Romeiros, 1804 - Bela Vista, em Farroupilha.
O QUE: 70º Congresso Tradicionalista Gaúcho
QUANDO: 30 de julho de 2022
ONDE: Parque Cinquentenário - Farroupilha/RS
terça-feira, 24 de maio de 2022
Homenagem a Cabo Toco, na Noite dos Museus
A retomada da Noite dos Museus, realizada no último sábado, 21 de maio, em Porto Alegre, foi definida como um grande sucesso pelo vice-diretor do Departamento de Pesquisa e Difusão Cultural do MTG, Jeândro Garcia. Na oportunidade, em parceria com o Museu da Brigada Militar, integrante do roteiro, o Movimento Tradicionalista Gaúcho homenageou os 120 anos de Olmira Leal de Oliveira, a Cabo Toco, pioneira feminina nas fileiras brigadianas do início do século XX. De acordo com os responsáveis, mais de duas mil pessoas visitaram o espaço.
A Noite dos Museus reuniu milhares de pessoas, que se apropriaram das ruas e espaços públicos da Capital gaúcha. Nem mesmo o frio atrapalhou a retomada do evento, que foi suspenso nos últimos dois anos em função da pandemia da COVID-19. No roteiro, 22 museus e centros culturais ofereceram múltiplas atrações do começo da noite até o início da madrugada.
Além de outras atividades, o Museu da Brigada Militar brindou os visitantes com a apresentação da cantora Fátima Gimenez, que cantou e encantou os presentes com a canção ‘Cabo Toco’, campeã da 5ª Vigília do Canto Gaúcho, em Cachoeira do Sul, e exposição sobre a história da homenageada, reconhecida como a primeira mulher integrar os quadros da briosa BM. Também representando a tradição gaúcha, os poetas brigadianos Cezar Tomazzini, José Estivalet e Paulo Henrique declamaram suas poesias alusivas à instituição.Responsáveis pela programação, a chefe do Museu da BM, Cap. Mônica Botelho, e o 2° Sgt Carlos Gilmar Marques Silveira, avaliaram a homenagem como um justo reconhecimento à Cabo Toco e ao trabalho das mulheres na Brigada Militar. Para Jeândro Garcia, a parceria aproxima o Movimento Tradicionalista da sociedade e fortalece os vínculos, já estabelecidos, com a Brigada Militar. “O MTG e o Departamento de Pesquisa, em especial, agradecem a oportunidade que este evento nos dá, de conhecermos mais intimamente a Cabo Toco e seu legado, mas, sobretudo, de compreender a importância da BM na construção da identidade gaúcha”, destacou.
Segundo o vice-presidente do Departamento de Pesquisas, outras ações estão sendo organizadas em parceria com CTG’s e RT’s para homenagear a Cabo Toco nas passagens marcantes da sua vida.
domingo, 22 de maio de 2022
É de Rio Grande a 1ª Prenda do Rio Grande do Sul
Na madrugada de domingo, 22, o Rio Grande do Sul conheceu a nova gestão de Prendas 2022/23, após dois dias de provas, escrita, oral, artística e mostra folclórica. O evento é uma promoção do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), e foi realizado em Bagé, na 18ª Região Tradicionalista. No ano do 51º concurso estadual, 72 concorrentes participaram da Ciranda Cultural de Prendas, nas categorias, adulta (23), juvenil (23) e mirim (26).
A jovem Giovana Martins Conceição, do CCN Sentinela do Rio Grande, de Rio Grande, 6ªRT, sagrou-se a 1ª Prenda do estado conquistando o direito de sediar, em 2023, a 52ª Ciranda Cultural de Prendas em sua cidade.
Confira as demais prendas da gestão:
CATEGORIA ADULTA
1ª Prenda Adulta: Giovana Martins Conceição - RIO GRANDE - CCN Sentinela Do Rio Grande 6ªRT
2ª Prenda Adulta: Dienifer Canabarro - NOVO HAMBURGO - Soc. Gaúcha De Lomba Grande 30ªRT
3ª Prenda Adulta: Daiana Dal Ros - IJUÍ - CCN Piazito Carreteiro 9ªRT
CATEGORIA JUVENIL
1ª Prenda Juvenil: Renata Eidt Schiedeck - PÂNTANO GRANDE - CTG Carreteiros 5ªRT
2ª Prenda Juvenil: Carolina Gehres Moraes - GRAVATAÍ - CTG Aldeia Dos Anjos 1ªRT
3ª Prenda Juvenil: Laura Tedesco Bressan - VERANÓPOLIS - CTG Rincão Da Roça Reúna 11ªRT
CATEGORIA MIRIM
1ª Prenda Mirim: Katarine Peripolli Dias - IJUÍ - CTG Clube Farroupilha 9ªRT
2ª Prenda Mirim: Dara Montagna Netto - CANOAS - CTG MATA NATIVA 12ª RT
3ª Prenda Mirim: Ana Livia Polônia Fröhlich - NOVA HARTZ - CTG Querência De Nova Hartz - 30ª RT
terça-feira, 17 de maio de 2022
Bagé se prepara para receber o Rio Grande para a Ciranda de Prendas
A cidade de Bagé, na região da campanha, 18ª RT, se prepara para receber, a partir desta quinta-feira, 19, um dos maiores eventos culturais do tradicionalismo gaúcho organizado, com a realização da 51ª Ciranda Cultural de Prendas do Rio Grande do Sul.
A expectativa dos organizadores é que a Ciranda reúna um público superior a 2 mil pessoas nos palcos montados junto ao Complexo Palacete Pedro Osório, Centro Cultural Auxiliadora e à Escola cívico-militar São Pedro. As candidatas representarão 29, das 30 Regiões Tradicionalistas (RTs) do Estado, concorrendo em provas escrita (35 pontos), comunicação oral (17), habilidades artísticas (18), caracteres pessoais (5), mostra folclórica (10) e relatório de atividades (15), em busca de um dos nove títulos – três mirins, três juvenis e três adultas - e do tão almejado sonho de ser 1ª Prenda do Rio Grande do Sul.
A vice-presidente de Cultura do MTG, Renata Pletz comemora o crescimento do concurso pós-pandemia. “No ano passado realizamos um concurso da maneira que foi possível, devido estarmos saindo da pandemia. Na época, tivemos 60 concorrentes. Este ano, mais estruturados, tivemos um acréscimo de 20%. Aos poucos vamos retomando as atividades e realizando os concursos conforme sua forma original” – afirmou.
De forma tradicional e regulamentar, o evento é realizado na região de origem da 1ª Prenda do Rio Grande do Sul. A conquista do título por Carolina Ribas deu à Rainha da Fronteira o direito de sediar a Ciranda pela segunda vez na história do concurso. A primeira foi em 2017, com a representante do CTG Prenda Minha Roberta Jacinto. Em 1978, quando Helenice da Luz Ghisolfi, da mesma entidade, venceu o concurso, a escolha era realizada durante o Congresso Tradicionalista. Somente a partir de 1985 os dois eventos foram desvinculados.
Na madrugada do próximo domingo (22), serão conhecidas as novas prendas do estado e a cidade que sediará a 52ª edição do concurso. O fandango oficial ocorrerá no Centro Cultural Auxiliadora e a animação ficará a cargo do Grupo Querência, de Pelotas.
Onde: Bagé/18ªRT (Palacete Pedro Osório, Centro Cultural Auxiliadora e Colégio São Pedro)
Quando: De 19 a 22 de maio de 2022
Presidente da Comissão Executiva: Marcio D’Avila (53) 999090582
1ª Prenda do RS: Carolina Ribas (53) 999962026
9º Rodeio Artistico, Cultural e Campeiro do CTG Porteira da Tradição de Eldorado do Sul
CTG PORTEIRA DA TRADIÇÃO - 9º Rodeio Artistico, Cultural e Campeiro
- Patronagem
- Peões e Prendas da Entidade
- Invernadas Artísticas
- Invernada Campeira
- Departamento de Esporte
- Nossos colaboradores: (Pais e amigos)
DISPOSIÇÕES GERAIS
- As inscrições serão aceitas até dia 18/06/2022 ás 18h - Para as invernadas de danças .
- Na medida do possível, pedimos que seja confirmada a presença, para que possamos dar um melhor atendimento.
- PREMIAÇÃO
Todas modalidades terão troféu 1º 2º e 3º lugar
Concurso de Declamação: As modalidades serão peão e prenda em todas as categorias.
Cada entidade poderá inscrever até 04 candidatos por categoria.
A poesia será de livre escolha, com uma copia legível de sua poesia a qual será apresentada a comissão avaliadora E ficará no CTG..
Concurso de Interprete Vocal
Apenas será permitido apoio instrumental,
As modalidades serão peão e prenda em todas as categorias.
Concurso de Dança de Par.
Todas modalidades.
Cada entidade poderá inscrever 04 pares. O par apresentará uma dança de livre escolha constando manual de dança de Paixão Côrtes e Barbosa Lessa ou Obras recomendadas pelo MTG IGTF.
Concurso de Dança de Fandango
Todas as categorias.
Cada entidade poderá inscrever até 04 pares. Os ritmos exigidos serão: BUGIO, RANCHEIRA, VALSA, XOTE
Concurso Gaita Ponto
O concurso será realizado menor de 15 anos e maior de 15 anos. Cada entidade pode inscrever até 03 candidatos por categoria.
Concurso de Chula
O Concurso será realizado menor de 15 anos e maior de 15 anos.Cada entidade poderá inscrever até 03 candidatos por categoria.Cada concorrente deverá apresentar 05 passos para menor de 15 anos e 07 passos para maior de 15 anos.
Bocha 48 Dupla
Torneio de Truco Cego - Trio
Vaca Parada até 10 anos completos:
Piazito e Bonequinha até 7 anos incompletos
Piá e Prendinha de 7 a 10 anos completos.
DANÇAS TRADICIONAIS
01 - As inscrições deverá ser feitas com 01(um) grupo por modalidade individual, através de uma entidade tradicionalista devidamente registrada no MTG .
02 – Os critérios de avaliação das modalidades serão os mesmos aplicados no ENART.
03 – Os Concorrentes deverão observar os horários e os locais dos concursos, sob pena de eliminação;
04 – Na modalidade de danças tradicionais, serão observadas os limites de idade de cada categoria, Mirim, Juvenil ,Adulta e Xiru;
05 – Os grupos deverão apresentar- se em palco, com no mínimo 06 pares para as danças:
06 – Procedimentos para as categoria Mirim, Juvenil, Adulta e Xiru; terão no máximo 20 minutos para sua apresentação, incluindo entrada e saída;
07 - As três (03)danças serão de livre escolha;
08 – As danças tradicionais deverão ser apresentadas com coreografias constantes no Manual de Dança Gaúchas de João Carlos Paixão Côrtes e Barbosa Lessa ou Obras recomendadas pelo MTG e IGTF.
OBS: Será aplicado em todas as modalidades o regulamento do MTG- Os Casos omissos a este regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora que é soberana.
SERÁ OBRIGATÓRIO APRESENTAÇÃO DE CARTÃO TRADICIONALISTA
INSCRIÇÔES E INFORMAÇÕES: Marta Schultz 51 - 995223698 e Iraides 51 - 984826710 Email: rodeioctgporteira22@gmail.com
PROGRAMAÇÃO ARTISTÍCA
08h30h - Hasteamento das bandeiras
09h - Declamação - Palco B
12h - Almoço
14h - Interprete Vocal - Palco A
14h30 - bocha 48
14h30 - Gaita Ponto - Palco B
15h - chula - Palco A
16h30 - Dança de Par - Palco A
18h30 - Dança de Fandango - Palco A
09h - Invernadas Mirim - Palco A
09h - Torneio de Truco - Palco B
11h - Invernada Xiru - Palco A
12h30min - Almoço
14h - Vaca Parada - Pátio CTG
14h - Invernadas Juvenil - Palco A 16:30hrs - Invernadas Adultas - Palco A
20h - Previsão da entrega de troféus aos vencedores.
- PREFEITURA MUNICIPAL DE ELDORADO DO SUL E CTG PORTEIRA DA TRADIÇÃO
- SECRETÁRIA EDUCAÇÃO E CULTURA DESPORTO LAZER E TURISMO.
- PRIMEIRA REGIÃO TRADICIONALISTA
- SUB-REGIÃO DO DELTA DO JACUI
Todas modalidades terão troféu 1º 2º e 3º lugar
- Melhor Entrada
- Melhor Saída
- Maior Participação
- Melhor Torcida
GRUPOS DE DANÇAS TRADICIONAIS: MIRIM - JUVENIL - ADULTA E XIRÚ
MIRIM - 1º - R$ 150,00 2º - R$ 100,00 3º - TROFÉU
JUVENIL - 1º - R$ 200,00 2º - R$ 150,00 3º - TROFÉU
ADULTA - 1º - R$ 300,00 2º - R$ 200,00 3º - TROFÉU
XIRÚ - 1º - R$ 150,00 2º - R$ 100,00 3º - TROFÉU
segunda-feira, 16 de maio de 2022
Resultado da 32ª FECARS 2022
Neste final de semana em Pelotas, 26ªRT, durante a 32ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul, a 18ª Região Tradicionalista conquistou a o “TROFÉU CYRO DUTRA FERREIRA”, de campeão geral da FECARS-2022 (somatório das modalidades).
1º Lugar: 25ª REGIÃO TRADICIONALISTA
2º Lugar: 18ª REGIÃO TRADICIONALISTA
3º Lugar: 27ª REGIÃO TRADICIONALISTA
1º Lugar: ROBERTO DIEGO DE OLIVEIRA - PL NEGRINHO DO PASTOREIO - CAMPOS BORGES - 14ª RT
2º Lugar: CLAUDIOMIRO SOARES DOS SANTOS - PTG CABANHA DON RAMIRO - JAGUARI - 10ª RT
3º Lugar: CARLOS ALBERTO DE MORAES - CTG NENÊ LIMA - CAPÃO BONITO DO SUL - 8ª RT
LAÇO NARRADOR
1º Lugar: CAIRO GILBERTO TREICHA PINTO - PQT LANCEIROS DO SUL - CANGUÇU - 21ª RT
2º Lugar FÁBIO GONÇALVES CTG TAPERA VELHA - CAMPOS BORGES - 14ª RT
3º Lugar: TIAGO COLUSSI APOLINÁRIO - PL JÚLIO DOS SANTOS - PASSO FUNDO - 7ª RT
LAÇO EXECUTIVO MUNICIPAL
1º Lugar: MURILO MACHADO SILVA - CTG GALPÃO DE CAMPANHA - TRIUNFO - 15ª RT
2º Lugar: ANTUIR RICARDO PANSERA - CTG DOZE BRAÇAS - SANANDUVA - 29ª RT
3º Lugar: EVANDRO CARLOS KUWER - PL RODEIO DO LAGEADO - CAXIAS DO SUL - 25ª RT
LAÇO PEÃO FARROUPILHA
1º Lugar: GIOVANI DE AZEVEDO ANDRADE - PL TIMBAÚVA - PORTÃO - 15ª RT
2º Lugar: TAYLOR BULSING DE OLIVEIRA - CTG ESTÂNCIA DO CHIMARRÃO - CACHOEIRA DO SUL -5ª RT
3º Lugar: LOURENÇO NUNES - PL TIMBAÚVA - PORTÃO - 15ª RT
PROVA DO CHASQUE:
1º Lugar
Felipe Ismael Voese CTG Campo Verde Campo Bom 30ªRT
Felipe Troes CTG Terra Nativa Novo Hamburgo 30ªRT
Junior CTG Terra Nativa Novo Hamburgo 30ªRT
Patrock Troes CTG Terra Nativa Novo Hamburgo 30ªRT
Marcelo Bitencourt CTG estancia da Liberdade Novo Hamburgo 30䃨RT
2º Lugar
Arlan Soares PT Capricho de Peão Santiago 10ªRT
Anderson Trombini Soares GT Fazenda São Luiz Santiago 10ªRT
Bruno do Nascimento PT Laçadores do Tacurubi Santiago 10ªRT
Jailson Henrique Da Luz PL Tres Taperas Santiago 10ªRT
Juliano Brunger Machado PL Tres Taperas Santiago 10ªRT
3º Lugar
Ricardo Mônaco Lopes CTG Os Serranos Rolante 22ªRT
Matheus Luis Sponchiado CTG Coxilha do Rio Grande Parobé 22ªRT
Mateus Ulrich da Silva CTG Estancia de Santa Parobé 22ªRT
Junior Ribeiro de Souza CTG Guapos da Cabanha Rolante 22ªRT
Otávio Adam de Moraes PL Vaqueanos da Tradição Taquara 22ªRT
LAÇO BRAÇO DE DIAMANTE
1º Lugar: DIOGO REIS MEDEIROS - PL SINUELO DO CERRITO - SÃO FRANCISCO DE PAULA - 27ª RT
2º Lugar: FELIPE TAIA CAMELO DE ANDRADE - PL LAGO VERDE - CANELA - 27ª RT
3º Lugar: TAYAN DA COSTA MARQUES - CTG RODEIO DE ENCRUZILHADA - ENCRUZILHADA DO SUL - 5ª RT
LAÇO VETERANO
1º Lugar: GERMANO TRINDADE GODOY - PQT BATENDO CASCO - SANTO ANTÔNIO DAS MISSÕES - 3ª RT
2º Lugar: VALTER PORTELLA DE MELLO - CTG JÚLIO DE CASTILHOS - JÚLIO DE CASTILHOS - 9ª RT
3º Lugar: DILSO MIGNONI - CTG GAUDÉRIOS DO RODEIO - RODEIO BONITO - 28ª RT
LAÇO VAQUEANO
1º Lugar: RIOGRANDINO LOPES DOS REIS - PL SINUELO DO CERRITO - SÃO FRANCISCO DE PAULA - 27ª RT
2º Lugar: JOSE FRANCISCO CAMARGO DA SILVA - CTG HERANÇA GAUDÉRIA - CAXIAS DO SUL - 25ª RT
3º Lugar: SÉRGIO BRUM LEÃES - CTG PEDRO PORTO - JARI - 9ª RT
LAÇO COORDENADOR
1º Lugar: RODRIGO TREVISAN DOS SANTOS - PL MARCOLINO PINHEIRO - JAQUIRANA - 27ª RT
2º Lugar: ROZIMAR DA SILVA FERREIRA - CN SERIEMA - OSÓRIO - 23ª RT
3º Lugar: MACIEL WIEBUSCH - PQT ARMADA NATIVA - LAJEADO - 24ª RT
LAÇO DIRETOR CAMPEIRO DE RT
1º Lugar: JOSÉ ONOFRE FARIAS DA SILVA - PQT TRÊS PALMEIRAS - PALMEIRA DA MISSÕES - 17ª RT
2º Lugar: JOÃO HENRIQUE NEVES MORAES - CTG QUERÊNCIA DO CHUÍ - CHUÍ - 6ª RT
3º Lugar: CARLOS AUGUSTO DE SOUZA NUNES - CTG LENÇOS BRANCOS - SÃO GABRIEL - 18ª RT
LAÇO MENINA INDIVIDUAL
1º Lugar: MARIANA MARTINS DA SILVA PQT TRÊS PALMEIRAS PALMEIRA DAS MISSÕES 17ª RT
2º Lugar: GABRIELA DA SILVA FERNANDES PL ESTAMPA CRIOULA CAMPOS BORGES 14ª RT
3º Lugar: VITÓRIA CAROLINE DA SILVA DE BRITTO CTG TROPEIRO VELHO ERNESTINA 7ª RT
LAÇO GURIA INDIVIDUAL
1º Lugar: ALICIA B. DE OLIVEIRA MOREIRA DA ROSA CTG QUERÊNCIA DO PAI QUATI ROSÁRIO DO SUL 18ª RT
2º Lugar: CAROLINA DA SILVA BEDIN MACHADO CTG OSÓRIO PORTO PASSO FUNDO 7ª RT
3º Lugar: BEATRIZ CASSOL SGUARIZI CTG ALEXANDRE PATO LAGOA VERMELHA 8ª RT
LAÇO RAPAZ INDIVIDUAL
1º Lugar: MARTIN DE MENEZES BORGES CTG TARUMÃ SÃO GABRIEL 18ª RT
2º Lugar: YGOR BILHAN DE MORAES PL 4 M SALTO DO JACUÍ 14ª RT
3º Lugar: LUCAS ELIAS FEIJÓ CTG CABANHA PASSO DO VIGÁRIO VIAMÃO 1ª RT
RÉDEAS PIÁ
1º Lugar: BENTO LEONEL CABALHEIRO FONTANA CTG PORTEIRA RESTINGA PORTO ALEGRE 1ª RT
2º Lugar: JOÃO MARCOS SCHARFENBERGER VERARDO CTG HERANÇA FARROUPILHA SAPUCAIA DO SUL 12ª RT
3º Lugar: CARLOS GABRIEL BENDER CTG RAÍZES DE SÃO VALÉRIO SÃO VALÉRIO DO SUL 20ª RT
RÉDEAS GURI
1º Lugar: JOÃO ANTONIO BARCAROLO PL PRESILHA DO LAÇO CAPÃO DA CANOA 23ª RT
2º Lugar: LAURO CARGNIN PEGORARO CF PORTEIRA DA TRADIÇÃO NOVA PALMA 13ª RT
3º Lugar: VITOR ELIAS JARDIM CTG PORTEIRA DA RESTINGA PORTO ALEGRE 1ª RT
quinta-feira, 12 de maio de 2022
Semana do Folclore lançada em Porto Alegre
Prefeitos, secretários, dirigentes culturais e vereadores de vários municípios participaram na tarde de ontem (11) de reunião da Comissão Gaúcha de Folclore na Faculdade IBGEN, quando foram apresentadas as diretrizes da entidade para a realização da "Semana do Folclore de 2022 - Centenário de Lilian Argentina", de 15 a 21 de agosto.
Em seu 74° ano de atividades, a CGF comemora os 100 anos de nascimento da professora Lilian Argentina Braga Marques, uma das mais expressivas folcloristas do país.
O objetivo é engajar o maior número de municípios para que seja reconhecido e valorizado o Folclore de cada localidade, através de ações que envolvam a dança, o teatro, apresentações musicais, gastronomia típica, brinquedos e brincadeiras folclóricas, entre inúmeros outros temas.
Após as boas-vindas dadas pelo presidente da CGF, Rogério Bastos, o encontro iniciou com a explanação do que é Folclore e no que ele se difere do Regionalismo, do Tradicionalismo e do Nativismo, em palestra proferida pela presidente de honra da entidade, Paula Simon Ribeiro.
A reunião teve prosseguimento com a fala do vice-presidente da Comissão, Marco Aurelio Alves, que detalhou as etapas e o cronograma do projeto proposto pela CGF e como cada cidade pode participar, através de sua própria cultura popular.
O próximo passo será aguardar a adesão dos municípios interessados, o que deve acontecer até 20 de maio, seguindo com a definição das programações, parcerias e produção, até a realização de um grande evento sobre o Folclore gaúcho no mês de agosto.
quarta-feira, 11 de maio de 2022
FECARS começa nesta quinta com mais de 1,6 mil inscritos
Começa na manhã desta quinta-feira, 12 de maio, com a abertura dos portões da Associação Rural de Pelotas, a 32ª edição da Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS), promovida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG/RS), com realização da 26ª Região Tradicionalista e produção da AG Entretenimento. O evento reúne mais de 1,6 mil participantes, representantes das 30 regiões tradicionalistas, previamente classificados nas etapas locais e premia os grandes campeões de diversas categorias nas modalidades tiro de laço, prova de rédea, gineteada, prova de chasque e vaca parada.
Depois de dois anos suspensa em função da pandemia da COVID-19, a 32ª FECARS terá como principal diferencial a diversidade na programação. Além das tradicionais provas campeiras, os organizadores incluíram na agenda shows locais e regionais, exposições, feira, mostra de gastronomia, seminários e muito mais. De acordo com o presidente da Comissão Executiva, Carlos Souza Gonçalves, a marca da festa será a democratização. “Preparamos uma festa popular e para os mais variados públicos. A necessária retomada das atividades tradicionalistas acontece também pela aproximação com a sociedade. É uma festa para toda a família”, frisou.
Ainda conforme Gonçalves, a organização espera um grande público durante o evento. Ele destaca que o acesso ao parque tem ingresso popular - ao custo de R$ 10,00 por dia ou R$ 35,00 o passaporte para os quatro dias de evento - e que os espetáculos e demais programações são gratuitos. Serão 16 shows de artistas gaúchos, além de apresentações de danças, orquestras e bandas no Espaço Cultural, que conta com financiamento do Pró-Cultura RS - Governo do Estado do Rio Grande do Sul e patrocínio da Schin.
Já o Movimento Tradicionalista Gaúcho comemora a realização da 32ª FECARS, cujas inscrições foram feitas pela primeira vez por meio do sistema MTGNET. Para a vice-presidente de Cultura do MTG/RS, Renata Pletz, que organiza o Seminário de Cultura Campeira, programado para o sábado (14), a partir das 14 horas, na sede da AEAPEL-ARP, o evento simboliza a grandeza do movimento organizado. “Mesmo diante das incertezas dos últimos tempos, vemos uma FECARS com plena adesão dos participantes e que, certamente, marca as páginas da história deste evento”, pontuou. O tema do Seminário será a Medicina Campeira, com palestras do escritor e folclorista Severino Moreira e do médico veterinário Alex de Oliveira, e as inscrições devem ser feitas antecipadamente através das diretoras culturais das RT’s. “Pelotas e o Movimento Tradicionalista te esperam pra essa grande festa”, concluiu a vice-presidente.
No link, a programação completa do evento: Fecars grafica.cdr (mtg.org.br)
segunda-feira, 9 de maio de 2022
Pelotas será palco da 32ª FECARS
Pela primeira vez, o município de Pelotas, no sul do Estado, realiza o maior evento campeiro do Rio Grande do Sul. Promovida pelo MTG, com realização da 26ª RT e produção cultural da AG Entretenimento, a 32ª edição da Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS) reúne, entre os dias 12 e 15 de maio de 2022, representantes das 30 Regiões Tradicionalistas em diversas categorias, nas modalidades de prova de rédeas, tiro de laço, prova de chasque, gineteada e vaca parada. Participam das provas campeiras os tradicionalistas classificados nas etapas anteriores em suas regiões de origem. O evento ocorre no Associação Rural de Pelotas e o acesso ao parque será popular, ao custo de R$ 10,00.
A FECARS tem como objetivo preservar os costumes, as tradições e o folclore do povo gaúcho, bem como divulgar os hábitos próprios do campeiro rio-grandense e promover o intercâmbio por meio das lidas campeiras, integrando os participantes das diversas Regiões Tradicionalistas do Rio Grande do Sul, de forma que não se apague o rastro dos hábitos e costumes típicos gaúchos rio-grandense. O evento também tem como objetivo valorizar e demonstrar as habilidades campeiras, protegendo o homem rural, em nível local, regional e nacional dentro de uma certa unidade e respeitando as características de cada região.
No entanto, o que chama a atenção para a 32ª FECARS é a diversificação das atividades. De maneira inédita, a programação do evento se estende além das provas campeiras. Os promotores entendem que, depois de mais de dois anos de eventos suspensos em função da pandemia da COVID-19, a Festa Campeira precisa ser inclusiva, democrática e plural, por isso decidiram agregar atrações para todos os públicos com um Espaço Cultural.
ESPAÇO CULTURAL
Com financiamento do Pró-Cultura RS - Governo do Estado do Rio Grande do Sul e patrocínio da Schin, o Espaço Cultural, destinado às manifestações artísticas e culturais da FECARS, será palco para as apresentações de atrações locais e de grandes nomes da música regional. Serão 16 apresentações e entre os espetáculos confirmados estão shows com Joca Martins, Grupo Rodeio, Cristiano Quevedo, Lincon Ramos, grupo Alma Gaudéria, Elmo de Freitas, Luiza Barbosa, Capitão Faustino, além de artistas convidados como César Oliveira e Rogério Melo.
Outro diferencial é a realização de oficinas de dança, com Rinaldo Souto, oficina de artesanato, com Camilo Pereira, 1º Seminário de Inclusão Social, 21º Seminário de Cultura Campeira e Mostra Gastronômica. O Espaço Cultural e todas as suas atrações são abertas ao público em geral e têm entrada franca.
SEMINÁRIO DE CULTURA CAMPEIRA
Tradicionalmente, o Movimento Tradicionalista Gaúcho, por meio da Vice-Presidência de Cultura, promove o Seminário de Cultura Campeira, que aborda temas pertinentes ao universo do homem do campo. Em sua 21ª edição, o Seminário de Cultura Campeira ocorre no sábado, 14 de maio, com início previsto para as 14 horas, na Sede da AEAPEL – ARP. O tema abordado será a medicina campeira, com palestras do escritor e folclorista Severino Moreira e do médico veterinário Alex de Oliveira (CRMV/RS 14.318).Por questões de limitação de espaço, é necessário realizar inscrição prévia, com as Diretoras Culturais das Regiões Tradicionalistas.
MOSTRA DE GASTRONOMIA DA COSTA DOCE GAÚCHA
Conhecida como Princesa do Sul, Pelotas também é famosa pelas doces delícias que produz. De acordo com os organizadores, todo o sabor dos doces pelotenses e da gastronomia típica da Costa Doce Gaúcha poderão ser degustados pelos visitantes em um espaço especialmente preparado para recebê-los.
A Mostra Gastronômica é realizada em parceria com a Secretaria do Turismo do Rio Grande do Sul (SETUR) e apresenta produtos característicos dos municípios que compõem a região Costa Doce Gaúcha. A exposição funciona durante todo o evento.
EVENTOS PARALELOS
Cumprindo a proposta de democratização do acesso à cultura, definida pelos organizadores, diversos eventos paralelos ocorrem durante os dias da 32ª FECARS. Além do Seminário de Cultura Campeira, promovido pelo MTG, do 1º Seminário de Inclusão Social, da Mostra de Gastronomia e dos16 shows que integram a programação do Espaço Cultural, que conta com o financiamento do Pró-Cultura RS - Governo do Estado do Rio Grande do Sul e patrocínio da Schin, o evento oferece aos visitantes uma Exposição do artista plástico regionalista Noé Cezar Silva, no Pavilhão Jorge Gertum, exposições, oficinas e feiras de artesanato, Bolicho Campeiro e Mercado das Pulgas.
Um Torneio de Truco de Trios, promovido pela vice-presidência de Esportes Campeiros e que garante quatro vagas para o ENECAMP, também ocorre durante a 32ª FECARS, no Pavilhão Álvaro Azevedo. O início da competição acontece às 08 horas de sábado, 14 de maio.
PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO CAMPEIRA 32ª FECARS
09h - Recepção e credenciamento das Delegações - Local: Pavilhão Alvares Azevedo
14h – Início das Provas
•Laço Peão Farroupilha
•Laço Narrador
•Laço Conselheiro
•Laço Executivo (Exclusivo a Prefeitos e Vice-prefeitos)
•Laço Inclusão
•Laço Braço Diamante - (vencedores das edições anteriores da FECARS)
•Taça Cidade de Pelotas - Antoninha Berchon
Homenagem a Dama do Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico.
20h - Reunião da Diretoria Campeira com responsáveis pelas Rt’s.
Local: Casa da Associação do Gado Holandês.
08h - ABERTURA - RECEPÇÃO DA CHAMA CRIOULA DA FECARS vinda de Xangri-lá 23ª Região Tradicionalista, conduzida pelos cavaleiros da 23ª RT, conduzida pelos cavaleiros, com apoio da ORCAV.
09h - Início das provas Campeiras, na seguinte ordem:
•Laço Rapaz (individual) - 3 armadas
•Laço Irmão (dupla) - 3 armadas
•Laço Vaqueano (individual) - 3 armadas
•Laço Veterano (individual) - 3 armadas
•Laço Piá (dupla) - 3 armadas
•Laço Menina (individual) - 3 armadas
•Laço Guri (dupla) - 3 armadas
•Laço Guria (individual) - 3 armadas
•Laço Prenda (dupla) - 3 armadas
•Laço Patrão e Capataz (dupla) - 3 armadas
•Laço Pai e Filho (dupla) - 3 armadas
•Laço Geração (Trio) - 3 armadas
•Laço Coordenador Regional (individual) - 3 armadas
•Laço Diretor Campeiro (individual) - 3 armadas
•Laço Seleção Equipe (10 participantes) - 2 armadas
•Prova do Chasque Equipe (5 participantes)
•Gineteada (classificatória)
08h - Continuação das provas de Laço, conforme ordem:
•Laço Rapaz (individual) - 2 armadas
•Laço Irmão (dupla) - 2 armadas
•Laço Vaqueano (individual) - 2 armadas
•Laço Veterano (individual) - 2 armadas
•Laço Piá (dupla) - 2 armadas
•Laço Menina (individual) - 2 armadas
•Laço Guri (dupla) - 2 armadas
•Laço Guria (individual) - 2 armadas
•Laço Prenda (dupla) - 2 armadas
•Laço Patrão e Capataz (dupla) - 2 armadas
•Laço Pai e Filho (dupla) - 2 armadas
•Laço Geração (Trio) - 2 armadas
•Laço Coordenador Regional (individual) - 2 armadas
•Laço Diretor Campeiro (individual) - 2 armadas
•Laço Seleção Equipe (10 participantes) - 2 armadas
Provas de Rédeas
•Piá - Menina - Guria - Guri - Veterano - Prenda - Peão
Gineteada (Final) - *Aporreados Tropilha da Floresta
Sábado serão dadas as últimas 2 voltas das modalidades e serão realizadas as finais das modalidades individuais.
14h30 - Vaca Parada - Local: Redondel
•Bonequinha - Prendinha - Piazinho – Piazito
08h - Continuação das Provas Campeiras, na ordem:
•Final de todas as duplas e trio geração
•Laço Seleção Equipe (10 participantes - 1 armada)
•Individual das Equipes
•Prova Braço de Ouro da 32ª FECARS
09h – Final Vaca Parada
17h30 - Encerramento
•Solenidade de Encerramento e entrega dos troféus
Chegada em Pelotas - 26ª RT, da Cavalgada de Integração Regional com Translado da Chama do FECARS, saída de Xangri-lá - 23ª RT.
10h30 - Banda da Brigada Militar - Local: Alvaro Azevedo.
17h - Show Bibiana Mello - Local: Pavilhão Jorge Gertum
19h - Show Loma Pereira - Local: Pavilhão Jorge Gertum
20h15 - Show Joca Martins - Local: Pavilhão Jorge Gertum
22h15 - Show Baile Grupo Rodeio - Local: Pavilhão Jorge Gertum
7h30 - Banda do Exército do 9º Batalhão de Infantaria Motorizada - Local: Pista Provas
14h - 1º Seminário de Inclusão Social com participação da ACCCD (Associação dos Cavaleiros da Costa Doce) e ABCCC - Local: Sede AEAPEL – Associação dos Engenheiros Agrônomo de Pelotas. Mediadoras/Palestrantes: Nina Paixão - Equoterapia Rincão do Cavalo - e Josiane Martins - Comissão de Provas de Inclusão ABCCC.
17h - Sessão Solene da Câmara Municipal de Vereadores de Pelotas.
Proponente: Vereador Paulo Coitinho - Presidente da Frente Parlamentar em defesa da tradição, cultura e festas populares de Pelotas - Local: Sede AEAPEL – Associação dos Engenheiros Agrônomo de Pelotas.
17h - Orquestra Estudantil Municipal - Local Pavilhão Jorge Gertrum
19h - Show Elmo de Freitas - Local: Pavilhão Jorge Gertum
20h15 - Show Capitão Faustino - Local: Pavilhão Jorge Gertum
21h30 - Show Roger Moraes - Local: Pavilhão Jorge Gertum
23h15 - Baile Grupo Querência - Local: Pavilhão Jorge Gertum
08h às 17h30 - 1º Simpósio de Bovinicultura de Corte - Local: Sede da VETSUL
08h - 1º TORNEIO DE INTEGRAÇÃO DE TRUCO CEGO - Local: Pavilhão Álvaro Azevedo
- 8h30 - Credenciamento e abertura oficial - Premiação: Troféu Individual do 1º ao 4º lugar e classificação (4 vagas) para o ENECAMP
09h - Mateada de integração - Local Pavilhão Jorge Gertum
10h - Banda do Grupo dos Fuzileiros Navais de Rio Grande - Local: Pavilhão Jorge Gertum
14h - 21º SEMINÁRIO DE CULTURA CAMPEIRA - Local: Sede da AEAPEL - ARP
Tema Medicina Campeira - Palestrantes: Severino Moreira, escritor e folclorista e Alex Oliveira, médico veterinário.
16h - Oficina do Artesanato – Local: Pirâmides do Artesanato - Oficineiro: Camilo Pereira
16h30 - Show Musical Camerata - Local: Pavilhão Jorge Gertum
18h - Show Cristiano Quevedo - Local: Pavilhão Jorge Gertum
19h - Oficina de Danças - Local: Sede da AEAPEL - Oficineiro: Rinaldo Souto
20h15 - SHOW DO CÉSAR DE OLIVEIRA E ROGÉRIO MELO - Local: Pavilhão Jorge Gertum
22h15 - Show Lincon Ramos - Local: Pavilhão Jorge Gertum
00h15 - Baile Grupo Alma Gaudéria Local: Pavilhão Jorge Gertum
15 DE MAIO – DOMINGO
08h – Continuação - 1º TORNEIO DE INTEGRAÇÃO DE TRUCO CEGO (fase final)
10h - Escola de Música Professora Elaci - Show dos alunos - Local: Pavilhão Jorge Gertum
13h30 - Mostra de Danças - Local: Pavilhão Jorge Gertum
14h30 - Show Musical Vale 4 - Local: Pavilhão Jorge Gertum
15h40 - Show Alemão Preto - Local: Pavilhão Jorge Gertum
16h50 - Show Luiza Barbosa - Local: Pavilhão Jorge Gertum
17h30 - Encerramento do Torneio de Truco e entrega da Premiação.
• Solenidade de Encerramento e entrega dos troféus das programações campeiras.
• Extinção da Chama 32ª FECARS, pelo Presidente da Comissão Executiva, Presidente do MTG, e demais membros convidados.
18h15 - Show Moisés Oliveira e Grupo Vozes do Campo - Local: Pavilhão Jorge Gertum
12 A 15/05 - 1º FESTIVAL DE CULTURA GASTRONÔMICA - REGIÃO TURÍSTICA DA COSTA DOCE GAÚCHA - Local: Pavilhão Jorge Gertum – Promoção: SETUR/RS