Em parceria com o Museu da Brigada Militar, durante a realização do evento Noite dos Museus, reverenciaremos essa que foi a primeira mulher a integrar os quadros da briosa Brigada Militar. Para a homenagem, contaremos com a apresentação da cantora Fátima Gimenez, vencedora do festival de música nativista Vigília do Canto Gaúcho, com a canção Cabo Toco, composta por Nilo Brum e Heleno Gimenez. Ainda que tardiamente, a música deu à Olmira o devido reconhecimento e fez dela patrona da primeira turma de PM’s femininas do Estado.
O evento e a homenagem acontecem no próximo dia 21 de maio, das 19h à 1h, com apresentação prevista entre 21h e 23h.
No decorrer do ano, o departamento prevê outras celebrações, em parceria com RT’s, CTG’s e órgãos públicos, relembrando os feitos dessa gaúcha, recrutada aos 21 anos de idade para servir como enfermeira voluntária, que se tornou combatente no ataque armado a suas tropas no Passo das Pitangueiras (Caçapava do Sul), no ano de 1924, quando salvou o Comandante João Vargas de Souza.
O carinho e devido reconhecimento do MTG à Cabo Toco, exemplo de mulher que inspirou e continua inspirando tantas outras mulheres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário